Trama

David Powers King

Resenhas - Trama

Déborah - @lisossomos.lisos 13/03/2017

Pra ler no busão: Trama
Sou apaixonada por uma fantasia, então quando vejo a palavra reino e cavaleiro já me empolgo e foi por isso que solicitei esse livro de parceria.

Nels é um ótimo filho. Aceita numa boa o fato da mãe meio que querer viver isolada e querer distância do castelo.

O problema é que o jovem sonha em ser cavaleiro, mas nunca consegue ir ao festival. Até que um dia ele tem a ilusão de que terminou suas tarefas e ainda falta muito tempo para a mãe voltar de um povoado próximo.

Então, ele vai ao festival, vê a família real, se encanta com a princesa e ainda luta com o principal cavaleiro real e o melhor de tudo é que ele vence.

Ganha mais status ainda com as pessoas do povoado, mas é rejeitado pela princesa.

Depois de passar por toda essa tensão, volta para a casa preparado para sentir a ira da mãe, mas o que acaba encontrando é a morte pelas mãos de um desconhecido.

Porém, após a morte de Nels apenas a princesa Tyra consegue ver o fantasma do rapaz e aproveitando isso o jovem insiste para que a princesa o ajude a descobrir o que aconteceu com ele, ou seja, quem foi o autor da sua morte.

E é encontrando o "costureiro" do castelo que eles obtêm informações muito importantes sobre a ligação que eles têm e sobre a pessoa que matou Nels e o pior de tudo é que essa pessoa consegue se transformar em quem ela quiser.

Sendo assim e com muito contra gosto de Tyra os dois saem em busca de respostas e soluções, mas é um caminho muito árduo que os espera.

Nels e Tyra passam por muita coisa. Fazendo novas amizades e passando por grandes perigos que algumas vezes não tem como Nels ajudar.

A sorte deles é que o alfaiate deu algumas ferramentas de costura que servem bem mais do que costurar.

Nels é um personagem muito fácil de gostar, pois ele é bondoso e pensa nos demais. Já Tyra é mais difícil, pois ela é mimada e mesquinha.

Tudo bem que deixa bem claro que ela é como é por ter medo de assumir o trono e por seu pai se manter tão afastado dela, mas ela não tem compaixão e muitos outros sentimentos bons.

Durante a jornada com Nels, Tyra aprende a se conhecer e conhecer os seus sentimentos.
No final do livro conseguimos sofrer junto com ela e torcer por ela.

O livro foi uma grata surpresa!

Possui uma narrativa fluída. A capa tem tudo a ver com a história.

Não há problemas de revisão e a diagramação é simples e bonita.

Recomendo para todos que gostem de fantasia e aventura.

site: http://lisos-somos.blogspot.com.br/
Clara Azevedo 09/01/2019minha estante
E uma série?

Déborah - @lisossomos.lisos 10/01/2019minha estante
Que eu saiba, não.

C. Aguiar 08/08/2016

Nels sonha em ser um cavaleiro do reino de Avërand e apesar de ter o apoio de todos de sua vila, ter salvado várias pessoas e os moradores o chamarem de Cavaleiro de Vila das Pedras, sua mãe não o apoia a seguir esse caminho.
Apesar de saber que seria um bom cavaleiro, Nels faz de tudo para agradar a mãe e ser um bom filho, mas seu desejo de ser um cavaleiro cresce a cada dia.

O garoto acaba conseguindo escapar da mãe e depois de uma série de acontecimentos - e encontrar um desconhecido que diz conhecer sua mãe - ele acaba lutando com um cavaleiro em um torneio. Quem ganhasse a luta iria ganhar um beijo da princesa e apesar de ter ganhado a luta, a princesa se recusa a beijar o garoto.
O mesmo ao voltar para casa acaba sendo assassinado!

Por algum motivo que o garoto não sabe explicar, ele acaba virando um fantasma e a única pessoa capaz de vê-lo é a princesa que recusou-se a beijá-lo.
A princesa acaba cedendo e decide ajudá-lo a encontrar o alfaiate que o garoto conheceu no caminho do festival, pois ele parece ser o único capas de saber o que fazer nessa situação.
Então a princesa e o fantasma partem juntos em uma missão para tentar recuperar de volta a vida do garoto.

Eu comecei a leitura e fui ficando cada vez mais cansada da história cada vez que eu lia. Não consegui me apegar aos personagens e cada vez mais ia "empurrando tudo com a barriga".
Apesar da escrita leva e de fácil entendimento, não consegui me sentir envolvida com a história, mesmo sendo um dos meus gêneros de leitura favoritos.

