O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias

O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias Douglas Adams

Resenhas -

Guilhermo del Toró 26/01/2023

O guia definitivo tem uma história única e interessante, possuindo um universo extenso, além de uma comédia atemporal.

de Paula 21/01/2023

NÃO ENTRE EM PÂNICO!
Dei uma oportunidade para essa obra tão aclamada no meio da ficção científica e, tenho que confessar, que tinha um certo preconceito sobre o que a narrativa poderia contar, considerando a “simplicidade” do texto. Estava completamente errada e assumo meu erro!

Que livro incrível! Bem-humorado, cheio de filosofia e ciência, misturados com sarcasmo e ironia, o pacote completo para uma boa dose de diversão. Ri em muitos momentos com os personagens caricatos e extremamente humanos, a seu modo.

“O Guia do Mochileiro das Galáxias” tem reviravoltas surpreendentes, cheias de aventura e conduzindo o ritmo de emoção do início ao fim do livro. Maravilhoso e simples, um bom modo de ser introduzido no Sci-Fi para quem tem medo das outras obras.

“O Restaurante no fim do universo” apresenta, com muito humor ácido, as crenças humanas, além das sátiras com a verdade absoluta que rege o universo.

A busca pela pergunta primordial continua, vemos os personagens indo ao restaurante no fim do universo, buscando a mente por trás de toda a governança do universo e a origem da raça humana, o que aconteceu de verdade, pelo menos para Adams.

Divertido, crítico e reflexivo, uma ótima continuação para O Guia do Mochileiro das Galáxias. Falando no Guia, será que ele continuará sendo útil? O importante é ter uma toalha sempre ao alcance."

Em “A Vida, o Universo e Tudo Mais”, a história foca em Arthur Dent e Ford Prefect, embora, neste seja bem claro que o terráqueo é o foco central da narrativa.

É apresentada uma aventura completamente diferente do que foi visto até então, com mais viagens no tempo-espaço, mostrando os heróis menos heróicos da literatura, afinal, eles não se importam o suficiente.

Achei que neste livro a narrativa vai ficando um pouco mais arrastada e em alguns momentos os detalhes ficaram meio confusos, muito embora, seja um bom livro e uma história instigante, com diversas referências a cultura pop e ficção científica.

O que mais me marcou foi uma música criada pelo Marvin, que falava sobre sonhos e cordeiros elétricos (Androides sonham com ovelhas elétricas?- parece que sim), além das diversas piadas com as cidades que o Paul Mcartney poderia comprar com as canções de Krikkit.

Esse livro tem uma alegoria relacionada a guerra e questões de conflitos, nos quais muitos não entendem o motivo e mesmo assim, continuam acontecendo. Deve ser porque a razão é muito bem argumentada, embora uma bomba pequenina, capaz de destruir todo o universo, estar perdida por aí é uma questão tão importante quanto a resposta, que pode ser 42.

"Até mais, e obrigado pelos peixes" é o meu livro favorito da trilogia de cinco do Adams. Achei magnífica essa leitura. Nesse livro, a narrativa é focada em Arthur Dent e o seu retorno a Terra, que não estava destruída como achávamos nós outros livros.

Neste novo capítulo da história definitiva há loucura, romance, questionamentos sobre como vivemos e a importância da vida, o universo e tudo mais. A grande revelação de Deus para o universo também é encontrada.

Sabendo da predileção de muitos, incluso a mim, o autor sinaliza sobre qual capítulo vamos encontrar Marvin e isso foi tudo para mim. Os golfinhos já não vivem entre nós, mas a sua gentileza permanece. Então, até mais, e obrigada pelos peixes!

Por fim, temos “Praticamente Inofensiva”, que aparenta não ser uma continuação, mas se torna no decorrer da narrativa. Tenho que ter muito cuidado com qualquer informação, porque acredito que spoilers possam estragar a experiência.

Vamos nos encontrar com os personagens de toda trilogia, mas a aventura, por mais que tenha a mão inteira de Ford Prefect por trás, acontece por conta de Random, uma garota aparentemente inofensiva, mas com um poder inigualável para o caos.

