Alucinadamente feliz

Alucinadamente feliz Jenny Lawson

Resenhas - Alucinadamente feliz

Verô 12/05/2024

???
Dá pra tirar uma brisa, dá pra passar raiva, dá pra rir e entender um pouco como funciona a mente de alguém com depressão, ansiedade e outros diagnósticos. Confesso que em algumas partes me dava muita raiva todo o rodeio que ela fazia com temas ????? Mas, no geral, eu gostei muito da leitura e simpatizei com ela!!

Rafaela 21/04/2024

Comfort book ??
Alucinadamente Feliz é o livro que eu gosto de ter à mão quando preciso de um alívio.

Ele é engraçado, reflexivo e muito, MUITO aleatório. Juro. Algumas partes não fazem o menor sentido lógico. E é isso que torna o livro TÃO PRECIOSO.

Ele mergulha profundamente na cabeça de uma pessoa neurodivergente, fazendo com que a gente sinta como é estar na mente de uma pessoa com ?parafusos a menos?. No final, fica claro que o normal é ser diferente.

A autora apresenta a ?Teoria das Colheres? que, inclusive, é assunto recorrente nas minhas sessões de terapia. Essa teoria me ajuda a explicar como eu me sinto e a minha forma de levar a vida.

Enfim! Esse livro mudou a minha vida (sem nenhum esforço). ?

Elton.Oliveira 01/04/2024

Encantador
Um livro que você encara com ressalvas , vai explorando e tentando achar motivos para não largar !

Passado essa fase inicial, depois que nos apegamos a Jenny , queremos ler sua mensagem, vibramos com suas vitórias, rimos com suas trapalhadas e comemoramos suas superações!

É um livro de alguém que tem depressão, ansiedade e vários outros transtornos mentais , mas que consegue, do seu modo louco , vencer cada batalha e seguir em frente! Jenny vai delirar tanto que às vezes você vai sentir pena do Victor (marido dela ) que fica no meio de toda essa confusão, numa serenidade estoica ! Um cara que passamos a admirar, por toda sua calma, carinho e compreensão com Jenny !

Já na parte final do livro , nos deparamos com conselhos e reflexões impressionantes da autora ! Assuntos tão difíceis e complexos , como por exemplo, a criação de sua filha e toda a carga emocional dos pais ! Ela foi magistral!

O livro é tão interessante e personalizado que nos sentimos encorajados até em ler os agradecimentos! ???... Tipo , ela tem seu jeito de contar as coisas e ficou tudo à sua maneira...

Recomendo, como falei antes , para conhecermos melhor as pessoas que sofrem esses distúrbios e podermos ajudá-las de alguma maneira a superar suas dificuldades!

Um ótimo livro !!

Guilherme.Oliveira 01/04/2024

Está aí um livro que me surpreendeu.
Comecei a ler imaginando que seria uma coisa, mas a pegada foi totalmente diferente.

O livro é divertido, engraçado, despretensioso de uma forma, mas que no final faz todo sentido.

Me peguei gargalhando em várias situações e narrativas deste grande "diário", onde a autora faz piada de toda situação que passa.

O epílogo foi uma cereja no bolo de lucidez de uma narrativa totalmente louca.

Valeu demais a leitura.
Elton.Oliveira 01/04/2024minha estante
Somos 2 Guilherme!! Parabéns pela resenha, ficou ótima ! ?????

elli elli 25/03/2024

Um momento para relaxar
Esse livro me trouxe apenas emoções boas, o que eu já considero como ótimo. Ele é engraçadinho, não fala de nenhum assunto de forma muito pesada, e ainda que fale sobre saúde mental ele traz uma perspectiva muito gostosa quanto a isso, com uma positividade e a certeza da transitoriedade das emoções ruins que deixa tudo mais leve. Ele é meio bobo? É. Mas você quer ser feliz ou simplesmente não pensar e se sentir abraçada por alguns minutos? Recomendo.

Triz 25/03/2024

Um rodeio Alucinante feliz
O livro é incrível e você deveria ler

Por que?

