As águas-vivas não sabem de si

As águas-vivas não sabem de si Aline Valek

Resenhas - As águas-vivas não sabem de si

Junior 27/01/2024

Quase abandonei... a história é muito interessante mas achei meio prolixo. Os capítulos no ponto de vista de animais marinhos são muito bons. O último principalmente.

Gabriella678 23/01/2024

As Águas-Vivas SABEM de si
A sensação de isolamento e a percepção da imensidão do oceano ao redor podem contribuir para a sensação de claustrofobia, é assim que cinco profissionais em um trabalho que envolve a mais teórica das ciências se encontram, acompanhar suas mentes e seus próprios dilemas faz esse livro ser um sentimento.
"O mais marcante a respeito delas era o fato de serem numerosas. Eram tantas que chegavam a se confundir com a própria água, o corpo quase líquido, os movimentos bastante fluidos, a transparência. Eram água e eram vivas."
Humanos quando estão em estado de solidão mental acabam se esquecendo que nada se faz sozinho, o egoísmo do mundo nos mata.

Janis 07/01/2024

No começo achei o livro bem devagar, difícil de engatar a leitura, mas depois fluiu. Não era o final q eu esperava, mas eu gostei bastante.

Julia 04/01/2024

As águas vivas não sabem de si nos aproxima de quatro personagens diferentes ao longo da história, cada um com suas ambições, questões, dificuldades e segredos. O livro nos leva para um mundo por muitos desconhecido - o fundo do oceano. Até mesmo nos coloca no lugar de algumas criaturas marinhas como as próprias águas vivas, ao mesmo tempo que nos leva a ter reflexões filosóficas (típicas da autora).
Demorei muito pra ler esse livro porque não foi uma história que me prendeu muito (comecei achando que se tratava de uma coisa, mas no meio do livro as coisas começam a caminhar de forma completamente diferente - e a prender minha atenção). Pra quem assistiu o filme "underwater" eu diria que é mais ou menos a mesma vibe. Não é uma história que pode fugir muito das expectativas também por se tratar de uma situação "limitada": quatro pessoas dentro de uma estação embaixo d'água. Mas no geral, particularmente acho que valhe a pena ler.

Raya 31/12/2023

Demorei um pouquinho pra engatar na leitura por achar muitas partes meio desnecessárias, mas depois engatei e até concordei com a necessidade de algumas informações a mais que foram dadas.

Lucy 28/11/2023

Qual é a resposta?
Se para Douglas Adams era 42, temos aqui outra resposta que fica ecoando, e a pergunta... pois é vc precisa ler.
Eu me diverti muito lendo este livro que foi uma experiência e me proporcionou na nausea a improbabilidade infinita, com os eremitas as ideias de incongruencias, com o fundo do mas as possibilidades de olhar para os mistérios.
A autora pode fazer o seu guia do mochileiro do fundo do mar, ao meu ver.
Eu gostei muito, muito mesmo e apesar de n ser um livro de comedia propriamente, ele é um livro muito divertido.
Obrigada! Estou encantada.

julia 25/11/2023

Uma experiência fora do comum
Mais um livro que eu li por causa da escola, mas dessa vez vou ter que agradecer por terem me feito ler essa obra. não é uma leitura difícil e pesada, só é um pouco confusa no começo, mas depois se desenrola, e fica muito interessante principalmente na parte 2. eu adorei a forma que retrataram a Corina, como uma pessoa reservada, que sempre se sente sozinha, você consegue se identificar com ela em certos pontos. a minha parte favorita foi obviamente tudo em torno da sonda perdida, sobre os sinais e os estudos do Martín sobre a comunicação dos animais no mar por meio das vibrações. muitas pessoas acham chato, mas eu adorava os capítulos sobre os animais, principalmente sobre os azúlis, e esses capítulos me ajudaram a entender melhor a situação da Auris e de toda a tripulação. o final realmente me deixou em choque, toda a parte que eles descem pra buscar a sonda, o que se passava na cabeça da Corina, como se ela fosse um ser primordial. os principais plots p mim foram SPOILER !! a Corina estar doente, o Arraia ter problemas com bebida, o desfecho dos azúlis, e claro, o suicídio da Corina. eu realmente recomendo muito esse livro, me impactou e eu adorei ler, foi a primeira vez que realmente li um livro interessada em MUITO tempo.

brunamp 01/11/2023

Imersão
Não é uma leitura rápida, as metáforas e contos precisam de espaço para serem elaborados. Definitivamente vale a pena a leitura, trouxe reflexões muito angustiantes sobre a vida usando contos dos seres marinhos.

Helena201 27/10/2023

Auris..
Adoro a ambientação de fundo do mar e isso me fez ficar bem interessada, porém, pela ignorância em relação ao assunto, os capítulo que falavam sobre os seres vivos do oceano, acabavam por ser muito abstratos.

As cenas e diálogos entre os integrantes eram interessantes de ler. O livro é cheio de "filosofias" e questionamentos sobre a vida, o que nos deixa reflexivo. Ver o convívio, os conflitos e os próprios pensamentos do grupo, deixa um ambiente extremamente claustrofóbico e devido não ter "forma de escapar" me deixou agoniada me imaginando na situação.

O capítulo sobre as águas vivas é lindo e emocionante! Fiquei com os olhos cheio de lágrimas rs

Por fim, achei a história um pouco cansativa e confusa devido ser uma ambientação difícil de visualizar na minha cabeça. Não me cativou como eu esperava, se fosse mais curto, e sem tanta enrolação com o "mistério", talvez tivesse me pego melhor.

