Histórias Da Gente Brasileira

Histórias Da Gente Brasileira Mary del Priore

Resenhas - Histórias Da Gente Brasileira

1 | 2 | 3 | 4

Mimi 23/07/2016

Descontruindo o Brasil colonial para melhor
O que dizer desse livro que comecei a ler sem nenhuma expectativa, mas que se tornou uma das minhas melhores leituras de 2016? Se vc pensa em adquirir esse livro,faça o quanto antes!Esse livro é maravilhoso, explicando de maneira simples, didática e NADA maçante sobre o Brasil descoberto pelos portugueses. Vc vai saber tudo, tudo mesmo a respeito dos índios, africanos, lusitanos , desde como viviam aqui até do que tinham medo. A autora escreve tão bem que em diversos momentos parece que vc está lá em 1500. É uma verdadeira viagem.
Sergio330 09/11/2017minha estante
Comprei e ainda não li , mas gostei da objetividade e empolgação que você passa na sua resenha . Leia também O teatro dos vícios - transgressão e transigência na sociedade urbana colonial , de Emannuel Araújo que segue o mesmo tema , e com linguajar suave .

Cris Costa 11/09/2018minha estante
Separei este livro para futura leitura!

Henrique_ 07/06/2017

A História do Brasil Colônia em outra perspectiva
Esse é um livro para quem gosta de História do Brasil na veia. A riqueza de detalhes de aspectos da vida cotidiana do Brasil colonial é o grande ponto do livro. Chama a atenção, e nisto a autora foi muito feliz, a mudança de perspectiva em relação aos tradicionais relatos sobre nossa História. Essa mudança ocorre pela tentativa bem-sucedida em descrever a História pela dissecação de nosso tecido social, destacando formas e maneiras de vida muito interessantes, que vão desde formas de organização do trabalho, passando pela vida doméstica, alimentação e vestuário, até interações com o nascimento e a morte. Um trabalho de pesquisa muito bem feito que não se encontra por aí tão bem sistematizado. Essa obra proporciona um mergulho a um passado ignorado por muitos de nós, mas que repercute em nós ainda hoje. Lê-la nos ajuda a nos reconhecer parte desse processo. Por ser muito descritiva, a leitura por vezes é cansativa, sobretudo se o leitor está em uma parte que não considera tão interessante.
Thallys.Nunes 08/06/2017minha estante
Ótima resenha!

Fernando 10/06/2017minha estante
Comprei e está em minha lista de a serem lidos. Gosto muito da autora e do gênero q se trata! Com sua resenha, fiquei mais curioso ainda

Billy 09/02/2017

Uma boa narrativa
O livro é parte de uma corrente historiografia que anula o interesse pelo fator político e administrativo vigente no período estudado, o que é bom, em um mar de livros fundamentados no materialismo histórico. O grande problema é quando a obra torna-se uma simples narrativa do cotidiano colonial, que por sinal acontece em diversos momentos. Entretanto, o trabalho de análise documental foi feito com maestria, colocando o livro próximo à Casa Grande & Senzala quando o tema é o cotidiano nos primeiros anos do Brasil.

Volnei 04/04/2017

Histórias Da Gente Brasileira
Está é uma obra que nos dá uma ideia de como era a vida durante os primeiros séculos do Brasil império. Diferente de outras obras esta traz o cotidiano do povo sem dar foco aquela parte da história tratada em todos os demais livros que conhecemos

Valério 18/09/2017

Interessante
Histórias da gente brasileira traz um retrato dos modos e costumes do povo brasileiro desde o descobrimento.
De uma forma diferente e interessante: Uma análise detalhada, com base em registros históricos, de como era a alimentação, como se davam as festas, como se vestiam (todos, incluindo índios e escravos). Com relatos de época muitas vezes cômicos. Mas sempre muito interessantes.
Uma forma de se sentir em cada época. Como era a relação com as crianças, adolescentes, com os escravos. Como lidavam com a morte, com as doenças (e suas incríveis poções e receitas de cura).
Livro interessantíssimo.

Kekeu 23/12/2017

Passeio
O incrível é que a Mary nos pega pela mão e conduz a um passeio fantástico por nossa história colonial.

KV 07/01/2018

Histórias da Gente Brasileira Contadas Por Uma Historiadora
Gostei do livro, revelou coisas que realmente a gente não aprende na escola, desmistificou muitas outras coisas. Achei, porém, que a leitura não foi tão fluida, até um pouco chata algumas vezes. Não sei se me acostumei a ler livros sobre a história do Brasil contada por jornalistas. É bem diferente quando uma historiadora faz a narrativa, fica mais duro, o texto não tem muito charme. Porém, não quero desencorajar quem pretende se aventurar pela leitura desse livro. Vale a pena.

