O Menino no Alto da Montanha

O Menino no Alto da Montanha John Boyne




Resenhas - O Menino No Alto Da Montanha


232 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Marcos Hübner 01/02/2023

Um livro sobre perversidade e inocência
Uma história forte em todos os sentidos. Mostra a perversidade de um líder tirano mas que com seu carisma e com sua lavagem cerebral foi capaz de convencer milhões de pessoas de coisas que iam contra seus princípios e contra o que era visto na prática.

A história de um menino puro que acreditava no que ensinavam para ele. Aprendeu coisas ruins. Fez coisas ruins. Nunca teve suas feridas curadas.

Um livro triste, tanto quanto o seu livro parente (O menino do pijama listrado).

Favorito.
comentários(0)comente



gabii 18/11/2021

a história é muito boa, mas confesso que fiquei com raiva do Pierre e ao mesmo tempo fiquei triste por ele(só um pouco)
comentários(0)comente



Apollinea 05/12/2021

legal mas nem tanto
Achei a proposta muito boa mas o livro em si nem tanto, a narrativa teve sucesso em mostrar como as pessoas são suscetíveis e influenciáveis, mas no fim não pareceu chegar a lugar algum com isso, parecia só um acontecimento solto no vácuo. É ambientando em um contexto bastante pesado que é a Segunda Guerra mas eu sinceramente achei bem raso.
comentários(0)comente



Marcos Pinto 03/01/2017

Tocante
A guerra tem facetas cruéis e terríveis. Contudo, quando corrompe a inocência de crianças, tudo se torna ainda pior. Nessa obra, John Boyne retrata exatamente isso: o corromper de uma alma inocente; mais precisamente, a alma de Pierrot.

O garoto ainda era novo quando sua mãe falece e ele acaba ficando sem ter para onde ir. Até havia a possibilidade de ficar com amigos da família, mas eles eram judeus e os tempos eram difíceis. Após uma breve passagem por um orfanato, Pierrot consegue um novo lar. Ele vai morar com a sua tia Beatrix, em uma casa onde ela era governanta.

Contudo, o casarão no topo da montanha onde ele vai morar era uma das residências de Adolf Hitler. A princípio havia o temor do tirano detestar a criança. Porém, tudo fica ainda pior quando o líder nazista se torna próximo do garoto e começa a lhe ensinar os preceitos de seu regime totalitário. Cada vez mais o jovem Pierrot se afasta da sua inocência e flerta com a dor, o ódio e o preconceito. Haverá perdão para um discípulo de Hitler? Haverá como se recuperar de uma lavagem cerebral?

“Ele é um menino completamente diferente daquele que veio morar aqui. Você também deve ter reparado” (p. 151).

Partindo dessa premissa, Boyne cria uma obra bela, profunda e com forte apelo psicológico. Isso acontece principalmente devido ao excelente desenvolvimento do protagonista, o que nos permite entender como as influências podem moldar a alma de uma criança. Acompanhar a passagem da infância para a adolescência de Pierrot é algo doloroso, mas altamente verossimilhante, o que dá ao livro um aspecto único.

Outro fator que torna a leitura mais interessante é o bom aprofundamento histórico da trama. Para quem gosta de conferir enredos que se passem no período da Segunda Guerra Mundial, esse livro é uma excelente oportunidade. Apesar do foco ser a relação entre Hitler e o garoto, o fundo histórico está sempre presente, alterando, inclusive, a ação dos personagens.

É também possível tirar da referida obra um detalhe que deixará o leitor pensando por dias: a força que o poder tem sobre a mente das pessoas. Em diversos momentos do livro, o leitor é levado a pensar sobre a estrutura do poder e como ele corrompe e destrói, chegando ao ponto de não nos preocuparmos em passar sobre outras pessoas se isso for trazer benefícios reconfortantes.

“Se não for impedido, o Führer vai destruir o país todo. A Europa toda. Ele diz que está iluminando a mente do povo alemão, mas é mentira. Hitler é a própria escuridão” (p. 151).

Além do bom enredo e da trama que convence, o livro também merece destaque pela ótima parte física que possui. A capa é bela e dá uma boa ideia do que vamos encontrar na obra. Além disso, a diagramação, apesar de simples, aliada à boa revisão e tradução, proporciona uma excelente leitura. Ou seja, mais um trabalho com padrão de qualidade da Seguinte.

Em suma, O Menino no Alto da Montanha é uma obra que toca e mexe com o leitor, tanto na parte sentimental quanto no sentido de colocá-lo para pensar. Além disso, possui um excelente embasamento histórico. Sem dúvidas, uma excelente opção para adolescentes e adultos.

site: http://www.desbravadordemundos.com.br/2017/01/resenha-o-menino-no-alto-da-montanha.html
Vivi de Freitas 03/01/2017minha estante
Excelente resenha! Gosto de livros que tenham pano de fundo histórico, principalmente quando envolve Adolf Hitler e suas tiranias, mas a resenha essa resenha é um belo convite.


Marcos Pinto 04/01/2017minha estante
Obrigado, Vivi. Espero que você tenha a oportunidade de conferir a obra e gostar.




