Alerta de risco

Alerta de risco Neil Gaiman

Resenhas - Alerta de Risco: Contos e Perturbações

1 | 2 | 3 | 4

Ju 14/09/2020

Apesar de gostar muito do autor, essa obra não me agradou muito. Esse livro contém contos ótimos e outros não tão bons assim. Enquanto há contos que te deixa intrigada do começo ao fim, há outros que não parecem ter o mínimo sentido.

Ju 18/11/2020minha estante
Esse eu nunca li :(

Cleuzita 18/11/2020minha estante
Grata por responder ?

Ju 19/11/2020minha estante
Nao por isso, desculpe a demora

Cleuzita 21/11/2020minha estante
Que isso, a gente responde quando o tempo deixa rsrsrs
Tudo de bom pra você.

Ju 21/11/2020minha estante
Pra você também :))

Cleuzita 22/11/2020minha estante

André Hausmann 21/08/2020

Apesar de gostar muito de contos e do autor, essa coletânea de Neil Gaiman não me agradou muito.
Não que seja ruim, sua escrita e seu jeito de apresentar são ótimos.
Mas textos apresentados tem muito altos e baixos, com histórias que não me empolgaram totalmente.
Quem curte seu trabalho, não vai se decepcionar, mas esse não seria o primeiro livro que eu usaria para apresentar o autor.

André Hausmann 08/11/2020minha estante
Já li sim Criaturas Estranhas. As propostas são diferentes. Em Criaturas somente tem um texto de Neil Gaiman, Pássaro do Sol, que por uma caso já tinha lido em outra coletânea. Gaiman é o organizador dos textos desse livro. Já no Alerta de Risco, todos os textos são de Gaiman. Eu gostei muito de Criaturas Estranhas pois conheci outros autores, outros estilos de escritas de fantasia. Claro que como em toda coletânea existe altos e baixos, mas acredito que vale a pena a sua leitura.

Cleuzita 09/11/2020minha estante
Oii André, gratidão por responder, suas informações são muito esclarecedoras.

Cleuzita 09/11/2020minha estante
Estou lendo "Mulheres que correm com os lobos" e nele tive contato pela primeira vez com Baba Yaga. Fiquei com vontade de ler.

André Hausmann 14/11/2020minha estante
Baba Yaga é uma personagem muito presente nos contos folclóricos/populares russos. Existem algumas coletâneas com essas histórias, se decidir ler sobre isso.

Cleuzita 15/11/2020minha estante
Obrigada, André.

Anny Campos 27/10/2016

Perfeito e macabro
Terminei o livro e venho aqui, falar um pouco sobre ele. Não é segredo que sou fã do autor, e estou tentando ler todas as obras dele publicadas no Brasil, e esse livro foi ótimo, a introdução ele explica porque fez cada um desses contos, o que recomendo ler após terminar de ler cada conto. Sobre os contos em si (sem spoilers):
"Fazendo um Cadeira" foi lindo e bem a cara do autor mesmo kkk
"Um labirinto lunar" esse me fez ficar ansiosa em descobrir o final, e vale a pena.
"Detalhes de Cassandra" começa devagar e termina de queixo caído.
"As profundezas de um mar sem sol", esse foi macabro, não recomendo ler em dia de chuva como fiz....
"A verdade é uma caverna nas Montanhas Negras" me fez lembrar um Stardust, só que mais adulto. Gostei muito.
"Minha ultima senhoria" Que conto maluco.
"História de aventura" pena que acaba, podia ser um livro sem problemas.
"Laranja" AMEI esse conto, principalmente pelo método de escrita dele.
"Um calendário de contos" esse foi meu favorito, ri, chorei, amei, e me emocionei.
"Caso de morte e mel", ADOREI, principalmente pq sou fã dele também.
"O homem que esqueceu Ray Bradbury", agora terei que ler esse livro sem falta e urgente.
"Jerusalém" até agora não sei o que dizer desse conto.
"Xique-xique Chocalhos" conto macabro do caralho!
"Invocação da indiferença" Nossa, esse foi muito interessante, daria um bom livro.
"E vou chorar, como Alexandre" será que vamos ficar sem invenções?
"Hora Nenhuma" já tinha lido no livro do DW, e nem por isso deixei de reler, adorei mais ainda, fãs de Doctor Who devem ler sem falta.
"Diamantes e pérolas: um conto de fadas" sem comentarios desse.
"A volta do magro Duque branco" fiquei uns dias pensando nele.
"Terminações femininas" fiquei encucada com estatuas agora...
"Respeitando as formalidades" bom ponto de vista dela e muda a visão do conto com certeza.
"A bela e a adormecida" já tinha lido o livro ilustrado, mas reli, e gostei do mesmo jeito.
"Obra de bruxa" me perdi na rima kkkk
"Em Relg Odhráin" confesso que fiquei curiosa e quero pesquisar mais sobre esse cara.
"Cão Negro" eu não terminei de ler Deuses Americanos, mas já gostei de rever o Shadow.
E fim. Recomendo o livro.
Cley 27/10/2016minha estante
Louco pra ler esse livro!

