Trama Michael Jensen
David Powers King

Resenhas - Trama

Adriana 05/10/2021

Pra quem gosta de uma fantasia mais voltada para o público infantojuvenil essa é uma ótima dica. Apesar de ter deixado algumas pontas soltas, eu gostei. É uma leitura bem leve.

@ka_and_books 01/02/2022

Enemies to lovers?? ??
"Os vagas se moviam ao redor da fogueira como fantasmas, dançando com as lembranças dos mortos."

No Reino de Averand um rei desanimado governa. Ele tem uma filha, a princesa Tyra, que é conhecida por ser a jovem mais bela do reino. Tyra tem 16 anos, é inteligente mas muito mimada, e não se importa muito com seus súditos, até que ela precisa salvar a vida de um deles!

Esse súdito é Nels, um camponês que sonha em ser sagrado cavaleiro e dessa forma poder ajudar as pessoas.

Eles se encontram no festival do reino que ocorre uma vez por ano. Nels sai escondido, porque sua mãe havia o proibido terminantemente de se aproximar da nobreza e da família real, mas Nels não fazia ideia do motivo disso. .

No festival Ickabosh ( alfaiate/ feiticeiro do reino) dá a ideia de uma luta entre o cavaleiro mais importante de Averand e Neils, e ele não pode recusar. O prêmio seria um beijo da princesa! Nels ganha a aposta, mas Tyra recusa -se a beijá-lo, pois acha estar apaixonada por Arek, o perdedor da luta. Arek é metido e nojento, e o rei e a rainha não apoiam o casamento (ainda bem).

Nels é morto por Rasmus, um feiticeiro que retorna para buscar vingança e também conquistar o reino! Mas o inacreditável é que ele vira um fantasma, e a única pessoa que pode vê-lo é justamente a princesa que o detesta.

A realidade nesse livro é na verdade uma Grande Tapeçaria, e cada pessoa é um fio tecido nela. As nossas ações e escolhas são tecidas no tear e forma o tecido, a realidade.A Urdidura é a rara magia utilizada na Grande Tapeçaria. Icaboksh diz à Tyra e ao fantasma de Nels que ele pode ser tecido de volta, pois seu fio só estava solto. Tyra e Nels então partem em busca da Agulha de Gailner( que tem poderes inimagináveis e que pode consertar o rasgo). Eles precisam primeiramente encontrar um livro que pertence à feiticeira da montanha, pois dará a eles as pistas necessárias.

Nessa história vamos encontrar ghouls, fantasmas, cavaleiros, feiticeiros, e os Vagas( um povo místico que vive na floresta).

Geici 10/07/2022

Despertou meu eu adolescente adormecido
Apesar da princesa ser uma mimadinha chata, ela consegue cativar o leitor. E sim, eu teria a mesma reação ao lidar com um fantasma. Leitura bem satisfatória.

Daocalia 21/08/2020

Lento
A proposta é muito boa, porém acho que podia ter sido melhor desenvolvido! Um dos personagens é extremamente chato, e deixa a leitura muuuuuito arrastada!

Loreh 29/02/2020

Trama
É um livro que prende realmente, mas achei o final fraco, poderia ter mais detalhes e esclarecer outras situações. Mas no geral é um bom livro.

Liz 15/05/2016

Livro perfeito, totalmente perfeito
Trama é um livro muito, mais muito especial.
Imagine um livro sobre reis, bruxas, fantasmas, maldições e esperança, tudo embalado por uma estória original, com uma mitologia marcante e própria, confeitada com doses perfeitas de humor, romance e aventura, que te fazem grudar no livro e simplesmente NÃO soltar mais ! Trama é assim: um livro que poderia muito bem ser mais um clichê do gênero, mas que se mantém único e honesto, com personagens cativantes e verdadeiros. Humanos e heróis.