O livro é aquele pacote completo! Repleto de castelos, princesas, maldições, magia, fantasmas e aquela corrida contra o tempo para salvar alguma coisa ou alguém.
A história foi mostrando uma evolução da princesa que apesar de não simpatizarmos no começo, vamos entendo suas ações ao longo da história e vendo uma personagem que se esforça muito para conseguir o que quer.

A editora está de parabéns sobre a diagramação do livro, não achei qualquer erro na leitura e apesar de não ter sido uma história que tenha me arrebatado, foi uma boa leitura na medida do possível.

site: http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br/
Pati 08/08/2016minha estante
Parabéns pela resenha! A história promete ser maravilhosa, pena que não houve muito envolvimento com os personagens!

C. Aguiar 09/08/2016minha estante
valeu ^^
a história é até legal sabe? mas, eu não me apeguei muito =/

Talita.OBlathmhaic 15/10/2020

Eu gostei
Terminei a leitura ontem e eu gostei. Antes de comprar, li uma ou outra resenha que falava que o livro era ruim, eu não achei. Inicialmente, eu achei a princesa chata e muito mimada, esnobe. Aguentar os primeiros capítulos que foram narrados por ela foi um pouco difícil, mas não impossível ou que incomoda tanto, acho que foi até interessante ver o quanto ela mudou nos capítulos do meio. Sobre o fantasma, eu amei muito, o Nels, acho, ele é incrível.

Não gostei muito da amiga do Nels, mas o melhor amigo dele é outro personagem que eu amei.

Acho que faltou um pouco mais de desenvolvimento no mundo criado, mas por ser livro único acho que está valendo. Tem um ou outro trecho que é chato, mas nada incomum.
Nando 03/02/2023minha estante
Estou lendo ele.

books of sarah 01/04/2021minha estante
eu amei ele demais tbm kk

@destino.imaginario 31/03/2020

Um baratinho, de capa linda ♡ que me surpreendeu
Aquele livro de capa encantadora, da pasteleira de baratinhos das Lojas Americanas que você não dá nada por ele (sou suspeita a falar já que sim eu compro meus livros pela capa) mas olha esse livro é tão rápido de ler uma vez que te costura na história e você não quer sair mais até ter terminado e quando chega o fim que final (algo que foge um pouquinho do clichê já vou avisando).
Para começar fora essa capa ♡, o livro tem um mapa (convenhamos livros que tem mapas é critério para livro incrível) o livro começa em um capítulo totalmente aleatório com um personagem com um nome super estranho e você fica tipo "O que está acontecendo?" Mas calma viajante isso vai fazer sentido lá na frente, então pulamos para nosso mocinho o Nels um camponês que sonha em ser cavalheiro do Reino de Avërand, é um filho obediente que resolve ir contra tudo para seguir seus sonhos e acaba morrendo virando um fantasma (não me mata isso não é spoiler. P.s. viu o que da não ouvir sua mãe) e por mas estranho que pareça ele só pode ser visto por Tyra a nossa princesa que não está muito afim de ajudá-lo.
Com tudo isso embarcamos em uma incrível aventura em salvar o reino de um inimigo desconhecido que pode ser literalmente qualquer um; com uma tentativa de entender por que Nels é um fantasma e por que só nossa adorável princesa pode vê-lo? Tudo isso com a esperança que um lenda seja real.
♧ O livro se passa em uma época medieval; profecias e tem magia envolvida.
♡ Uma princesa cheia de si; um camponês sonhador e claro o cavalheiro perfeito sonho de consumo de qualquer donzela, o típico triângulo amoro e um destino selado.
♤ Uma fugitiva reclusa; uma história cheia de segredos e personagens para lá de engraçados.
◇ Um amor não correspondido; um vilão que vive mas sombras; uma incrível história de amizade e auto conhecimento.
Super recomendo!
@destino.imaginario

site: https://www.instagram.com/p/B-YsLWrDmY_/?igshid=1b7kahovytc4t
Lari Leitora 08/09/2020minha estante
Gostei do seu comentário sobre o livro estou encantada com a história, eu também comprei esse livro nas lojas americanas e não foi pela capa e sim pela a história, pois adoro histórias medievais e esse livro é incrível até agora pois ainda estou lendo e como você pode ver eu gosto de ler vários livros ao mesmo tempo pois estou lendo 11 livros e Trama é um deles. ?

