O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias

O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias Douglas Adams

Resenhas -

Andreas.Caycedo 08/03/2023

Nota 42/10
Essa trilogia de 5 é uma verdadeira montanha-russa aleatória, e quando acha que ela já mostrou todo seu potencial, ela ainda te surpreende. O melhor arco, contudo, ainda é o inicial dos dois primeiros livros, insuperável, e considero o primeiro livro um dos melhores que li na vida, se não o melhor. Do terceiro em diante já decai, mas ainda diverte bastante, e tem um final que jamais imaginaria que teria. No fim, acho que consigo conviver sem saber qual é a Pergunta referente à Resposta sobre a questão da Vida, o Universo, e Tudo Mais.

Rodrigo 05/03/2023

Trata-se de uma leitura leve e divertida. O humor do autor é sensacional. Os três primeiros livros foram fantásticos. Já os 2 últimos deixaram bastante a desejar, sendo uma leitura lenta e sem muito acontecendo.

fernandocarreiro 01/03/2023

Aquém das expectativas
Como geek esperava muito desse livro. No final dos cinco volumes encontrei uma escrita muito rasa. Eu definitivamente esperava muito mais desse livro. Claro, ainda comemorarei o Dia da Toalha e sim, o número 42 será a a solução para todos os problemas do universos.

Lucas 25/02/2023

Uma das melhores "trilogias de cinco" que já li
Os cinco livros formam uma saga de ficção se científica com humor nonsense, semelhante ao de Monty Python, fazendo com que a história seja uma verdadeira "Mistureba Generalizada de Todas as Coisas" que envolvem o gênero Sci-fi, incluindo viagens em todos os principais eixos dimensionais.
O tipo de humor específico do livro e a forma com que os personagens interagem entre si e com os mundos e as situações absurdas nas quais constantemente se encontram tornam a leitura extremamente fluída e divertida, com ocasionais passagens do próprio Guia entre os capítulos.
E, meus amigos, que final. Não sei o que esperava para o desfecho final dessa história, mas com toda certeza não era o que foi apresentado nos capítulos finais.
Enfim, achei o livro incrível e recomendo para qualquer um que sinta vontade de se perder em conceitos e cenários mirabolantes envolvendo a vida, o universo e tudo mais :)

Clodoviews 25/02/2023

TORTURANTE
Uma das piores experiências que tive em toda minha vida foi ler esse livro. Histórias contadas que não irão acrescentar em NADA na trama, exageradamente cheio de detalhes que não irão acrescentar em NADA, personagens que não acrescentam NADA. Impossível lembrar do parágrafo anterior de tão desnecessário que é. Simplesmente uma infinidade de ideias detalhadas jogas ao vento, que adivinha, não acrescenta e não faz diferença NENHUMA para historia. Simplesmente perda de tempo. NÃO recomendo a leitura.

Victoria163 17/02/2023

Criativo, único e incrivelmente chato
Cansei de mentir. A verdade é que esse livro é um saco.

"O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias" é uma obra de Douglas Adams, contando as várias aventuras de Ford Prefect e Arthur Dent pelo universo.
Sendo honesta, a premissa é ótima, mas na prática, um completo tédio. O livro contém contos extremamente intrigantes e criativos, que trazem, inclusive, uma reflexão sobre coisas que nem pensamos serem tão profundas e vice-versa. Porém, ao descrever detalhadamente cada uma delas, repetindo palavras para dar uma sensação de drama, torna a leitura completamente exaustiva.
Comecei a lê-lo ano passado e, antes de chegar na metade, desisti. Como detesto abandonar livros, resolvi dar outra chance este ano, e foi uma árdua batalha conseguir terminá-lo.
Apesar dos detalhes exacerbados do livro, algumas aventuras me entreteram e fizeram-me questionar, com um toque cômico, sobre algumas coisas relativamente simples da vida. Levarei para o resto da minha vida, por exemplo, o fato de achar um absurdo comer um animal que se ofereceu para ser comido, mas ter em meu almoço um que certamente preferia viver do que me alimentar. O maior ponto positivo de "O Guia do Mochileiro das Galáxias" é este: trazer reflexões com temas simples de forma complexa, enquanto os temas complexos trata de forma simples. É realmente uma pena que, para isso, fale tanto a ponto de enjoar.
No mais, é uma obra de ficção extremamente criativa, mas que, para apreciá-la, é preciso ter muita paciência. Definitivamente, não é um livro para ler em dois ou três dias. E, se você gosta de leituras fluidas, passe bem longe deste.
giovanna 17/02/2023minha estante
ora, ora

Matheus1063 16/07/2023minha estante
É simplesmente a pior leitura que fiz de 2022 e nunca mais irei ler . Eu me arrependo muito de ter dado ouvidos ao booktubers

Patrick.Pereira 01/02/2023

Minha primeira releitura
E queria reler alguma coisa aí escolhi um dos que mais tinha gostado que por um acaso era uma série então reli nesse volume único, meu humor mudou nesses anos todos então não achei tão engraçado quanto na época, mas foi muito bom e nostálgico revisitar esse universo.

Rafael M. 01/02/2023

Ainda bem que te conheci
Não posso nem dizer que comecei a leitura sem expectativas, porque eu já tinha como meta ler esse livro em algum momento da minha vida, tendo a certeza de que ele foi um marco na cultura geek.

Então já fui tendencioso na ideia de que iria gostar, mas eu juro, não precisa forçar, não precisa pensar que ele é bom porque fez "história", ele é bom de qualquer forma, pra quem gosta de ficção científica e comédia (mesmo não sendo um gênero que me atrai muito, a comédia, aqui ela é perfeita).

São muitas loucuras insanas. Você percebe que por traz daquilo tem uma mente extremamente criativa e isso faz com que você consiga viajar junto com o autor. Era certo que quando eu começasse a ler eu iria viajar pra outra parte da galáxia. Minha mente se deslocava junto com os personagens, eu ficava off do mundo real.

Você começa a leitura sendo o Arthur, totalmente perdido, mas acaba sendo o Zaphod, o presidente da galáxia, louco, não ligando para os filtros da sanidade. E essa leitura me arrancava risadas sinceras com muita facilidade. É muito fácil vizualizar as imagens, na sua mente, como se fosse uma série de TV, ou um filme.

Eu realmente estou muito feliz por ter tido a oportunidade de ler essa obra. Alternei com outros livros, mas esse ganhou meu coração de todas as formas.

Espero que essa resenha sirva de incentivo para que outras pessoas se interessem pelo guia.

Obs.: não se esqueçam de suas toalhas.

Moscosa 31/01/2023

Um ótimo livro de ficção!!!
Gostei muito do livro, tive bastante dificuldade pra entender boa parte das coisas do livro, devido à forma de escrita do autor, mas no fundo eu gostei. Recomendo bastante, nota 4 de 5.

Guilhermo del Toró 26/01/2023

O guia definitivo tem uma história única e interessante, possuindo um universo extenso, além de uma comédia atemporal.

de Paula 21/01/2023

NÃO ENTRE EM PÂNICO!
Dei uma oportunidade para essa obra tão aclamada no meio da ficção científica e, tenho que confessar, que tinha um certo preconceito sobre o que a narrativa poderia contar, considerando a “simplicidade” do texto. Estava completamente errada e assumo meu erro!

Que livro incrível! Bem-humorado, cheio de filosofia e ciência, misturados com sarcasmo e ironia, o pacote completo para uma boa dose de diversão. Ri em muitos momentos com os personagens caricatos e extremamente humanos, a seu modo.

“O Guia do Mochileiro das Galáxias” tem reviravoltas surpreendentes, cheias de aventura e conduzindo o ritmo de emoção do início ao fim do livro. Maravilhoso e simples, um bom modo de ser introduzido no Sci-Fi para quem tem medo das outras obras.

“O Restaurante no fim do universo” apresenta, com muito humor ácido, as crenças humanas, além das sátiras com a verdade absoluta que rege o universo.

A busca pela pergunta primordial continua, vemos os personagens indo ao restaurante no fim do universo, buscando a mente por trás de toda a governança do universo e a origem da raça humana, o que aconteceu de verdade, pelo menos para Adams.

Divertido, crítico e reflexivo, uma ótima continuação para O Guia do Mochileiro das Galáxias. Falando no Guia, será que ele continuará sendo útil? O importante é ter uma toalha sempre ao alcance."

Em “A Vida, o Universo e Tudo Mais”, a história foca em Arthur Dent e Ford Prefect, embora, neste seja bem claro que o terráqueo é o foco central da narrativa.

É apresentada uma aventura completamente diferente do que foi visto até então, com mais viagens no tempo-espaço, mostrando os heróis menos heróicos da literatura, afinal, eles não se importam o suficiente.

