Rainha das Sombras

Rainha das Sombras Sarah J. Maas

Resenhas - Rainha das Sombras

Rafael 30/12/2022

O melhor livro até agora
Simplesmente perfeito. Todos os núcleos desse universo foram muito bem amarrados aqui e se conectaram perfeitamente. Tudo que a gente precisava depois daquele livro anterior péssimo. Enfim um grande motivo pra dar continuidade nessa saga que eu aprendi a amar.
whois.a 30/12/2022minha estante
Meu favorito!?

bibia 17/10/2022

Aelin Ashryver Galathynius.
Meu deus do céu, que livro bom.
A cada livro que eu leio, fico mais obcecada com essa saga.

A Aelin me surpreendeu tanto nesse, que mulher inteligente. Ansiosa pra ver ela como rainha comandando Terrasen.
Acho que nunca irei cansar de falar o quanto sou apaixonada pelo Rowan, mas depois desse livro estou mais do que o normal.
A Lysandra, é tão perfeita, me sinto mal por ter odiado tanto ela em lâmina da assassina.
Como nos outros livros, a leitura flui super bem e amei o desenvolvimento tanto da história como dos personagens.
isabelli 17/10/2022minha estante
Saga inteira é perfeita ?

Anna 10/02/2022

O MELHOR LIVRO QUE EU JA LI
Essa foi uma das minhas melhores experiências literárias. Eu ouvi muitos comentários sobre essa série, mas esse livro... esse livro faz jus a sua fama.

Sério gente, até agora esse é melhor livro que eu já li dessa série.

Em nenhum momento, ABSOLUTAMENTE NENHUM MOMENTO o livro chega a ser entendiante. É acontecimentos após acontecimentos, reviravoltas, destruição e descobertas de fazer qualquer um ficar louco.

O final desse livro é desastroso e surpreendente em todas as formas. Não esperava por esse final e essas revelações que me fizeram ficar de boca aberta, fechar o livro e tentar lembrar como que faz para respirar.

Se puderem, leiam esse livro.
Eu fico meio dividida, pois ao menos tempo em que eu quero ler todos os livros, também quero guardar e não terminar nunca.

Não sei o que vou fazer para sobreviver a essa série quando chegar ao fim.

Jordana Zatta 18/01/2024

E, finalmente, Aelin Ashryver Galathynius estava em casa.
Com toda certeza o melhor livro da série até agora!!! Emoções do início ao fim kkk em alguns momentos a história fica bem sombria, com os acontecimentos envolvendo os valg. Estou adorando o arco das bruxas!

Lua 10/04/2024

Que livro, que saga, que plot!
Definitivamente o meu favorito até agora, devorei as quase 650 páginas em 3 dias. Que enredo maravilhoso, mal consigo esperar para ler o próximo. Recomendo muito e arrisco dizer que esse é o melhor da saga até agora!

Nati 08/04/2021

Resenha de "Rainha das Sombras"
A princípio deu tudo errado, mas aí deu tudo certo. Todo mundo acabou estrupiado, mas o importante é que acabou.

Quando eu terminei de ler eu realmente tive a sensação de que a partir de agora a história toma um novo rumo, os personagens são tão perfeitos que me dá até raiva.

Recomendo MUUUUITO. Esse livro foi tudo pra mim ?? Já tô comprando o próximo hehe ?

matheusfellpps 11/06/2022

?TOG 4??
Eu geralmente faço as resenhas de tog bem comentada, porém nesse livro aconteceu tanta coisa que simplesmente eu não lembro e não dá pra botar tudo aqui, mas vamo lá (spoilers a seguir!). ESSE LIVRO É UMA DÁDIVA, UM TESOURO, ALGO MAGNÍFICO!!! Simplesmente o melhor até agora?. Toda a relação que os personagens novos tiveram ali no círculo da história, pra mim encaixou bem demais. O que é mais marcante nesse livro pra mim, é a sensação da corte da Aelin sendo formada; todas as trocas que ela teve com os demais; o jeito dela de agir como uma verdadeira rainha é excepcional. Acontece muita coisa, mas tanta, que parece até que a história estava se encerrando aqui. As cenas da Aelin conseguindo soltar o Aedion, o Rowan o Chaol e a Nesryn ajudando, foi tudo pra mim. Adorei que os povs da Manon ficaram muito melhores e interessantes; aquele encontro com a Aelin foi PERFEITOOO. A amizade que nasceu entre a Lysandra e a Aelin foi uma das coisas mais lindas, tudo que elas fizeram ?. Gostei que a relação entre o Rowan e a Rainha cresceu aqui, de um jeito natural e bonito. A cena da Aelin vendo que o Arobyn "deixou" tudo pra ela, é simplesmente icônica ?. Apesar dos últimos capítulos tudo rolar bem rápido no tiro porrada e bomba, os momentos como o Dorian 'renascendo' e se unindo com a Aelin pra acabar com tudo"; a Lysandra ajudando o Rowan e o Aedion; é de ARREPIAR. Enfim, os personagens são maravilhosos aqui, (apesar do chaol ser babaquinha kk); a história é muito bem desenvolvida e a escrita da Sarah eu nem preciso dizer. Eu não sei o que esperar real, só digo que estou mega ansioso para os próximos. Salve Rainha de Terrassen ?

Nclg 25/08/2021

confesso que nas partes da manon eu só leio por cima ou simplesmente ignoro, talvez depois eu fique meio perdida na história mas não consigo gostar dela, tirando isso eu amei o livro
Fefa 25/08/2021minha estante
As partes da manon eram as piores pra mim, fazia a mesma coisa mas tu aprende a gostar ela é tudoo

ddsalbego 25/08/2021minha estante
no início a manon foi meio chata e avulsa pra mim também, no fim era minha personagem favorita

Isa 25/08/2021minha estante
Fiz a msm coisa

m4stuff 07/01/2023minha estante
rainha das sombras foi meu favorito de tog tbm

Anna 07/01/2023minha estante
um dos maiores!!!

Danielle.Paiva 07/01/2023minha estante
é meu fav tbm! e se prepara, pq agr tudo vai mudar

Queria Estar Lendo 28/03/2016

Resenha: Rainha das Sombras
Trono de Vidro ascende junto à Aelin Coração de Fogo, tornando-se uma das sagas mais épicas que já tive a felicidade de conhecer. E Rainha das Sombras foi um épico.

Aelin está de volta à Adarlan. Depois do período sentenciada às terras mágicas de Wendlyn, a outrora assassina e agora futura rainha prometida volta para Forte da Fenda, onde uma aura sombria e uma ameaça obscura pairam sobre as terras sem magia. Determinada a extinguir a tirania do rei de Adarlan e salvar Aedion, seu primo, da execução, Aelin procura antigos aliados e novos amigos para garantir, de uma vez por todas, que o reino de horror tenha um fim.

Do outro lado da moeda, temos Manon Bico de Ferro, a herdeira e Líder Alada da aliança das bruxas, servindo à escuridão que desperta sob as montanhas. O rei de Adarlan está criando um exército de feras aladas, e Manon é a líder delas. Além das duas, personagens como Dorian, Chaol, Rowan, Aedion, Elide, Lysandra, Kaltain e mesmo os príncipes valg ganham grandioso destaque para compor o conjunto épico que é Rainha das Sombras.

Em meio a intrigas políticas, batalhas sombrias e revelações assombrosas, magia da luz e das sombras se erguem sobre Trono de Vidro no volume mais arrasador e maravilhoso da saga até agora.

"A ira que viu nos olhos de Aelin podia levar o mundo ao fim."

Tem tantos arcos que eu nem sei por onde começar. Aelin é a peça central de toda a trama, porque ela é a rainha esquecida, a herdeira do fogo e da magia ancestral que antes regia aquele mundo. Ela é a filha dos Ashryver, uma feérica poderosa cujo poder flamejante se apaga assim que retorna para Adarlan - alguma coisa retém a magia ali.

