As águas-vivas não sabem de si

As águas-vivas não sabem de si Aline Valek

Resenhas - As águas-vivas não sabem de si

Hellen 05/08/2022

uau, eu não dava nada por esse livro, mas é bom, não gostei do final porque esperava mais porém ele é muito bom, fala de solidão, sobrevivência, sobre os seres que vivem com a gente e os capítulos que contavam as histórias dos antepassados das águas vivas são perfeitos.

Maria.Heloisa 30/06/2022

Outro livro de autoria de uma brasileira. Lido para o clube do livro Mulheres que correm com livros. A autora traça uma ficção científica com boas pitadas de reflexão. Mais fundo, é onde o livro convida a ir. Mais fundo e com margem para muitas interpretações, pois, não há um final que se finda, a imaginação se encarrega de tentar entender o que acontece.

Luisa.Gallas 12/06/2022

De tirar o fôlego (literalmente)
Li esse livro para uma cadeira de Estudos Literários da faculdade e ele me surpreendeu demais. Nunca gostei de ficção científica, mas esse livro em especial me fez abrir a mente em relação ao gênero, porque é simplesmente formidável a forma da escrita da autora e como ela te faz acreditar que tudo que se passa no livro é real, e não apenas invenção. Me peguei muitas vezes sem ar por conta da leitura ter tido o poder de me transportar às profundezas do oceano e sentir o que Corina e o resto da tripulação sentia. Tive o privilégio de participar de uma chamada no Zoom ?conhecendo a autora? com a Aline Valek e posso dizer que ela é sensacional, ela morava em Minas Gerais e fez pesquisas e mais pesquisas sobre o oceano e afins para escrever a obra! Recomendo muito a leitura de ?As águas-vivas não sabem de si?!

Ingrid Lúcia 30/05/2022

Uma literatura de ponta
Se espera uma super aventura no fundo do mar, vá para 20 mil léguas submarinas, que acredito eu, tenha sido uma inspiração para o ambiente em que é passado o livro.

Vc vai entrar no fundo no mar e na personalidade de cinco personagens que são tensos, profundos, melancólicos e que combinaram muito com a ambientação da Auris, uma plataforma no fundo do mar.

Durante parte da leitura eu me senti asfixiada, presa e incomodada, além de próxima de todos os personagens, que tinham diversas idades e motivos para estarem onde estavam. Passei parte dele pensando também que esse livro será considerado uma literatura de ponta daqui a 15, 20, 30 anos.

Ainda estou digerindo se o final era necessário, não pela forma como acabou mas por como foi escrito. Ainda assim, vou indicar esse livro para quem quer se aventurar em uma leitura que nos faz refletir sobre a vida e nos derivados que não planejamos para ela.

Nica 22/05/2022

Uma viagem
Ficção científica brasileira escrita por uma mulher. Gostei muito mesmo!
É bem diferente, mesmo pra uma ficção, tem reviravolta e filosófico. Em diversos momentos fiquei muito tocada não apenas pelas histórias dos humanos, mas dos animais que ela narra como personagens. Me comovi principalmente com os azulis.
Esperava um pouco mais de ação, mas entendo que o intuito da história não permitia isso. Eu só teria terminado a história antes, deixando o final em aberto.

Patricia 11/05/2022

Primeiro livro da autora publicado por uma editora e também é o meu primeiro contato com a escrita dela. E devo dizer que foi uma boa primeira impressão. Por alguns momentos a leitura não me prendeu, mas de forma geral a narrativa me manteve focada. Gostei da estória, da sua proposta e do desfeixo. Não fui tão cativada pelos personagens, mas não os odiei. Resumindo, um bom livro.

Ana 01/04/2022

Foi uma avaliação muito difícil porque por muitas vezes eu tinha certeza que ia dar algo perto de 3, as vezes eu tinha certeza que era 5 muito bem merecidos. Decidi ficar em um pouco mais que o meio termo.
A primeira parte desse livro é um bem arrastada, e muito sobre um dia dia em que você não necessariamente quer saber intercalado com capítulos totalmente reflexivos e até um pouco complexos. Mas a segunda parte você nem vê passa e a cada página você só quer mais e mais e muito mais.
Eu gosto muito dessa temática que esse livro aborda, então tornou as coisas um pouco mais fácies em alguns momentos. Eu gostei muitos dos personagens, não porque eu achei eles todos legais, longe disso, mas porque eu conseguia sentir raiva, tristeza e desespero por eles, e isso já é muito positivo.
Eu não imaginava o final, eu nem cheguei a pensar em como poderia ser, porque de tanto não fazer sentido o final nunca foi algo concreto pra mim, e no fim das contas eu gostei muito, e talvez esse tenha sido o melhor final. Mas eu adoraria ler sobre a reação do pessoal da Estação quando tudo aconteceu, eu queria que tivesse alguém comigo pra se desesperar junto KKKK
No mais é uma ótima leitura, arrastada mas nada insuportável, e fico muito feliz que nossa literatura nacional tenha algo tão bom.