Anny Campos 27/10/2016minha estante
Recomendo muitíssimo ele

Cley 27/10/2016minha estante
Recomendação aceita com sucesso! (rsrsrs)

Karol 08/09/2020

Instigante
Neil Gaiman é o homem que consegue imaginar o que é absolutamente improvável. Neste livro, ele reúne histórias, algumas com personagens já conhecidos, como o Décimo Primeiro Doutor ou Shadow Moon. Além de "Hora nenhuma", que é sensacional por trazer para o livro exatamente a atmosfera da série Doctor Who, o "Calendário de contos" e "Um labirinto lunar" merecem destaque.

Karol 31/10/2020minha estante
Não li "Criaturas estranhas", mas achei "Alerta de risco" bem legal.

Obrigada, Karol ???

mandy 20/05/2020

Explodiu minha cabeça
Não consigo pensar em outro livro que me deixou tão confusa e me deu tantas sensações diferentes como esse. A versatilidade na escrita de Neil Gaiman é realmente surpreendente, só tenho a agradecer quem me indicou esse livro, pois ele contém pontos de vista que mudam completamente sua perspectiva, muito bom.

Vitor Butrago 06/04/2020

Alerta de risco reúne contos sobre o tempo:

Neil Gaiman explora seus efeitos sobre a memória em "O homem que esqueceu Ray Bradbury". É trespassado em "Hora Nenhuma". Oculta segredos em "Cão Negro". Etc.

É o tempo também um aliado de Neil Gaiman. Escreve melhor o autor quando explora universos maduros como em "Hora Nenhuma", "A Bela e a Adormecida" e "Cão Negro". Nesses consegue Gaiman de forma única atribuir novos significados às narrativas e símbolos por nós conhecidos.

Já os micro-contos e as poesias-prosa de suas seleções são pobres - com exceção de "Laranja" desta coletânea e de a "Câmara Secreta" de Coisas Frágeis. De súbito terminam e não despertam dúvidas - ou o interesse em explorá-las. O elemento surpresa até funciona em "Detalhes de Cassandra" mas se torna cansativo após.

Felipe 05/10/2016

As várias faces do Sr. Gaiman
QUAL LADO DE NEIL GAIMAN VOCÊ CONHECE? A versatilidade deste ser ao escrever é tão incrível, que é impossível rotula-lo. Para quem não sabe, a jornada do autor até o sucesso foi um tanto difícil. Após ser rejeitado inúmeras vezes por editores, Neil aproveitou a carreira como jornalista para fazer os contatos que precisava. Depois de inúmeras críticas literárias, biografia da banda Duran Duran e inúmeros artigos, chegou a vez de publicar o livro “Don’t Panic”, que o levaria até o romance que traria tal reconhecimento para o autor: Good Omens. Desde então, Gaiman se dedicou e se arriscou em diversas áreas, como os quadrinhos, terror, mistério, ficção científica e muitos livros infantis. E mesmo com tamanha versatilidade, é impossível não encontrar as marcas de Gaiman em suas histórias.

