O Menino no Alto da Montanha

O Menino no Alto da Montanha John Boyne

Resenhas - O Menino No Alto Da Montanha

Giovanna.Pellissar 22/07/2017

O que uma guerra pode causar em uma criança?
Pierrot era um doce menino francês que vivia com seus pais em Paris, mas tudo mudou de repente para o garoto. Seu pai saíra de casa e morrera no trilho de um trem e meses depois sua mãe falecera de tuberculose. Era 1936, a guerra se aproximava, e o menino ficara sozinho. Seu melhor amigo judeu, Arshel, que morava no andar de baixo ficara cuidando de seu cachorro enquanto ele teria que ir para um orfanato. De lá, ele iria morar com sua tia Beatrix, que nunca conhecera antes. O novo lar de Pierrot seria nada menos que a casa de Adolf Hitler, onde sua tia era governanta.
Com o tempo, o simpático menino teve que mudar seu nome francês para um mais Alemão, Pieter. Mas não foi só isso que mudara, Pierrot virou o protegido de Hitler e foi ficando cada vez mais parecido com o atual líder da Alemanha. Ele parara de responder as cartas de Arshel, o considerando um judeu imundo. Sua doçura e inocência sumiram ao longo dos anos e da guerra.
A cada capítulo Pierrot surpreende mais o leitor. Ele muda de inocente a insensível durante os anos ao lado de Hitler e essa é a essência do livro. Há momentos que você sente raiva dele ou incredulidade ao ver como o garoto fora manipulado. O fato de realmente ter acontecido a Segunda Guerra e que Hitler realmente fez isso com as crianças da época te choca mais.
John Boyne consegue em poucas páginas te fazer sentir um turbilhão de emoções e a qualquer momento pode acontecer algo inesperado. O livro é incrível e retrata com perfeição o que foi a Segunda Guerra Mundial e o Nazismo.

site: https://piratasleitores.wixsite.com/piratasleitores/resenhas-e-autores/o-menino-no-alto-da-montanha-john-boyne

Carol 06/01/2022

Definitivamente surpresa
É impressionante como o autor, John Boyne, conseguiu escrever histórias que se parecem muito sob um olhar menos cuidadoso - O Menino do Pijama Listrado e O Menino no Alto da Montanha - Mas que na realidade são completamente opostas em relação a perspectiva da guerra que abordam. A transformação do Pierrot ao longo do livro é ainda mais chocante se pensarmos que muitas crianças tiveram o mesmo destino.

Alice 15/02/2022

O meu livro favorito
O livro que une a história e estória, que nos prende, que nos faz querer ler mais e mais. Vemos a transformação de um menino afetuoso que muda de acordo com o contato nada saudável com um sociopata.
O livro retrata momentos importantíssimos da história e de alguma forma nos traz pra dentro desses momentos, podendo entender os sentimentos de quem ali estava. Leiam, apenas leiam.

Brenno.Garcia 05/09/2022

Leitura rasa
Apesar de abranger um contexto histórico interessante, o autor se apega à boas ideias sem um bom desenvolvimento das mesmas. Um ponto positivo é trazer informações verdadeiras quanto à vida pessoal de Adolf Hitler. Um tiro no pé é não se aprofundar em retratar o personagem com a seriedade requerida e apoiar-se em tentativas superficiais de humaniza-lo.
A parte final do livro parece ter sido escrita de forma apressada e aleatória.

Erika 22/12/2022

Que leitura maravilhosa!! Engoli esse livro de tão boa que é a escrita. É triste ver todo o desenrolar de Pierrot (Pieter), e todo o envolvimento dele com os nazistas.. enfim, eu fiquei triste e ansiosa por todo o desenvolvimento da história.

Pathy 13/12/2022

Ri, chorei, fiquei nervosa, com raiva, triste....

Que livro fantástico com uma história extremamente triste...

Adoro a escrita desse autor. Já li o menino do pijama listrado. Fantástico!

Super indico essa leitura. É como se no menino do pijama listrado tivéssemos uma visão e nesse o menino da montanha outra. ?