Carlly Miranda 24/03/2020

Trama
Um livro de leitura fácil. Achei a história boa, porém razoável em algumas partes... Gostei do romance clichê. Mas gostaria de mais detalhes no fim.
Mas ainda assim foi um livro fantasia que gostei.
Juininho 05/05/2020minha estante
Exatamente, o fim me decepcionou bastante! Porém, a história é muito cativante e gostosa de acompanhar.

Marcio Silva 10/05/2016

Somos todos uma TRAMA
Ao iniciarmos a história somos apresentados a um desconhecido que chega ao portão de um palácio, faz algumas perguntas para o guarda e não precisando mais da ajuda o desconhecido assassina a boa pessoa.

Em seguida somos apresentados em terceira pessoa do singular a Nels um garoto muito sonhador que quer ser cavaleiro, mas sua mãe não permite. Vemos ele brincando de luta com seu amigo Wallin, ao terminarem se juntam a Jilia e começam a falar sobre um festival que vai acontecer, mas que a mãe de Nels não deixa ele ir... Burlando as ordens de sua mãe, ele vai ao festival que está ocorrendo em Averand.

Lá ele acaba conhecendo a princesa e com um empurrãozinho de um desconhecido que ninguém conseguia ver, acabou entrando em uma luta para ganhar o beijo daquela bela donzela e quem diria que aquele garoto acabou ganhando, mas por causa do orgulho bobo da princesa, ele não recebe o prêmio.

Continue Lendo >>

site: http://umbaixinhonoslivros.blogspot.com/2016/05/resenha-30-trama.html

Liz 15/05/2016

Livro perfeito, totalmente perfeito
Trama é um livro muito, mais muito especial.
Imagine um livro sobre reis, bruxas, fantasmas, maldições e esperança, tudo embalado por uma estória original, com uma mitologia marcante e própria, confeitada com doses perfeitas de humor, romance e aventura, que te fazem grudar no livro e simplesmente NÃO soltar mais ! Trama é assim: um livro que poderia muito bem ser mais um clichê do gênero, mas que se mantém único e honesto, com personagens cativantes e verdadeiros. Humanos e heróis.

O livro conta a estória de Nells, em uma narrativa super fluida, que é um camponês carismático e altruísta, que sonha mais do que tudo em ser um Cavalheiro do Reino. Mas... ele é assassinado. E vira um fantasma. E só pode ser visto pela Princesa do Reino que não está nem um pouco a fim de ajudar. Pobre Nells :(

Entretanto, o futuro reservava para ele muito mais do que assombrar coisas por aí. Não, não. Nells viverá uma aventura sem igual e conhecerá feiticeiros, reis fantasmas, reinos distantes, bruxas que viram cabras e muito, muito mais *-* Tudo isso em uma busca por um artefato mágico que pode salvar a sua vida. Ou melhor, trazê-lo de volta a vida.

O livro é maravilhoso, e te prende de um jeito que você não simplesmente não CONSEGUE parar de ler ! Me apaixonei pelo Nells e pela Tyra e, não sei porque, fiquei com a sensação de que estava lendo um clássico, um livro cuja estória a gente lê para as crianças antes de dormir para que elas tenham sonhos cheios de aventura e magia *-*

Sério. Esse livro é muito bom *-*

Recomendo para todo mundo, especialmente para quem gosta de aventuras com romance, narrativa com diversos focos em 3 pessoa e habitados na Era Medieval : ) É um livro inesquecível e para todas as idades : D

Priscila 27/05/2016

Um livro divertido, inspirador e muito agradável
Hoje vim falar de um livro muito bom, que tem uma história incrível, sabe quando você termina um livro e fica com aquela vontade incrível de continuar lendo, então esse é o livro. Trama teve um ótimo final mas deixou aquele gostinho de quero mais, não queria que ele terminasse, queria ficar mais um pouco com os personagens.

Nesse livro conhecemos Nels, ele é um garoto que vive com sua mãe, o pai dele está morto, ele não conhece sobre seu passado, e sabe que sua mãe esconde isso dele. E Nels quer descobrir, porque sua mãe se isolou do Reino, e não o deixar ir nas festa que ocorre uma vez por ano onde é escolhido um escudeiro, só sabemos que sua mãe teme por sua vida. Ele quer se tornar cavaleiro e para isso ele precisa ir nessa festa, mas sua mãe não o deixa ir de maneira nenhuma.