“Este livro, assim como a vida contém elementos capazes de pertubá-lo. Aqui você vai encontrar morte e dor, lágrimas e desconforto, violência de todos os tipos, crueldade e até abuso. Há também gentileza de vez em quando, espero. Até um punhado de finais felizes. (Afinal, poucas historias terminam mal para todos os participantes.) ”

Assim como fez em Coisas Frágeis 1 e 2 e Fumaça e Espelhos, Gaiman reúne em Alerta de Risco uma série de contos repletos de deuses, monstros e magia. São 24 contos, que variam entre histórias de terror e fantasmas, conto de fadas, de fábula e poesia. Lançado pela Intrínseca no mês de agosto, temos uma lista de contos com histórias e personagens que você já conhece, porém, tudo se transforma quando passa pelas mãos do autor. “A Bela e a Adormecida”, por exemplo, mistura a história de Branca de Neve com Bela Adormecida, criando um conto em que as mulheres se transformaram nas protagonistas de uma bela aventura. Já em “Cão Negro”, revisitamos Deuses Americanos e vemos Shadow, que ao voltar para os Estados Unidos se mente numa confusão num bar e acaba não conseguindo chegar em seu destino final. Em Alerta de Risco ainda nos deparamos também com a versão do autor para Sherlock Holmes e uma história do universo de Doctor Who.

Para entender um pouco do que se trata esta coleção de contos e pertubações, separei três que gostei muito e que apresenta a versatilidade do autor ao tocar em temas como família, reviravoltas e contos de fadas. Confira:

Detalhes de Cassandra:
E se a sua mentira se tornasse realidade? Quando adolescente, Neil Gailman acreditava que era mais fácil imaginar uma namorada do que ter uma de verdade. Pensando assim, escreveu Detalhes de Cassandra. Neste conto, seu personagem reencontra amigos de infância e um deles fala que teve notícias de Cassandra, a garota com quem ele perdeu a virgindade quando adolescente. A verdade é que Cassandra era pura invenção do garoto para não ficar para trás quando todos os seus amigos começaram a fazer sexo.

Assustado, o protagonista deste conto revela para todos que a Cassandra era pura invenção. Mas para piorar a situação, até a própria mãe acaba conhecendo a tal Cassandra. O que mais gosto neste conto é como um pequeno ato que realizamos sem pensar acaba voltando quando menos imaginando. Este conto perturbador me pareceu bastante um capitulo Twilight Zone, aquela série dos anos 60 que criava histórias perturbadoras com pequenas coisas do cotidiano.

“Certas coisas ficam à espreita, esperando pacientemente por nós, em passagens sombrias da nossa vida. Acreditamos que ficaram para trás, que as ultrapassamos, que lá vão ressecar e encolher e serão levadas pelo vento – mas estamos enganados. Elas permanecem lá na escuridão, à espera, se exercitando, praticando seus golpes mais potentes, o soco impetuoso, duro e insensível no estomago, só aguardando o momento em que voltaríamos por aquele caminho. ”

Hora de Aventura:
Será que você sabe a verdade sobre a vida que seus pais levaram antes de você nascer ou só uma versão bonita e resumida? Neste pequeno conto, Gaiman pondera sobre a morte e sobre como, ao falecer, as pessoas levam consigo suas histórias. Ao arrumar a casa, o protagonista e sua mãe acabam encontroando uma figura esculpida numa pedra vermelha. Uma pessoa, um herói ou talvez um deus, com expressão de dor no rosto entalhado grosseiramente. Este pequeno objeto na verdade é uma lembrança que o falecido pai havia trazido ao voltar de uma guerra no Cazaquistão. E foi com aquela pequena pedra que o protagonista percebe que não sabe de fato o que seu pai viveu antes de voltar para casa, nos fazendo refletir que nunca saberemos a história e a vida que cada um leva DE VERDADE.