"Ela não sentia mais nada. A água tão longe, e ela virando água. Derreteu por completo e não havia sequer uma água viva de seu antigo grupo que fosse sentir sua falta."

Larissa2902 01/10/2023

Sobre AS ÁGUAS VIVAS NÃO SABEM DE SI
(Uma história de ficção científica escrita por Aline Valek. O livro conta a história de 5 profissionais selecionados para ficarem em uma estação submersa no fundo do oceano, testando novos trajes de mergulho. Com o tempo, a protagonista, Corine, vai descobrindo que entre eles existem alguns segredos, que de maneira interessante, vai mudar o rumo da história.)

Eu adoraria dizer que é um livro cativante, mas ele tem um ponto que para mim é muito negativo, que é o fato dele ser totalmente desinteressante até a metade do livro, eu tive que ir me arrastando até chegar em um lugar que prendesse minha atenção.

DO MEIO EM DIANTE AS COISAS FICAM INTERESSANTES, A HISTÓRIA TOMA UM RUMO DE REVELAÇÕES E POÉTICO. EU SEMPRE GOSTEI MUITO DE ESTAR EM BAIXO D'ÁGUA, ENTÃO ESTE LIVRO TRÁS UM POUCO DESSA SENSAÇÃO MÁGICA, ALGO QUE NÃO DEVE SER CATIVANTE PARA ALGUNS. lendo isso mesmo??

Mas me pequei muito confusa nesse livro, com a sensação de "por que estou lendo isso mesmo??"

Os personagens também não são bem desenvolvidos, não fiquei muito apegada com eles, por mim se todos morressem na trama, eu não me importaria.
veiraque 13/10/2023minha estante
Mdssss sim, tô terminando o livro é sua descrição bate muitooo c o q tô sentindo ao ler obra, feliz de não ser eu apenas, tô até assustada pq bate demais c o q escrevi a algumas horas sobre a obra

Cintia.Ferreira 29/09/2023

As águas vivas não sabem de si
A leitura vai te prendendo e eu gostei bastante porque cada capítulo descreve os cenários e os personagens. Além de usar características humanas nos animais marinhos, achei fantástico.
A descrição dos sentimentos humanos e a vulnerabilidade de todos que estavam dentro da estação ajuda a nos identificar com pelo menos um personagem ou todos. A descrição do cenário da estação de informações sobre o equipamento, técnicas de mergulho, todo o processo de pesquisa também é bastante interessante e enriquecedor para quem não conhece mergulhadores profissionais e as dificuldades da profissão. E não posso deixar de relatar que uma protagonista feminina aqueceu demais meu coração.

Arthur do Couto 29/09/2023

Um oceano de reflexões
Ou essa autora falhou ou ela foi genial, fico na dúvida se sei reconhecer o que foi feito desta história.

Este livro nos introduz a personagens profundamente humanos, cada um deles comum mas extraordinário a sua maneira. Tornamo-nos mais intimos a cada página, fiquei muito interessado naquela pequena bolha de metal onde eles viviam e se relacionavam, gostava de cada pista que a autora oferecia do passado deles.

O livro é, de fato, muito bem escrito, é belo e envolvente tanto em nos apresentar essas pessoas quanto em nos apresentar outras formas de vida não humanas onde identificamos algo de nós mesmos, alguma coisa que nos une àquele ambiente do qual nos distanciamos há milhões de anos.

Acredito que o livro se beneficiaria muito de ser mais longo ou de ter ao menos um epílogo. Fomos convidados a ir mais fundo e eu gostaria de ver o desdobramento do climax desse livro, gostaria de ter tido mais tempo com a tripulação e conhecer além do raso, a mesma vontade de Corina.

Talvez a ideia seja realmente nos deixar sem chão. Ele acaba por nos lembrar que não temos todo o tempo que desejamos e que nosso inevitável fim chega na hora que chegar e o restante da historia é escrito sem que nós mesmos possamos ler. Pelo menos não enquanto egos.

(Faço um adendo para mim mesmo ao lembrar que a propria humanidade não é feita de grandes avanços de individuos isolados, ela é feita de grão em grão, construindo uma base na qual outros podem se sustentar. Da mesma forma nossos esforços diários se transformam em coisas maiores, se somando aos poucos; o trabalho transforma.)

Outra sensação interessante é essa desvalorização do ego que o livro tenta provocar em nós. Lembra-nos que não somos tão importantes por nós mesmos, que existem formas de existir ainda mais diferentes do que conseguiriamos conceber, que uma sociedade pode cuidar uns dos outros e do Outro "como se fossemos" parte de uma mesma coisa, como se tivessemos, e temos, uma só origem.

Murilo.Leote 24/09/2023

Pessoal
Um livro que li sem muita expectativa, mas me ganhou nos primeiros capítulos, logo quando vi que faria seu raciocínio através de analogias com o oceano e a vida marinha. E quando vi estava absorto na história e em suas nuances.

?O último a sair, apague as luzes. Mas suas luzes continuavam acesas, sinalizando um sentimento indefinido, e piscavam mais por força do hábito do que por ter alguém com quem compartilhar seus pensamentos?

Raquel.Matheus 19/09/2023

O livro possui uma excelente premissa, mas achei a primeira metade dificil de ler, a partir do meio conseguiu prender mais minha atenção, mas em vários momentos me vi dispersando. O final me decepcionou, pois achava que iria tratar mais da solidão e abordou outros temas.
Enfim, ótima premissa, mas o desenvolvimento não foi bom, teve vários momentos bacanas, bons de refletir, mas no geral foi cansativo de ler.