Nels não obedece sua mãe, deixa seus afazeres e vai para o Reino onde encontra seus amigos e conhece Tyra a princesa, mas conhecemos uma princesa mimada e mal educada.

Após alguns acontecimentos nesse evento, ele volta para casa, mas existe alguém querendo assassina-lo, e ele acaba virando um fantasma. E assim começamos a aventura do livro, após virar fantasma sua mãe acha que ele morreu, e a única pessoa que consegue enxerga-lo é Tyra.

Com isso eles vão para o castelo, e acabam conhecendo um feiticeiro, e ele conta sobre a Grande Tapeçaria, o mundo que eles vivem é ligado por fios. E para Nels voltar a vida, ele e Tyra precisam encontrar uma agulha, uma relíquia capaz de remendar o que foi descosturado e salvar Nels.

Li esse livro em poucos dias, sempre agarrada ao livro, não vendo a hora de descobrir o que iria acontecer. A edição da Editora Arqueiro está linda, gostei muito da capa, na minha opinião combina perfeitamente com a história. A tradução está ótima. Só tenho pontos positivos sobre esse livro. E temos personagens bem desenvolvidos.

Enfim, o livro tem uma narrativa dinâmica, é uma história infanto-juvenil, mas deve ser lido por todos. Encantador feito nos moldes de uma fantasia clássica.

Trama não tem continuação, mas o fim do livro deixa uma sensação de que o autor pretende escrever mais sobre ele.

site: http://leituramanialer.blogspot.com.br/2016/05/resenha-48-trama-michael-jensen-david.html

Amiga Leitora 29/05/2016

Olá pessoal, tudo certo? Espero que sim =)

Hoje vamos discutir sobre o livro 'Trama' dos autores Michael Jensen e David Powers King, obra que promete conquistar os fãs de fantasia e literatura estrangeira, sem mais prorrogações vamos a resenha ;)

A história se passa em uma época distante no reino de Averänd, e gira em torno de Nels um jovem que vive com sua mãe em um lugar um tanto quanto 'escondido' pela distância de tudo e de todos, filho único Nels é um amor de pessoa querido por todas as pessoas da vila onde mora e especialmente por sua mãe, uma costureira de grande talento que tecia desde as mais simples peças de roupa para se usar no campo até as mais sofisticadas roupas da realeza. Tecer e costurar 'pra fora' era uma das maneiras que trazia dinheiro e sustento para a casa, enquanto sua mãe trabalhava no tear Nels cuidava das plantações que tinham no campo de trás da casa onde moravam, a dedicação do garoto ao trabalho era algo surpreendente pois ele raramente saía com os amigos sempre estava disposto e favor de sua mãe, ele inúmeras vezes perguntara o porque de sua mãe o deixar tão recluso, ela apresentava uma espécie de medo de que algo ruim pudesse acontecer a ele assim como aconteceu com o seu pai que fora assassinado. Nels não entendia o porque de tal receio/medo, as explicações que sua mãe dava eram muito vagas e ela sempre arranjava um modo de se esquivar das perguntas do filho como se estivesse escondendo alguma coisa.

Das raras vezes em que sua mãe permitia que Nels saísse um pouco para se distrair, ele sempre gostava de se encontrar com os amigos da vila onde morava, uma das 'brincadeiras' que mais faziam era a de lutar, quem vencesse a partida seria considerado o mais forte da vila, Nels adorava isso pois ele tinha o sonho de algum dia ser coroado cavalheiro do reino de Avërand, as pessoas acreditavam que ele rapidamente atingiria seu sonho pois era um exemplo de garoto tanto na educação que recebera quanto nas habilidades físicas que apresentava, sua agilidade e força eram notáveis. Outro motivo que fazia com que os moradores da vila acreditassem ainda mais na sua capacidade de se tornar cavalheiro era que o garoto havia ajudado muita gente e continuava ajudando por mais que ele também precisasse ser ajudado, por tais atos ele era reconhecido como ''O Cavalheiro de Vila das Pedras''. O sonho de ser cavalheiro da realeza era repreendido por sua mãe, ela tentava de todas as formas tirar da cabeça de Nels que essa não era uma boa ideia muito menos um bom objetivo de vida; isso o deixava frustrado pois sua mãe o limitava ao extremo e querer interferir nos sonhos que tinha, era de mais!