O livro conta a estória de Nells, em uma narrativa super fluida, que é um camponês carismático e altruísta, que sonha mais do que tudo em ser um Cavalheiro do Reino. Mas... ele é assassinado. E vira um fantasma. E só pode ser visto pela Princesa do Reino que não está nem um pouco a fim de ajudar. Pobre Nells :(

Entretanto, o futuro reservava para ele muito mais do que assombrar coisas por aí. Não, não. Nells viverá uma aventura sem igual e conhecerá feiticeiros, reis fantasmas, reinos distantes, bruxas que viram cabras e muito, muito mais *-* Tudo isso em uma busca por um artefato mágico que pode salvar a sua vida. Ou melhor, trazê-lo de volta a vida.

O livro é maravilhoso, e te prende de um jeito que você não simplesmente não CONSEGUE parar de ler ! Me apaixonei pelo Nells e pela Tyra e, não sei porque, fiquei com a sensação de que estava lendo um clássico, um livro cuja estória a gente lê para as crianças antes de dormir para que elas tenham sonhos cheios de aventura e magia *-*

Sério. Esse livro é muito bom *-*

Recomendo para todo mundo, especialmente para quem gosta de aventuras com romance, narrativa com diversos focos em 3 pessoa e habitados na Era Medieval : ) É um livro inesquecível e para todas as idades : D

Nise | @saymybook 11/06/2016

Adorei, livro maravilhoso
"TODO MUNDO FAZ PARTE DE UMA TRAMA.

O sonho de Nels era ser cavaleiro do reino de Avërand. Filho obediente, querido por todos e tratado como herói, acreditava que logo seria selecionado como escudeiro da cavalaria. Mas isso foi antes de ser assassinado por uma figura misteriosa.

Nels virou um fantasma, e agora só uma pessoa consegue vê-lo: a princesa Tyra, herdeira do reino e sua única esperança de entender o motivo do crime.

Nels e Tyra não têm escolha. Precisam fugir do castelo, desbravar um mundo oculto repleto de magia e espectros sombrios e encontrar uma agulha, a relíquia capaz de remendar o que foi descosturado na Grande Tapeçaria. E o tempo corre contra eles, pois o fio de Nels está prestes a desaparecer para sempre."

Um livro que me conquistou com uma capa maravilhosa e uma sinopse encantadora. ❤

Foi uma grande surpresa ter gostado tanto assim desse livro, ele já começou a me conquistar desde o começo da leitura. Ele contém um enredo que envolve bastante o leitor, e a história ainda contém vários segredos que nos deixam loucos para saber mais. Amei a personalidade do Nels e da Tyra, esses dois me ganharam.

Os autores trouxeram nesse livro uma história simples, que vai crescendo com suas surpresas e desenrolar. Uma leitura tranquila, surpreendente e envolvente. Essa capa maravilhosa fecha o livro com chave de ouro, desde o título até os itens, tudo tem seu significado na história.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Essa foi uma historia em um estilo super diferente que li esse ano e eu AMEI. Com certeza eu indico ele para os fãs de aventura, fantasia e romance ❤

"Títulos e status significam nada. No fim das contas, todos somos iguais."

site: https://www.instagram.com/saymybook/

Paulinha 01/05/2020

Trama
Livro bem escrito, muito fluido, história bem construída e entrelaçada.

A união da magia com a costura, além de muito boa, é original.

Não dei uma nota tão boa porque não funcionou comigo em alguns aspectos, é uma história excelente para quem está começando no mundo de livros de fantasia.

Não consegui me apegar com nenhum personagem, achei o desfecho previsível e o romance forçado. E a meu ver, o livro poderia ter muito mais páginas, porque demora a chegar no clímax, mas quando chega é muito rápido.

talisreading 03/04/2020

É a velha história de apego emocional... Adorei a história, primeira fantasia que li de fato porém a PP me estressou quase o livro todo. Ainda sim, gostei bastante!

Victor 22/06/2016

Trama foi uma grata surpresa pra mim: é uma história de fantasia infanto juvenil que me lembrou bastante a sensação que eu tive ao ler As Crônicas de Nárnia pela primeira vez. Michael Jensen passou dez anos imaginando o mundo fantástico por trás desse livro e se juntou a David Powers para inserir os personagens e desenvolver a história dentro desse novo universo.