Meirys 27/03/2021

O menino no alto da montanha
Esse livro é muito interessante pois você consegue ter uma visão do "outro lado" na época da segunda guerra mundial. E como o personagem principal foi moldando seu caráter através da influência que recebeu de Hitler, mesmo tendo outras pessoas boas ao seu lado.
comentários(0)comente



Barbara225 05/01/2023

Triste, comovente mas que prende a atenção
O Menino no Alto da Montanha é um livro relativamente rápido, mas que prende de tal forma que não sei nem como explicar. o livro mostra como uma criança inocente pode ser corrompida e iludida pelo poder e pela admiração.
comentários(0)comente



Marcos de Mello 05/12/2021

É fácil corromper os inocentes?
Magnífica história retratando o que houve com o menino parisiense Pierrot.
Pierrot vive no período pós primeira guerra mundial e devido a infortúnios fica órfão e vai morar com uma tia que ele não conhecia.
Esse tia é governanta em uma das casas que pertence ao próprio Hittler. ?
No decorrer dos acontecimentos vemos que ele pende pra um lado obscuro e da mesma forma que muda de nome muda a sua personalidade. Confesso que tive muita raiva dele.
Excelente livro, uma escrita maravilhosa e imersiva.
comentários(0)comente



Mah Mac Dowell 28/10/2023

John Boyne é um dos meus autores preferidos. Especialmente porque sempre são foçados no contexto da segunda guerra, assunto sobre o qual adoro ler. Eu amei que esse livro foi narrado por uma criança, mais uma vez, e ver toda a história da segunda guerra aos olhos dele foi muito interessante. Também achei interessante que o autor pega vários fatos reais e insere na história. Também curti que o autor deu um jeito de colocar os personagens de ?o menino do pijama listrado? na história. Gostei muito. Esperava um final um pouco melhor, mas gostei bastante do livro.
comentários(0)comente



Deh.Nicoletti 11/06/2021

O Menino no Alto da Montanha
Mais um livro sobre a segunda guerra mundial. Particularmente gosto muito dessa temática. E assim como O Menino do Pijama Listrado, escrito pelo mesmo autor, esse livro é um recorte da segunda guerra sob os olhos de uma criança. Nesta história em específico, o protagonista Pierrot acaba ficando órfão e vai morar com sua tia, sua única parente que ainda está viva. Chegando lá ele descobre que a tia trabalha de governanta em uma das residências de Adolf Hitler, e é aí que a trama se desenrola.

Livros sobre esse tema nunca são fáceis de digerir, e este não é diferente. Pierrot vai morar com sua tia muito novo, e é naquele ambiente que ele começa a ter um contato mais direto com as ideias nazistas. Por ser criança, ele não consegue ter pensamento crítico o suficiente (as vezes por falta de maturidade, as vezes por falta de informação e as vezes por escolher ser alheio ao mundo exterior) para entender do que realmente aquilo se trata e contestar o que está sendo feito com as pessoas.

É indignante e revoltante, mostrando como o poder pode corromper a mente de um ser humano tão jovem, e por muitas vezes repetia para mim mesma: ele é apenas uma criança! Ele é apenas uma criança! Ele é apenas uma criança!

Sempre acho interessante poder ler sobre esse período da história da humanidade, e o livro acrescenta bastante no entendimento de uma das diversas motivações que poderiam levar uma pessoa daquela época a apoiar o nazismo.
comentários(0)comente



malô 21/10/2022

cinco estrelas
um dos melhores livros sobre a segunda guerra mundial. cada página lida mexia comigo de um jeito maluco, eu tô até agora sem acreditar nesse final.
comentários(0)comente



luara29 18/06/2022

Me prendeu do início ao fim. Não tem nenhuma parte chata ou repetitiva. É um livro muito bom. Recomendo.
comentários(0)comente



Isaura.Lopes 10/08/2022

Uma prova que Rousseau estava certo
Apenas uma frase para definir esse livro ?o ser humano nasce bom, a sociedade o corrompe?. Um menino deslumbrado com o poder e se deixou levar por ele, precisou esquecer quem era para entender que estava errado e que ter poder nem sempre é bom. Facilmente uma das melhores leituras que já fiz
comentários(0)comente



Maria 28/09/2022

Não é o melhor, mas ainda vale a pena ler
O Menino no Alto da Montanha não é o melhor livro de John Boyne, mas não deixa de ser uma boa obra. É bem chocante observar a evolução de Pierrot ao longo dos capítulos, indo de um garoto francês inocente e gentil para um jovem "alemão" orgulhoso, cruel e com uma adoração inquestionável a hitler.
É um ótimo retrato sobre como funciona a doutrinação e os discursos de ódio. Acho que vale a pena a leitura!

(Ps: como esse é um livro com uma pegada mais infantojuvenil a escrita não é tãoo trabalhada, mas se eu fosse você não abandonaria só por parecer bobinho no começo)
comentários(0)comente



Rafaela.Locatelli 07/02/2020

Sem palavras pra John Boyne
Tudo que ele escreve é magnifico, e esse livro mostra que o poder corrompe até o mais inocente dos seres. Não tem como terminar de ler e não ficar refletindo.

site: https://www.instagram.com/meulivrodepapel/
comentários(0)comente



@niqueliv 31/03/2020

Extremamente bom
A história de um menino que se tornou nazista sem nem mesmo saber o que isso significava.
comentários(0)comente



232 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |