A vida invisível de Eurídice Gusmão

A vida invisível de Eurídice Gusmão Martha Batalha

Resenhas - A Vida Invisível De Eurídice Gusmão

Dani.Odete 23/10/2023

Uma mulher extraordináriamente comum!
Quantas Euridices já existiram e ainda existem? Quantas mulheres com fome de viver e aprender já viveram nas sombras de seus maridos ou filhos por julgamento da sociedade? Quantas mulheres extraordinárias e inteligentes o mundo perdeu pelo simples fato de não serem consideradas dignas de opinião? Quantas?

Beeathriz 17/10/2023

Releitura boa
Eu li esse a primeira vez em 2019 e lembro do quanto me surpreendeu. Relendo agora em 2023 fiquei com o mesmo sentimento. Parecia que eu estava ouvindo a história da minha bisavó. Bizarro como muitas mulheres foram invisíveis em sua vida e morreram sem serem vistas. Faz com que eu tente mostrar o meu valor e defender com garra os meus direitos como mulher. Com certeza é um livro que vou sempre reler!

Ana Munhoz 17/10/2023

Livro curtinho mas com uma mensagem poderosa!
Simplesmente amei o enredo desse livro porque me fez pensar nas mulheres da minha família e o que cada uma passou (e continua passando), pois é fácil se identificar com a história.

Dourado 05/10/2023

Um livro de personagens
Uma leitura leve, cotidiana e com personagens descritas quase como em um teatro onde podemos ver e sentir a história de cada um... recortes de vidas de uma época moralmente nebulosa, valores do avesso e obrigações descabidas...as batalhas de mulheres reais, com histórias reais e, como apresenta a autora: "...baseada na vida das minhas , e das suas avós."

amandapteix 01/10/2023

Acho que agora tenho um livro favorito
Que narrativa incrível, a forma que a autora escreve é muito gostosa de ler, a proposta do livro é maravilhosa
Me senti lendo uma novela da globo, se isso fizer sentido

Carla.Vasconcelos 27/09/2023

Não deixemos que a nossa "Parte de Eurídice que não queria que Eurídice fosse Eurídice" vença nenhuma de nossas batalhas... Excelente leitura!!!

Biblioteca Álvaro Guerra 22/09/2023

Guida Gusmão desaparece da casa dos pais sem deixar notícias, enquanto sua irmã Eurídice se torna uma dona de casa exemplar. Mas nenhuma das duas parece muito feliz nas suas escolhas.
A realidade das Gusmão é parecida com a de inúmeras mulheres nascidas no Rio de Janeiro nos anos 1920 e criadas para serem boas esposas. São as nossas mães, avós, bisavós; invisíveis em maior ou menor grau, que não puderam protagonizar as próprias vidas, mas que agora são as personagens principais do primeiro romance de Martha Batalha. Uma promessa da ficção brasileira que chega afiadíssima para contar uma infinidade de histórias bem costuradas e impossíveis de largar.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535927061

Xuneor 13/09/2023

A mulher que poderia ter sido
Livro muito gostoso, fluido. Mais um dos grandes expoentes da literatura nacional contemporânea.

Acompanhamos a história de Eurídice Gusmão, uma mulher incrível, cheia de talentos, habilidades e incontestavelmente inteligente, mas ela é podada pela sociedade o tempo todo: pelos pais, pela irmã (por um breve momento), pelo marido, filhos, vizinhos; enfim, a história das nossas mães, avós, bisavós, e por aí vai.

Uma história gostosa, acabei o livro torcendo pra que Eurídice se libertasse das amarras e pudesse viver toda sua potencialidade.

Escrita da autora fluida, bonita, gostosa. Quero ler "Chuva de Papel" assim que possível.

Maria 12/09/2023

Um livro triste e delicado sobre uma das muitas histórias esquecidas e apagadas de donas de casa ao redor do Brasil. a autora tece as tramas dos mais diversos personagens com maestria, apresentando seus problemas e características de maneira muito realista, mas sem perder o senso de humor!
um livrinho curto mas muito interessante, recomendo ler comendo bolo de fubá!

Bel 25/08/2023

Leitura leve e muito fluida. Personagens extremamente bem construídos. Em Eurídice realmente conseguimos enxergar diversas mulheres da família que nunca tiveram possibilidade de explorar todo o seu potencial. Que delícia de livro.

JAQUELINE.ARGOLO 20/08/2023

Uma história sobre a invisibilidade
"Esta é a história de Eurídice Gusmão, a mulher que poderia ter sido." E foi! Melhor definição que essa, não poderia existir. Recomendo!.

Kaire 14/08/2023

Esse livro é perfeito em mostrar a beleza das imperfeições que carregamos na vida.

Mesmo com tantos caminhos à vista, ainda falta jeito de entrar e permanecer em algum; e a jornada, mesmo que iniciada individualmente, nunca será totalmente só.

Era a leitura que eu precisava no momento e agora vou passar um bom tempo refletindo sobre os "quero x não quero" e os "vou x não vou" da vida, valorizando cada escolha feita, principalmente quando parece não haver nenhuma.