O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias

O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias Douglas Adams

Resenhas -

Thay262 28/10/2023

Porque uns amam e outros odeiam Adams:
1) Douglas Adams une "Sátira, Paródia e Nonsense" de uma maneira muito cômica e irreverente.

*Sátira é aquela 'piada' engraçadinha e praticamente tranquila, mas que no fundo faz uma baita crítica reflexiva ao mesmo tempo (se você parar pra pensar nisso por alguns minutos).

*Paródia é sacanear algo pré-existente fazendo troça proposital (Adams vai zombar das "ficções científicas super sérias" que tem aos montes por aí e também vai zombar e debochar de tudo e mais um pouco, não duvide).

E o *Nonsense do Adams é definitivamente um "Surrealismo + Absurdismo" (um rompimento com a razão e ênfase em características oníricas [tipo a ilógica dos sonhos/ ideias tresloucadas] e nas Idiossincrasias [peculiaridade individuais e coletivas, que criamos, mas podem não ter nexo real] + a crença de que a vida e o universo não tem sentido exato e que busca-lo leva a um conflito, afinal a busca de sentido nos leva a questões existenciais, que tentamos racionalizar, mas até a razão, em algum momento, entra em conflito entre realidade e nossas questões subjetivas.

Se você não gosta de uma dessas coisas, não achará a coleção de Adams tão boa. Até porque falar do tom de Deboche + Surrealismo Absurdista na obra do Adams é quase como dar Spoiler da saga.

2) Se tem hábito de ler "enredo sério e estruturado", com heróis/mocinhos e anti-herois/vilões e a típica "jornada do herói" numa narrativa coesa, aquelas típicas, como é a maioria das histórias narrativas, pode ser que não goste ou estranhe inicialmente o "enredo tresloucado" + "todo o sarcasmo" de Adams, tem gente que nunca se adapta com o enredo Tresloucado dele e só curte os primeiros da saga, onde o Adams tava mais engajado. Mas tudo bem, cada livro impacta cada leitor de um jeito. Se Adams não for "sua praia" há muitas outras narrativas por aí diferentes do estilo dele.

O objetivo de Adams é realmente trazer um enredo tresloucado, cômico e cheio de deboche, então não leve tão a sério um livro cujo subtítulo é 'trilogia de cinco'. Se está buscando seriedade e 'enredo comum de ficção racionalista', esse livro não é para você, afinal.

3) Referências, Adams não é só "nonsense e besteirol inútil" como alguns leitores que não curtiram falam, pelo contrário, ele faz INÚMERAS referências de ciências Exatas à Humanas como quem faz malabares chapado em cima de uma mesa de bar. Sim, Adams é doidão, mas tem boas referências.

O "problema" é que Adams não vai ficar explicando as referências pras sátiras e deboches dele não; ou você "pegou a referência e riu dela" ou vai ficar sem entender mesmo. Ele não vai fazer de você mais "nerd", ele vai fazer sátira sobre variadas temáticas e quanto mais "nerd" você for vai conseguir captar e entender mais referências.
Você vai rir se; (1) gostar de sátira e (2) entender "de tudo um pouco" entre as críticas dele usando de temas da Matemática, Programação, Física (quântica e mecânica), Biologia, Psicologia, História, Filosofia, Sociologia, Sistemas de Crenças Religiosas, Modelos Econômicos, Culturais, Políticos, Burocráticos, Romance e etc, e você vai captar essas coisas se tiver repertório prévio e atenção a interpretação de texto.

E também, um adendo, quem lê o texto de forma literal vai achar tudo apenas muito louco e sem sentido do começo ao fim (oque para uns é motivo para dizer que o livro é bom, e para outros péssimo), mas ler de forma literal faz perder muita referência subliminar também, tanto quanto as satíricas (É uma das razões pela qual não é adequado a crianças, vulgo, menores de 14).

4) É interessante lembrar que isso tudo começou como uma série de "rádio-novela" e só depois foi compilada em livros a partir de 1979.
Justamente porque não era inicialmente uma coleção literária, daí o motivo de algumas pessoas "estranharem a escrita do Adams", é de se esperar que "estranhem" a escrita de algo que não foi pensado originalmente para ser um livro. Mas de todo modo, funciona nesse formato também. Não entendo também porque as pessoas se surpreendem com início e término de um livro cuja premissa era "A insignificante Terra ser destruída todas as vezes", e isso está no prefácio (então nem é spoiler) essa era a ideia base da saga, como um todo.