O festival anual da Vila das Pedras estava chegando, nesse festival os moradores vendiam seus produtos e festejavam pois o casal real viria até a vila para a celebração e como de costume escolher novos cavalheiros da realeza, seleção a qual era feita todos os anos. Nels nunca havia participado do festival pois nunca tivera permissão de sua mãe para ir e como ele era um bom filho nem ousava/pensava em desobedecer, mas este ano o festival prometia ser diferente e melhor do que as celebrações passadas, os amigos de Nels estavam super empolgados para que a data do festival chegasse logo pois acreditavam que seriam escolhidos e coroados como cavalheiros de Avërand. Após tantas repreensões feitas por sua mãe, Nels estava meio que aceitando a realidade e acreditando que ele nunca seria cavalheiro, seu destino não teria de ser esse, não teria de ser igual ao de seu pai; sendo um tanto quanto alienado por sua mãe o garoto passou a afirmar que desistirá do seu sonho e ela de certa forma estava feliz por isso. Mas como sabemos e esperamos sempre dois lados da história com essa não seria diferente, a mãe de Nels tinha suas razões em tentar protegê-lo tanto, o privar do mundo exterior; o pai de Nels era cavalheiro e teve um destino cruel pois fora brutalmente assassinado por um ser misterioso do reino, ela não desejava o mesmo destino para o filho, o nervosismo tomava conta dela só de pensar nessas hipóteses... Assim como seus amigos, Nels estava animado para ir ao festival apenas para conhecer e saber como as celebrações são, mas ainda não tinha conseguido a permissão de sua mãe para ir, ela alegava que eles estavam atrasados de mais com os trabalhos da plantação assim não poderiam perder tempo, o garoto tinha de entender. Cansado de tantas desculpas esquivas Nels explodiu com sua mãe pois se eles estavam atrasados no trabalho devia-se ao fato dela não ter permitido que ele começasse as plantações quando todos começaram, o atraso havia sido premeditado por ela.

No dia do festival a mãe de Nels precisou fazer uma pequena viagem até a vila vizinha para comprar linhas que faltavam para sua costura, o garoto ficou encarregado de cuidar e terminar os trabalhos na plantação; estando sozinho ele supôs que se terminasse as tarefas rápido conseguiria ir dar uma 'espiada' no festival e retornar antes que sua mãe voltasse da viagem, enquanto corria para concluir os trabalhos ele fora surpreendido por um senhor que apresentou-se como um velho amigo de sua mãe, Nels logo estranhou pois nunca tinha conhecido nenhum amigo da família; o senhor disse que viera entregar uma linha especial de presente para a mãe do garoto, ele também era costureiro mas só que da realeza, o velho estava á caminho do festival e convidou Nels para acompanhá-lo mas o garoto disse que não poderia sair até terminar as tarefas do campo, curiosamente após falar isso e dar as costas para o senhor e direcionar a sua atenção para a plantação novamente o garoto ficou espantado, tudo estava perfeitamente finalizado, mas como? Ele passara boa parte trabalhando embaixo do sol quente e chegou a pensar que estava delirando ou que havia trabalhado tão rápido, assim terminando as tarefas sem perceber. Diante do feito Nels decide acompanhar o velho até o festival, ficaria lá por pouco tempo depois voltaria para a casa, mas quando o garoto deu as costas para a plantação e saiu correndo atrás do velho tudo o que estava finalizado se desfez e ficara pior do que estava antes... No festival Nels se encontrou com seus amigos e se divertiram um pouco, quando o casal real e sua filha chegaram na vila ele ficou impressionado com todas aqueles reverências e saudações principalmente pela beleza da princesa Tyra.

O casal real anunciou que este ano não fariam a seleção de cavalheiros para o reino de Avërand, todos os candidatos que antes estavam confiantes agora estavam furiosos, o maior objetivo do festival era a seleção anual e se a mesma não ia acontecer qual seria a graça? Um dos moradores da vila sugeriu uma luta para entreter e acalmar as pessoas, sugestão a qual foi bem aceita pelo casal real, um representante da Vila de Pedras contra um dos cavalheiros reais, seria uma luta interessante. Como Nels era conhecido como cavalheiro da Vila de Pedras ele fora escolhido para lutar e entreter a todos, ele enfrentaria o melhor cavalheiro de Avërand e como recompensa da luta, o ganhador receberia um beijo da princesa Tyra. Como se estivesse sendo controlado por algo sobrenatural e sem reconhecer a força que estava tendo Nels acabou derrotando o cavalheiro causando euforia de felicidade em todos, inclusive ao rei; agora o garoto estava nervoso por receber a recompensa da luta, mas a princesa se recusou a beijá-lo, ele ficou chateado pela atitude da princesa mas não deu muita importância pois precisava voltar para casa, sua mãe estava retornando de viagem.

