O Menino no Alto da Montanha

O Menino no Alto da Montanha John Boyne

Resenhas - O Menino No Alto Da Montanha

Nielly.Amorim 06/06/2022

O Menino no alto da Montanha
Devo confessar que este livro superou todas as minhas expectativas,li ele todo em um dia. Que história maravilhosa,me prendeu deste do primeiro capítulo. Esse livro mostra como era feita a lavagem cerebral nos alemães na 2WW. Gostei muita da forma como John Boyne explorou ao máximo a mudança de personalidade de Pierrot com o passar dos anos e o pequeno detalhe que evidenciou mais ainda essa mudança(que não posso falar pra não dar spoiler), mostrando o cuidado do autor para deixar bem claro essa mudança de pensamento e a influência que Hittler deve sobre o menino.
Esse livro se tornou um dos meus queridinhos?
10/10

borgesc.gabriela 14/07/2020

Primeiro de muitos do John Boyne
Como minha primeira leitura do John Boyne, o livro só me fez querer conhecer ainda mais o autor. O desenvolvimento do protagonista na história é sensacional, meus sentimentos em relação a ele iam de extremos (amor e ódio) em poucas páginas. A ascensão e queda do poder que o livro mostra emociona demais. A leitura foi muito rápida, em um dia tinha lido 28% e no outro acabei, muito bom.

Adrian.Luna 17/10/2021

Subestimei a coragem do autor

O livro é lindo e prende demais. Sei que é um livro curto, mas assim chama a atenção o quanto a escrita é rápida e dinâmica. O enredo progride de forma impressionante, com acontecimentos marcantes para a trama e para a história alemã.

Me surpreendi ainda mais com a coragem do autor em escrever algumas cenas, personagens e pensamentos sem se "autocensurar" por ter um protagonista que vimos ser criança. John Boyne conseguiu trazer profundidade e sensibilidade para questões que já vimos bastante ao consumir conteúdo relativo ao partido n4z!sta.

A crítica do clássico não é (e nem tenta ser) inovadora, mas continua pertinente.

luquerino 18/10/2021

O menino no alto da montanha
Esse livro me deixou bastante curiosa para saber o que iria acontecer depois de tal acontecimento, mas acho que a leitura não aconteceu como gostaria.
O livro em si é bom, e recomendaria super, ate porque fala sobre a Segunda Guerra Mundial e todo o Movimento Nazista, trazendo um pouco mais de informação sobre o assunto.

Amanda.Andrade 16/01/2021

Precisei reler esse livro pra uma LC e pra mim ele continua perfeito.
Amo a suavidade que Boyne escreve, mesmo sendo uma leitura pesada
Tenho vontade de entrar no livro e bater em Pierrot/ Pieter.

Kelly.duarte 31/12/2021

Decepcionada
Decepcionada com esse livro, pra mim o autor tentou justificar atitudes que não tem justificativa, maldades e atitudes preconceituosas em uma mente influenciável e que so pioram conforme o personagem cresce.

Lariane.Coutinho 06/09/2020

Adoro a escrita desse ator, é fácil saber o que o personagem está sentindo e sentir raiva dele, tudo é bem explicado e simples.

gabii 18/11/2021

a história é muito boa, mas confesso que fiquei com raiva do Pierre e ao mesmo tempo fiquei triste por ele(só um pouco)

Marcos de Mello 05/12/2021

É fácil corromper os inocentes?
Magnífica história retratando o que houve com o menino parisiense Pierrot.
Pierrot vive no período pós primeira guerra mundial e devido a infortúnios fica órfão e vai morar com uma tia que ele não conhecia.
Esse tia é governanta em uma das casas que pertence ao próprio Hittler. ?
No decorrer dos acontecimentos vemos que ele pende pra um lado obscuro e da mesma forma que muda de nome muda a sua personalidade. Confesso que tive muita raiva dele.
Excelente livro, uma escrita maravilhosa e imersiva.

felpssssssssss 08/06/2021

pierrot.
a história de um menino doce e inocente que foi levado por ideias supremacistas em períodos de guerra.
que livro.
esse final me emocionou em níveis absurdos.
o último capítulo.
infelizmente essa história não é tão conhecida como outras do autor.
mas os ensinamentos dela são tão profundos.
todos deveriam ler ?o menino no alto da montanha?

Apollinea 05/12/2021

legal mas nem tanto
Achei a proposta muito boa mas o livro em si nem tanto, a narrativa teve sucesso em mostrar como as pessoas são suscetíveis e influenciáveis, mas no fim não pareceu chegar a lugar algum com isso, parecia só um acontecimento solto no vácuo. É ambientando em um contexto bastante pesado que é a Segunda Guerra mas eu sinceramente achei bem raso.

