Alerta de risco

Alerta de risco Neil Gaiman

Resenhas - Alerta de Risco: Contos e Perturbações

1 | 2 | 3 | 4

J.P. Lima 04/02/2020

Um risco para a imaginação (jamais será a mesma)
É encantadora a narrativa de Neil Gaiman, um dos meus contistas favoritos. E nesse livro só tem conto bom!

Ro 16/01/2021

Rierta de alisco
Coletânea de contos ok. Bem separada dentro dos seus nichos. Contos que, como propõe o título, e a explicação do autor, podem ser gatilhos para o leitor (lembrando que nem todo gatilho acionado te leva para atitudes extremas. Eles podem fazer você apenas rememorar um acontecimento da infância, ou algo assim), mas super tranquilinho de ler. O que me desagradou um pouco foram os contos maiores. Como não assisti Doctor Who, por exemplo, fiquei perdida na leitura do conto que acabou se tornando um episódio da série. No mais, os contos menores são bem bacaninhas. Dá até para se surpreender com algumas histórias ao longo da leitura. Adoro Gaiman.

Marjorie34 25/10/2018

Inquietude, não tão perturbador.
Sou bem suspeita para falar de Neil Gaiman, pois sou uma espécie de "fangirl". Comprei o livro achando que me traria medo ou receio, e confesso que no início me deixou um pouco decepcionada. Apenas alguns contos pareciam interessantes, mas de resto... Até que, no meio do livro, Neil se mostrou para o que veio.

O livro não é perturbador. Não dá medo. Mas traz uma sensação estranha, como se algo tivesse errado. Estórias inacabadas, com um gosto de "isso não está certo". Confesso que fiquei inquieta ao terminar o livro, mas satisfeita. E aliviada por não ter jogado leitura fora.

Para quem pretende ler: alguns contos parecem estar apenas para preencher espaço, mas não chegam a ser ruins. No entanto, muitos contos vão te deixar com aquela sensação esquisita, que talvez seja realmente um trigger. Recomendo a leitura, Neil realmente não decepciona no quesito contos.

Ruth 08/08/2021

Alerta de Risco
“Todos temos nossos pequenos gatilhos… coisas que esperam por nós, pacientemente, em passagens sombrias da nossa vida.”

Em sua terceira coletânea de contos, Neil Gaiman apresenta histórias de terror, ficção científica, contos de fada, fábula e poesia, que exploram o poder da imaginação de forma profunda e intensa.

Nas primeiras páginas, Neil fala sobre cada conto, desde suas inspirações até o motivo de tê-lo escrito. Alguns deles são inéditos, enquanto outros já foram publicados antes (eu nunca havia lido nada dele antes, então, para mim, tudo era novo).

Fazia tanto tempo que eu não lia uma coletânea de contos que confesso que estranhei um pouco quando comecei a ler Alerta de Risco, mas, sério, depois que engatei, ficou difícil parar. Dentre os os meus favoritos estão: Cão Negro, Detalhes de Cassandra e Terminações Femininas (gente, esse último me deixou sem fôlego, de verdade! É tão perturbador…)

As narrativas variam de conto para conto e é muito interessante ver o quão versátil Neil Gaiman pode ser, por isso, eu o recomendaria para quem nunca leu nada do autor e quer conhecê-lo.

site: https://www.instagram.com/deznichos/

Aires.Nogueira 02/03/2024

Alerta de Risco
Primeiro livro do autor que leio, vários contos muito bons, alguns emocionantes, outros divertidos, outros nem entendi direito a mensagem a ser passada, porém por diversas vezes e até mesmo antes do livro em si começar, o autor da uns "sanfonão" violento na gente, umas frases de impacto que o menos despreparado irá chorar e o mais preparado vai fechar o livro por um momento e pensar "nossa".
Agora entendi porque ser um autor tão aclamado e falado. Ele é genial. Tanto que algumas vezes nem entendi.
Pretendo ler outros livros dele.

Mimi 18/03/2024

Ganhei esse livro de um amigo há um tempinho e resolvi ler.
Trata-se de contos e perturbações.

Alguns contos eu gostei, outros nem tanto.
Os contos que mais gostei foram: As profundezas de um mar sem sol e Minha última senhoria.

Emerz 26/08/2021

Ótima coletânea de contos para se impressionar ainda mais com a mente criativa do Neil Gaiman.

Destaco alguns dos meus favoritos: detalhes de Cassandra, hora nenhuma, laranja, história de aventura, a bela e adormecida.

unload_wind 16/10/2022

"Onde há um monstro, há também um milagre"
Um dos livros que mais me assombraram. Há uma sobra que vive a espreita, no canto dos olhos, que dá origem a um medo que é desconhecido na luz, ela está presente em todos os contos desse livro.

Annie - @queriaseralice 19/06/2017

Ah, Gaiman...
“Sempre vale a pena tentar, mesmo quando falhamos, mesmo que você entre em eterna queda livre como um meteoro. Melhor ter ardido na escuridão, ter inspirado outros, ter vivido, do que ter ficado sentado nas trevas, amaldiçoando aqueles que tomaram emprestado sua vela e não a devolveram.” (O homem que esqueceu Ray Bradbury)

Alerta de Risco é uma coletânea de contos do Neil Gaiman. Quem já leu algo do autor sabe quão brilhante ele é. As histórias podem ser de terror, fantasmas, ficção científica, fantasia ou até mesmo contos de fadas.

Alguns contos são maravilhosos, outros, nem tanto. De cara, o livro tende a parecer assustador e até o próprio autor nos alerta quanto a isso: “Muitas das histórias terminam mal para pelo menos um dos envolvidos.”