Alguma força sombria, uma ameaça antiga que inibe toda a força mágica correndo pelas veias daqueles que a possuem. Aelin está determinada a extinguir isso - até porque, se houver uma guerra, a rainha queimará todos que marcharem contra ela. Para salvar o primo da morte, Aelin precisa encontrar alguém para ajudá-la a invadir a cerimônia de execução. Temores do seu passado retornam quando o Rei dos Assassinos parece a sua melhor chance para livrar Aedion do destino terrível. O Rei dos Assassinos, Arobynn, aquele que destruiu o que ela era. Aquele que criou Celaena sobre Aelin, fazendo-a esquecer sua herança mágica, escondendo dela quem ela realmente era. Mas também a fortificou e protegeu, e Aelin não pode tomar isso como algo ruim.

Equilibrado a isso ainda há o fantasma de Sam, brutalmente assassinado antes de Aelin ser mandada para as minas de sal de Endovier. Muitas feridas não cicatrizadas contra o pouco tempo para aceitá-las. Aelin quer Arobynn morto, mas ele é sua única garantia de sucesso para os planos.

"- Como posso tirar a vida de alguém que significa o mundo para outra pessoa? Mesmo que seja minha inimiga."

Lysandra, outra figura do passado de Aelin, se torna o seu contato e a sua espiã - outrora inimigas, as duas encontram em seu ódio por Arobynn uma aliança poderosa. O fortalecimento de uma amizade inesperada cria entre as duas um laço inquebrável, especialmente pela força surpreendente de Lysandra.

A cortesã é uma peça chave para o desenvolvimento da história, especialmente quando seu passado e futuro se revelam tão interligados ao de Aelin. Adorei como a Sarah construiu a ligação entre as duas, tirando aquele ódio infantil que existia, a rivalidade sem sentido. Lysandra e Aelin são adultas agora, ambas marcadas pelas dores que o mundo lhes causou, e são aliadas incríveis.

Tramoias políticas, acordos econômicos e um pouco da selvageria da antiga assassina ditam os passos de Aelin. Pelo menos até que os preparativos para a grande guerra comecem. O poder dela inflamado, mesmo o poder humano, apenas sua força física e sua habilidade de luta, são insuperáveis.

Aelin é uma força da natureza prestes a explodir o mundo, uma rainha absoluta e incrível. Ela ainda tem os trejeitos da assassina que conhecemos no início da série, mas está muito mais marcada por tudo o que viveu, pelas pessoas que perdeu e pelas decisões que tomou. Ela é Coração de Fogo, sua força cresce a cada dia, e quando suas chamas queimarem, Adarlan se curvará diante dela.

"Aelin era uma nuvem rodopiante de morte, uma rainha das sombras, e aqueles homens já eram carniça."

Eu compreendi todas as ações do antigo capitão da guarda, agora um fugitivo. Entendi a dor dele, o desespero por salvar Dorian do que parece um destino tão terrível - e, por salvar, eu digo realmente tirá-lo daquela situação com vida, ainda que nenhuma possibilidade esteja a seu favor.

A escuridão que cobre o príncipe é muito maior e poderosa do que algo que Chaol possa entender, mas conforme os capítulos avançam, o capitão percebe que talvez seja tarde demais. Amo profundamente a sua fragilidade, a sua coragem intrépida e sua honra e fidelidade. Chaol é um personagem muito importante para a história porque ainda é uma ligação com o mundo antigo, com a civilizadade da história sem a magia, e também é um homem a ser desenvolvido para o novo mundo. Dorian é a sua causa, diferente da liberdade que Aelin busca. Dorian é para o Chaol o que a Aelin é para o Aedion.

"- Dorian Havillard oferece um futuro melhor, mas a responsabilidade também está conosco. Com o modo como as pessoas comuns escolhem agir."