“As aventuras têm seu lugar e estão muito bem nele, mas há muito a ser dito a respeito das refeições em horários regulares e uma vida resguardada de sofrimento. ”

Diamante e Pérolas – Um conto de fadas:
Se em João e Maria Gaiman deu um ar bastante sombrio para um dos contos mais clássicos que conhecemos e em A Bela e a Adormecida, as mocinhas indefesas ganham força, atitude e mostram que não precisam ficar à espera de nenhum homem para salva-las, em Diamante e Pérolas, o autor nos surpreende com um conto em que a filha da madrasta sai para comprar drogas! No caminho, a garota se encontra com uma prostituta, um cachorro falante, um traficante e um apartamento bastante bagunçado. O que pode não fazer sentido algum acaba nos lembrando as fábulas de esopo, nos trazendo lições onde menos esperamos.

O mais engraçado deste conto é que ele foi escrito a partir de um ensaio fotográfico com a mulher que se tornaria sua esposa: Amanda Palmer. Desde os dezoito anos ela posava como morta para seus autorretratos e pediu para que Gaiman escrevesse algumas legendas em suas fotos, afinal, ninguém compraria um livro de fotos de uma mulher morta que nem mesmo estava morta de verdade, mas que, se Gaiman escrevesse algumas legendas, talvez o público se interessasse. Assim nasceu Diamante e Pérolas – Um conto de fadas.

“Estamos todos usando máscaras. É isso que nos torna interessantes.”

Os três contos acima me chamaram bastante atenção pela criatividade do autor e o seu poder de transformar casualidades em momentos de fantasia. Nesta coleção, temos muitos estilos de universo e de narrativa, fazendo com que estranhemos a virada brusca entre um cenário e outro. Para quem é fã do autor e diz que leria até a sua lista de supermercado, pode ficar tranquilo. Nesta edição, por exemplo, temos um conto sobre o dia em que ele está sem inspiração (sim! Até o mestre tem dias assim!) e aproveitou para fazer uma cadeira.

Como grande fã do autor, fico muito feliz de que a Editora Intrínseca tenha acolhido suas obras e dado o cuidado que merecia a essa e todas as outras edições, respeitando as capas originais e fazendo um excelente trabalho de tradução. Alerta de Risco é uma excelente opção para quem ainda não teve contato algum com o autor e não sabe por onde começar a explorar o vasto mundo da fantasia urbana.

site: http://www.cinemadebuteco.com.br/buteco-literario/resenha-alerta-de-risco-neil-gaiman/

Mimi 18/03/2024

Ganhei esse livro de um amigo há um tempinho e resolvi ler.
Trata-se de contos e perturbações.

Alguns contos eu gostei, outros nem tanto.
Os contos que mais gostei foram: As profundezas de um mar sem sol e Minha última senhoria.

Marcia 24/11/2016

LIVRO: Alerta de Risco - Neil Gaiman
O livro reúne 24 contos de terror, fantasia, ficção científica e contos de fadas. O autor explica a escolha do título na introdução, pois sempre que ele via algo na internet escrito "alerta de risco", era porque seguiria algo meio bizarro, então ele pensou: "será que um dia vai existir um livro com um aviso desses na capa?", e aí está o livro dele (...)
Continue lendo esta resenha no blog ESTANTE DO HORROR, link abaixo:

site: http://www.estantedohorror.com/2016/11/livro-alerta-de-risco-neil-gaiman.html

Clarisse 30/12/2016

Neil em poucas palavras: magia, ficção cientifica e fantasia
Alerta de Risco - Contos e Perturbações, recente lançamento de Neil Gaiman, teve seu título atribuído a ideia do termo: "trigger warning" expressão em inglês que antecede conteúdos que possam impressionar o telespectador e desencadear ansiedade ou pânico. Na introdução, o autor conta sobre como esses avisos são importantes, inclusive nos livros, para preparar o leitor de antemão. Particularmente, tenho a impressão que seria muito bom todos os livros de Gaiman conterem um alerta, pois, para um leitor desavisado, que pega um de seus livros como um romance qualquer é bem impressionante se deparar com todo o suspense, magia e mitologia envolvidos que brotam de surpresa em suas páginas.