Mauricio 16/01/2018

Livro interessante, mas a leitura é muito carregada de informações
Achei louvável o esforço da autora em garimpar vários aspectos seculares de nossa cultura. O livro traz um olhar acurado, passando uma verdadeira lupa em detalhes da vida de nossos antepassados, as roupas, a comida, as doenças e seus tratamentos, os móveis, utensílios, as casas, os hábitos, costumes, o relacionamento entre as diversas etnias: negros, portugueses, índios, etc.
Sobre a escravidão, há uma tentativa de desmistificar a ideia de que os escravos foram sempre maltratados e açoitados. Segundo a autora, a maioria dos escravos eram bem tratados, viviam junto de seus “senhores”, e muitos chegaram a comprar a sua alforria ficando inclusive com boa condição financeira. Também segundo ela, a relação dos brancos com escravos negros era mais amistosa do que com os índios após um certo período. No caso da cana, cada engenho possuía em média 10 a 15 escravos que formavam uma espécie de núcleo familiar em torno do senhor do engenho – brigas, traições, machismo, adultério, abusos sexuais, exploração infantil entre outros desvios, eram frequentes e considerados normais.
Grande parte do livro baseia-se em autores da época como Jean Baptiste Debret, vice-reis do Brasil colônia, ou posteriores como Gilberto Freyre - autores que descreveram e ilustraram detalhes da vida das pessoas do Brasil colônia. Mas também há várias informações obtidas em outros textos, livros e documentos da época, como testamentos, espólios, inventários, livros cartorários, etc.
Porém, por ser muito detalhado e tentar abranger todo o material pesquisado, o livro ficou com aspecto de um dicionário de época, com inclusão de vários termos e palavras desconhecidos atualmente, deixando o texto sem fluidez e sem uma análise mais contextualizada da época. Por exemplo, para falar sobre o que comiam, a autora começa a citar diversos pratos, ervas, raízes, grãos, frutos, e toda sorte de alimentos, um atrás dos outros com poucas referências ou explicações. Na maioria das vezes somente cita o nome da pessoa, “um certo Sebastião de tal...” e o que ela disse ou escreveu sobre aquele assunto. Após ler um terço do livro comecei a achar o texto um pouco cansativo, pois vai sempre nessa linha, tentando abranger tudo o que encontrou do assunto, de forma rápida e repetitiva, com pouca contextualização e pouco teor analítico. Mas como material de pesquisa e acadêmico achei o livro muito interessante.

@moisesffelipe 31/03/2019

Livro rico em detalhes
O livro é recheado de muitos detalhes. Acredito que seja interessante para historiadores ou pessoas realmente apaixonadas pelo período colonial. Depois de ler esse livro pude entender alguns comportamentos presentes na cultura brasileira.

Cris 11/07/2019

Brava gente brasileira
Eu adoro ler livros sobre história, especialmente História brasileira, ainda mais quando a narrativa é diferenciada e agregue conhecimentos. Ao longo do ano sempre vou encaixando algum livro do gênero entre minhas leituras.

Este livro nos fala sobre a época do Brasil Colônia, e a história é contada de forma muito detalhada e atrativa. A autora aborda vários aspectos deste período histórico: desde alimentação, vestuário, costumes, até o tratamento dado a crianças e escravos.

Eu achei o assunto muito interessante, porque acho incrível mergulhar nesta época e tentar entender um pouco como foi o começo de nossa história. O que chama a atenção é que não há tanto relato de personalidades famosas dessa época, e sim a história de pessoas comuns mesmo e como viviam o suas rotinas diárias.

Os fatos são narrados com bom humor, embora eu ache que alguns trechos tenham ficado um pouco cansativos. Mas recomendo muito pra quem se interessa pelo assunto.

O próximo livro dessa série fala sobre a época do Império, que é uma época que eu particularmente tenho muito curiosidade, e em breve pretendo ler também.

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/

Eduardo Garcia 18/07/2019

Origens
Essa é a segunda obra da ótima professora Mary del Priore que eu leio e; mais uma vez, pude apreciar o quanto ela sabe da nossa história brasileira. Este é um livro que trata dos costumes da colônia, e escancara o modo de vida do povo que aqui chegava. Muitas palavras extintas de coisas onde o dicionário é um bom companheiro pra acompanhar os detalhes da obra. Pude me deparar no canal cultura uma aula a respeito das pinturas que retratavam a época, aliás, o livro possui várias gravuras de Debret e Rugendas. Pra quem gosta de história do Brasil é uma leitura obrigatória.

Bia 13/04/2020

relendo agora em 2020

Bia 13/04/2020

relendo agora em 2020

Flavio 30/04/2020

BRASIL COLONIAL
PRIORE, Mary del. Histórias da gente brasileira. Volume 1: Colônia. Rio de Janeiro: Leya, 2016. 432p.

Uma historiadora desbrava as fendas do que foi a Colônia brasileira. A novidade consiste no espectro escolhido: as fendas das portas, os personagens anônimos e os causos mais incomuns.
Abordando temáticas da vida privada e do cotidiano colonial, Mary nos conduz a uma viagem pela alimentação, medos, vestuário, costumes, crenças - apenas para exemplificar a riqueza.
A variedade de fontes e bibliografia dão consistência científica, mas a escrita não é técnica o que permite o deleite dos não iniciados nos emaranhados de Clio.
Leitura indispensável para quem deseja conhecer a gente brasileira!

1 | 2 | 3 | 4