Aedion, aliás, meu querido general bem humorado, mesmo quando está sob risco de vida. A devoção e o amor dele pela prima perdida, especialmente quando eles se reencontram, é de toda uma emoção inexplicável. Os dois se amam e se entendem e são uma família tão poderosa.

Manon Bico de Ferro é outra das personagens principais deste livro. A bruxa que conquistou o posto de Líder Alada é uma das principais peças do jogo de poder que existe naquele mundo, e ela vai descobrindo e manipulando isso conforme descobre as tramoias sombrias que acontecem em seu reduto. O duque que a comanda não é só um humano, e os gritos e horrores que vêm de debaixo das montanhas indicam que o rei de Adarlan - o seu comandante - planeja algo grandioso e destruidor para tudo que a humanidade conhece. A

Sarah deu um grande crescimento emocional à Manon, especialmente tratando-se de uma Bruxa de Ferro. Ela não deveria ter tudo aquilo em seus pensamentos, não deveria se preocupar com causas que não lhe dizem respeito, mas ela é questionadora e é uma líder natural. Ela sabe que algo está errado, e esse algo começa a afetar as suas seguidoras. Manon é uma coragem fria, uma crueldade honrada, e é uma das melhores personagens que Trono de Vidro tem.

"- Acredita que monstros nascem ou são feitos?"

Rowan, meu adorado e amado e querido príncipe feérico, carranam da rainha, guerreiro imortal incrivelmente poderoso e precioso demais para o mundo. Ele retorna à história em um ponto crucial da trama, e amo como ele está sempre ali para apoiar Aelin, mesmo que suas palavras de apoio sejam duras e um pouco crueis. Ele é um feérico sábio pela imortalidade, afinal. Ele sabe o que há de pior no mundo.

Com as sombras ascendendo e a escuridão tomando forma através dos príncipes valg, das coisas horríveis que habitam os humanos - o príncipe de Adarlan - Rowan sabe que tempos horrendos estão por vir. Mas suporta tudo isso e todo o seu emocional com frieza para garantir força e apoio à Aelin. A ligação entre eles vai além da paixão, do amor, da luxúria, da amizade. Vai além de tudo o que se pode dizer ou explicar.

Eles estão unidos por laços inquebráveis, unidos pela mente e pelo coração, unidos pelo espírito e pela própria força. Rowan e Aelin pertencem um ao outro para sempre. Ela é a sua rainha e Rowan a seguiria até o inferno se fosse necessário.

"Ele ficou parado com a rainha na chuva, inspirando seu cheiro, e deixou que Aelin roubasse seu calor por quanto tempo precisasse."

Elide é uma das novas personagens, e eu queria tanto ter a capacidade da Sarah de escrever um capítulo e então já intrincar a personagem a tudo e todos e a todas as histórias que já estão ali desde o princípio! Elide é uma escrava, serva do duque, o mesmo que comanda das Bruxas de Ferro nas montanhas sombrias de Morath. Ela é designada a servir Manon quando cruza seu caminho, e aqui começa o seu auto-descobrimento sobre a própria herança e o futuro grandioso. Elide não é só uma garota abandonada, inválida pela escravidão e pelas cicatrizes.

Ela é uma força, uma futura aliada na guerra contras as sombras. Manon vê isso nela, e a obriga a ver também. Uma relação que começa na frieza cruel da bruxa e termina em o que eu gostaria de chamar de CANON. ELIDE E MANON É CANON, É UM SHIP E NINGUÉM ME CONVENCE DO CONTRÁRIO!

Dorian é o último mencionado porque falar dele é falar de muitos spoilers. Tudo o que posso mencionar é que a prisão em que ele está enclausurado é o horror que assombra todos os outros personagens. Dorian é tão forte e tem um grandioso potencial pela frente, mas sua história se desenvolve intrincada ao terror dentro dele, prendendo-o e escondendo-o do mundo, fazendo-o se esquecer de quem ele é e de todos que conhecem. Como o príncipe pode ser tão poderoso quando todas as suas forças são tiradas dele?

