Histórias Da Gente Brasileira

Histórias Da Gente Brasileira Mary del Priore

Resenhas - Histórias Da Gente Brasileira

1 | 2 | 3 | 4

YuriBH 09/04/2024

História não é hobby de memorialista
Não é miragem, a autora passa pano pra escravidão. Pensem bem no significado dessa palavra. Em pleno século XXI, isso é inaceitável. Algumas passagens do texto podem ser consideradas verdadeiramente racistas.

Além disso, apesar de a autora ser historiadora, sua escrita é anedótica e cheia de generalizações, extrapolações e condescendências. Por isso, suas conclusões são extremamente enviesadas (independente da opinião, isso faz o trabalho dela ser objetivamente ruim). É uma coletânea de curiosidades, desprovida de propósito e análise.

Recomendo, pra entender melhor meu ponto de vista, a música "Trovoada", da banda El Efecto, o livro "Apologia da História", de Marc Bloch, e o filme "Quanto Vale ou é por Quilo?", de Sergio Bianchi. Sobre o mito da democracia racial, que a autora certamente acredita (ela cita Gilberto Freyre muitas e muitas vezes), sugiro o livro do Abdias Nascimento, "O Genocídio do Negro Brasileiro".

No mais, eu também não gostei do estilo da escrita dela.

Juntando tudo, se aproveita muito pouco desse livro. Foi muito difícil terminar essa leitura.

Danuzia.Tatiane 01/03/2024

Livro excelente que joga luz sobre o cotidiano da realidade vivida pelas pessoas, os costumes a maneira de viver e encarar a vida. Passados 500 anos ainda vivemos sobre a influência dos nossos antepassados em muitos aspectos principalmente aqueles que vivem no interior do Brasil

Biblioteca Álvaro Guerra 22/02/2024

Histórias da Gente Brasileira é uma coleção de quatro livros da historiadora Mary Del Priore, que conta a história do Brasil a partir da perspectiva das pessoas comuns, seus costumes, hábitos e modos de viver. Cada livro aborda um período diferente da nossa história: Colônia, Império, República e Tempos Modernos.

O primeiro livro, Colônia, narra a vida cotidiana do Brasil desde a chegada dos portugueses até a independência, mostrando como os indígenas, os africanos, os mestiços e os brancos se relacionaram, trabalharam, se divertiram e se expressaram. O livro revela aspectos surpreendentes e curiosos da nossa formação, como a alimentação, a sexualidade, a religião, a saúde, a educação, a arte e a cultura.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/titulo.jsf?codigo=432040&fonte=

keigowins 01/02/2024

É um bom livro para aqueles interessados em história e o cotidiano do brasileiro na época da colônia, consegui ter um bom proveito da leitura mas com algumas ressalvas que me fazem não o achar tão recomendável. A autora em muitos momentos se perde na escrita e prolonga muitas histórias que achei bem massantes, tive muita dificuldade em terminar a primeira parte do livro porque a leitura foi muito arrastada pra mim, penei muito pra terminar esse livro mas dei uma nota 3,0 por ter achado muitos fatos interessantes.

Gabi 02/11/2023

Curiosidades históricas em leitura fácil
Interessante panorama do cotidiano brasileiro na era colonial, com leitura simples e didática. muitas curiosidades. acaba ficando cansativo em dada hora, mas, pra quem não tem pressa, vale a pena.

Marcos774 10/10/2023

Mary é uma historiadora maravilhosa. Seu texto nos leva ao Brasil Colônia, vivendo aquele período. Como se estivéssemos presentes naquele momento. Vale muito a leitura.

Olgashion 30/08/2023

Historiadora que nos contam um pouco da história do Brasil de um jeito sério e com muita fofoca durante o período da Colônia

Thamiris Flor 15/05/2023

Eu demorei muito para terminar esse livro. Eu acredito que seja um livro que tem que ser lido com bastante cuidado. Tem algumas falas que não dá pra engolir e isso tem que ser revisto.

