A vida invisível de Eurídice Gusmão

A vida invisível de Eurídice Gusmão Martha Batalha

Resenhas - A Vida Invisível De Eurídice Gusmão

Alice.Alves 06/08/2023

Parece novela
Livro muito bom! Gostei dele logo de cara, a escrita da autora é muito fluída, muito gostosa de ler.
A vida de Euridíce parece ser muito real a de uma mulher que viveu nos anos 60. Eu gostei muito e já quero ler o outro da autora!

lucasgsan 05/08/2023

Sensível e necessário
Fiquei muito hipnotizado e apaixonado pela escrita da Martha Batalha desde o primeiro momento. A narrativa foi conduzida com uma sensibilidade enorme.

Aqui, a autora traz como tema central a invisibilidade da mulher no início do século XX e, a partir da história de Eurídice e Guida, duas irmãs que seguem vidas difíceis e que de alguma forma são impedidas de realizar seus sonhos, a autora faz críticas importantes, mostrando que muitas mulheres tiveram seus talentos e objetivos deixados de lado frente a uma cruel sociedade patriarcal.

Os rumos das duas irmãs, apesar de diferentes, ilustram as dificuldades de ser mulher naquela época. As personagens são muito bem construídas e ambas as histórias são muito interessantes. Ao passo que o livro toca em temas sociais importantes, ele também te tira boas risadas.

O livro faz um retrato bastante sensível de inúmeras mulheres que vivenciaram tal época e que hoje em dia podem ser nossas vós e bisavós, por exemplo.

Gostei da forma que os personagens foram sendo introduzidos, sempre com uma descrição a respeito de sua vida. Fato que ilustra bastante a narrativa - ela é cotidiana, mostra uma vida real, muitas vezes desinteresse e monótona.

Outro fato bacana do livro é a descrição do Rio de Janeiro. Eu como bom carioca pude perceber referências a ruas e bairros, como a Tijuca, Estácio, Vila Isabel, Santa Teresa, Botafogo e Ipanema.

Recomendo demais a leitura e já quero ler outros livros da autora!!!

Caroline 29/07/2023

Uma ótima história sobre histórias!
Eu li algumas resenhas aqui antes de escrever a minha, e confesso que também me identifiquei com a impressão de que este livro daria uma ótima novela das 6! (e não há nenhum demérito a esta comparação). Personagens com suas histórias irreverentemente reais... conseguimos reconhecer a vida de muitos avós, tios, primos e etc em uma escrita divertida, em que autora traz pitadas irônicas e críticas relevantes de um cotidiano entre os anos 20 a 60 - críticas essas que continuam tão relevantes nos dias de hoje.
Essa leitura foi me ganhando de maneira progressiva. À medida que vamos conhecendo a multitalentosa Eurídice, nos envolvemos e nos revoltamos com o tolhimento em que a personagem é colocada. Impossivel não lembrar tanta tias, avós, vizinhas, mães e conhecidas. Sabe aquela frase batida de "eu era uma exímia cantora/poeta/dançarina/vendedora, mas meu marido/pai/irmão me proibiu" que todos nós já ouvimos alguém contar? É essa revolta que ferve ao longo da jornada de Eurídice.
Mas se a história da protagonista me conquistou aos poucos, a de de Guida fiquei imediatamente interessada! Por ironia do destino (ou não!) na minha experiência da leitura, Guida tomou o protagonismo e Eurídice ficou mais "invisível" também aos meus olhos. Mas longe de invalidar qualquer uma das experiências aqui. A leitura é ótima.

Recomendo como para quem gosta de uma boa história sobre pessoas, com seus cotidianos (monótonos ou não), mas que sempre nos fazem pensar e sentir tantas e tantas coisas sobre a nossa própria vida.
Ave Fantasma 29/07/2023minha estante
Tenho vontade de ler, sou apaixonada pelo filme!

Caroline 01/08/2023minha estante
Comprei o e-book, se quiser, posso de emprestar, Bruna

Ave Fantasma 08/08/2023minha estante
Obrigada, Carol!!

Cley 20/07/2023

Nesta obra nacional de estreia da Martha Batalha, temos duas irmãs: Guida e Eurídice Gusmão. Guida abandona sua família, enquanto Eurídice permanece em casa. Se casa e leva uma vida rotineira.
Essa rotina de dona do lar traz em Eurídice frustrações que são sentidas através da prosa da autora.
A obra é um reflexo de várias Guidas e várias Eurídices que exitem pelo Brasil afora.
No decorrer de pouco menos de duzentas páginas, somos transportados para o Rio de décadas atrás e conhecemos personagens pitorescos, ora bem construídos, ora servindo apenas como figurantes. Conhecemos seus anseios e perspectivas de vida conforme o que viveram.
Uma leitura sensível.