Discussões sobre a instituição familiar, sobre pertencimento e lar, achei o livro mais sóbrio, com a ironia comum do Douglas Adams presente, mas com muitas verdades importantes jogadas na cara do leitor sem dó, nem piedade.

Adorei a experiência de ler a obra completa, acho a contribuição do autor muito crucial para o mundo, por trazer muitas reflexões sobre o que realmente importa, de uma maneira muito peculiar. Entretanto, quem quiser ler o primeiro livro, que intitula toda trilogia, também consegue compreender a essência do que Adams queria passar.

E sobre os humanos, Ford Prefect pensa: "Se eles não ficarem constantemente exercitando seus lábios - pensou ele-, seus cérebros começam a funcionar." Talvez ele não estivesse tão errado assim.
Ruizuh 21/01/2023minha estante
Sempre carregue vossa toalha.

Merci0 20/01/2023

Nerd em um nível hardcore
Não sou muito fã de ficção científica alienígena, mas meu namorado comprou o livro e eu como leitora tive que ler, li os dois primeiros livros tranquilo, o terceiro me enjoou e eu abandonei, cerca de dois anos depois retornei do terceiro em diante e terminei.

Muitas das piadas e referências ao mundo geek eu não entendi, o autor usa muito de termos inventados o que na minha cabeça não fazia muito sentido, do que adianta uma frase cheia de palavras sem sentidos que não existem?

Mas não dá pra negar que a série e uma obra da ficção científica, é cômica e extraordinária, fez eu me sentir meio burra mas até que gostei

M0N1_STARLIGHT 19/01/2023

Genial.
Embora seja um livro realmente grande, temos que levar em consideração que são cinco em um. Bom, a história realmente me surpreendeu, ela é simplesmente incrível, tem um humor único! Os personagens conquistam vc muito fácil, os momentos com o Marvin são muito engraçados. Super recomendo.

Alex 17/01/2023

Divertido e obrigatório para os nerds
Não busque sentido nessa obra, os próprios protagonistas sabem tanto o que está acontecendo quanto você rsrsrs.

Temos aqui uma leitura leve e divertida do irreverente Douglas Adams. Não se deixe enganar, por mais boba que as histórias possam parecer, trazem consigo questões relevantes e que podem levar a papos interessantes.

Em alguns momentos, o nível do "No sense" pode fazer com que a leitura seja até enfadonha. Mesmo assim, vale muito a leitura.

vicnako 13/01/2023

Mais um pra minha lista de favoritos
Eu comecei esperando que fosse ser um livro sério, parecido com algum filme de ficção científica moderno, mas fico feliz de ter errado.

O livro é extremamente engraçado, me fez rir em voz alta várias e várias vezes, coisa que nenhuma leitura fez antes. A história é engraçada, os personagens são memoráveis e cheios de personalidade (o andróide paranoide, Marvin, é o meu favorito), e os conceitos de ficção científica são incrivelmente interessantes e inteligentes.

Todo o plot é entrelaçado e nada fica solto ou obsoleto na história, é extremamente satisfatório chegar em um capítulo e perceber como ele se liga com eventos anteriores do livro. Foi o primeiro livro que li do Douglas Adams e já considero ele genial.

Todos que se interessam por ficção científica e coisas engraçadas deveriam ler esse livro, com certeza foi uma das minhas leituras mais prazerosas, me entreteve e me prendeu do início ao final.

Francisco.Santos 13/01/2023

Um Guia Praticamente Inofensivo
Praticamente Inofensivo é um jeito bem falso e modesto de descrever essa série de livros; eles são sim muito ofensivos. Comicamente ofensivos. Uma voadora no peito. São livros que me afetaram profundamente, fazendo rir, pensar, rir mais um pouco, me preocupar, não entender nada, supor que entendi tudo, rir de mim mesmo pela última suposição...tudo isso em um loop temporal infinito.

A história é bem maluca, os personagens são extremamente cativantes e a sequência de acontecimentos simplesmente parece não fazer sentido algum, mas faz. Talvez não pra alguém que esteja na Terra, mas ainda assim, faz.