Beatriz de Medeiros Abreu 20/10/2021

Resenha: O Menino no Alto da Montanha
A história se desenvolve durante a Segunda Guerra Mundial, na casa do Hitler (líder nazista). A narração é em terceira pessoa, mas conhecemos a vida rotineira e os traumas e o desenrolar da vida de Pirrot que convivirá com Hitler, por isso é interessante saber o básico da Segunda Guerra Mundial para entender algumas coisas.
Eu gostei, e recomendo para quem gosta de ler livros relacionados com contextos históricos mundiais.

Marcos Pinto 03/01/2017

Tocante
A guerra tem facetas cruéis e terríveis. Contudo, quando corrompe a inocência de crianças, tudo se torna ainda pior. Nessa obra, John Boyne retrata exatamente isso: o corromper de uma alma inocente; mais precisamente, a alma de Pierrot.

O garoto ainda era novo quando sua mãe falece e ele acaba ficando sem ter para onde ir. Até havia a possibilidade de ficar com amigos da família, mas eles eram judeus e os tempos eram difíceis. Após uma breve passagem por um orfanato, Pierrot consegue um novo lar. Ele vai morar com a sua tia Beatrix, em uma casa onde ela era governanta.

Contudo, o casarão no topo da montanha onde ele vai morar era uma das residências de Adolf Hitler. A princípio havia o temor do tirano detestar a criança. Porém, tudo fica ainda pior quando o líder nazista se torna próximo do garoto e começa a lhe ensinar os preceitos de seu regime totalitário. Cada vez mais o jovem Pierrot se afasta da sua inocência e flerta com a dor, o ódio e o preconceito. Haverá perdão para um discípulo de Hitler? Haverá como se recuperar de uma lavagem cerebral?

“Ele é um menino completamente diferente daquele que veio morar aqui. Você também deve ter reparado” (p. 151).

Partindo dessa premissa, Boyne cria uma obra bela, profunda e com forte apelo psicológico. Isso acontece principalmente devido ao excelente desenvolvimento do protagonista, o que nos permite entender como as influências podem moldar a alma de uma criança. Acompanhar a passagem da infância para a adolescência de Pierrot é algo doloroso, mas altamente verossimilhante, o que dá ao livro um aspecto único.

Outro fator que torna a leitura mais interessante é o bom aprofundamento histórico da trama. Para quem gosta de conferir enredos que se passem no período da Segunda Guerra Mundial, esse livro é uma excelente oportunidade. Apesar do foco ser a relação entre Hitler e o garoto, o fundo histórico está sempre presente, alterando, inclusive, a ação dos personagens.

É também possível tirar da referida obra um detalhe que deixará o leitor pensando por dias: a força que o poder tem sobre a mente das pessoas. Em diversos momentos do livro, o leitor é levado a pensar sobre a estrutura do poder e como ele corrompe e destrói, chegando ao ponto de não nos preocuparmos em passar sobre outras pessoas se isso for trazer benefícios reconfortantes.

“Se não for impedido, o Führer vai destruir o país todo. A Europa toda. Ele diz que está iluminando a mente do povo alemão, mas é mentira. Hitler é a própria escuridão” (p. 151).

Além do bom enredo e da trama que convence, o livro também merece destaque pela ótima parte física que possui. A capa é bela e dá uma boa ideia do que vamos encontrar na obra. Além disso, a diagramação, apesar de simples, aliada à boa revisão e tradução, proporciona uma excelente leitura. Ou seja, mais um trabalho com padrão de qualidade da Seguinte.

Em suma, O Menino no Alto da Montanha é uma obra que toca e mexe com o leitor, tanto na parte sentimental quanto no sentido de colocá-lo para pensar. Além disso, possui um excelente embasamento histórico. Sem dúvidas, uma excelente opção para adolescentes e adultos.

site: http://www.desbravadordemundos.com.br/2017/01/resenha-o-menino-no-alto-da-montanha.html
Vivi de Freitas 03/01/2017minha estante
Excelente resenha! Gosto de livros que tenham pano de fundo histórico, principalmente quando envolve Adolf Hitler e suas tiranias, mas a resenha essa resenha é um belo convite.

Marcos Pinto 04/01/2017minha estante
Obrigado, Vivi. Espero que você tenha a oportunidade de conferir a obra e gostar.

Barbara225 05/01/2023

Triste, comovente mas que prende a atenção
O Menino no Alto da Montanha é um livro relativamente rápido, mas que prende de tal forma que não sei nem como explicar. o livro mostra como uma criança inocente pode ser corrompida e iludida pelo poder e pela admiração.

Marcos Hübner 01/02/2023

Um livro sobre perversidade e inocência
Uma história forte em todos os sentidos. Mostra a perversidade de um líder tirano mas que com seu carisma e com sua lavagem cerebral foi capaz de convencer milhões de pessoas de coisas que iam contra seus princípios e contra o que era visto na prática.

A história de um menino puro que acreditava no que ensinavam para ele. Aprendeu coisas ruins. Fez coisas ruins. Nunca teve suas feridas curadas.

Um livro triste, tanto quanto o seu livro parente (O menino do pijama listrado).

Favorito.