"- Dez anos de sombras, mas não mais. Ilumine a escuridão, Majestade."

Eu gostaria muito de falar abertamente sobre cada arco, mas vou me reter finalmente - porque não estou escrevendo uma Bíblia, afinal - em Asterin e nas outras bruxas do Clã das Bicos Negros. Asterin era a segunda em comando para Manon, mas sua história cresce conforme sua rebeldia contra a autoridade acima de Manon ascende. Asterin é uma personagem fantástica, não tem como não amar suas nuances. As outras bruxas também têm grande participação, e o que o rei planeja debaixo das montanhas - a partir do momento em que envolve uma delas - passa a envolver todas. A união as fortalece e faz delas uma arma poderosa, uma legião inquebrável e indestrutível. Com suas montarias aladas e seu sangue frio, as bruxas podem ser tanto uma aliança para Aelin quanto a sua ruína no próximo volume. Dado certo momento da trama em Rainha das Sombras, você meio que já imagina o que virá a acontecer. E será incrível se seguir esse caminho!

"Os aldeões pararam quando viram a aliança parada, no alto da projeção da rocha que ficava acima do vale no qual tinham estabelecido seus lares. Manon sacou Ceifadora do Vento. Então os gritos recomeçaram."

Só tenho uma reclamação, e preciso fazer um adendo porque vou usar gif de revolta. CHEGA DE HÉTEROS, SARAH! Você tem o que pode ser casal sáfico maravilhoso em mãos e arranja espaço para colocar um homem na vida de uma delas?

"Ela era a herdeira do fogo. Ela era fogo e luz e cinzas e brasa. Era Aelin Coração de Fogo e não se curvaria para nada nem ninguém."

Rainha das Sombras desenvolve o começo do arco de uma grande guerra. Quando um mal é destruído, outro ascende ainda mais poderoso. Aelin Ashryver Galathynius é a Herdeira do Fogo, a Rainha das Sombras, e certamente criará um Império de Tempestades para derrubar a escuridão que ousar tomar o seu mundo.
@livrodegaia 28/03/2016minha estante
COMENTÁRIO COM SPOILER: Olha, não é por nada não, mas acho, só acho, que a Manon será o interesse amoroso do Dorian. Sei lá... Teve aquela conversa fiada entre os dois na floresta, depois a Manon "salvando" a vida dele ao revelar para Aelin que ele ainda estava dentro do próprio corpo (ok, eu sei, uma vida por outra, já que a Aelin salvou a Manon primeiro, mas mesmo assim...), e depois, DO NADA, ainda teve aquela visitinha noturna ao castelo. Isso me cheira a romance.

Queria Estar Lendo 28/03/2016minha estante
SPOILER:
Yep, Amanda, eu notei :/ A Elide e a Manon tinham tudo pra ser um casal, muito mais química e interações que vários outros casais da série, mas né, lá vem casal hétero de novo... Fazer o que. Toda série tem que ter um defeito né :P

Gio 29/03/2016minha estante
Passei pra dizer que sua resenha de Rainha das Sombras é sensacional. Palmas palmas. E SIM, MANON E ELIDE, PELO AMOR DE DEUS, NUNCA TE PEDI NADA SARAH J MAAS!!!

Queria Estar Lendo 31/03/2016minha estante
AAAAAAAH fico muito feliz por ter gostado! *OOO* ELIDE E MANON MEU NOVO OTP SUPREMO, FAZ ACONTECER, SARAH, PFVR Ç_Ç

Gio 02/04/2016minha estante
SIMMMM EU QUERO MUITO VER ESSE OTP DANDO CERTO!!! esquece dorian e manon pelo amor

Silvia 06/04/2016minha estante
Meninas juro que também pensei que teríamos um casal entre Elide e Manon, mas depois acho que vai rolar Dorian e Manon, fiquei muito com essa suspeita. Acho que têm autores que se preocupam em colocar casais homos nas histórias e terem algum tipo de rejeição. E realmente, tinha muita química entre essas duas. Mas a história foi espetacular, acho que até agora foi o meu livro favorito de todos.