Continue lendo no link abaixo...

site: http://www.amigadaleitora.com/2016/05/resenha-trama-editoraarqueiro-colocar.html

Julia1420 31/05/2016

Trama (estritamente recomendado para viciados em plot-twists e livros de fantasia)
Trama nos apresenta Nells, o jovem "herói" da Vila das Pedras que sonha ser um Cavaleiro e servir ao rei de Averand, ainda que sua mãe super-protetora desaprove completamente. Um dia, um viajante bate à sua porta e o convence a acompanhá-lo ao festival, onde seu sonho de se tornar Cavaleiro talvez possa ser realizado.

Porém, após ter sido humilhado em frente à todos, ele volta para casa, onde algo terrível acontece e Nells vira um fantasma. Sim, um espectro que é invisível, exceto para a mimada princesa Tyra. A partir daí, ambos embarcam numa jornada para tentar concertar tudo e quem sabe trazer Nells de volta à vida.

O que mais me chamou a atenção, em primeiro lugar, foi a promessa de algo diferente que o livro traz. Definitivamente, a construção da fantasia (isto é, todo o novo “universo” que os autores criaram) está de parabéns. Tudo bem original, criativo e, ainda assim, não muito denso.

Confita o resto da resenha em Não Se Preocupe Com Isso | blog

site: http://naosepreocupecomisso.blogspot.com.br/2016/05/resenha-o-que-achei-de-trama.html

R. Silva 02/05/2024

ESSE LIVRO ME DEU MUITAS ALEGRIAS
Na época em que li esse livro. Eu estava enfrentando o auge da depressão e os momentos cômicos da estória me deram muitos motivos para sorrir, embora pareça um livro triste, trama só deixa a desejar no final o qual não vou contar aqui.
Se você está em busca de uma estória gostosa de fantasia aí está uma que vai encher seu coração!

Victor 22/06/2016

Trama foi uma grata surpresa pra mim: é uma história de fantasia infanto juvenil que me lembrou bastante a sensação que eu tive ao ler As Crônicas de Nárnia pela primeira vez. Michael Jensen passou dez anos imaginando o mundo fantástico por trás desse livro e se juntou a David Powers para inserir os personagens e desenvolver a história dentro desse novo universo.

A ideia por trás desse mundo é que o tempo é tecido através da Grande Tapeçaria e cada pessoa existente é uma linha que irá levar o tecido adiante. Ao morrer, o fio de uma pessoa é cortado e destecido da trama, mas suas ações em vida deixam sempre uma marca no tear do tempo. Aqueles que conseguem usar a magia da Urdidura (o poder mágico baseado nos fundamentos da costura e tecelagem da Grande Tapeçaria) obtêm grande poder e se tornam poderoso magos. Mas a Urdidura já se tornou uma arte quase esquecida.

"- Paciência - respondeu Bosh - A Urdidura é uma arte tenaz que exige atenção meticulosa. - O velho baixou as mão para os bolsos e tirou um pequeno carretel de linha de um deles e uma tesoura de outro. - Como eu disse, cada pessoa é um fio valiosíssimo no desenho da Grande Tapeçaria, mesmo que pareça insignificante. As escolhas das pessoas fazem o tecido, e o tempo o comprime. - Bosh tirou um fio do carretel e cortou-o com a tesoura. - Quando uma vida acaba, o fio desse indivíduo é cortado e ele deixa para trás um padrão que foi tecido de forma permanente na Grande Tapeçaria durante toda a sua vida."

E nesse universo conhecemos Nels: um garoto obediente, que tem o sonho de se tornar um cavaleiro do reino de Avërand, mas é impedido pela mãe. Essa, cheia de segredos, nunca explicou a Nels sobre seu passado, sobre o porquê de morarem no meio da floresta ou sobre seu pai. Mas quando começamos a conhecer mais sobre o garoto e sua história começa a ser mais desenvolvida, ele é assassinado por uma figura misteriosa (calma, não é spoiler).