Por outro lado, até o Adams teve dificuldade em continuar a escrever a saga porque não era exatamente o foco dele. Como disse, era pra ser mini-série de rádio da BBC para os britânicos, não uma saga literária internacionalmente famosa. Roteiros pra séries (de rádio) e texto pra livros são coisas diferentes, e acho que Adams não tinha muita paciência pra sagas literárias tanto quanto pra script de roteiro, pegadas diferentes galera. Ele odiava os prazos de entrega dos livros. E a pressão que isso se tornou desajustava ainda mais os "parafusos" dele. Haha.

5) Adams não é exatamente um autor "fanservice", isto é, que entrega o enredo e desenvolvimento de personagens conforme o público quer. Pelo contrário, ele usa a obra pra expor oque ele realmente pensa, da vida, do universo e tudo mais, como autor, sem realmente se importar com a repercussão positiva ou negativa, e em geral dará rumos as tramas e aos personagens que vão estarrecer alguns leitores, principalmente aos adeptos de "final feliz". Eu particularmente gostei do término da saga como foi concebida e achei bem conclusiva, mas conheço quem odiou e finge que não existe 'volume 5'. Haha.

Então se você lê, mas é do tipo que não gosta de ser frustrado pelo autor nesse quesito de 'final relativamente feliz e bem estruturado para cada personagem', então talvez Adams lhe deixe a desejar no último volume. O fim é agridoce, uns adoram outros odeiam. Faz um baita sentido para uns, e para outros não.

6) Quem gosta de "Doutor Who" e "Rick e Morty" possivelmente vai acrescentar "O Guia do Mochileiro das galáxias" a seus favoritos.

Sabe-se que alguns textos do Adams para "O Guia" eram antes rascunhos de roteiro feitos por ele, e não utilizados, para a trama de Doutor Who (dizem que todo o livro 3 era na verdade um roteiro dele pra série). Ele pegou, repaginou, inseriu seus próprios personagens e reaproveitou partes do texto, isso meio que me ajudou a aceitar melhor o "contexto" do livro 3, haha.
Para quem curte, recomendo "Doctor Who: Shada" e "Doctor Who: Cidade da Morte" ambos escrito por Adams, para fãs Whovians fica aí a dica.
E também os criadores de Rick e Morty já afirmaram algumas vezes as influências do "Guia" em suas vidas e na obra, Adams é uma das muitas inspirações do programa. Então fica a dica também.

Quem já leu? Que não leu e topa ler Douglas Adams?
Como você vai saber se gosta se não der uma chance??? Eu sou da opinião que qualquer coisa vale a pena ler, nem que seja para ter críticas depois. Ler nunca é ruim, seja pra tecer elogios ou críticas, você no mínimo terá de discernir sobre a leitura que fez e isso já trás reflexões pra ti.

ATENÇÃO: nessa edição de volume único NÃO leia tudo de uma vez. Entre um volume e outro dessa coleção intercale com outras leituras suas, dê um tempinho entre um volume e outro (do contrário a leitura vai ficar cada vez mais maçante). O Guia do Mochileiro não foi feito pra ser lido "Duma vez" não!!! Sai dessa!
Vá com calma e, principalmente: "NÃO ENTRE EM PÂNICO".

Oque o Guia é pra mim?
Sou suspeita pra falar, porque eu gosto muito dessa coleção e se fosse uma resenha da minha opinião pessoal seria: em alguns pontos deixou a desejar, mas no todo eu amo, amo e amo. Me ajudou muito com a depressão, pois o sarcasmo do Adams faz-me pensar que talvez só esteja avaliando as coisas pela perspectiva errada, e ao invés de levar a vida, o universo e tudo mais tão a sério, talvez seja melhor levá-lo com mais bom humor afiado, como faz Adams. Eu rio e ao mesmo tempo reflito demais com a escrita do Adams, sem perder o senso de leveza. E isso é oque mais gosto na coleção.

Enfim, mas cada pessoa tem uma relação pessoal diferente com oque lê! E isso é muito particular de cada um.

site: https://entulhandoideiasdiversas.blogspot.com/2023/05/resenha-o-guia-do-mochileiro-das.html
Lucas 19/11/2023minha estante
Quando terminei a saga li sua resenha, foi gratificante. Você conseguiu expressar em palavras a sensação boa, porém estranha, que tive ao terminar o quinto livro. Li também seu post no blog sobre a resposta ser 42, posso dizer, sem dúvidas, que gosto do seu jeito de pensar.

Thay262 19/11/2023minha estante
Puxa, me deixa muito feliz! Agradeço-te pelo feedback! É tão legal saber que alguém terminou a Trilogia de Cinco e curtiu da mesma maneira que eu! E seja bem-vindo ao blog!