Ery 16/09/2019

Leitura fácil e história cativante
Fazia algum tempo que não lia um livro tão rápido! Em pouco mais de 3 horas devorei-o inteiramente, ansiosa pelo final da história. Para mim, um enredo muito triste, onde fica demonstrada toda fraqueza do ser humano. Em muitos momentos senti ódio e repulsa do Pierrot, mas por fim percebi que ele era apenas alguém em busca de aprovação.
Apesar de ter tido uma primeira infância cheia de amor, presenciou a violência doméstica em casa, e talvez a violência que ele presenciou e que por muito tempo ele fugiu e evitou começou a aflorar no momento que sentiu mais segurança em si mesmo, onde não mais era o oprimido e viu-se na posição de revidar tudo que viveu. Somando-se a isso ainda existem as memorias do pai do garoto, um homem amargurado pela guerra que falava de tornar a Alemanha grande novamente e se vingar das nações que os derrubaram e humilharam. Tudo isso foi um campo fértil para o que vimos no decorrer da trama.
A mudança do seu comportamento foi gradativa mas constante, em pouco tempo convivendo com o pai do Nazismo esqueceu seu amigo, esqueceu suas origens, esqueceu os ensinamentos da mãe e condenou a morte a única família que lhe restava.
A história finaliza com o garoto na idade de 16 anos, arrependido de tudo que tinha causado e na busca por um identidade e por redenção.

Thaís Vilas Bôas 19/01/2020

Um doce menino corrompido pelo poder...
Pierrot era uma criança doce... Quando ficou órfão, precisou deixar a França para morar com sua tia na Alemanha. Esta era governanta em uma mansão. O dono? Adolf Hitler. E assim, para a segurança do menino, ele passou a se chamar Pieter.

Pieter muitas vezes se viu humilhado, seja por adolescentes que gostavam de zombar dos mais novos, seja por seu sotaque francês em terra alemã. Com isso, cresceu nele um desejo de inverter os papéis – não só para se defender, mas para ser dominador.

Em sua aproximação de Hitler, viu a oportunidade de conquistar poder e autoridade. E, em busca de aprovação do líder, o pequeno não media as consequências de seus atos.

Obra incrível, que nos traz como um dos personagens Adolf Hitler, com suas ideologias, seu desejo de dominar a Europa e de transformar a sociedade em uma “raça pura”.

John Boyne (autor de “O menino do pijama listrado”) nos presenteia mais uma vez com um livro maravilhoso narrado por uma criança. A diferença? Esta estava do lado do Nazismo.

@dboascomcafeelivros

sayuri 04/04/2020

gostei
gostei

Nina 06/04/2020

Genial
É impressionante a forma com que Boyne consegue nos transportar a um universo que mescla realidade e ficção de forma perfeita. É surreal ler personagens reais interagindo com a fantasia de forma tão fluida.

Zanucoli 07/01/2022

O poder corrompe?
O que aconteceu com você Pierrot? Era um menino tão doce quando chegou. É fácil assim corromper os inocentes?

Rafa 04/02/2021

Primeiro q consegui ler dps da ressaca que Evelyn causou
Terminei a 3 dias e só parei de chorar agora pra dizer que é um livrão. É isso...
André Pereira 15/02/2021minha estante
de nada

Ruby Mears 06/02/2021

Nunca senti tanta raiva de um personagem quanto desse Pierrot, garoto mal agradecido não consegui senti dó dele em momento nenhum. tudo que ele fez nem a redenção do final foi suficiente para me fazer sentir algo sobre o personagem além de raiva. Me senti incomodada com os relatos é um livro pesado e uma leitura um tanto desconfortável.

Liliana 08/03/2021

O Menino no Alto da Montanha
Leitura muito rápida e gostosa. Mostra como a cabeça de uma criança pode ser moldada de acordo com o que se quer. E como que escolhas que fazemos independente da idade tem que ser carregada para o resto da vida.
O livro conta a história de um menino que fica órfão e acaba indo morar com sua tia que é governanta na casa de Hitler e como suas escolhas acaba interferindo na sua vida.