É aí que entra Tyra, a princesa do reino de Avërand. Uma garota extremamente mimada, que tem alguns problemas com seus pais (o rei e a rainha) e, por algum motivo, é a única que consegue enxergar e conversar com o fantasma de Nels. Nenhum dos dois sabe exatamente o que está acontecendo com o garoto, como ele se tornou um fantasma ou porque somente Tyra pode vê-lo. Mas ambos terão que partir em uma jornada atrás de um artefato antigo da magia de Urdidura para poderem remendar a Grande Tapeçaria, uma missão que só eles podem cumprir.

Apesar de ter inúmeros (é ótimos) personagens coadjuvantes, a trama de Trama (oi?) é focada principalmente em Nels e Tyra. É até meio difícil determinar quem é o protagonista: no início do livro o foco é totalmente direcionado a Nels, mas ao longo do desenvolvimento, a jornada do herói é totalmente de Tyra. É ela quem recebe o chamado ao dever, a missão e é ela quem precisa evoluir e se tornar a heroína. Funciona muito bem como um conto de fadas as avessas e eu achei isso espetacular.

A dinâmica entre Nels e Tyra é o ponto alto do livro. Eles não se dão muito bem desde o início: Nels é humilde e honesto, mas é um camponês, algo que Tyra despreza. Ela é muito mimada, coisa que o garoto destesta. A relação dos dois tem um pouco de tudo, drama, humor, aventura e por aí vai. Numa parte você até começa a shippar os dois, apesar de um estar morto (eita). Junte a isso uma trama de mestre e aprendiz para explicar exatamente o passado do reino, a história dos pais e do assassinato do garoto e chegamos ao vilão da história: Rasmus. Ele foi a única coisa que realmente me incomodou no livro. Numa história tão boa quanto essa, achei ele genérico demais: parece estar ali só para levar a trama adiante e é bem pouco desenvolvido.

Mas, algo realmente espetacular desse livro, é o universo por trás dessa história. O mapa acima foi minimamente explorado pelos personagens e, mesmo assim já apareceu muita coisa. Por isso que no meu comentário inicial falei que lembrei muito da primeira vez em que li O Sobrinho do Mago (primeiro livro das Crônicas de Nárnia). A história de Trama é muito boa, engraçada e criativa (a ideia por trás da magia de Urdidura e a Grande Tapeçaria foram sacadas espetaculares), mas eu realmente fiquei com a sensação de que todo o universo que está em volta é muito maior e tem muito mais coisas a oferecer.

O livro Trama em si tem a história fechada e redondinha. Mas eu vou lamentar de verdade se os autores não lançarem outras histórias desse universo.

site: http://www.garotapaidegua.com.br/

Gramatura Alta 28/06/2016

Original
Dois dos significados mais conhecidos de trama: intriga, enredo, maquinação; ou conjunto dos fios que os tecelões fazem passar com uma lançadeira entre os fios estendidos do urdimento e transversalmente a estes. No caso da obra de Jensen e King, os dois significados se aplicam. Ou melhor, eles se completam.

Todos os componentes da magia no mundo de TRAMA possuem um equivalente com a urdidura. Por exemplo: a realidade se chama de Grande Tapeçaria, que é onde estão todos os fios que representam a vida de uma pessoa. Cada ser vivo, cada objeto, possui um fio, que pode ser cortado, remendado ou manuseado. Um feitiço se chama ponto; uma mágica que afeta a realidade, se chama rasgo; para se consertar um rasgo, se realiza um remendo. E assim por diante.

Uma coisa importante quando se cria algo original, que é pouco familiar ao leitor, é saber explicar a ideia sem tornar a leitura cansativa. Não existem parágrafos e mais parágrafos explicando como funciona a magia, mas, sim, situações e diálogos entre os personagens no momento certo. Tudo muito orgânico, claro, sem confundir ou afetar o entendimento e o desenvolvimento da história.

Mas não é só esse acerto que a obra possui. Os dois personagens principais, Tyra e Nels, conquistam o leitor pela forma como interagem. Eles se odeiam, ou melhor, eles acham que se odeiam desde o primeiro momento em que se encontram. Depois que Nels morre, vítima do vilão do livro, e vira um fantasma, Tyra é a única pessoa que consegue vê-lo e, consequentemente, é a única que pode ajudá-lo a encontrar o objeto que poderá restituí-lo a seu corpo. Mas Tyra não suporta Nels. Para convencê-la, ele passa a assombrá-la em todos os lugares. A única forma de deixá-la em paz, é se ela o ajudar.