O livro é iniciado com uma introdução muito bem escrita e nela, o autor descreve a inspiração ou influência por trás de cada conto. Eu sempre adorei contos, mas sempre fiquei um pouco triste quando histórias com tanto potencial acabavam tão rápido, com suas explicações Gaiman faz os contos terem uma "vida maior" dá para entender como surgiram e como influenciaram a carreira dele.

fraseneil

No desenvolvimento, são apresentados 24 contos, entre poesias, contos fantásticos e de fadas:

Alguns são poesia: "Fazendo uma cadeira" e "Obra de bruxa";
Outros são uma homenagem a um autor que Neil admira: "Um labirinto lunar", "Caso de morte e mel" e "O homem que esqueceu Ray Bradbury";
Tem uns bem soturnos: "As profundezas de um mar sem sol", "Minha última senhoria", "xique-xique chocalhos", "terminações femininas" e "cão negro";
"A verdade é uma caverna nas montanhas negras", que virou uma graphic novel, ilustrada por Eddie Campbell;
Outros são para pensar: "História de aventura" e "Respeitando formalidades";
Até baseados em fatos reais: "Jerusalém" e "Relig Odhráin";
"Um calendário de contos", escrito a partir de comentários de seguidores do Twitter;
"Invocação da indiferença" e "A volta do mago duque branco", com ares mitológicos;
"Diamantes e pérolas" e "A bela e a adormecida", no estilo conto de fadas;
"Detalhes de Cassandra", "Laranja", "Eu vou chorar como Alexandre" e "Hora nenhuma", para mim são 5 estrelas. "Detalhes de Cassandra" conta sobre um homem que tinha uma namorada imaginária na adolescência, para mim é o melhor do livro. Em"Laranja", uma menina fica laranja é e abduzida por aliens. Em "Eu vou chorar como Alexandre", um "desinventor" conta como foi necessário desinventar algumas coisas pelo bem da humanidade. E "Hora nenhuma" trata sobre o último senhor do tempo e o pior inimigo do universo o Kin. Este em minha opinião daria um bom livro de ficção cientifica.
Então é isso, em 300 páginas de pura criatividade, Neil consegue reunir um microuniverso, formado por vários mundos fantásticos diferentes e muita magia!

site: https://asvantagensdeterumblog.wordpress.com/

@leiolivros 10/01/2017

Resenha postada no @leiolivros

Que experiência! Fazia um tempo que não lia um livro de contos, e pegar agora um de um autor como Neil Gaiman foi uma viagem completa. Já tinha lido algumas obras dele, incluindo HQs, há alguns anos atrás e gostado e, novamente, ele não me decepcionou.⠀

O livro conta com 24 contos e as explicações sobre os mesmos, o que achei sensacional e optei por ler depois de cada história. Gosto quando autores procuram dialogar com o leitor, mesmo que sutilmente, e Gaiman inicia o livro dessa forma, explicitamente falando conosco, nos alertando e explicando como surgiu essa coletânea. ⠀

Alguns contos parecem não ter sentido, mas te alguma forma me cativam. Me deixaram curiosa para saber como Gaiman havia chegado naquela ideia e também me lembraram de coisas que eu escrevia quando mais nova (e que lendo hoje me fazem parecer louca).⠀

O livro me faz lembrar de como gosto de contos. Eles vão direto ao ponto, tem maior liberdade pra serem poéticos sem cansar o leitor. Pelo contrário, muitos me deixaram querendo mais! ⠀

Passando por histórias de Sherlock, Deuses Americanos e Doctor Who, incluindo entre elas várias criações originais e completamente loucas, Alerta de Risco prova que Neil Gaiman tem uma imaginação de se invejar. Não leio tanto contos quanto gostaria, mas pretendo mudar isso!⠀

Definitivamente vou ler, e reler, mais coisas do autor!⠀

site: https://www.instagram.com/p/BOLFoKSDU4X/?taken-by=leiolivros

hanny.saraiva 29/03/2017

Esperava mais
Senti falta da magia dos contos antigos de Gaiman, senti tudo meio repetitivo demais. Temas, palavras...