O livro é dividido em três partes. A parte um e a parte três, são extremamente rançosas, não só pela história que já conhecemos, mas pela forma que a história é contada. A parte dois é ok.

Eu gostava (talvez ainda goste, mas com algumas ressalvas) da Mary Del Priore.

Recomendo esse livro para quem gosta de história e para quem tem interesse em saber um pouco mais do que não aprendemos na escola, mas não é para qualquer um e deve-se saber interpretar muito além.

Rafael Ramos da Rocha 15/05/2023

Um livro para ser lido com muita atenção e cuidado
Minha experiência ao ler o livro 'Histórias da gente brasileira - Volume 1 - Colônia', escrito por Mary Del Priore, foi ok, dificil dizer algo para além de um "ok" e com ressalvas, pude aprender muito sobre os costumes e hábitos do Brasil distante. No entanto, uma preocupação constante me acompanhou ao longo da leitura: o tom revisionista que permeia a obra, principalmente na primeira metade do livro, que parece tentar abrandar a realidade da escravidão no Brasil.
Embora a autora se apoie em alguns documentos que mostram casos de escravos que possivelmente conseguiram sua libertação e prosperaram nesse período, estamos falando de milhões de escravos que foram sequestrados e trazidos para o Brasil não da pra mensurar isso com apenas um ou outro exemplo. Outros historiadores de diferentes linhas apresentam repetidas informações, que confirma o sofrimento e a opressão enfrentados pelo povo africano escravizado aqui.
Essa perspectiva me ascende um alerta, e sem desejar polemizar, percebi que, ao descrever a vida dos europeus, incluindo os mais pobres, e os hábitos dos indígenas, o livro não apresenta equívocos, ou pelos menos não me soam estranhos, por exemplo, quando cita os hábitos de higiene dos europeus chegados ao Brasil naquele período. No entanto, essas imprecisões parecem ocorrer com frequência quando se trata da população negra no Brasil.

Em suma, embora a leitura tenha seu valor em termos de conhecimento histórico, é importante abordar essa obra com uma visão crítica.
Recomendo que os leitores busquem fontes adicionais e considerem outras perspectivas, como o Projeto Querino, um excelente podcast de história do Brasil, para obter uma compreensão mais equilibrada da história do nosso país.

Maria.Eduarda 01/05/2023

Sobre a gente
Uma leitura muito interessante e, apesar da minha demora, eu gostei muito. A Mary tem uma maneira de escrever que encanta e prende, contudo, o livro é muito focado no cotidiano das pessoas na colônia, pra quem busca saber mais sobre o dia a dia é uma ótima escolha, eu, que busco leituras mais rápidas para fazer provas, acabei achando um pouco maçante. Mas super recomendo a leitura!

Tiago.Costa 23/03/2023

Muito bom, gostei da maneira simples da autora. Este livro é essencial para quem gostaria de aprender sobre história do Brasil longe das figuras importantes da época.

Gigio 22/02/2023

Cotidiano das pessoas comuns
A história do Brasil contada de um ponto de vista muito diferente dos tradicionais livros sobre o tema. Destaca o papel de pessoas "comuns" na construção de nossa brasilidade. Conhecer os hábitos e costumes de nossos primeiros colonizadores, sem deixar de lado a influência dos colonizados, nos insere no cotidiano do Brasil Colônia, permitindo um "contato" com as dificuldades dessa época da edificação do país que temos hoje.

Lidia 08/01/2023

Li no segundo período da faculdade, me ajudou muito, a fala simples da autora nos transporta para aquela época.

Diogo 07/01/2023

A história do Brasil é única. Adoro esse tipo de leitura, aborda de forma divertida e te informa ao mesmo tempo.

Juliana 25/11/2022

Livro bom, vale muito a leitura.

O tempo passa e você não percebe que está lendo o livro, vale muito a pena.

1 | 2 | 3 | 4