Radamila 17/03/2022

Não sei bem o que esperava, mas foi bom. É uma história melancólica e transcendental. Bem escrita e fácil de ler, mas profunda também.

Katia Rodrigues 19/02/2022

"A solidão também levava as criaturas aos entendimentos mais profundos da existência"
"Sabia que as baleias viajam em túneis acústicos para poder chamar pelas outras? É impressionante, eu já vi.? Ela pensou nos buracos que as pessoas carregavam dentro de si e imaginou que não fossem defeitos ou problemas, mas canais pelos quais era possível navegar para alcançar o outro, porque ninguém podia funcionar sozinho."
Thiago Araujo 19/02/2022minha estante
Sou doido pra ler esse livro? divide opiniões?

Katia Rodrigues 19/02/2022minha estante
Thiago, infelizmente, não funcinou pra mim, mas não acho q seja um livro ruim ou mal escrito, a nota q eu dei reflete apenas a minha experiencia, não tô julgando a qualidade da obra em si, portanto, vai fundo na leitura kkkkkk e depois me conta o q achou

Thiago Araujo 19/02/2022minha estante
Quando faço resenhas também é assim, minha experiência, não gosto de julgar livro, falo mais o que senti com ele. Mas vou ler sim, gosto dessa divisão de opiniões, sinal de que o livro foge da receita e não dá pra saber o esperar.

Juliana 19/02/2022

As Águas Vivas não sabem de si é um belíssimo relato sobre a solidão, a curiosidade humana e sobre como lidamos com a pergunta estamos sozinhos nesse vasto mundo?

Já conhecia o trabalho da Aline pelo podcast e pela newsletter, sou apaixonada pelos dois e esse foi seu primeiro livro que li. Foi muito diferente das coisas que já tive contato porque é uma história sobre o mar que não cai no campo da aventura. Achei tudo muito encantador e profundo (perdão pelo trocadilho barato)

Paty 15/02/2022

As águas-vivas não sabem de si
O livro conta a história de Corina, uma mergulhadora que embarca em uma perigosa expedição em águas profundas, para testar trajes de mergulho.
A Corina é uma mulher corajosa, destemida, e as vezes até imprudente.
A premissa do livro é muito interessante e me fez refletir sobre muitas coisas. Achei muito interessante a forma como ela aborda sobre a grandeza dos Oceanos e nosso conhecimento tão limitado a respeito dele...Ela utiliza metáforas sobre animais marinhos para provocar reflexões importantes. Esse livro despertou em mim uma curiosidade sobre a vida em águas abissais, e quando me dei conta já estava vendo documentários. Achei a leitura arrastada e cansativa em diversos momentos, pq achei que demorou muito pras coisas evoluírem.

Maikel.Rosa 09/02/2022

Se a intenção da Aline era ser profunda (sem trocadilhos), ela realmente conseguiu aqui. Tão profunda que, em alguns momentos, me senti precipitado no fundo de uma grande fossa de devaneios flutuantes.

O romance é como uma daquelas histórias que contam o drama de pessoas enlouquecendo em naves espaciais, trocando o vazio do espaço pelos abismos cheios de vida do oceano profundo. No lugar de astronautas, uma tripulação onde cada um precisa provar algo pra alguém, seja pra outros ou pra si mesmo.

Foi a impressão que eu tive da escrita, também: a de que seria uma tentativa da escritora de provar, talvez pra si mesma, que era capaz de escrever uma obra tão reflexiva a ponto de fazer o leitor se perder nos torvelinhos de sua potente performance narrativa.

Fiquei tocado com a poesia que encharca o livro, as construções inteligentes e a alteridade dos múltiplos pontos de vista, mas senti falta de um elemento especulativo mais consistente que o justificasse como ficção científica. Culpa minha, por esperar entretenimento onde encontraria alta literatura.

memorioso 08/01/2022

Muitas coisas podem ser memórias
Esse livro foi uma sugestão de leitura da Gabriela Mattia, na qual passei boa parte do ano de 2021 lendo.

A história em si, tem muito a ver com coragem, uma busca de identidade, sobre ser sozinho e pertencer a algo.
Vivemos num grande labirinto de ecos das muitas histórias e memórias, sendo o Oceano, parte do todo, do princípio e da eternidade.

Achei um livro bom da metade para o final. Vale a leitura pra poder refletir principalmente da nossa relação com a natureza, em especial os mares, e com nossa busca com pertencimento.

Brunna 31/12/2021

Confesso que esperava mais desse livro, não imaginava que fosse uma história mais introspectiva, mas, ainda assim, a narrativa é interessante. Cada personagem possui seu próprio objetivo e interesse ao aceitar a missão, mas ao ler e perceber que não são só os humanos que contam uma história, tudo fica bem mais interessante.