De fato, algumas coisas saem do controle em determinados contos. Mas, vale lembrar que o autor gosta de brincar com fantasia e realidade, então, não espere nada assustador demais, e sim situações anormais e ao mesmo tempo incríveis, coisas que só poderiam sair da mente do Gaiman.

Gostei muito do conto “O homem que esqueceu Ray Bradbury”, onde o personagem mostra, ao mesmo tempo, o quanto a memória de uma pessoa é boa e ruim. O quanto ela pode nos pregar peças. Algumas vezes a gente acaba, sem querer, apagando da memória algo de extrema importância. Assim como o homem desta história perdeu objetos, ele perdeu também nomes e pessoas. Perdeu uma parte dele.

“A verdade é uma caverna nas Montanhas Negras” eu queria ler há tempos e também adorei, apesar de achar alguns trechos perturbadores e confusos. Ah, e pra quem gosta de Doctor Who, o conto Hora Nenhuma aborda esse universo - que pra mim era completamente estranho - e é maravilhoso! Aquela coisa da TARDIS me deixou fissurada hahahaha. 😅

Apesar de alguns contos quase desnecessários, o livro tem muito conteúdo bom e a escrita do Gaiman continua me fascinando! Recomendo. ❤

site: https://www.instagram.com/p/BK57SF7BaOH/

Nathália 18/06/2020

Já li alguns livros do autor, mas esse até agora foi o que menos gostei. Gostei de alguns contos e outros não, mas foi válida a leitura, Neil Gaiman escreve bem, e consegue prender a gente pela curiosidade, pelo mistério.

Caroline 08/01/2017

‘Alerta de Risco’: uma antologia fantástica, misteriosa e perturbadora
A resenha de hoje é de um livro que acabou se tornando bem especial para mim (certamente eu o leria de novo), por ter me feito lembrar de uma coisa crucial, que eu corria o risco de esquecer (e que eu irei explicar ao longo do texto). Trata-se de uma antologia, Alerta de Risco, cujo subtítulo é Contos e Perturbações, de Neil Gaiman – todos os contos são unicamente dele –, publicada no Brasil pela editora Intrínseca.

Ao todo, são 24 contos, mais a Introdução – que, na minha opinião, é onde está o que eu julguei como o grande tesouro do livro – e os Créditos. Todos os contos, se não me falha a memória, possuem elementos fantásticos – o que faz muito sentido, já que a especialidade de Gaiman é a fantasia – e, como o subtítulo já dá a entender, eles podem ser um pouco perturbadores e poucos têm final realmente feliz. Ou seja, eu adorei praticamente todos!

O engraçado foi que, como o ser humano tem a mania de tentar dar rótulos a tudo – e não sou exceção –, eu inconscientemente procurava por um conto que pudesse chamar de favorito. Mas, à medida que ia lendo e passando de um conto para o outro, eu pensava: nossa, esse agora foi o meu favorito, com certeza! Mas, então, eu terminava o conto seguinte e já tinha mudado de ideia e estava declarando o meu amor eterno a esse novo conto, da mesma forma como havia feito com o anterior – esse sintoma é conhecido como “piriguetagem literária”. O que estou querendo dizer é que achei todos os contos sensacionais e não conseguiria dizer que gostei mais de um do que do outro.

Algo interessante é que, na Introdução, feita pelo próprio Gaiman, ele explica tudo sobre essa antologia – o porquê de ter decidido fazê-la, o motivo do nome (que é bem incomum para uma antologia, convenhamos) e, o mais importante, o que o levou a escrever cada um dos contos (ele redigiu um pequeno texto para cada conto, dizendo como surgiu e o motivo).

E, justamente por causa dessa característica, de repente, eu me peguei lendo os contos ansiosamente, para chegar ao final, mais para poder ler a motivação do autor na Introdução do que para ver o desfecho em si. Foi quando percebi uma coisa que eu já sabia – ou, pelo menos, deveria saber, como escritora. Eu percebi que o motivo da criação é mais importante do que a própria criação. Faz todo o sentido! Tenho vivido isso desde que comecei a escrever.

Esse, eu tenho certeza, foi um dos grandes motivos para eu ter gostado tanto de Alerta de Risco.

site: www.vailendo.com.br/2016/10/03/alerta-de-risco-neil-gaiman-resenha/

Lucas.Souza 22/12/2022

Como toda coletânea de contos, tem os melhores e os nem tão bons assim. Mas por se tratar do gênio Neil gaiman, com certeza o livro é nivelado por cima. Alguns contos vêm de outras histórias já publicadas do autor, como A bela e a adormecida, e Cão Negro, cujo personagem principal é o Shadow moon de American gods. Eu Tb destacaria "a verdade é uma caverna nas montanhas" e "caso de morte e mel", uma história do sherlok holmes.

betina 23/08/2021

Aquela dose de Neil Gaiman
Sou suspeita para falar do Gaiman porque leria até mesmo a lista de compras dele.
Já bati o olho em algumas resenhas não muito positivas a respeito dessa coletânea e fiquei bem curiosa para descobrir o porquê. É uma obra sem tema fixo ou rumo certo, é puro Neil Gaiman. Há contos muito bons (como Detalhes de Cassandra, O homem que esqueceu Ray Bradbury, Hora Nenhuma e Terminações Femininas), outros nem tanto. Talvez não seja a melhor indicação para um primeiro contato com o autor, mas sem dúvida é um deleite para aqueles que o admiram e desejam conhecer ainda mais toda sua versatilidade.

1 | 2 | 3 | 4