A vida invisível de Eurídice Gusmão

A vida invisível de Eurídice Gusmão Martha Batalha

Resenhas - A Vida Invisível De Eurídice Gusmão

Kevin 06/01/2024

Invisível sim, mas está por toda parte
Quantas Euridices estão por aí até hoje, né!? Quantas mulheres são só sacrifício e dedicação, e nada para si próprias?
É a história mais comum da humanidade.

maymay° 05/01/2024

Favorito!!
Eu gostei muitíssimo desse livro!! Na verdade eu tenho uma queda muito grande por livros de vida de gente que é sempre carregado de muita normalidade, às vezes muito sofrido, às vezes com algumas felicidades, mostrando as violências e os afagos que estamos submetidos. Esse em especial me toca em algumas partes pelas violências que as mulheres sempre enfrentam, pela linda retratação de todo o Rio de Janeiro e também pela caracterização fiel de todos os fofoqueiros amargurados que a gente encontra por aí.
Também chegou um tempo que fui como eurídice, querendo tudo e limitada a nada, querendo que uma parte de mim que não gostava que eu fosse eu morresse mas também ficasse viva?.sempre entre a cruz e a espada. Esse livro é muito bom!! É leve e tem uma história ótima, amei a leitura ?

Patricia.Cerutti 03/01/2024

Por que será que duas irmãs criadas da Mesma maneira, em um Rio de Janeiro dos anos 1920, são tão diferentes?
Enquanto uma toma o rumo da vida, a outra fica em casa cuidando de tudo e de todos, menos dela mesma.
E como será que apresentam as mesmas semelhanças em duas vidas tão diferentes?
Assim é Guida e Euridice, tão diferentes, mas tão iguais.

Nota: 8/10

moisa.a 01/01/2024

Dos que viram favoritos.
Da série: livros que tocam na alma. virou um dos favoritos. histórias reais, de mulheres reais, contadas de um jeito super fluido e sensível.

Fernanda 31/12/2023

Não é meu tipo de leitura preferido..
É um livro que não me tocou muito, como imaginei que seria pelos relatos de quem já o leu. Gratidão por não ter sido criada por uma Eurídice e saber bem o que quero e aceito em minha vida. Vale a reflexão da leitura.

buttercup 28/12/2023

A história da invisibilidade
Muito bom e ao mesmo tempo muito revoltante ver alguém querer ser tantas coisas e sempre ser limitado, foi bonito ver os sentimentos e frustrações de uma vida como a de euridice.

Amália 27/12/2023

Simples, mas gera reflexão
Uma leitura rápida e simples, sem tantas reviravoltas. Mas depois de terminado nos faz refletir sobre muitas questões q nós mulheres nos submetemos por vezes

Bru 25/12/2023

"Esta é a história de Eurídice Gusmão, a mulher que poderia ter sido".
Esse livro merecia ser muito mais reconhecido, falado, elogiado, amado, recomendado, enfim. É uma obra prima do começo ao fim, extremamente envolvente e cativante, com personagens muito bem construídos, uma escrita leve mesmo ao abordar temas pesados, tramas que se conectam sem deixar nada a desejar. Juro, fiquei apaixonada! Agora quero ir atrás dos outros livros da autora. Recomendo demais.

Eurídice Gusmão é minha nova heroína literária.

Gaby 02/12/2023

A vida invisível de Eurídice Gusmão
Romance maravilhoso de estreia da autora. Muito já escutei falar da autora, mas nunca tinha sequer lindo nenhuma sinopse dos livros dela, e foi assim que comecei a ler a história de Eurídice Gusmão, sem saber do que se tratava. Livro envolvente da primeira página até a última, que deixa com gosto de quero mais. A sensação é de estar assistindo uma novela das 19:00, escrita gostosa e envolvente que nos faz ler como bebemos um copo de água ( se é que me entende). A invisibilidade da mulher na jornada de trabalho doméstica é assunto que deve ser discutido na boca de todos os brasileiro, e vou mais além quando digo que a mulher é invisível até no mercado de trabalho, onde seu trabalho é totalmente ignorado.
[?Ninguém vale muito quando diz ao moço do censo que no campo profissão ele deve escrever as palavras ?Do lar?.?].

athosprado 01/12/2023

Uma bela e importante história sobre a invisibilidade de tantas mulheres no passado que reflete nos dias atuais.

anatakuwa 28/11/2023

Em 192 páginas, o livro A vida invisível de Eurídice Gusmão, escrito por Martha Batalha, critica o ideal do papel feminino na sociedade do século XX, embora tenha sido publicado em 2016, pela editora Companhia das Letras.

Trata-se de personagens femininas, com ênfase na história de Eurídice Gusmão, uma mulher carioca de classe média, dona de casa e submissa ao seu marido, o exemplo de matriarca e esposa. Todavia, ela não se conforma com essa realidade.

A falsa felicidade que carregava dentro de si, junto com a rotina exaustante de lavar e passar roupa, ora cuidar dos filhos, ora cozinhando para servir seu marido? Tudo isso calou os sonhos que levava consigo. Extremamente inteligente e capaz para trabalhos intelectuais, mas para quase todas as mulheres, expectativas de trabalhar além de casa não só foram silenciadas, mas também interrompidas.

A obra retrata outras figuras, como Guida Gusmão, a irmã desaparecida de Eurídice. Zélia, a vizinha fofoqueira que Martha busca humanizar e a entender. Das Dores, a pobre doméstica negra da matriarca exemplar.

Obra espetacular, levando aspectos poucos considerados em nossa sociedade. Martha Batalha foi sensacional, trouxe a angústia ao leitor, causando reflexão de diversos temas. No meio da leitura é perceptível que possamos fazer relação com a história de nossos antepassados.

Por conseguinte, é um livro perfeito para quem busca compreender o silenciamento da história feminina ou ler somente por deleite. Altamente recomendável!

Amaranta1 14/11/2023

Leitura gostosa que a gente acaba rapidinho!!! Nesse livro Martha conta a história de uma mulher que abandona seus sonhos para ser uma filha dentro das expectativas de seus pais e uma esposa dentro do padrão da sociedade! E sempre que encontra meios de sair do tédio cotidiano do trabalho do lar é podada pelo marido!

Ary 09/11/2023

Meu novo livro nacional favorito
Acabo de ler e estou com vontade de chorar, mas não posso, estou no ônibus. Martha Batalha é genial! Como pode escrever tão inteligentemente e tão bonito? E com a simplicidade de quem sabe que os excessos não são necessários quando se sabe contar uma história. Espero que vocês possam ler e descobrirem por si mesmos o que estou contando agora.

Brena 01/11/2023

Amei!!
Não estava esperando pelo final, não porque houve uma grande reviravolta, mas simplesmente não esperava que acabasse de forma tão abrupta. Queria passar mais um tempo com as personagens que me cativaram tanto. Acredito que seja daqueles livros que ficam em nossos pensamentos por muito tempo.

Cintia.Peruci 26/10/2023

Sobre invisibilidade
Que livro bom! Um drama brasileiro, famílias brasileiras, a sociedade brasileira antiga super bem representados nessa história. A forma como a autora escreve te leva a viver a vida de Eurídice, sempre desejando mais, buscando mais, um sentido pra vida, se questionar o que seria se você tivesse feito outra coisa... e que a vida é isso, um punhado de "e se...?" e a conformidade com a realidade dura. Gostei muito da leitura, me lembrou bastante A Casa dos Espíritos e o livro de contos Brás, Bexiga e Barra Funda. Muito bom me conectar com a literatura brasileira, um livro rápido e tocante, indico pra qualquer pessoa!