Histórias Da Gente Brasileira

Histórias Da Gente Brasileira Mary del Priore

Resenhas - Histórias Da Gente Brasileira

1 | 2 | 3 | 4

YuriBH 09/04/2024

História não é hobby de memorialista
Não é miragem, a autora passa pano pra escravidão. Pensem bem no significado dessa palavra. Em pleno século XXI, isso é inaceitável. Algumas passagens do texto podem ser consideradas verdadeiramente racistas.

Além disso, apesar de a autora ser historiadora, sua escrita é anedótica e cheia de generalizações, extrapolações e condescendências. Por isso, suas conclusões são extremamente enviesadas (independente da opinião, isso faz o trabalho dela ser objetivamente ruim). É uma coletânea de curiosidades, desprovida de propósito e análise.

Recomendo, pra entender melhor meu ponto de vista, a música "Trovoada", da banda El Efecto, o livro "Apologia da História", de Marc Bloch, e o filme "Quanto Vale ou é por Quilo?", de Sergio Bianchi. Sobre o mito da democracia racial, que a autora certamente acredita (ela cita Gilberto Freyre muitas e muitas vezes), sugiro o livro do Abdias Nascimento, "O Genocídio do Negro Brasileiro".

No mais, eu também não gostei do estilo da escrita dela.

Juntando tudo, se aproveita muito pouco desse livro. Foi muito difícil terminar essa leitura.

Biblioteca Álvaro Guerra 22/02/2024

Histórias da Gente Brasileira é uma coleção de quatro livros da historiadora Mary Del Priore, que conta a história do Brasil a partir da perspectiva das pessoas comuns, seus costumes, hábitos e modos de viver. Cada livro aborda um período diferente da nossa história: Colônia, Império, República e Tempos Modernos.

O primeiro livro, Colônia, narra a vida cotidiana do Brasil desde a chegada dos portugueses até a independência, mostrando como os indígenas, os africanos, os mestiços e os brancos se relacionaram, trabalharam, se divertiram e se expressaram. O livro revela aspectos surpreendentes e curiosos da nossa formação, como a alimentação, a sexualidade, a religião, a saúde, a educação, a arte e a cultura.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/titulo.jsf?codigo=432040&fonte=

Daniel Teles 08/04/2021

Interessante
É um bom livro, mas quando comprei, achei que era um livro todo só de relatos da gente da época, mas na verdade ele conta muito mais sobre os costumes no geral, e alguns relatos resumidos. Ficou bem com cara de livro de história. Foi interessante perceber que em algumas coisas evoluímos muito de lá pra cá, mas em muitas outras, nem tanto, infelizmente.

Juliana 25/11/2022

Livro bom, vale muito a leitura.

O tempo passa e você não percebe que está lendo o livro, vale muito a pena.

bibliostella 10/05/2020

Por outra perspectiva
A história nos é contada na escola pela perspectiva dos dados e fatos. Este livro nos mostra uma outra perspectiva, a dos costumes e o cotidiano das pessoas comuns e seus hábitos, o que realmente nos transporta para um outro tempo e nos ajuda a compreender em que condições viviam nossos antepassados.

Cris 11/07/2019

Brava gente brasileira
Eu adoro ler livros sobre história, especialmente História brasileira, ainda mais quando a narrativa é diferenciada e agregue conhecimentos. Ao longo do ano sempre vou encaixando algum livro do gênero entre minhas leituras.

Este livro nos fala sobre a época do Brasil Colônia, e a história é contada de forma muito detalhada e atrativa. A autora aborda vários aspectos deste período histórico: desde alimentação, vestuário, costumes, até o tratamento dado a crianças e escravos.

Eu achei o assunto muito interessante, porque acho incrível mergulhar nesta época e tentar entender um pouco como foi o começo de nossa história. O que chama a atenção é que não há tanto relato de personalidades famosas dessa época, e sim a história de pessoas comuns mesmo e como viviam o suas rotinas diárias.

Os fatos são narrados com bom humor, embora eu ache que alguns trechos tenham ficado um pouco cansativos. Mas recomendo muito pra quem se interessa pelo assunto.

O próximo livro dessa série fala sobre a época do Império, que é uma época que eu particularmente tenho muito curiosidade, e em breve pretendo ler também.

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/

@moisesffelipe 31/03/2019

Livro rico em detalhes
O livro é recheado de muitos detalhes. Acredito que seja interessante para historiadores ou pessoas realmente apaixonadas pelo período colonial. Depois de ler esse livro pude entender alguns comportamentos presentes na cultura brasileira.

KV 07/01/2018

Histórias da Gente Brasileira Contadas Por Uma Historiadora
Gostei do livro, revelou coisas que realmente a gente não aprende na escola, desmistificou muitas outras coisas. Achei, porém, que a leitura não foi tão fluida, até um pouco chata algumas vezes. Não sei se me acostumei a ler livros sobre a história do Brasil contada por jornalistas. É bem diferente quando uma historiadora faz a narrativa, fica mais duro, o texto não tem muito charme. Porém, não quero desencorajar quem pretende se aventurar pela leitura desse livro. Vale a pena.

Valério 18/09/2017

Interessante
Histórias da gente brasileira traz um retrato dos modos e costumes do povo brasileiro desde o descobrimento.
De uma forma diferente e interessante: Uma análise detalhada, com base em registros históricos, de como era a alimentação, como se davam as festas, como se vestiam (todos, incluindo índios e escravos). Com relatos de época muitas vezes cômicos. Mas sempre muito interessantes.
Uma forma de se sentir em cada época. Como era a relação com as crianças, adolescentes, com os escravos. Como lidavam com a morte, com as doenças (e suas incríveis poções e receitas de cura).
Livro interessantíssimo.

Billy 09/02/2017

Uma boa narrativa
O livro é parte de uma corrente historiografia que anula o interesse pelo fator político e administrativo vigente no período estudado, o que é bom, em um mar de livros fundamentados no materialismo histórico. O grande problema é quando a obra torna-se uma simples narrativa do cotidiano colonial, que por sinal acontece em diversos momentos. Entretanto, o trabalho de análise documental foi feito com maestria, colocando o livro próximo à Casa Grande & Senzala quando o tema é o cotidiano nos primeiros anos do Brasil.

Aoliveira 14/08/2022

Empolgante
A quem se interessa por conhecer os detalhes da antiguidade brasileira é uma excelente opção. Por entre tantas páginas com detalhes e curiosidades da antiga povoação brasileira, cercada pelas atrocidades e belezuras da epóca.
Ótima opção aos curiosos e historiadores.

Marcos.Rocha 30/07/2020

Até chegar onde hoje estamos muitas coisas precisou mudar , muito se aprendeu , muito se ganhou , muito se perdeu , a evolução é vista por vários ângulos e isso foi necessário. Mas ainda nos falta o verdadeiro aprendizado ! Não precisamos passar por cima de alguém para sermos bem sucedidos em nossos projetos.( É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã. )

Bia 13/04/2020

relendo agora em 2020