A ideia por trás desse mundo é que o tempo é tecido através da Grande Tapeçaria e cada pessoa existente é uma linha que irá levar o tecido adiante. Ao morrer, o fio de uma pessoa é cortado e destecido da trama, mas suas ações em vida deixam sempre uma marca no tear do tempo. Aqueles que conseguem usar a magia da Urdidura (o poder mágico baseado nos fundamentos da costura e tecelagem da Grande Tapeçaria) obtêm grande poder e se tornam poderoso magos. Mas a Urdidura já se tornou uma arte quase esquecida.

"- Paciência - respondeu Bosh - A Urdidura é uma arte tenaz que exige atenção meticulosa. - O velho baixou as mão para os bolsos e tirou um pequeno carretel de linha de um deles e uma tesoura de outro. - Como eu disse, cada pessoa é um fio valiosíssimo no desenho da Grande Tapeçaria, mesmo que pareça insignificante. As escolhas das pessoas fazem o tecido, e o tempo o comprime. - Bosh tirou um fio do carretel e cortou-o com a tesoura. - Quando uma vida acaba, o fio desse indivíduo é cortado e ele deixa para trás um padrão que foi tecido de forma permanente na Grande Tapeçaria durante toda a sua vida."

E nesse universo conhecemos Nels: um garoto obediente, que tem o sonho de se tornar um cavaleiro do reino de Avërand, mas é impedido pela mãe. Essa, cheia de segredos, nunca explicou a Nels sobre seu passado, sobre o porquê de morarem no meio da floresta ou sobre seu pai. Mas quando começamos a conhecer mais sobre o garoto e sua história começa a ser mais desenvolvida, ele é assassinado por uma figura misteriosa (calma, não é spoiler).

É aí que entra Tyra, a princesa do reino de Avërand. Uma garota extremamente mimada, que tem alguns problemas com seus pais (o rei e a rainha) e, por algum motivo, é a única que consegue enxergar e conversar com o fantasma de Nels. Nenhum dos dois sabe exatamente o que está acontecendo com o garoto, como ele se tornou um fantasma ou porque somente Tyra pode vê-lo. Mas ambos terão que partir em uma jornada atrás de um artefato antigo da magia de Urdidura para poderem remendar a Grande Tapeçaria, uma missão que só eles podem cumprir.

Apesar de ter inúmeros (é ótimos) personagens coadjuvantes, a trama de Trama (oi?) é focada principalmente em Nels e Tyra. É até meio difícil determinar quem é o protagonista: no início do livro o foco é totalmente direcionado a Nels, mas ao longo do desenvolvimento, a jornada do herói é totalmente de Tyra. É ela quem recebe o chamado ao dever, a missão e é ela quem precisa evoluir e se tornar a heroína. Funciona muito bem como um conto de fadas as avessas e eu achei isso espetacular.

A dinâmica entre Nels e Tyra é o ponto alto do livro. Eles não se dão muito bem desde o início: Nels é humilde e honesto, mas é um camponês, algo que Tyra despreza. Ela é muito mimada, coisa que o garoto destesta. A relação dos dois tem um pouco de tudo, drama, humor, aventura e por aí vai. Numa parte você até começa a shippar os dois, apesar de um estar morto (eita). Junte a isso uma trama de mestre e aprendiz para explicar exatamente o passado do reino, a história dos pais e do assassinato do garoto e chegamos ao vilão da história: Rasmus. Ele foi a única coisa que realmente me incomodou no livro. Numa história tão boa quanto essa, achei ele genérico demais: parece estar ali só para levar a trama adiante e é bem pouco desenvolvido.