Simplesmente a escrita é tranquila engraçada e cheia d palavras novas que vão agregar muito o seu "inventabulario"

Recheado d altos e baixos, desgraças, piadas, relações. o livro fala sobre a vida como viver e como levantar todo dia e falar "é eu consigo um pouco d cada vez e ta tudo bem" mas sem ser um livro auto ajuda

E sim sendo a vida de uma pessoa real. Que tem as mesmas dificuldades q tantas pessoas e teve coragem d falar "ei eu me sinto assim, e vc? Vc tbm? Nossa que bom que não é so eu" e a autora conta sobre muitos dos problemas dela e de como ela começou a resolver e em momento algum fala q a vida virou um mar de rosas sabe? Do tipo Magia da disney resolveu meus problemas. Ela fala ah resolvi q vou ser feliz e não ligar p oq me prende e vou aceitar meus dias ruins.

O melhor conselho que eu posso lhe dar: leia. Vc vai refletir e se divertir muito

Bia @bialopes_p 09/03/2024

Cansativo
Um amigo me recomendou esse livro há uns 3 anos atra, enquanto eu estava em uma fase bem difícil, ele disse que o livro era leve e extremamente engraçado.
Só pode ler agora rsrsrs, e me decepcionei, o livro é um compilado de histórias aleatorias da vida da autora, que era pra ser engraçado, mas sinceramente a maioria não é. Pensei em abandonar o livro várias vezes. Não recomendo.

Cherry 04/03/2024

Um livro incrível sobre coisas não tão incríveis
Uma recomendação da minha psicóloga que me garantiu que esse livro era a minha cara e nossa como ela estava certa. Uma série de relatos de uma mulher que vive cheia de transtornos mentais e conta sua história de maneira alucinadamente feliz, usando-a como uma maneira de lutar contra a sua depressão

Logo nas primeiras páginas me identifiquei com o ponto de vista da autora e notei várias falas e situações que vivenciei com amigos e família. Uma narração cômica recheada de humor ácido que, na mão do leitor certo, vai fazer ele dar boas risadas e trazer pontos de vistas que somente pessoas que vivem com esses transtornos entendem.

Não acho que seja uma obra nichada, mas sim uma obra complexa e lotada de significado que uma passada rápida de olho não vai fazer o leitor tirar 100% de proveito da leitura.

Vale muito apena a leitura. Um livro sério quando precisa ser sério e um livro cômico quando precisa ser cômico.

Te amo Jenny

Carolina 19/02/2024

Comprei o livro pela capa e nunca mais me arrependi disso. Ri do início ao fim. A autora é adorável e completamente engraçada.

Tham 22/01/2024

É um abraço em nós depressivos
O pavimento térreo é onde as pessoas normais vivem suas vidas, mas não nós. Nós vivemos em andares negativos com tanta frequência que começamos a compreender que, quando o sol brilha, a vida deve ser vivida a toda velocidade, ao máximo. Os cabos invisíveis que ligam as pessoas normais ao seu percurso estável não nos seguram da mesma forma. Às vezes, caminhamos sob a luz do sol junto com todo mundo. Às vezes, vivemos debaixo d?água, lutamos e crescemos.
E às vezes...
...às vezes, nós voamos.

Lulu 01/01/2024

Alucinadamente Feliz
A vida da Jenny teve muitos percalços, mas ela consegue achar um outro jeito de olhar pra eles, e trás essa reflexão pra nossa vida.

junirou 24/12/2023

A depressão é uma MENTIROSA.
Eu já li uma boa qualidade de livros que abordam sobre transtornos mentais, mas pela primeira vez eu me deparei com um em que a autora refere a depressão como uma mentirosa, uma grande mentirosa e intrusa. E isso me fez refletir. Foi bom poder sentir que você pode amassar no asfalto uma coisa que tanto te faz mal. Ela diz muito sobre isso. Essa ideia de que todos esses transtornos mentem pra a gente. Quando a depressão faz com que a gente se culpe por tudo, ela tá mentindo de novo. Quando diz que não vamos ficar bem, que não conseguiremos levantar da cama, que não somos fortes, que somos incapazes. É tudo mentira, ela tá tentando enganar a gente. E aos poucos ela consegue, mas e se passássemos a lembrar que ela só tá mentindo outra vez? Ela é uma vaca mentirosa.

