Histórias Da Gente Brasileira

Resenhas - Histórias Da Gente Brasileira

1 | 2 | 3 | 4

Ivan 28/07/2021

Um país em construção
A história do Brasil é comumente contada por meio de grandes fatos, pessoas importantes, vitórias e fracassos que marcaram a nação. Por outro lado, o livro da Mary del Priore conta a história do ponto de vista cotidiano de pessoas comuns que participaram da formação da cultura brasileira.

Não espere a descrição de fatos históricos e personagens importantes. O livro “Histórias da gente brasileira – Volume 1 Colônia” apresenta um retrato dos modos e costumes do povo brasileiro desde o descobrimento. Aqui temos a oportunidade singular de entender como as pessoas comuns do passado se vestiam, se alimentavam, se relacionavam, enfim, como viviam em um novo país em construção. E de uma forma diferente e interessante: uma análise em detalhes, baseada em registros históricos.

Quem realmente se interessa por História do Brasil está com o livro correto em mãos. A obra proporciona um mergulho a um passado que muitos de nós desconhece. Ótimo para entender a formação da cultura brasileira.

Agora, se você não se interessa muito por história, a leitura do livro pode ser um pouco cansativa, especialmente por ser bastante descritiva.

Particularmente gostei bastante desse primeiro volume da História da Gente Brasileira, pela forma que busca integrar a perspectiva do cotidiano à narrativa da nossa história.

Mimi 23/07/2016

Descontruindo o Brasil colonial para melhor
O que dizer desse livro que comecei a ler sem nenhuma expectativa, mas que se tornou uma das minhas melhores leituras de 2016? Se vc pensa em adquirir esse livro,faça o quanto antes!Esse livro é maravilhoso, explicando de maneira simples, didática e NADA maçante sobre o Brasil descoberto pelos portugueses. Vc vai saber tudo, tudo mesmo a respeito dos índios, africanos, lusitanos , desde como viviam aqui até do que tinham medo. A autora escreve tão bem que em diversos momentos parece que vc está lá em 1500. É uma verdadeira viagem.
Sergio330 09/11/2017minha estante
Comprei e ainda não li , mas gostei da objetividade e empolgação que você passa na sua resenha . Leia também O teatro dos vícios - transgressão e transigência na sociedade urbana colonial , de Emannuel Araújo que segue o mesmo tema , e com linguajar suave .

Cris Costa 11/09/2018minha estante
Separei este livro para futura leitura!

Gigio 22/02/2023

Cotidiano das pessoas comuns
A história do Brasil contada de um ponto de vista muito diferente dos tradicionais livros sobre o tema. Destaca o papel de pessoas "comuns" na construção de nossa brasilidade. Conhecer os hábitos e costumes de nossos primeiros colonizadores, sem deixar de lado a influência dos colonizados, nos insere no cotidiano do Brasil Colônia, permitindo um "contato" com as dificuldades dessa época da edificação do país que temos hoje.

Thamiris Flor 15/05/2023

Eu demorei muito para terminar esse livro. Eu acredito que seja um livro que tem que ser lido com bastante cuidado. Tem algumas falas que não dá pra engolir e isso tem que ser revisto.

O livro é dividido em três partes. A parte um e a parte três, são extremamente rançosas, não só pela história que já conhecemos, mas pela forma que a história é contada. A parte dois é ok.

Eu gostava (talvez ainda goste, mas com algumas ressalvas) da Mary Del Priore.

Recomendo esse livro para quem gosta de história e para quem tem interesse em saber um pouco mais do que não aprendemos na escola, mas não é para qualquer um e deve-se saber interpretar muito além.

Daniel432 17/01/2021

Radiografia de Usos e Costumes - Brasil Colônia
Na minha visão a proposta da autora foi fazer uma radiografia dos usos e costumes dos brasileiros começando quando o Brasil era mais português do que brasileiro, claro que, cronologicamente, essa era sua única alternativa.

Não é uma radiografia de corpo todo, genérica, e sim várias radiografias localizadas, quase que uma ressonância magnética devido aos detalhes.

Os assuntos vão do acesso (limitado) à terra e sua exploração (extrativismo e monocultura), passando pelos "confortos" disponíveis nas casas incluindo roupas (simples para casa e de arruar), e finalizando com os costumes morais (basicamente religiosos - católicos) e a inescapável morte.

Em todas essas radiografias a autora se preocupou em retratar todos os componentes dessa sociedade colonial. Portugueses, filhos da terra (índios), negros, mulatos e pardos (frutos da miscigenação), destacando as diferenças culturais, muito evidentes no trato das doenças.

Agora, uma recomendação final, não leia o capítulo "Eu me lavo, tu te cobres, nós sujamos: catinga e limpeza" depois do almoço. É quase repugnável se sua imaginação for muito criativa.

Mas, com certeza, a leitura é recomendável.

Tiago.Costa 23/03/2023

Muito bom, gostei da maneira simples da autora. Este livro é essencial para quem gostaria de aprender sobre história do Brasil longe das figuras importantes da época.

Maria.Eduarda 01/05/2023

Sobre a gente
Uma leitura muito interessante e, apesar da minha demora, eu gostei muito. A Mary tem uma maneira de escrever que encanta e prende, contudo, o livro é muito focado no cotidiano das pessoas na colônia, pra quem busca saber mais sobre o dia a dia é uma ótima escolha, eu, que busco leituras mais rápidas para fazer provas, acabei achando um pouco maçante. Mas super recomendo a leitura!

keigowins 01/02/2024

É um bom livro para aqueles interessados em história e o cotidiano do brasileiro na época da colônia, consegui ter um bom proveito da leitura mas com algumas ressalvas que me fazem não o achar tão recomendável. A autora em muitos momentos se perde na escrita e prolonga muitas histórias que achei bem massantes, tive muita dificuldade em terminar a primeira parte do livro porque a leitura foi muito arrastada pra mim, penei muito pra terminar esse livro mas dei uma nota 3,0 por ter achado muitos fatos interessantes.