Mas, algo realmente espetacular desse livro, é o universo por trás dessa história. O mapa acima foi minimamente explorado pelos personagens e, mesmo assim já apareceu muita coisa. Por isso que no meu comentário inicial falei que lembrei muito da primeira vez em que li O Sobrinho do Mago (primeiro livro das Crônicas de Nárnia). A história de Trama é muito boa, engraçada e criativa (a ideia por trás da magia de Urdidura e a Grande Tapeçaria foram sacadas espetaculares), mas eu realmente fiquei com a sensação de que todo o universo que está em volta é muito maior e tem muito mais coisas a oferecer.

O livro Trama em si tem a história fechada e redondinha. Mas eu vou lamentar de verdade se os autores não lançarem outras histórias desse universo.

site: http://www.garotapaidegua.com.br/

Lara 27/03/2020

Trama
"Durante toda a vida eu quis fazer algo importante,mas nunca enxerguei a diferença que eu poderia fazer simplismente sendo quem eu sou."
Uma das coisas que mais gostei nesse livro e que é uma leitura divertida e leve.
Nels sempre faz o que pode para ajudar os habitantes do seu vilarejo,seu sonho e ser um cavaleiro do Reino mas sua mãe sempre faz o que pode para que isso não aconteça.Após um festival no vilarejo Nels e assassinado por um misterioso homem que parece ser capaz de usar magia.
Tyra e uma princesa mimada que não se importa com seu povo e tem medo de no futuro não estar a altura do seu cargo.
Quando tyra encontra o fantasma de Nels na floresta e ele percebe que somente ela pode vê-lo resolve pedir um favor a ela.
Enquanto vão sabendo mais sobre o misterioso homem também descobrem que ele está atrás de uma agulha com grandes poderes,agora Tyra e Nels devem correr contra o tempo para conseguir achar essa relíquia primeiro não só para salvar o reino,mas também para trazer Nels de volta.

Gramatura Alta 28/06/2016

Original
Dois dos significados mais conhecidos de trama: intriga, enredo, maquinação; ou conjunto dos fios que os tecelões fazem passar com uma lançadeira entre os fios estendidos do urdimento e transversalmente a estes. No caso da obra de Jensen e King, os dois significados se aplicam. Ou melhor, eles se completam.

Todos os componentes da magia no mundo de TRAMA possuem um equivalente com a urdidura. Por exemplo: a realidade se chama de Grande Tapeçaria, que é onde estão todos os fios que representam a vida de uma pessoa. Cada ser vivo, cada objeto, possui um fio, que pode ser cortado, remendado ou manuseado. Um feitiço se chama ponto; uma mágica que afeta a realidade, se chama rasgo; para se consertar um rasgo, se realiza um remendo. E assim por diante.

Uma coisa importante quando se cria algo original, que é pouco familiar ao leitor, é saber explicar a ideia sem tornar a leitura cansativa. Não existem parágrafos e mais parágrafos explicando como funciona a magia, mas, sim, situações e diálogos entre os personagens no momento certo. Tudo muito orgânico, claro, sem confundir ou afetar o entendimento e o desenvolvimento da história.

Mas não é só esse acerto que a obra possui. Os dois personagens principais, Tyra e Nels, conquistam o leitor pela forma como interagem. Eles se odeiam, ou melhor, eles acham que se odeiam desde o primeiro momento em que se encontram. Depois que Nels morre, vítima do vilão do livro, e vira um fantasma, Tyra é a única pessoa que consegue vê-lo e, consequentemente, é a única que pode ajudá-lo a encontrar o objeto que poderá restituí-lo a seu corpo. Mas Tyra não suporta Nels. Para convencê-la, ele passa a assombrá-la em todos os lugares. A única forma de deixá-la em paz, é se ela o ajudar.

Depois que os dois partem na jornada em busca do tal objeto, o relacionamento dos dois continua agressivo, mas os autores são habilidosos e conseguem transmitir as nuances de como toda essa raiva começa a se transformar em amor. Eles passam por diversos perigos, encontram personagens curiosos e cativantes, enfrentam o vilão mais de uma vez, criam amigos onde antes pensavam existir inimigos, enfim, todos os capítulos são recheados de ação, o que faz que a leitura seja rápida.