Achei que neste livro a narrativa vai ficando um pouco mais arrastada e em alguns momentos os detalhes ficaram meio confusos, muito embora, seja um bom livro e uma história instigante, com diversas referências a cultura pop e ficção científica.

O que mais me marcou foi uma música criada pelo Marvin, que falava sobre sonhos e cordeiros elétricos (Androides sonham com ovelhas elétricas?- parece que sim), além das diversas piadas com as cidades que o Paul Mcartney poderia comprar com as canções de Krikkit.

Esse livro tem uma alegoria relacionada a guerra e questões de conflitos, nos quais muitos não entendem o motivo e mesmo assim, continuam acontecendo. Deve ser porque a razão é muito bem argumentada, embora uma bomba pequenina, capaz de destruir todo o universo, estar perdida por aí é uma questão tão importante quanto a resposta, que pode ser 42.

"Até mais, e obrigado pelos peixes" é o meu livro favorito da trilogia de cinco do Adams. Achei magnífica essa leitura. Nesse livro, a narrativa é focada em Arthur Dent e o seu retorno a Terra, que não estava destruída como achávamos nós outros livros.

Neste novo capítulo da história definitiva há loucura, romance, questionamentos sobre como vivemos e a importância da vida, o universo e tudo mais. A grande revelação de Deus para o universo também é encontrada.

Sabendo da predileção de muitos, incluso a mim, o autor sinaliza sobre qual capítulo vamos encontrar Marvin e isso foi tudo para mim. Os golfinhos já não vivem entre nós, mas a sua gentileza permanece. Então, até mais, e obrigada pelos peixes!

Por fim, temos “Praticamente Inofensiva”, que aparenta não ser uma continuação, mas se torna no decorrer da narrativa. Tenho que ter muito cuidado com qualquer informação, porque acredito que spoilers possam estragar a experiência.

Vamos nos encontrar com os personagens de toda trilogia, mas a aventura, por mais que tenha a mão inteira de Ford Prefect por trás, acontece por conta de Random, uma garota aparentemente inofensiva, mas com um poder inigualável para o caos.

Discussões sobre a instituição familiar, sobre pertencimento e lar, achei o livro mais sóbrio, com a ironia comum do Douglas Adams presente, mas com muitas verdades importantes jogadas na cara do leitor sem dó, nem piedade.

Adorei a experiência de ler a obra completa, acho a contribuição do autor muito crucial para o mundo, por trazer muitas reflexões sobre o que realmente importa, de uma maneira muito peculiar. Entretanto, quem quiser ler o primeiro livro, que intitula toda trilogia, também consegue compreender a essência do que Adams queria passar.

E sobre os humanos, Ford Prefect pensa: "Se eles não ficarem constantemente exercitando seus lábios - pensou ele-, seus cérebros começam a funcionar." Talvez ele não estivesse tão errado assim.
Ruizuh 21/01/2023minha estante
Sempre carregue vossa toalha.

Merci0 20/01/2023

Nerd em um nível hardcore
Não sou muito fã de ficção científica alienígena, mas meu namorado comprou o livro e eu como leitora tive que ler, li os dois primeiros livros tranquilo, o terceiro me enjoou e eu abandonei, cerca de dois anos depois retornei do terceiro em diante e terminei.

Muitas das piadas e referências ao mundo geek eu não entendi, o autor usa muito de termos inventados o que na minha cabeça não fazia muito sentido, do que adianta uma frase cheia de palavras sem sentidos que não existem?

Mas não dá pra negar que a série e uma obra da ficção científica, é cômica e extraordinária, fez eu me sentir meio burra mas até que gostei

M0N1_STARLIGHT 19/01/2023

Genial.
Embora seja um livro realmente grande, temos que levar em consideração que são cinco em um. Bom, a história realmente me surpreendeu, ela é simplesmente incrível, tem um humor único! Os personagens conquistam vc muito fácil, os momentos com o Marvin são muito engraçados. Super recomendo.

Alex 17/01/2023

Divertido e obrigatório para os nerds
Não busque sentido nessa obra, os próprios protagonistas sabem tanto o que está acontecendo quanto você rsrsrs.

Temos aqui uma leitura leve e divertida do irreverente Douglas Adams. Não se deixe enganar, por mais boba que as histórias possam parecer, trazem consigo questões relevantes e que podem levar a papos interessantes.

Em alguns momentos, o nível do "No sense" pode fazer com que a leitura seja até enfadonha. Mesmo assim, vale muito a leitura.