As águas-vivas não sabem de si

As águas-vivas não sabem de si Aline Valek

Resenhas - As águas-vivas não sabem de si

Leila 11/05/2023

As águas-vivas não sabem de si da autora brasileira Aline Valek consegue trazer à tona questões existenciais dentro do gênero de ficção-científica que adoro. Apesar de não ter achado a leitura "nossa que Brastemp", até que gostei da leitura.

Uma das coisas que mais me chamou a atenção no livro foi a forma como a autora utiliza diferentes vozes narrativas para contar a história. Além dos 5 personagens que estão a 300 metros abaixo do oceano numa expedição científica, ao longo das páginas, podemos acompanhar as perspectivas de diversas criaturas marinhas, como baleias, águas-vivas e até mesmo o próprio oceano e isso trouxe um "quê" a mais à obra, na minha humilde opinião.

Um ponto forte do livro são as questões existenciais que são abordadas ao longo da história. A autora consegue explorar temas como a busca pelo sentido da vida, a relação entre indivíduo e sociedade e a finitude da existência de forma sensível e reflexiva, sem cair em lugares-comuns ou simplificações.

O livro apresenta em diversos momentos uma atmosfera poética e contemplativa. Fiquei curiosa para acompanhar outros trabalhos da autora, visto que nesse seu primeiro romance ela soube harmonizar bem essa composição e me cativou.

talilittle 24/04/2023

Não me pegou
É um livro muito bem escrito e sensível, mas não me pegou. A história demora para engrenar até que em certo momento você entende que aquilo é o livro mesmo, que a história é aquela, sem grandes emoções.

Acho que eu não estava na vibe dessa leitura, apesar de conseguir perceber que é um livro muito bem feito.

bia bbs besbi 13/04/2023

Nem comecei a faculdade de ciências biológicas e já quero fazer uma pós em biologia marinha depois de ler esse livro !!!
Fique encantanda em todos os capítulos mas o último me surpreendeu de um jeito maravilhoso, espero que todos que lerem esse livro se sintam encantados e fascinados pelas maravilhas no oceano e como ele funciona, espero que passem a amar o mundo assim como ele e corina.

nic 12/04/2023

Meu ritmo de leitura diminuiu drasticamente, isso quando não está inexistente. Porque eu não tenho mais muito tempo pra ler e quando tenho, me falta ânimo porque a rotina exaustiva suga todo resquício de ânimo que tem em mim. Mas insisti nesse livro, criei expectativas muito altas afinal, aqui fala uma pessoa obcecada por vida marinha.
Não vou florear, a leitura é demorada e um tanto cansativa. Os personagens não me cativaram, mas nesse ponto acredito que eles não foram escritos para serem cativantes. O foco do livro é outro. O foco é o oceano, a ancestralidade, a memória dos seres que um dia viveram num mundo que antecedeu esse que conhecemos.
A poética desse livro é belíssima. Lindamente bem escrito.
No mais, ???.
Recomendo para os amantes do oceano, como eu. Aos leitores que procuram mesmice, já não sei se é o ideal. Tem que ter um nível de sensibilidade aguçado pra entender a magnitude da beleza desse livro.

estevsamm 10/04/2023

De fato esse foi um livro que não me cativou muito, a história é bem legal mas eu não consegui ver nada demais, também não consegui entender o conceito do livro. Mas eu não vou dizer que o livro é ruim, cada um acha o que quer, talvez se ele fosse escrito de outra forma eu teria gostado mais, ah, e o fato dos diálogos estarem entre aspas não me agradou muito. Dando 3.0 pq eu gostei da história.

Leonardo 08/04/2023

Som e Descobertas
Começo um pouco lento mas com desenrolar do livro acabei adorando. No final das contas, vale a pena a leitura.

Maju 26/03/2023

Uma experiência inimaginável e indescritível.
Esse livro aborda todos os aspectos da formação de indentidade de um indivíduo. Desde a nossa noção de pertencimento a algo maior, até o reconhecimento da individualidade.
Tudo está conectado.
E ao mesmo tempo, não.
Esse livro mudou a minha forma de enxergar o mundo, a vida, as minhas relações, e a mim mesma.
Aline Valek, você é genial.

Gio 18/03/2023

Um livro sobre solidão e conexões
?Ela pensou nos buracos que as pessoas carregavam dentro de si e imaginou que não fossem defeitos ou problemas, mas canais pelos quais era possível navegar para alcançar o outro, porque ninguém podia funcionar sozinho?

?Entender nunca foi o mais importante. A urgência sempre foi pelo impulso de preencher aquela solidão, estabelecer um contato, saber-se como apenas um ponto numa complexa rede de vida?

Esses dois trechos foram os mais marcantes pra mim e os que mais retratam esse livro na minha percepção?
É um livro sobre solidão, sobre conexões e sobre compreensão sobre si e sobre o todo, sobre traumas, sobre superação e sobre ser humano.
É sobre entender que como humanos somos parte de uma grande rede de vida, mas não donos de nada, sobre não sermos soberbos e arrogantes a ponto de pensar sermos dono e dominarmos um planeta do qual somos parte enraizada, somos vida como qualquer outra.

Me tocou profundamente, embora um tanto confuso às vezes. Muito sensível e bonito.