Na verdade, rápida demais, até. O capítulo final, após o clímax da história, ocorre de forma um pouco apressada. Os autores poderiam ter escrito pelo menos mais um capítulo, descrevendo melhor os acontecimentos posteriores ao confronto final com o vilão. Eu queria ficar um pouco mais na companhia de Tyra e Nels! :)

Também existe o prenúncio de um triângulo amoroso, na parte inicial da história, uma vez que Tyra é apaixonada pelo primeiro cavaleiro do reino. Mas logo descobrimos que a coisa não é bem assim, e o que existe, na verdade, é um jogo de interesses. E algumas das partes mais engraçadas ocorrem quando Nels se interpõe entre Tyra e o cavaleiro.

Não sei se TRAMA faz parte de alguma série, ou se terá uma continuação. Os autores deixam um gancho nas últimas páginas, o que indica que haverá. Torço para que sim, uma vez que existe assunto suficiente para pelo menos mais um livro. Sem falar no prazer de poder acompanhar, novamente, as aventuras de Tyra e Nels.

site: http://www.gettub.com.br/2016/06/trama.html

Min 13/03/2020

bem mediano
É um livro bem previsível se você já leu no mínimo 10 livros diferentes ou assistiu 4 filmes de fantasia.
Nada muito concreto no livro, as consequências dos atos dos personagens (até do vilão) não existem, tudo se resolve com magia. Tem alguns "fios" soltos pelo livro... e no final é bem mediano mesmo

Aniquele 02/10/2021

Esse livro tem dois personagens principais, uma princesa e um camponês e o enredo se forma em busca de uma agulha, mas não uma agulha qualquer, a agulha capaz de tear a grande tapeçaria. É um livro de fantasia bem simples, leve, meio sessão da tarde, ficamos imaginando os personagens, os cenários são bastante detalhados, tem bastante aventura, tem reino, tem vilão, tem um senhor alá Gandalf, tem criaturas da natureza e lugares encantados.

Nic 03/02/2017

Nels sempre quis ser um cavaleiro. Famoso no vilarejo por seus feitos heroicos, o rapaz acredita que logo terá sua chance. Com a chegada do festival da vila das pedras, onde é feito a escolha dos novos recrutas para o exército do reino, Nels alimenta esperanças de que sua mãe irá permitir que ele participe do festival esse ano.

No entanto, algo insperado acontece. Lopo após o festival, Nels é assassinado por um homem misterioso e acaba virando um fantasma que ninguém consegue ver, exceto a princesa Tyra. A princípio, ela tenta ignora-lo, mas ao se ver infernizada pelo fantasma, ela acaba prometendo ajudar essa figura a descobrir quem o assassinou e porque.

Sendo assim, ambos partem para uma aventura em uma terra desconhecida e cheia de magia, procurando o único instrumento que poderá ajudar Nels: a Agulha de Gailner.

"- Nós frequentemente encontramos o que buscamos quando não estamos procurando."

Os dez anos que o autor demorou para escrever Trama sem dúvida valeram a pena. A história traz vários elementos e técnicas de tecelagem, muito bem explorados por sinal, de uma maneira diferente e criativa. Os diálogos são simples e de fácil compreensão, portanto o livro não se torna cansativo e você pode passar horas a fio lendo.

Os personagens têm uma evolução na história bem bacana de se acompanhar. O relacionamento de Tyra com Nels é cheio de altos e baixos, sempre em transformação a medida que eles avançam em sua jornada.

A editora caprichou bastante na diagramação e na capa: ambas bem trabalhadas e combinando perfeitamente com a história.

"- Títulos e status não significam nada. No fim das contas, todos somos iguais."
Uma curiosidade sobre o livro é que a ideia da história surgiu de um sonho do autor, em que ele era esmagado por uma árvore e começava a vagar pelo mundo como um fantasma!

É isso pessoal, até mais e foca na leitura!

site: http://choqueliterario.blogspot.com.br/2016/09/falando-sobre-trama.html