Histórias Da Gente Brasileira

Histórias Da Gente Brasileira Mary del Priore

Resenhas - Histórias Da Gente Brasileira

1 | 2 | 3 | 4

vicabez 04/04/2022

Bem interessante, mas muuito longo. Eu li ao longo de literalmente nove meses. Algumas das histórias contadas são muito boas e outras são incrivelmente chatas. Tem umas horas que a autora entra em umas tangentes intermináveis sobre coisas que realmente não me interessam. Mas suponho que eu não posso ser tão duro com relação a isso já que entrar em tangências aleatorias é literalmente a proposta do livro. Apesar de ser bem chato de vez em quando, o livro é fenomenal em pintar uma imagem do Brasil Colônia e acho que é essencial pra qualquer um interessado em história. Vou esperar alguns meses pra ler o resto da série, no entanto kkk

Lindalva 19/06/2020

Ótimo para entender a formação da cultura brasileira
A obra em si é muita boa porque permite compreender os princípios e formação das raízes brasileiras. A autora apresenta através de pesquisa histórica a formação da base da nossa cultura. Minha única crítica é sobre as referências a vida dos negros, nesse ponto o livro apresenta uma visão positivista demais, passando a impressão que era de certa forma até fácil a vida dos mesmos, e de que era acessível para os escravos comprar sua liberdade ou conviver bem na vida de cativo, Del Priore se concentrou nos aspectos positivo da realidade dos negros, e para mim faltou descrever também o outro lado dessa realidade. Tirando esse ponto, o livro mostra que a nossa sociedade brasileira ainda conserva nos tempos atuais muito dos costumes que já eram ridículos mesmo no período colonial, como por exemplo, a vida de ostentação, do julgamento pelas aparências, etc.

delicadas.leituras 08/09/2020

Histórias de Gente
A autora é historiadora e suas obras são preciosidades para quem quer conhecer de fato a história através do cotidiano de gente de verdade, e não se ilude à história oficializada.

Jorge Lavagnoli 26/05/2021

Trivialidades e cotidiano
Para quem está buscando um livro sobre o período colonial com informações históricas e acontecimentos importantes, este aqui não é a recomendação.
O foco deste livro são as trivialidades do dia a dia e o cotidiano dos brasileiros (e estrangeiros) durante o período colonial.
Considero uma leitura complementar, não essencial, dos diversos livros de história do Brasil.

Kekeu 23/12/2017

Passeio
O incrível é que a Mary nos pega pela mão e conduz a um passeio fantástico por nossa história colonial.

Danuzia.Tatiane 01/03/2024

Livro excelente que joga luz sobre o cotidiano da realidade vivida pelas pessoas, os costumes a maneira de viver e encarar a vida. Passados 500 anos ainda vivemos sobre a influência dos nossos antepassados em muitos aspectos principalmente aqueles que vivem no interior do Brasil

Erick 09/10/2021

Certamente não foi uma das leituras mais empolgantes que tive nesse ano, nem chega perto disso; na tentativa de ser tão detalhado e documental, o livro por vezes pode causar grande enfado ao citar tantos nomes, fontes e descrições triviais, fora o vai e vem entre diferentes séculos e décadas. De todo modo, ao conseguir aturar isso você tem em mãos um livro enriquecedor sobre a rotina do período colonial de nosso país, e que para mim foi outra obra de História do Brasil que simplesmente terá implícito em várias de suas páginas uma amostra de como, pois é, os vícios e falhas de nossa nação vem de longe, muuuito longe!

Volnei 04/04/2017

Histórias Da Gente Brasileira
Está é uma obra que nos dá uma ideia de como era a vida durante os primeiros séculos do Brasil império. Diferente de outras obras esta traz o cotidiano do povo sem dar foco aquela parte da história tratada em todos os demais livros que conhecemos

Vitoria 03/07/2021

Um passeio pelo brasil colônia
Como era o dia-a-dia nos tempos de colônia? Quais hábitos eram oriundos de portugueses, povos originários e de África? Uma visão sobre aspectos curiosos do dia-a-dia, que me permitiram desenhar um imaginário da época. Gostei bastante!

Flavio 30/04/2020

BRASIL COLONIAL
PRIORE, Mary del. Histórias da gente brasileira. Volume 1: Colônia. Rio de Janeiro: Leya, 2016. 432p.

Uma historiadora desbrava as fendas do que foi a Colônia brasileira. A novidade consiste no espectro escolhido: as fendas das portas, os personagens anônimos e os causos mais incomuns.
Abordando temáticas da vida privada e do cotidiano colonial, Mary nos conduz a uma viagem pela alimentação, medos, vestuário, costumes, crenças - apenas para exemplificar a riqueza.
A variedade de fontes e bibliografia dão consistência científica, mas a escrita não é técnica o que permite o deleite dos não iniciados nos emaranhados de Clio.
Leitura indispensável para quem deseja conhecer a gente brasileira!

Diogo 07/01/2023

A história do Brasil é única. Adoro esse tipo de leitura, aborda de forma divertida e te informa ao mesmo tempo.

Bia 13/04/2020

relendo agora em 2020

Lidia 08/01/2023

Li no segundo período da faculdade, me ajudou muito, a fala simples da autora nos transporta para aquela época.

Rafael Ramos da Rocha 15/05/2023

Um livro para ser lido com muita atenção e cuidado
Minha experiência ao ler o livro 'Histórias da gente brasileira - Volume 1 - Colônia', escrito por Mary Del Priore, foi ok, dificil dizer algo para além de um "ok" e com ressalvas, pude aprender muito sobre os costumes e hábitos do Brasil distante. No entanto, uma preocupação constante me acompanhou ao longo da leitura: o tom revisionista que permeia a obra, principalmente na primeira metade do livro, que parece tentar abrandar a realidade da escravidão no Brasil.
Embora a autora se apoie em alguns documentos que mostram casos de escravos que possivelmente conseguiram sua libertação e prosperaram nesse período, estamos falando de milhões de escravos que foram sequestrados e trazidos para o Brasil não da pra mensurar isso com apenas um ou outro exemplo. Outros historiadores de diferentes linhas apresentam repetidas informações, que confirma o sofrimento e a opressão enfrentados pelo povo africano escravizado aqui.
Essa perspectiva me ascende um alerta, e sem desejar polemizar, percebi que, ao descrever a vida dos europeus, incluindo os mais pobres, e os hábitos dos indígenas, o livro não apresenta equívocos, ou pelos menos não me soam estranhos, por exemplo, quando cita os hábitos de higiene dos europeus chegados ao Brasil naquele período. No entanto, essas imprecisões parecem ocorrer com frequência quando se trata da população negra no Brasil.

Em suma, embora a leitura tenha seu valor em termos de conhecimento histórico, é importante abordar essa obra com uma visão crítica.
Recomendo que os leitores busquem fontes adicionais e considerem outras perspectivas, como o Projeto Querino, um excelente podcast de história do Brasil, para obter uma compreensão mais equilibrada da história do nosso país.

1 | 2 | 3 | 4