Depois que os dois partem na jornada em busca do tal objeto, o relacionamento dos dois continua agressivo, mas os autores são habilidosos e conseguem transmitir as nuances de como toda essa raiva começa a se transformar em amor. Eles passam por diversos perigos, encontram personagens curiosos e cativantes, enfrentam o vilão mais de uma vez, criam amigos onde antes pensavam existir inimigos, enfim, todos os capítulos são recheados de ação, o que faz que a leitura seja rápida.

Na verdade, rápida demais, até. O capítulo final, após o clímax da história, ocorre de forma um pouco apressada. Os autores poderiam ter escrito pelo menos mais um capítulo, descrevendo melhor os acontecimentos posteriores ao confronto final com o vilão. Eu queria ficar um pouco mais na companhia de Tyra e Nels! :)

Também existe o prenúncio de um triângulo amoroso, na parte inicial da história, uma vez que Tyra é apaixonada pelo primeiro cavaleiro do reino. Mas logo descobrimos que a coisa não é bem assim, e o que existe, na verdade, é um jogo de interesses. E algumas das partes mais engraçadas ocorrem quando Nels se interpõe entre Tyra e o cavaleiro.

Não sei se TRAMA faz parte de alguma série, ou se terá uma continuação. Os autores deixam um gancho nas últimas páginas, o que indica que haverá. Torço para que sim, uma vez que existe assunto suficiente para pelo menos mais um livro. Sem falar no prazer de poder acompanhar, novamente, as aventuras de Tyra e Nels.

site: http://www.gettub.com.br/2016/06/trama.html

Carol 06/07/2016

Divertido e cheio de aventuras!
Um dos lançamentos do mês de abril da Editora Arqueiro, Trama é uma aventura fantástica por um reino que se encontra a beira de um colapso.

O reino de Avërand é um reino relativamente tranquilo, assassinatos não acontecem há tempos, desde que o rei anterior fora assassinado e o príncipe Lennart subiu ao trono. O rei atual é indiferente à maioria das coisas, é isso que pensa Tyra, sua filha e herdeira, ignorada pelos pais, sem amor e carinho, Tyra se torna uma princesa mimada e arrogante.

Quando conhece Nels em uma situação desagradável, a jovem já desgosta de cara do jovem camponês. Nels, no auge dos seus 17 anos, nunca tinha visto uma mulher tão linda quanto a princesa Tyra durante o festival em Vila das Pedras.

Ao retornar para casa, Nels é assassinado e se torna um fantasma. Alguns dias depois, descobre que Tyra é a única pessoa capaz de vê-lo e falar com ele, o que o deixa intrigado. Assim, a atormenta até que ela resolva lhe ajudar a descobrir resposta. Por que ele continua na terra como fantasma? Por que só ela pode vê-lo? Quem era o homem que o matou e por que cometeu tal ato?

Com a ajuda de Ickabosh, os jovens começam a compreender a magia que permeia o mundo. Tal arte, conhecida por Urdidura, é feita de costuras, cada um e cada coisa possui sua própria costura, e os feiticeiros são os urdidores, pessoas com o dom da costura. E após saberem disso, recebem uma missão e parte em uma jornada pelo reino, em busca da relíquia que pode salva-los.

Em sua jornada, Tyra e Nels, encontram amigos desconhecidos e inimigos perigosos, mas ao trabalharem juntos percebem cada vez a verdadeira essência de cada um. Inicialmente, Tyra é uma personagem cansativa e detestável, mas logo no começo os autores nos mostram os motivos por ela ser assim, e conforme a trama se desenrola ela demonstra seu verdadeiro potencial. A imagem inicial que ela tem de Nels logo é desconstruída.

A narrativa dos autores é simplesmente encantadora e fluida, os personagens criados são totalmente diferentes, mas extremamente cativantes. Toda a mitologia criada para o mundo de Avërand é original e bem desenvolvida, sem deixar pontas soltas, há explicações satisfatórias para todos os mistérios da história.

A edição da arqueiro ficou maravilhosa. Além de ser visualmente linda, a capa dá uma impressão de envernizada e com o título em alto relevo e a diagramação ficou simples e bela, com pequenos detalhes nos inícios dos capítulos.

Um livro super recomendado, com romance, aventuras improváveis e diversão! Com seres sobrenaturais e fantásticos, feiticeiros e fantasmas, e a promessa de uma história diferente do habitual. Espero que se divirtam como eu, já estou ansiosa por ler algo mais dos autores.

site: http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/