Annie - @queriaseralice 19/06/2017

Ah, Gaiman...
“Sempre vale a pena tentar, mesmo quando falhamos, mesmo que você entre em eterna queda livre como um meteoro. Melhor ter ardido na escuridão, ter inspirado outros, ter vivido, do que ter ficado sentado nas trevas, amaldiçoando aqueles que tomaram emprestado sua vela e não a devolveram.” (O homem que esqueceu Ray Bradbury)

Alerta de Risco é uma coletânea de contos do Neil Gaiman. Quem já leu algo do autor sabe quão brilhante ele é. As histórias podem ser de terror, fantasmas, ficção científica, fantasia ou até mesmo contos de fadas.

Alguns contos são maravilhosos, outros, nem tanto. De cara, o livro tende a parecer assustador e até o próprio autor nos alerta quanto a isso: “Muitas das histórias terminam mal para pelo menos um dos envolvidos.”

De fato, algumas coisas saem do controle em determinados contos. Mas, vale lembrar que o autor gosta de brincar com fantasia e realidade, então, não espere nada assustador demais, e sim situações anormais e ao mesmo tempo incríveis, coisas que só poderiam sair da mente do Gaiman.

Gostei muito do conto “O homem que esqueceu Ray Bradbury”, onde o personagem mostra, ao mesmo tempo, o quanto a memória de uma pessoa é boa e ruim. O quanto ela pode nos pregar peças. Algumas vezes a gente acaba, sem querer, apagando da memória algo de extrema importância. Assim como o homem desta história perdeu objetos, ele perdeu também nomes e pessoas. Perdeu uma parte dele.

“A verdade é uma caverna nas Montanhas Negras” eu queria ler há tempos e também adorei, apesar de achar alguns trechos perturbadores e confusos. Ah, e pra quem gosta de Doctor Who, o conto Hora Nenhuma aborda esse universo - que pra mim era completamente estranho - e é maravilhoso! Aquela coisa da TARDIS me deixou fissurada hahahaha. 😅

Apesar de alguns contos quase desnecessários, o livro tem muito conteúdo bom e a escrita do Gaiman continua me fascinando! Recomendo. ❤

site: https://www.instagram.com/p/BK57SF7BaOH/

Núbia Esther 26/07/2017

Apesar de Gaiman ser mais conhecido por suas graphic novels (ou pelo menos era assim quando anos atrás eu descobri o autor), o conheci por meio de seus romances. E ainda que tenha planos de ler toda sua obra, ainda não me aventurei pelos quadrinhos. Por outro lado, depois de ter adorado a leitura dos contos do Ted Chiang (veja a resenha de História da sua vida e outros contos), decidi conhecer o lado mais minimalista do Gaiman e pegar sua coletânea de contos Alerta de Risco para ler. O livro traz 24 contos, que representam, a miscelânea de vertentes exploradas pelo autor em suas obras. Há fantasia, terror, histórias de vingança e de amor, de ficção científica e de superstições, contos de fadas e investigativos. Em prosa curta, prosa longa e até mesmo em poemas. Em comum, todos eles compartilham essa mescla de fantasia e realidade e que podem até mesmo provocar perturbações, efeito que Gaiman fez questão de frisar em sua introdução.