Caroline Vital 25/10/2023

Lido em 2018
Só loucura! O livro mais doido que já li, e eu adoro o final, polêmico. Achei genial, super satírico e filosófico.

Helôdodo 10/10/2023

Um livro que acompanhou minha adolescência
O que estou prestes a trazer é uma perspectiva de todos os volumes da série. De início, me lembro bem que aos meus 16 anos tive o interesse despertado em desbravar essa série, que por muito, me influenciou e boa parte da minha personalidade se dá por essa leitura. Já se passaram 3 anos e hoje finalizo essa fase que será recordada com muito afeto em minhas lembranças.

Kailane 09/10/2023

Entre em pânico
Livro muito bom, com muito plot e com uma pegada meio rick and morty...apesar de ter demorado a ler em nenhum momento foi uma leitura arrastada ou tediosa...
Indico não pesquisar como são os personagens e criar eles com sua própria cachola...10/10

Mike Willian 06/10/2023

Finalizado.
Não tive uma experiencia agradável não.

Não é uma leitura ruim, os personagens são bem construídos, o universo é interessante, em muitas partes eu ri bastante ou me surpreendi com os acontecimentos insanos que a mente maluca do Addams desenvolveu, mas não funcionou.

É extremamente lento e maçante as vezes, é enervante como algumas descrições não dão em lugar nenhum. O sentimento constante de aflição não pela história, mas de perda de tempo mesmo, de tortura... Confesso que não fui de peito aberto, eu peguei o Guia Definitivo porque o contato que eu tinha com o autor era a adaptação do Dirk Gently feita pela netflix (que teve uma primeira temporada maravilhosa), mas a escrita tá bem longe do que experienciei na tv.

Fico surpreso e aliviado por ter terminado, não recomendo e não sinto vontade de ler outras obras do autor.
bardo 07/10/2023minha estante
Então eu acho que o que ocorre aí é um problema de edição, essa série foi concebida em volumes separados e o humor do Adams nem sempre funciona para nós brasileiros. Para além disso os volumes são irregulares, o primeiro e o segundo são mito bons, mas lembro que do terceiro pra frente a coisa não fluí tão bem. Lembro que parei no terceiro ou quarto uma hora preciso retomar. Dirk Gently acho que funciona melhor por ser uma série mais curta, não vi a adaptação mas li os livros e gostei muito.

Pedro Goku 10/09/2023

FINALMENTE terminei os 5 livros!
Depois de 2 anos com o livro em mãos, muita enrolação, ressaca literária, e tudo que há de bão para atrapalhar a leitura, finalmente minha namorada me botou energia e ânimo para continuar lendo até o final, e terminei o 5 livro hoje! Simplesmente sensacional, principalmente os três primeiros livros, que realmente se conectam e fazem sentido completo. O quarto e quinto sinto que o Douglas Adams começou a tacar o dane-se e meteu histórias sem muita conectividade, mas que também são interessantes e divertidas, apesar que não tem a mesma magia dos outros três. Enfim, saldo muito positivo, um dos meus livros favoritos da vida e recomendo a todos os nerdolas e não nerdolas que gostam de ficção científica, loucura, comédia e doideira
Pedro Goku 29/11/2023minha estante
Atualização: Não tenho mais namorada

Renato 01/09/2023

Começou, evoluiu e acabou!

Até agora estou perdido na confusão de acontecimentos aleatórios, improváveis, impossíveis e malucos que acontecem por este livro.

O mais estranho de tudo, o fato de saber que sentirei muita falta dessa bagunça ordenadamente desordenada em que personagens desaparecem e aparecem, coisas acontecem ou simplesmente deixam de acontecer....

A única maneira de entender, ou não, é tentar ler ou nem tentar, no final, você vai gostar ou não.

O importante é que a vida se assemelha com esse livro, ou não. Vai saber!!

gu6ustavo 27/08/2023

Na boa, leiam só os três primeiros livros.
Eu fiz todo um texto pra explicar o pq do argumento no título, mas o skoob simplesmente decidiu bugar e sumir com ele, então não vou explicar mais da msm forma tudo dnv.

Mas basicamente o quarto livro é um romance brega com fim meia boca, e o quinto planta umas dúvidas e conflitos, mas não dá desfecho pra nada (há não ser a um do terceiro livro), e o final é meio abrupto e ruim.