Toda essa ideia de transformar os seus transtornos numa grande "piada" me fez rir bastante, foi uma abordagem diferente e gostosa de ler, fez eu me sentir muito conectado com a autora, era como se ela fosse uma pessoa presente da minha vida, principalmente porque existem alguns capítulos extremamente pessoais, provavelmente vai ter uma galera que não vai gostar nenhum um pouco desses capítulos pessoais, porque repito, são bem pessoais. De gansos a guaxinins e gatos empalhados, ela leva tudo numa grande leveza, ou pelo menos até aonde a ansiedade dela permite, acredito que muitos destes capítulos conseguiram (para mim) abordar a depressão e ansiedade no seu pico mais real e muito sincero. (detalhe de que é um livro autobiográfico, então óbvio que é tudo sincero e real, bobão).

Tem uma parte em específica que diz muito sobre como é para as pessoas ao seu redor conviverem com alguém que tem algum tipo de transtorno mental, é sobre algo provavelmente surgiu durante uma crise, mais especificamente uma pergunta direcionada ao seu marido. ?  ?disse que ás vezes achava que a vida dele seria mais fácil sem mim.? ? A resposta dele me despertou muitos sentimentos. ? ?Poderia ser mais fácil. Mas não seria melhor.? ? é uma forma extremamente pura de como nós nos sentimos, eu sei como é conviver com alguém com depressão e sim, poderia ser mais fácil, mas não seria melhor. Um adicional de outra fala (porém parecida) ? ?Porque desistir poderia ser mais fácil, mas não seria melhor.? ?. Aos meus depressivos, ansiosos ou com qualquer outro transtorno mental insuportável, chato e horripilante que você tenha que lidar, eu sei que desistir é mais fácil, mas não seria melhor.

Voltando aqui, a autora faz questão de satirizar tudo, e de novo, vai incomodar muita gente. Tem muitas analogias, algumas até bem interessantes como a das colheres e outras meio estranhas, na verdade, bem estranhas. Alguns vão dizer que essa ideia de ser alucinadamente feliz seria como deixar seus pensamentos intrusivos te controlarem, e de certa forma é mesmo. Pelo menos com a autora, e isso funcionou muito bem como leitura. Eu sinto que poderia dizer milhares de coisas sobre o livro, mas provavelmente vou me embolar e depois quando for revisar a resenha vou esquecer de um errinho ou outro e vou querer apagar tudo, então deixarei como tá.

P.S: A autora pede ao marido para que durante a resenha ele se lembre de dizer que esse livro é revolucionário e de que a frase "compre uma dúzia desse livro para todo mundo que você conhece" eu não sou o marido dela, mas achei que poderia ser interessante pontuar.

P.S.2: Eu estive quase um mês inteiro de ressaca literária, então me perdoe se a resenha estiver ruim ou algo do tipo.

P.S.3: Eventualmente, também demorei quase um mês para ler esse livro. Desculpe a comunidade dos leitores, eu tenho falhado constantemente como leitor. Tanto que deixei de resenhar dois livros muito bons por falta do que dizer, algo que realmente fosse agregar como resenha.
Menanda 24/12/2023minha estante
Nunca tinha lido uma resenha tão longa e tão boa!

junirou 24/12/2023minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKK sempre faço essas longas

Silvia 26/12/2023minha estante
Eu tenho muita vontade de ler este livro, as resenhas e comentários dele são sempre positivos...

junirou 04/01/2024minha estante
Silvia, leia, ele é mto bom!!

Sophia.Ferraz 28/10/2023

Eu amei a autora, achei divertida e honesta e me senti acolhida demais em momentos ruins e em dores que as vezes penso que sou louca e que tô fingindo. eu amei dms

Ana Brison 22/10/2023

Alucinadamente necessário
Escolhi o livro pela capa, sem ideia do que poderia receber no "pacote" e fui feliz nessa jornada.
Em meio à gargalhadas e reflexões me senti próxima da autora, que narra em primeira pessoa as maiores loucuras de seu cotidiano conturbado, mas que a tornam única por ser quem é.
Para mim, a parte das "colheres limitadas" fez TODO sentido e com certeza adotarei a analogia para meus dias difíceis.
Recomendo muito a leitura!

Steph 21/10/2023

Não se engane, você vai chorar. E vai ser ótimo.
Você pode começar lendo o livro achando que a Jenny é só mais uma espécie de ?she?s so crazy i love her?, não que ela não seja um tanto maluquinha, ela é, mas se você se interessou por esse livro, provavelmente já acolheu minimamente a sua ?loucura?. E assim o livro vai conquistando toda a sua empatia e alteridade, pois você consegue se relacionar com semelhanças e diferenças. Esse livro é um afago para quem lida com questões psicológicas. Muito bom mesmo.