Ana 19/07/2023

Necessário. É a palavra que define esse livro.
A vida invisível de Euridice conta a história ficcional de Eurídice, uma mulher cheia de talentos, mas privada de todas as suas habilidades perante a sociedade da época.
A moça casou-se muito cedo e logo percebeu que a vida de casada, dona de casa exemplar, que dedica todo o seu tempo aos filhos e ao marido, não seria o suficiente para completar a sua felicidade.
Nesses momentos em que ela refletia sobre suas escolhas, aprendeu a aprimorar seus dotes culinários, suas habilidades de costura e também se dedicou a livros de autores diversos, grandes nomes da literatura, esse ultimo o que fez ela se encantar pela escrita e ter vontade de publicar um livro. Mas a cada novo passo que Eurídice decidia dar, o marido e os filhos e principalmente as vizinhas mexeriqueiras tinham sempre algo a criticar ou simplesmente não davam atenção ao que ela fazia.
Apesar de tudo, Euridice manteve a família unida e depois de muitos anos conseguiu uma graduação em história e também saiu do lugar de onde vivia, onde suas atitudes sempre eram má vistas pela vizinhança, apenas por ela não querer se encaixar em uma sociedade em que as mulheres não têm direitos básicos.

Gabriela Motta 17/07/2023

História que se passa aqui no Rio de Janeiro, mas nas décadas de 40/60.

Quantas Eurídices existiram e existirão? Deixando de viver seus sonhos para agradar os pais e depois o marido?.

Eurídice, Guida e Filomena me encantaram, mulheres fortes e interessantes de se conhecer.

Essa autora conseguiu explicar muito bem a situação das mulheres e seus maridos nessa época e só me fez pensar que várias Eurídices estão por aí escondidas ao redor do mundo, pensando sempre em alguém antes mesmo de si mesma e espero de coração que essas Eurídices sigam seus sonhos!

Marcus 09/07/2023

Novela da vida real
Uma novela que se passa entre as décadas de 40 e 60, no Rio de Janeiro. Recheada de personagens interessantes e muito bem construídos, a autora nos prende a atenção desde o primeiro minuto de leitura. O desenrolar da história é como a vida de todos nós. Toma rumos, sem grandes plot twists, porque a vida não é uma série!

Hamilton* 08/07/2023

Martha Batalha e Eurídice Gusmão
É daquele tipo de livro que meio sem querer vou pegar na estante e folhear, para relembrar uma ou outra frase e aquelas pessoas do Rio passado.
Martha Batalha mostra Eurídice Gusmão de uma maneira palpável e transparente, não há uma veia que não apareça nesta história e também não há uma artéria de Eurídice que as outras pessoas do seu lado percebam, se não há as que julgam minimante necessárias.

Letícia 06/07/2023

Tudo nesse livro é excelente.
Apesar de, ao meu ver, ser um livro de uma mulher sobre mulheres para mulheres, a leitura vai agradar à todos.
Os padrões da época causam choque a nossa visão atual, em que atitudes que eram consideradas coerentes e corretas hoje em dia seriam absurdas.
Adoro como cada personagem que é mencionado tem sua história contada, mesmo que ele nem apareça novamente, não seja importante no arco ou, se quer, interfira nos conflitos do livro. O fato é que, se alguém tem de seu nome mencionado, as próximas 5 páginas serão dedicadas a explicar seu ser.
Alguns podem alegar que a leitura é monótona, mas é disso que se trata a vida da protagonista: a mulher que poderia ter sido.
Algumas citações que me marcaram muito foram:
"E aqui o leitor se pergunta: será que todas as mulheres nessa história são tristes ou amargas? De jeito nenhum. Algumas conhecidas de Eurídice tiveram sorte."
E esse parágrafo fez arrepiar até a mim, mesmo não sendo carioca:
"Foi mais ou menos nessa época que se formou a essência da cidade, e quem morava no Rio deixou de ser português imigrante, turco de nascença, brasileiro legítimo, chinês expatriado, meio banco, meio mulato ou meio índio para se tornar carioca. E logo depois que essas pessoas entenderam que eram cariocas passaram a sentir o desejo de ter nas mãos um copo de cerveja estupidamente gelada."
O ritmo de crônica presente durante todo o texto torna a leitura muito fácil e prazerosa.
Fica aqui minha recomendação.

02/07/2023

A vida invisível de Eurídice Gusmão
Livro de rápida leitura, com uma crítica social ao papel feminino na década de 40 que, infelizmente, se estende até os dias atuais. Eurídice é uma mulher inteligente, interessante e que tem como maior atrativo aquilo que está embaixo do chapéu: o cérebro. E como milhares de outras foi obrigada a viver uma vida invisível e desinteressante. Quão longe já não teríamos avançado se houvesse estímulo e liberdade de uma mulher ser tudo aquilo que poderia.
Mil histórias em uma só e em poucas páginas. A estilo de narrativa é daqueles que faz você mergulhar na história. Mais um grande acerto da literatura nacional contemporânea.

Luci 27/06/2023

Leitura simples e cativante
Enquanto narra a vida das personagens, mostra um recorte de como era a vida das mulheres nos anos 40, que em muito ainda se assemelha a vida de algumas mulheres até hoje. Apesar de ser um tema bastante explorado, a forma que a autora escreve é carregada de tudo que precisa para que a leitura seja fluída, simples e cativante

KessyCosta 24/06/2023

Muito bom!
Uma sinopse simples sobre a vida de uma mulher, porém um livro muito bem escrito que discorre sobre a vida de praticamente todos os personagens. Apenas leiam!

jairu 22/06/2023

Página 165
"Havia a convicção de que Eurídice só podia ser levada a sério quando dizia que o jantar estava na mesa, ou que era hora de acordar para a escola. Seus projetos estavam confinados ai universo daquela casa [...] Eurídice não ligou."