Aline MSS 10/08/2023

Não precisa entrar EM PÂNICO, pq vc NÃO entenderá NADA! ?
Uma das coisas mais nonsense q já li na vida. É o típico livro q do começo ao fim NÃO FAZ O MENOR SENTIDO! É uma experiência e não uma leitura! ??

É simplesmente impossível resenhar oq aconteceu nesse livro. É ficção científica com pitadas do humor rabugento britânico e q com crtz não agradará mta gente. Tem q se desprender de qualquer raciocínio logico pra ler esse livro, já q nenhuma resenha disponível irá te resumir de maneira coerente oq se passa naquelas páginas. Sério!

Já começa q o livro se apresenta como uma "trilogia de cinco". Tipo? WTF? ??
É uma história q o começo não tem motivo, as aventuras não têm conexão, os personagens não fazem sentido, não existem explicação coerentes e o final parece o começo.

Tbm não é o tipo de livro pra ler sublinhando, pq o autor no msm parágrafo ou no seguinte já "desdisse" oq ele tinha acabado de dizer. Nada faz sentido e quem não tem isso em mente, com crtz não vai gostar desse tipo de leitura.

É ler e coringar! ? Não bebo, mas tenho uma imaginação fértil e gosto mto de Doctor Who, então me diverti com a leitura.

Oq tem no livro:
- São 5 volumes q não guardam mtas conexões entre si. Recomendo ler cada um intercalando com outros livros aleatórios p/ não se cansar!
- Poucas explicações p/ TUDO oq acontece;
- Mtas descrições e mtos diálogos;
- Poucos personagens;
- Viagem no tempo;
- Romance;
- Astrologia;
- Humor britânico (debochado, depressivo, rabugento);
- Citações cientificas sem qualquer embasamento teórico.

Li a edição capa dura da editora Arqueiro, q apesar de ser mto bonita é bem desconfortável pra manusear.

Recomendo essa leitura p/ quem não se leva à sério, p/ quem tem bom humor, não exige explicações p/ tudo e gosta de ter novas experiências literárias. É um livro pra sair totalmente da zona de conforto e eu dificilmente faria uma releitura.
Nilo10 10/08/2023minha estante
Melhor resenha hahahahahaha

Aline MSS 10/08/2023minha estante
???Obrigada, Nilo. Nem eu entendi! ?

Fabio 11/08/2023minha estante
Adorei a resenha Aline! ??????

Aline MSS 11/08/2023minha estante
Obrigada, Fabio. ??

italomalveira 12/08/2023minha estante
Será que foi escrito a base de drogas? kkkkk

Aline MSS 12/08/2023minha estante
Ñ sei te dizer, Italo. Mas o próprio autor confessa q ñ esperava tanto sucesso e nem queria escrever esses 5 volumes. Ele msm diz q não se lembrava de mta coisa enquanto ia escrevendo, então tu já imagina a "bagunça" q virou a história. ??

Abelita.Azevedo 15/08/2023minha estante
Esse livro é tão sem pé nem cabeça! Vc resumiu tudinho o que eu senti lendo! Tirando a parte que se divertiu, pq eu não me divertir em nada kkkk ?

Aline MSS 15/08/2023minha estante
hahaha, eu te entendo Abelita. Esse livro não é nada democrático, por isso eu destaquei q quem for ler tem q se desprender de toda racionalidade. Eu me diverti, pq é na vibe Doctor Who. ???

Wesley - @quemleganhamais 16/08/2023minha estante
Li esse livro neste ano e sua resenha descreve bem o que senti e qual e experiência para o futuro leitor! Muito bom?????

Aline MSS 16/08/2023minha estante
Obrigada, Wesley. Tirando o robô, acho q tivemos uma experiência parecida com esse livro. É bom e ruim. ???

Frank V 07/08/2023

Péssimo
Achei horrível, foi um parto pra terminar.

Será que vou perder minha carteirinha de nerdola?

Yara 07/08/2023

Quando pensei que tava entendo algumas partes do livro, na verdade eu não tava entendo era nada. Kkkkk
Na realidade a melhor parte do livro que achei foi o último livro, esperava por esse final? Claro que não. Mas me deixou completamente transpactada. Mas no final do livro senti falta do Zaphod.

Cassiano 30/07/2023

Um dos melhores livros que já li, ótimos personagens, o típico humor inglês que se encaixa muito bem na história, com situações absurdas que são ao mesmo tempo cômicas e filosóficas, satirizando e ironizando a humanidade e os acontecimentos mundanos da sociedade, simplesmente sensacional.

kauãcrises 29/07/2023

GENIAL!!!!!
Simplesmente a minha saga de livros favorita! O 4 e o 5, admito, não me agradaram tanto quanto eu imaginava (o 6 nem é do mesmo autor então prefiro nem falar sobre...), mas os três primeiros livros são igualmente perfeitos, 10/10.