Joao.Vitor 12/03/2023

Somos todos seres vivos
Um parabéns a autora por se aventurar no gênero sci-fi e por conseguir transmitir muita beleza em uma história que em muitos momentos soa um tanto sombria, não por causar medo mas por focar na solidão, tanto de humanos como de outras espécies, é um livro que abraça as profundezas do mar e não sai dela nem na última página. Gostaria sim de ter conhecido melhor os personagens e que fossem mais desenvolvidas sua histórias e personalidades. Me interessei muito pelo personagem do Maurício que em algumas linhas bem perto do fim da história deu indícios de ser um personagem com conflitos bem maiores do que apresentados, não sei o porque de terem sido muito pouco exploradas as histórias de apoio, acredito que teria trazido mais vida ao livro de uma forma geral. Fui surpreendido pelos capítulos tendo a visão de espécies marinhas de séculos atrás, uma ideia genial. O capítulo final me lembrou muito do clássico Solaris, gostei bastante.

Maria7598 11/03/2023

Detestei
Estava muito empolgada pra ler esse livro por ser ficção científica e nacional, mas não poderia ter me decepcionado mais. Queria ter gostado, queria mesmo, mas a prosa é intragável. Salvo os poucos trechos do livro do Martin (em que acredito que a formação jornalística da autora ajudou na criação de um texto informativo concatenado), a escrita é prolixa, repetitiva, presunçosa e vazia ao mesmo tempo. Você lê, lê, lê e não chega a lugar nenhum. Esperei que ao menos a história fosse interessante, ou que me importasse com os personagens: sem sucesso. Ninguém ali inspira o mínimo de empatia, simpatia, ou qualquer emoção que não seja um certo tédio e irritação perto do final. Quis criar uma atmosfera de tensão, mas exagerou na dose e criou uma narrativa opaca, confusa para todos os envolvidos, com o leitor no centro dessa turva sopa de letrinhas. Sinto que a autora queria dizer muito, e na ânsia de tentar se comunicar, floreou, enrolou e não disse nada. Enorme potencial perdido.

Wendy 19/01/2023

Peguei esse livro para ler vendo-o nos stories de uma conhecida minha. O título me atraiu bastante e cheguei ao final dele encantada.

A leitura é, de fato, um tanto quanto arrastada, não existem grandes emoções no meio do livro, mas eu consegui imaginar tão perfeitamente o que seria estar no lugar dos personagens, um pouquinho de mim em cada pouquinho deles, que foi impossível de não chegar ao final desse livro e, de certa forma, sentir como se fosse uma missão cumprida.

O jeito da autora escrever me fez imaginar cada detalhezinho e consegui imaginar tudo o que tinha descrito.

Nandabeth 09/01/2023

bom, eu normalmente não faço resenhas tão elaboradas e só escrevo o que dá na telha, mas esse livro merece muito mais, então aqui estão os pontos negativos e positivos de acordo com a minha opinião.

- Positivos, pra você ter vontade de ler primeiro pq inegavelmente é um livro bom.

1. É BRASILEIRO? IS THIS A BRAZIL REFERENCE? voltando a normalidade, eu sou apaixonada em ler livros brasileiros por ter aquele jeito que só a gente consegue entender, menção de lugares como Recife, ou faculdades etc, além de ditados populares daqui, coisa que enriquece a obra demais ao meu ver e já faz dela uma boa escolha como leitura, mas tem mais!

2. O Mistério. Nossa Senhora, essa mulher me deixou louca pra saber o que era esse som, o que ele falava, tava quase me jogando no mar e me suicidando pra descobrir, e cada vez que você descobre um pouco mais sobre a história parece que menos você sabe ao mesmo tempo. Enfim, amei isso, muito bem construído e feito pra pessoas curiosas como eu.

3. As descrições encantadoras, a escrita dela é maravilhosa, de alguma forma eu me sentia mergulhando, ao redor de toda aquela vida que é o oceano, ela transpota a gente por essa ambientação com uma maestria surreal.

4. Os pontos importantes, ela toca em assuntos que precisam ser abordados de uma forma tão linda, você sente como a humanidade poderia ter evoluído pra uma sociedade melhor, em conjunto com a natureza sem ser os velhos clichés que a gente já conhece, porque ela faz isso mostrando ao leitor a beleza que é estar conectado, a importância disso e o quanto a inteligência ambiental também é uma inteligência importante - se não a mais importante de todas.

5. Eu não poderia deixar de falar do quanto esse livro é bonitos, realmente é uma experiência ter ele em mãos, a capa é perfeita, a divisão dos capítulos é linda, se você tiver oportunidade de comprar compre, porque é um daqueles livros que vale a pena ter na estante, a beleza dele é espetacular, ainda mais quando você entende a história e o final.

- Pontos negativos, que não forem o suficiente pra me tirar a experiência incrível que foi esse livro, mas podem ser pra você.

1. Começo lento, a escrita não é a das mais fáceis, junta com um começo de história não tão interessante e acaba sendo difícil embarcar nessa história, eu senti que só começou mesmo lá pra metade, se eu não soubesse que era tão bom (pq minha mãe me indicou e ela mandou eu seguir em frente) eu provavelmente teria largado.

2. Eu, agora essa é bem particular, gosto de ver o desenvolvimento dos personagens, a história deles fluir, não é necessariamente um ponto ruim, mas eu achei meio chato os personagens já estarem "prontos", eu queria ver mudanças, evolução, mas só eram histórias já escritas que a gente precisava descobrir, ao invés de acompanhar, o que pra mim se torna um ponto negativo, queria ter descoberto a doença com a corina, e todas as outras coisas que os outros passaram, não eles contando como foi.

Enfim, foi isso, no final pra mim é um livro que vale muito a pena, se você é novato na leitura eu não indico tanto pra começar, mas pra alguém que já tá acostumado com esse tipo de livro é perfeito. Muito obrigada por me ensinar o lugar incrível que o oceano é, e os mistérios que ele guarda.