Lea Yasnaya 06/04/2016minha estante
Miga arrasou na resenha! Ohhhhhhhhhh de parabéns!
Não conseguiria descrever melhor.
O que tu escreveu do Chaol é simplesmente tudo que acho, tudo que sinto, amo essa cara para sempre, eu aceito Rowelin sabe, shippo, porém eu tinha esperança dela com Chaol, mas enfim, o feérico é tudo que ela precisa e ele também. Infelizmente hahahaha ai meu coração.

Esse livro me pegou forte. Sem palavras, apenas chorani nesse momento.

Entendo sua revolts, mas Elide é bem nova né? Se não estiver enganada. Acho que deveria ser outro personagem. Mas poxaaaaa shippo muito Dorian e Manon, demais.
Sei nem mais o que dizer. Chorei tanto, tanto que desidratei...

kekasimas 14/04/2016minha estante
tem romance nessa serie? quão predominante é a parte de romance? vou começar a ler depois, queria saber de antemão se rola um casal principal!

J'u 24/04/2016minha estante
SPOILER!!!!! Primeiro de tudo, que resenha maravilhosa, mulher! Estou encantada. Também amo muito o Chaol, para mim ele é um dos personagens mais fascinantes da série, apesar de não ter magia, ou não ser o melhor e maior guerreiro. Eles fizeram um casal muito maravilhoso. Não consigo colocar na cabeça que a justificativa da Celaena ter terminado tudo foi válida. Se a Sarah queria abrir espaço pra colocar o Rowan após ter criado um casal tão forte, blz, tudo bem, mas ela bem que poderia ter arrumado um desculpa melhor, pois a Celaena ficou parecendo muito cretina por ter acusado e se visto incapaz de perdoar o Chaol, quando ela mesma estava deixando o povo dela nas mãos do rei sem querer lutar contra ele.
Outra coisa, eu não tinha me ligado nessa da Elide e da Manon, gente do céu, como fui cegaaaaa! kkkkkkkkkkkkkkkkkk Você falando é que fui me tocar, realmente seria um casal lindo, mas a autora deu muitas pistas de que irá coloca Manon e Dorian juntos, vamos ver como vai ficar.
Mais uma vez, parabéns pela resenha, adorei demais.

Alessandra 14/08/2019minha estante
Uauuu que resenha !! Amei tudo, mas principalmente como explicou o desenvolvimento do Chaol, ele terá sua redenção com certeza !! Vc descreveu todos os personagens perfeitamente, traduziu o coração e alma de cada um. Parabens !!

Bel 20/06/2021

AMEI
juro eu amei esse livro!!!!!!!
cada personagem tem um lugar especial no meu coração, porém achei q a Nesryn foi mto mal desenvolvida! eu amei ela, porém achei q ela tinha mto mais potencial a ser explorado.
eu particularmente n gosto da escrita da Sarah J Mass, porém é uma coisa mto pessoal, mas mesmo assim esse livro me prendeu mto! já tô mto ansiosa pra começar o próximo. esse livro já começa acontecendo milhões de coisas e minha cabeça ficou tipo????- esse livro é maravilhoso do começo ao fim! o meu favorito da série até agora
marinafrancomf 20/06/2021minha estante
Nesryn tem um desenvolvimento melhor dps, maravilhosa por sinal!