Acompanhamos um grupo nada convencional formado por dois humanos, um alienígena ? presidente intergaláctico ? e um robô um tanto niilista (meu personagem favorito) após o planeta terra ser literalmente demolido por uma espécie bem d#sgraçada chamada Vogon. A partir daí, os personagens se juntam pada desvendar segredos escondidos pela galáxia.

O livro é EXTREMAMENTE engraçado e aleatório, realmente me fez gargalhar em diversos momentos. Fiquei muito emocionado quando acabou, pois sabia que nunca leria uma aventura tão divertida quanto essa.

Recomendo demais! ??

milla_giancristofaro 28/07/2023

Geral: surpreendente a genialidade do autor, estava muito à frente do seu tempo. É literalmente o pai dos nerds e percursor de tudo aquilo que temos como ficção científica. É surreal pensar que foi escrito tempos atrás quando não existiam metades das coisas descritas e quando não se tinha nenhuma história sobre aventuras nas galáxias. Sua maior graça é não fazer sentido algum, ser peculiar e incoerente, inesperado e sem noção. Simplesmente não tem compromisso nenhum em seguir qualquer padrão, mesmo
Que tenha sido ele mesmo a estabelecer o padrão. Cheio de surpresas.

Comentarios especificos (com spoiler):

Livro 1: foi o mais marcante ja que eu nao tinha a minima ideia do que esperar. Toda a historia de destruiçao da terra, passeio pela galaxia, personagens completamente pancados da cabeça, os ratos cientistas usando a terra como experimento e a resposta universal 42.

Livro 2: o meu favorito disparado. Uma verdadeira confusao de viagem no tempo, com todos os personagens originais reunidos, cada um contribuindo para a historia a seu modo. Simplesmente genial a ideia do restaurante do fim do mundo e da vaca como garçom. Muito genial a sacada do restaurante ser no mesmo lugar mas em tempos diferentes. Desesperador o momento da morte iminente, uma pena terem deixado Marvin para tras, tudo era mais legal antes disso. Destaque tambem para quando o Zaphod se viu como o centro do universo.

Livro 3: Confesso que foi o que mais demorei a ler, achei a leitura menos fluida, mas ainda Manteve a Pegada dos dois anteriores. Muito legal todo o role com os robos preparados pra liberar o planeta que nao aceita a existencia de outros planetas. Me surpreendeu bastante ser o computador por tras de tudo, sendo ele o responsavel pela falta de conhecimento do povo. No final, uma nova surpresa quando Arthur vai arremessar uma bola e na verdade é uma bomba como uma ultima tentativa do computador.

Livro 4: achei o mais parado e monótono dos cinco, foca inteiramente na construção da relação do Arthur com a Fenny. Isso não o torna ruim, apenas não teve tantos acontecimentos e confusões quanto o restante. Gostei bastante da relação dos dois personagens, mas senti falta da dinâmica que acontecia previamente. Os outros personagens mal aparecem ou nem aparecem. Pontos de destaque foram a volta do planeta terra, a habilidade de voo dos dois e o final com ambos encontrando Marvin depois de séculos. Marvin sempre foi o melhor personagem e o mais injustiçado pelos demais, finalmente teve um descanso, mas fiquei muito triste com a sua morte. Gostei tambem da parte dos golfinhos agradecendo Pelos peixes e deixando os Aquarios.

Livro 5: confesso que nao entendi a necessidade do livro quatro ja que nada dele foi adiante e fiquei Esperando que Zaphod fosse retornar em Algum momento, mas o personagem ficou sem despedida Alguma. Acho que o que mais me surpreendeu no livro inteiro foi a filha do Arthur e da Trillian. Gostei muito de terem trazido pra historia uma terra paralela, com cada Trillian arrependida por ter seguido um caminho diferente. Muito aleatorio o Arthur fazendo sanduiches, achei muito engraçado. E que final aleatorio????????? Fez jus ao livro, mas meu deus definitivamente nao era o que eu esperava. Preferia outra coisa diferente de todos morrendo massss?

William Camargo 28/07/2023

A "trilogia em cinco volumes" começa de um jeito que você não sabe pra onde a história vai te levar, e termina igual o começo.

Tirando isso, a história é bizarramente inacreditável e imprevisível, te leva pra lugares inimagináveis e te deixa com mais perguntas que respostas.