O Menino no Alto da Montanha

O Menino no Alto da Montanha John Boyne

Resenhas - O Menino No Alto Da Montanha

Marcelinha 24/05/2024

O menino no alto da montanha
Estou completamente enjoada com essa história. Aprendi com os livros que é possível ficar fascinada sem gostar da coisa... Esse é o momento. Sem palavras...

Carlos Augusto Vasques 17/05/2024

Lido em 10/09/2023
Mais um livro de Boyne sobre dramas relacionados à segunda grande guerra. E mais um livro dele que tive dificuldade em largar antes de terminar.

A história dessa vez é sobre Pierrot, menino filho de pai alemão e mãe francesa que leva uma vida simples e humilde em Paris, nos anos que antecedem o conflito. Ainda bem pequeno, Pierrot perdeu o pai, que lutou na primeira grande guerra, ficando terrivelmente traumatizado pelo que vivenciou, tanto que a mãe de Pierrot costumava dizer que o marido não morreu em combate, mas que a guerra o matara. Algum tempo depois, Pierrot fica também sem a mãe, vítima da tuberculose, tendo que ir morar em um orfanato. As donas da instituição conseguem localizar uma parente de Pierrot, a tia Beatrix, irmã de seu pai que vive e trabalha como governanta em um casarão nas montanhas da Alemanha. Mas não se trata de uma residência qualquer: é a casa de campo de Ad0lf H!tler.

Morando de favor, Pierrot vai aos poucos conquistando a atenção de H!tler, de quem acaba se tornando protegido e se unindo à Juventude Alemã. Influenciado pela personalidade magnética do Führer e deslumbrado pelas demonstrações de poder que testemunha no casarão, onde decisões vitais sobre a guerra são tomadas, Pierrot tem seu nome mudado para Pieter e gradativamente vai abrindo mão de todos os seus vínculos com o passado, inclusive a correspondência que mantinha com Anshel, um amigo judeu surdo que sonhava em ser escritor. O garoto inocente e gentil que vivia na França se transforma quase sem sentir em um pré-adolescente arrogante e autoritário, para assombro e tristeza de sua tia e demais empregados do casarão. Só que os rumos da guerra, inicialmente favoráveis à Alemanha, vão se modificando, com grande impacto na vida de Pieter e de todos que vivem com ele. Obrigado a se defrontar com uma nova e dura realidade, Pieter se vê forçado a ser novamente Pierrot, tendo que mergulhar nas profundezas de sua alma para enfim ter consciência daquilo que se tornara e dos atos que cometera. Apesar da pouca idade, seria tarde demais para refazer sua vida?

História comovente sobre as tragédias da guerra e a fragilidade da juventude ante às tentações do poder, mas também sobre coragem, dignidade, arrependimento e redenção. Como os outros livros que li de Boyne, também achei este um romance muito bem desenvolvido, com a leitura me conquistando desde o início.

Maria 30/04/2024

Livros desse tipo sempre me dão uma crise existencial fortíssima, odeio ficar no embate de tentar entender como funciona a cabeça de gente tão extremista e desumana.
Essa história toca em um ponto muito específico, que é essa idealização e supremacia ser tão forte ao ponto de cegar aqueles que não tem nada dentro da cabeça além de ignorância.
É um livro excepcional, super recomendado!

Francielle94 28/04/2024

Leitura fácil, história que mexe com os sentimentos. Dá mesma forma que o personagem principal Pietro, nos leva a ter compaixão de sua história, no decorrer da leitura este sentimentos se inverte, pois suas atitudes em busca de poder, o faz tomar atitudes repugnantes para um ser humano. Fiquei muito incomodada. Além de sonhar três noites com o Hitler?

Glenda.Sassi 28/04/2024

"[...] a história de um menino com o coração cheio de amor e decência, mas que acabou corrompido pelo poder."

Helena!¡ 24/04/2024

?É fácil assim corromper os inocentes??
Sim, é facil. E é isso que o livro mostra, um menino que perdeu os pais e foi morar junto de Hitler, e de como seu pensamento, comportamento e crenças mudaram conforme os anos se passaram, de como o poder sobe a cabeça de qlq um mas principalmente de uma criança. Maravilhoso, li por conta da escola e não me arrependo, recomendo demais.

Alan.Oliveira 15/04/2024minha estante
Com o dedo coçando pra abrir a resenha kkkkk

Jessica 09/04/2024

Surpreendente maravilhoso
Dentre tantos livros maravilhosos que estou tendo a oportunidade de ler, esse com certeza garantiu um canto especial na minha prateleira e no meu coração.
De fácil leitura e acontecimentos marcantes.
Super indico a leitura.

Isa Moura 04/04/2024

Um livro de ficção com base na segunda guerra
Para quem tem curiosidade sobre a segunda guerra mas tem medo/receio de ler devido tal brutalidade recomendo este livro ele conta uma história de um menino que passou uma vida bem conturbada e a segunda guerra teve impacto nisso. Leitura rápida e fluida

PITUCALELE 28/03/2024

O menino no alto da montanha
Eu sempre gosto muito dos livros de John Boyle e este não foi diferente, é uma história reflexiva, triste e nos mostra o poder da palavra, usada para o bem ou no caso da história , para o mal

Ana.Roechling 20/03/2024

O menino no alto da montanha
Ahhh...que livro triste!!! Na verdade, como todos os livros sobre guerra...Hitler...etc.....Mas mesmo sendo triste, achei o livro excelente...Sempre há esperança de um futuro melhor...Sempre há uma segunda chance. .!!!!??