Chegando agora ao final do último volume, acho que finalmente compreendi de verdade o aviso "Não entre em pânico". Como assim? Acabou? Como é que segue minha vida a partir de agora? Até mais, Douglas Addams, e obrigado pelos peixes.

Claudio.Mussa 04/01/2023

arthur homem macaco
O guia do mochileiro das galáxias é uma série de livros incrível escrita de forma única e genial com personagens icônicos. Se for pra colocar em ordem de melhor ao pior volume seria 1-2-5-3-4.

Volume 1: Um clássico, extremamente viajado na maionese e divertido com muitas situações inimagináveis. Sem dúvidas meu favorito da série. Fiz outra resenha sobre o volume 1 (edição com algumas ilustrações) no skoob.

Volume 2: O mais engraçado, disputa diretamente com o volume 1 pelo primeiro lugar. O Restaurante no Fim do Universo é o auge das situações absurdas da série, muito engraçado e divertido de se ler.

Volume 3: Começa bem, depois se arrasta. Possui momentos engraçados e marcantes como de costume. O livro é muito bom, mas não se compara com os anteriores.

Volume 4: Bem arrastado, muitas vezes chato e foge da linha da série. Tem seus momentos engraçados mas não é grande coisa.

Volume 5: O último volume é de ótima qualidade, não se arrasta igual os volumes 3 e 4. É como se no último livro da série a gente vesse o mesmo Douglas Adams que escreveu os livros 1 e 2. Com bastantes absurdos e o senso de humor marcante do autor, Praticamente Inofensiva fecha a série com estilo.

Izabelvidal 31/12/2022

Justificando a nota, eu não entendi muito bem o final mas no geral o livro é muito bem e consegue prender o leitor do começo ao fim

Zé Lucas 28/12/2022

Superestimado
Há muito tempo tive vontade de lê-lo pois me recomendaram muito e diziam que era o melhor livro Nerd do mundo, tanto que ele é referenciado em quase todo o universo nerd/geek. Mas, porém, contudo, todavia e entretanto, os 2 primeiros livros, dos 5 que contemplam a coleção, foram os que mais gostei, possuem uma boa dinâmica, personagens carismáticos e aventuras incríveis, era uma gargalhada para cada página virada.
Mas a partir do 3º livro, a história começou a ficar chata, confusa e monótona, até tentei continuar, mas não consegui. O enredo muda completamente e a história perde toda a sua dinamicidade.

.Guilherme. 24/12/2022

Clássico da Ficção.
O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias reúne os cinco números da franquia. Douglas Adams nos traz uma história incrível com aventuras espaciais cheias de humor e personagens cativantes. Com certeza todos os fãs de ficção científica deveriam ler!

Kindle Girl 22/12/2022

A resposta para a vida, o universo e tudo mais.
Que experiência incrível, eu simplesmente amei as piadas, ri em muitas partes. Agora sim entendi pq amam esses livros.

Adorei também finalmente entender as referências que sempre ouvi sobre esse livro, tipo o dia da toalha, a resposta para a vida o universo e tudo mais é 42, tchau e obrigado pelos peixes, etc

O Douglas Adams tinha um humor ácido, eu ri demais com várias partes, tipo ele dizer que o ser humano fala coisas muito óbvias tipo "hoje tá frio", ou tipo que em todos os planetas do universo há um drink que o nome parece muito com gim tônica Kkkkkkkk tipo são piadas simples, mas que arrancam muitas risadas.
Eduardo 23/12/2022minha estante
Eu sou completamente apaixonado nesse livro!!!!

Kindle Girl 23/12/2022minha estante
Eu fiquei completamente apaixonada faz uns dois dias KKKKKKKKK

lucasandrade 11/12/2022

Sensacional, mas só até o 4 livro
Sempre muito bom reler o livro, mas sempre aquela coisa de: terminei o 4o, leio o resto? Porque sempre me trás uma decepção o 5o... Enfim, a leitura vale até terminar o quarto livro.

bieussauro 06/12/2022

Leitura perfeita
Douglas Adams consegue um equilíbrio perfeito entre humor, drama e ficção nessa obra que é um clássico indiscutível da literatura mundial.