Histórias Da Gente Brasileira

Resenhas - Histórias Da Gente Brasileira

1 | 2 | 3 | 4

Aoliveira 14/08/2022

Empolgante
A quem se interessa por conhecer os detalhes da antiguidade brasileira é uma excelente opção. Por entre tantas páginas com detalhes e curiosidades da antiga povoação brasileira, cercada pelas atrocidades e belezuras da epóca.
Ótima opção aos curiosos e historiadores.

Gaby 07/04/2022

Uma nova maneira de compreender a história
Esse volume retratada acontecimentos e costumes que nos cercam desde o início dos séculos é uma retratação histórica como nunca havia visto. . Tratar-se desse assunto de maneira leve e facilmente compreendida

vicabez 04/04/2022

Bem interessante, mas muuito longo. Eu li ao longo de literalmente nove meses. Algumas das histórias contadas são muito boas e outras são incrivelmente chatas. Tem umas horas que a autora entra em umas tangentes intermináveis sobre coisas que realmente não me interessam. Mas suponho que eu não posso ser tão duro com relação a isso já que entrar em tangências aleatorias é literalmente a proposta do livro. Apesar de ser bem chato de vez em quando, o livro é fenomenal em pintar uma imagem do Brasil Colônia e acho que é essencial pra qualquer um interessado em história. Vou esperar alguns meses pra ler o resto da série, no entanto kkk

Erick 09/10/2021

Certamente não foi uma das leituras mais empolgantes que tive nesse ano, nem chega perto disso; na tentativa de ser tão detalhado e documental, o livro por vezes pode causar grande enfado ao citar tantos nomes, fontes e descrições triviais, fora o vai e vem entre diferentes séculos e décadas. De todo modo, ao conseguir aturar isso você tem em mãos um livro enriquecedor sobre a rotina do período colonial de nosso país, e que para mim foi outra obra de História do Brasil que simplesmente terá implícito em várias de suas páginas uma amostra de como, pois é, os vícios e falhas de nossa nação vem de longe, muuuito longe!

Ivan 28/07/2021

Um país em construção
A história do Brasil é comumente contada por meio de grandes fatos, pessoas importantes, vitórias e fracassos que marcaram a nação. Por outro lado, o livro da Mary del Priore conta a história do ponto de vista cotidiano de pessoas comuns que participaram da formação da cultura brasileira.

Não espere a descrição de fatos históricos e personagens importantes. O livro “Histórias da gente brasileira – Volume 1 Colônia” apresenta um retrato dos modos e costumes do povo brasileiro desde o descobrimento. Aqui temos a oportunidade singular de entender como as pessoas comuns do passado se vestiam, se alimentavam, se relacionavam, enfim, como viviam em um novo país em construção. E de uma forma diferente e interessante: uma análise em detalhes, baseada em registros históricos.

Quem realmente se interessa por História do Brasil está com o livro correto em mãos. A obra proporciona um mergulho a um passado que muitos de nós desconhece. Ótimo para entender a formação da cultura brasileira.

Agora, se você não se interessa muito por história, a leitura do livro pode ser um pouco cansativa, especialmente por ser bastante descritiva.

Particularmente gostei bastante desse primeiro volume da História da Gente Brasileira, pela forma que busca integrar a perspectiva do cotidiano à narrativa da nossa história.

Vitoria 03/07/2021

Um passeio pelo brasil colônia
Como era o dia-a-dia nos tempos de colônia? Quais hábitos eram oriundos de portugueses, povos originários e de África? Uma visão sobre aspectos curiosos do dia-a-dia, que me permitiram desenhar um imaginário da época. Gostei bastante!

Jorge Lavagnoli 26/05/2021

Trivialidades e cotidiano
Para quem está buscando um livro sobre o período colonial com informações históricas e acontecimentos importantes, este aqui não é a recomendação.
O foco deste livro são as trivialidades do dia a dia e o cotidiano dos brasileiros (e estrangeiros) durante o período colonial.
Considero uma leitura complementar, não essencial, dos diversos livros de história do Brasil.

Daniel Teles 08/04/2021

Interessante
É um bom livro, mas quando comprei, achei que era um livro todo só de relatos da gente da época, mas na verdade ele conta muito mais sobre os costumes no geral, e alguns relatos resumidos. Ficou bem com cara de livro de história. Foi interessante perceber que em algumas coisas evoluímos muito de lá pra cá, mas em muitas outras, nem tanto, infelizmente.

Daniel432 17/01/2021

Radiografia de Usos e Costumes - Brasil Colônia
Na minha visão a proposta da autora foi fazer uma radiografia dos usos e costumes dos brasileiros começando quando o Brasil era mais português do que brasileiro, claro que, cronologicamente, essa era sua única alternativa.

Não é uma radiografia de corpo todo, genérica, e sim várias radiografias localizadas, quase que uma ressonância magnética devido aos detalhes.

Os assuntos vão do acesso (limitado) à terra e sua exploração (extrativismo e monocultura), passando pelos "confortos" disponíveis nas casas incluindo roupas (simples para casa e de arruar), e finalizando com os costumes morais (basicamente religiosos - católicos) e a inescapável morte.

Em todas essas radiografias a autora se preocupou em retratar todos os componentes dessa sociedade colonial. Portugueses, filhos da terra (índios), negros, mulatos e pardos (frutos da miscigenação), destacando as diferenças culturais, muito evidentes no trato das doenças.

Agora, uma recomendação final, não leia o capítulo "Eu me lavo, tu te cobres, nós sujamos: catinga e limpeza" depois do almoço. É quase repugnável se sua imaginação for muito criativa.

Mas, com certeza, a leitura é recomendável.

delicadas.leituras 08/09/2020

Histórias de Gente
A autora é historiadora e suas obras são preciosidades para quem quer conhecer de fato a história através do cotidiano de gente de verdade, e não se ilude à história oficializada.

Thaís 23/08/2020

Bom...
É um bom livro, relata o Brasil do tempo da Colônia, traz curiosidades e informações riquíssimas, meu ponto negativo é que em muitos momentos o livro é muito descritivo, o que torna a leitura pouco fluída e cansativa.

Marcos.Rocha 30/07/2020

Até chegar onde hoje estamos muitas coisas precisou mudar , muito se aprendeu , muito se ganhou , muito se perdeu , a evolução é vista por vários ângulos e isso foi necessário. Mas ainda nos falta o verdadeiro aprendizado ! Não precisamos passar por cima de alguém para sermos bem sucedidos em nossos projetos.( É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã. )

Ally 18/07/2020

No geral gostei do livro, traz muita informação que geralmente não sabemos. A leitura é um pouco cansativa, especialmente na primeira parte. Algumas passagens me incomodaram um pouco por me passarem a ideia de relativismo da escravidão e uma frase que me passou a ideia de preconceito com religiões afro. Mas é uma leitura que vale a pena é certamente lerei os outros livros da série.

1 | 2 | 3 | 4