Olgashion 30/08/2023

Historiadora que nos contam um pouco da história do Brasil de um jeito sério e com muita fofoca durante o período da Colônia

Henrique_ 07/06/2017

A História do Brasil Colônia em outra perspectiva
Esse é um livro para quem gosta de História do Brasil na veia. A riqueza de detalhes de aspectos da vida cotidiana do Brasil colonial é o grande ponto do livro. Chama a atenção, e nisto a autora foi muito feliz, a mudança de perspectiva em relação aos tradicionais relatos sobre nossa História. Essa mudança ocorre pela tentativa bem-sucedida em descrever a História pela dissecação de nosso tecido social, destacando formas e maneiras de vida muito interessantes, que vão desde formas de organização do trabalho, passando pela vida doméstica, alimentação e vestuário, até interações com o nascimento e a morte. Um trabalho de pesquisa muito bem feito que não se encontra por aí tão bem sistematizado. Essa obra proporciona um mergulho a um passado ignorado por muitos de nós, mas que repercute em nós ainda hoje. Lê-la nos ajuda a nos reconhecer parte desse processo. Por ser muito descritiva, a leitura por vezes é cansativa, sobretudo se o leitor está em uma parte que não considera tão interessante.
Thallys.Nunes 08/06/2017minha estante
Ótima resenha!

Fernando 10/06/2017minha estante
Comprei e está em minha lista de a serem lidos. Gosto muito da autora e do gênero q se trata! Com sua resenha, fiquei mais curioso ainda

Mauricio 16/01/2018

Livro interessante, mas a leitura é muito carregada de informações
Achei louvável o esforço da autora em garimpar vários aspectos seculares de nossa cultura. O livro traz um olhar acurado, passando uma verdadeira lupa em detalhes da vida de nossos antepassados, as roupas, a comida, as doenças e seus tratamentos, os móveis, utensílios, as casas, os hábitos, costumes, o relacionamento entre as diversas etnias: negros, portugueses, índios, etc.
Sobre a escravidão, há uma tentativa de desmistificar a ideia de que os escravos foram sempre maltratados e açoitados. Segundo a autora, a maioria dos escravos eram bem tratados, viviam junto de seus “senhores”, e muitos chegaram a comprar a sua alforria ficando inclusive com boa condição financeira. Também segundo ela, a relação dos brancos com escravos negros era mais amistosa do que com os índios após um certo período. No caso da cana, cada engenho possuía em média 10 a 15 escravos que formavam uma espécie de núcleo familiar em torno do senhor do engenho – brigas, traições, machismo, adultério, abusos sexuais, exploração infantil entre outros desvios, eram frequentes e considerados normais.
Grande parte do livro baseia-se em autores da época como Jean Baptiste Debret, vice-reis do Brasil colônia, ou posteriores como Gilberto Freyre - autores que descreveram e ilustraram detalhes da vida das pessoas do Brasil colônia. Mas também há várias informações obtidas em outros textos, livros e documentos da época, como testamentos, espólios, inventários, livros cartorários, etc.
Porém, por ser muito detalhado e tentar abranger todo o material pesquisado, o livro ficou com aspecto de um dicionário de época, com inclusão de vários termos e palavras desconhecidos atualmente, deixando o texto sem fluidez e sem uma análise mais contextualizada da época. Por exemplo, para falar sobre o que comiam, a autora começa a citar diversos pratos, ervas, raízes, grãos, frutos, e toda sorte de alimentos, um atrás dos outros com poucas referências ou explicações. Na maioria das vezes somente cita o nome da pessoa, “um certo Sebastião de tal...” e o que ela disse ou escreveu sobre aquele assunto. Após ler um terço do livro comecei a achar o texto um pouco cansativo, pois vai sempre nessa linha, tentando abranger tudo o que encontrou do assunto, de forma rápida e repetitiva, com pouca contextualização e pouco teor analítico. Mas como material de pesquisa e acadêmico achei o livro muito interessante.

Marcos774 10/10/2023

Mary é uma historiadora maravilhosa. Seu texto nos leva ao Brasil Colônia, vivendo aquele período. Como se estivéssemos presentes naquele momento. Vale muito a leitura.

Ally 18/07/2020

No geral gostei do livro, traz muita informação que geralmente não sabemos. A leitura é um pouco cansativa, especialmente na primeira parte. Algumas passagens me incomodaram um pouco por me passarem a ideia de relativismo da escravidão e uma frase que me passou a ideia de preconceito com religiões afro. Mas é uma leitura que vale a pena é certamente lerei os outros livros da série.

Gaby 07/04/2022

Uma nova maneira de compreender a história
Esse volume retratada acontecimentos e costumes que nos cercam desde o início dos séculos é uma retratação histórica como nunca havia visto. . Tratar-se desse assunto de maneira leve e facilmente compreendida

Thaís 23/08/2020

Bom...
É um bom livro, relata o Brasil do tempo da Colônia, traz curiosidades e informações riquíssimas, meu ponto negativo é que em muitos momentos o livro é muito descritivo, o que torna a leitura pouco fluída e cansativa.

1 | 2 | 3 | 4