A vida invisível de Eurídice Gusmão

A vida invisível de Eurídice Gusmão Martha Batalha

Resenhas - A Vida Invisível De Eurídice Gusmão

jairu 22/06/2023

Página 165
"Havia a convicção de que Eurídice só podia ser levada a sério quando dizia que o jantar estava na mesa, ou que era hora de acordar para a escola. Seus projetos estavam confinados ai universo daquela casa [...] Eurídice não ligou."

Mariana 19/06/2023

Para as mulheres de todos os tempos
O livro tem uma narrativa envolvente e
a autora tem uma escrita fluida. É uma crítica social aos costumes da saciedade carioca do século passado. Embora seja um recorte, mulheres de todos os tempos e lugares se reconhecem nos personagens , que são tão bem construídos , que chegam
a ser familiares. Não é à toa que o livro virou filme e foi traduzido para vários idiomas. Adorei a leitura!

Denise 15/06/2023

Primeiramente gostaria de mencionar que a escrita da autora é bastante divertida.
Para quem gosta de críticas sociais, este livro é um prato cheio! Fala das vidas das mulheres de antigamente, criadas para serem boas esposas, mães e donas de casa, sem poder expressar opiniões ou exercer atividades que as tornassem mais importantes para si. Sendo assim, eram invisíveis perante à sociedade e talvez, até dentro de seus próprios lares.

Del 15/06/2023

A narrativa é fluida e cativante. Quando você se dá conta lá se foram 20 páginas, e depois mais 20 e mais 20.
Quantas de nossas mães, tias e avós se sentiriam retaratadas nessas 192 páginas? Quantas Eurídices, Guidas, Zélias, Marias não tiveram que se submeter a vidas invisíveis?

Patricia 10/06/2023

Que livro excelente. Tudo nele é ótimo, tanto a história como a narrativa. Primeiro livro que leio da autora, nem sei se ela tem mais livros, mas fui completamente cativada pela sua escrita, pela sua forma de contar a história de tantos personagens diferentes, alguns apenas brevemente, que permitiram enxergar suas vidas de forma concreta. Sem dúvidas irei ler mais livros da autora.

Ellen Rayane 07/06/2023

Um viés diferente e interessante sobre a vida cotidiana... Tantas histórias que a gnt conhece a nossa volta que poderia estar em algumas páginas desse livro... Amei essa perspectiva sobre a vida comum de tantas donas de casa... Recomendo a leitura

Juliane.Teixeixa 06/06/2023

Que tapa na cara! Estou lendo esse livro por indicação da minha pós e acabei me apagando a história.

É nítida a melancolia da protagonista e como os costumes da época intensificaram os seus altos e baixos. Gostei de ver a evolui dos personagens, de ter o ponto de vista de todos os importantes e de mostrar que nem tudo que parece, realmente é.

Vou assistir ao filme agora para fazer a comparação.

Luiza Carvalho 01/06/2023

Chef kiss pra esse livro???
esse livro é simplesmente LINDO, a autora consegue passar uma sensibilidade incrível ao falar da vida de tantas mulheres dos anos 40
apesar de serem temas que já vimos filmes e outros livros sobre, a Martha Batalha consegue fazer o leitor sentir tudo aquilo que tá acontecendo, juro, q mulher incrível
uma leitura que eu recomendo demais
só esperando pelos próximos livros da autora

Anna 28/05/2023

Extasiada
Completamente extasiada.
a história de Eurídice nos é mais presente do que imaginamos.
vi as mulheres da minha família, seus sonhos e o que fizeram deles.
leitura arrebatadora e envolvente, cozinhada com abandono, maternidade e emaranhados sociais.
Leitura que flui facilmente. me apeguei a Eurídice como quem se apega a uma criança abandonada.

Bruno 28/05/2023

Linda Homenagem a Nossas Avós
Um livro inesquecível, feito em homenagem a nossas mães, avós e bisavós. De uma época em que a mulher era (ainda mais) invisível.

Histórias narradas com leveza pela autora, que tem a genialidade de falar de sentimentos profundos sem precisar recorrer a exageros literários.

De escrita fluida e inspirada, a obra de Martha Batalha merece ser degustada palavra por palavra, página por página.

De um tempo que não volta mais, sobre mulheres que estiveram por aqui, mulheres que são parte da nossa história, mas que sempre foram e sempre serão invisíveis aos olhos.

bovinoreads 24/05/2023

Lindo
Pensamentos!! Melhor que o filme, definitivamente, amando a escrita de Martha Batalha, estou com preguiça de escrever resenha!!!

Valdir 23/05/2023

Segundo livro da Martha que leio e já consigo assegurar que ela é uma das minhas escritoras favoritas.
Em tempos de emancipação feminina, A Vida Invisível de Eurídice Gusmão nos convida a refletir sobre o papel de invisibilidade ao qual as mulheres eram designadas a ocupar e as diferentes formas que duas irmãs e mulheres ao seu entorno reagem a essa imposição.
A escrita é crua, objetiva e cortante. Martha não faz rodeios e nem floreia os entrechos da história. Quando precisa dizer o óbvio, assim o faz. Não deixa espaço para duplas interpretações, sequer deixa de dar aos ?is? os pingos que lhe cabem.
Aqueles leitores acostumados com narrativas mais fortes vão estranhar. Isso porque a literatura de Martha Batalha é mais sobre seus personagens do que sobre a história a ser contada. Isso, aliás, se há alguma história a ser contada que não seja o passar da vida de seus personagens em meio a fatos históricos do Rio de Janeiro.

Nathaliacostad 19/05/2023

A vida invisível de Eurídice Gusmão
A vida invisível de Eurídice Gusmão é um livro emocionante e sensível. Ao longo da leitura conhecemos Eurídice a fundo e se torna impossível não se apaixonar pela protagonista.

Além dela, a autora também conta sobre a vida de todos os personagens que de alguma forma são importantes para o desenvolvimento da história.

O livro é bem reflexivo e em sua maior parte pesado e repleto de infortúnios, é difícil acompanhar a trajetória de uma personagem tão cativante mas que não recebe a atenção de ninguém em seu entorno.