“Essas histórias me perturbaram e assombraram meus sonhos – os noturnos e os diurnos -, provocando em mim preocupação e incômodo em níveis profundos, mas também me ensinaram que, ao ler ficção, eu só descobriria os limites de minha zona de conforto se saísse dela. (…)

Ainda há coisas que me perturbam profundamente quando encontro essas histórias, seja na internet, no texto ou no mundo. Nunca se tornam mais fáceis, nunca deixam de fazer meu coração bater mais forte, nunca me permitem escapar ileso. No entanto, elas me ensinam, abrem meus olhos e, se me machucam, o fazem de maneira que me leva a pensar, crescer e mudar. ” (Páginas 10 e 11)

Se eu for falar de cada um dos contos, esse texto pode ficar deveras cansativo. Então, peço licença para pontuar aqueles que mais marcaram a leitura de Alerta de Risco. A começar pelo primeiro conto, na verdade um poema. Fazendo uma cadeira fala sobre o processo de escrita e serve como um pontapé inicial para a proposta de Gaiman em sua coletânea. No segundo conto, Um labirinto lunar, Gaiman explora o (seu?) fascínio por atrações de beira de estrada, algo que ele já havia feito antes em Deuses Americanos. O conto é também uma homenagem ao escritor Gene Wolfe. Detalhes de Cassandra brinca com a dualidade entre o real e o imaginário e como o fato de que uma história sempre tem dois lados.

A verdade é uma caverna nas montanhas negras foi publicado como um livro único, com ilustrações de Eddie Campbell. As ilustrações devem ter dado um toque todo especial à história, mas, para os que assim como eu não tem o livro, Gaiman nos fez um favor ao incluí-lo na coletânea. A história traz a jornada de um anão que está determinado a chegar na caverna nas montanhas da Ilha das Brumas. Um lugar cheio de ouro, mas que cobra um preço muito alto aos que o retiram dali. Para guiá-lo em sua jornada ele contrata o reaver Calum MacInnes. Mas, o anão tem seus segredos e essa não é uma simples viagem em busca de ouro. O preço cobrado foi alto, mas não era o que eu esperava e o conto ficou ainda melhor por causa disso. Laranja traz uma boa trama, mas o mais interessante é como Gaiman estruturou o conto. A história inteira é contada na forma de um interrogatório, do qual só temos acesso às respostas. A tarefa de preencher as lacunas tornou a leitura cativante. Um calendário de contos surgiu de um projeto de mídia social com a BlackBerry. Um conto para casa um dos meses do ano, inspirados por mensagens enviadas à Gaiman no Twitter. Alguns dos contos ficaram bem legais (o de janeiro é realmente muito bom), a outros ficou faltando algo. Mas, o mais legal foi todo o sucesso que o projeto teve nas redes sociais.

Caso de morte e mel foi escrito para a coletânea de Laurie King A Study in Sherlock. E sim, é um conto com o famoso detetive Holmes. Um caso pós “aposentadoria”, entre aspas porque Sherlock nunca se privaria de uma boa investigação, envolvendo abelhas, mel e uma inspiração em Dorian Gray. Ainda não havia associado Gaiman à romances investigativos, mas a mistura deu muito certo. Há também contos de terror em sua face mais clássica como em Xique-xique Chocalhos, e contos de fadas totalmente às avessas. Além disso, os fãs do Doutor encontrarão aqui o conto escrito para a coletânea Doctor Who: 12 Doutores, 12 Histórias. E Cão Negro, o conto escrito especialmente para esta coletânea e que traz uma das muitas aventuras de Shadow (de Deuses Americanos) em suas andanças do outro lado do Atlântico.

Há contos fracos e regulares, mas também há excelentes histórias que acabam compensando esses escorregões. Gaiman pode não ter conseguido nos transportar para os confins do universo em todos os contos, mas nos que ele conseguiu, a viagem realmente valeu a pena.

[Blablabla Aleatório]

site: https://blablablaaleatorio.com/2017/07/10/alerta-de-risco-contos-e-perturbacoes-neil-gaiman/

1 | 2 | 3 | 4