Winter8 27/07/2021

FAVORITADO
5 estrelas porque não pode dar 10 ?

não tenho palavras para descrever a sensação de acabar esse livro, a forma como li muito rápido, como me envolvi demais com esse livro, como o rowan me fez ficar ainda mais ainda apaixonado por ele, as revelações, o que esperar do próximo livro, altas emoções e perdas.
Alyson.Fagner 27/07/2021minha estante
AAAAAA O MAIOOOOR

NathGalathynius 27/07/2021minha estante
O MAIOR

rebeca1044 27/07/2021minha estante
PERFEITO

It | Itette 27/07/2021minha estante
A maioria tem ele como favorito da série, espero gostar muito ??

readsalice 21/01/2021

? rainha das sombras ?
comecei a ler Rainha das Sombras em dezembro de 2020, mas naquele ritmo de final de ano e estava meio farta de fantasias deixei de lado para continuar esse ano. terminei ontem a noite e gostei, de 60% pra frente senti que esse livro da um gás e acontece coisa atrás de coisa, plot atrás de plot. mas não consegui dar 5 estrelas justamente por ter que esperar tanto pra finalmente pegar o ritmo. porém avalio sempre pela ?minha? experiência de leitura então talvez pra mim não tenha fluido tanto justamente por eu ter dado essa pausa de um mês na leitura. só sei que comecei a amar a Manon, perfeita demais; sofri pelo Dorian e depois fiquei feliz; Kaltain obrigada por tudo; Lisandra você é fodaaaaa; Rowan fofo kkkkkk; Abraxos e Ligeirinha tudo pra mim né não preciso nem dizer sou apaixonada por esses dois e a Aelin não sei, não consigo amar ela, eu tento viu mas algumas coisas ficam meio estranhas pra mim.
enfim, é um livro bom e eu gostei, estou ansiosa pra ver como o próximo vai ser agora que definitivamente vamos para um novo capítulo dessa jornada
Rayssa.Andiara 21/01/2021minha estante
eu também comecei antes e deixei de lado, esperando a vontade de ler pra me dá um gás também rsrs

cecília 03/08/2021

rainha das sombras | resenha
rainha das sombras resenha

Meu deus que livro-
Quarto livro da saga e já começa com TUDO. Ele se inicia com a Aelin voltando pra cidade, e já começa com tombo atrás de tombo. Já vai acontecendo as coisas logo no início, não consegui largar o livro por um minuto. Foi com certeza um dos melhores livros da saga até agora!!!

Amei os novos personagens e os velhos que voltaram (Lysandra, meu amor), fiquei super interessada com a história da Manon, literalmente mto fodona e gostei muito do desenvolvimento dela nesse livro, muito ansiosa pra ver ela nos próximos!!! Achei a história da Asterin super triste fiquei mto emocionada kkkk.
Também gostei muito de acompanhar a história da Elide, ver ela falando com a Manon e tals.
Dorian, meu protegido sofreu tanto nesse livro fiquei com mta dó dele? mas no final ele foi MUITO fod*, literalmente um deus, e eu ameiiii o desenvolvimento dele.
O que falar da nossa Aelin...ela é tão forte e passou por tanta coisa que dá até orgulho, amei o desenvolvimento dela nesse livro, e dela com o Rowan. O que dizer desses dois, eles são perfeitos. É muito lindo ver os dois se ajudando nesse livro, a conexão que eles tem é surreal.

Enfim? Gostei muito do plot desse livro, não tive um minuto de paz cada hora aconteceu uma coisa. Surto atrás de surto meu pai... e cada vez a Aelin se supera ainda mais.
O final foi um mega plot twist, amei demais, ela é muito poderosa mds que mulher.
Super ansiosa pra ler o próximo, saber o que vai dar com o Chaol ( que se superou nesse final) e o que vai acontecer com a nova jornada da caótica, mas que a gente ama, corte da Aelin kkkk.
Sarah 03/08/2021minha estante
Esse livro é tudoio. Meu preferido da saga

cecília 03/08/2021minha estante
simm!! muito bommm???

Mariah.Battista 01/05/2021

5??+??????
Gente eu simplesmente li 340 fuckings pags hj de tanto q esse livro me prendeu !
Eu tô tão tão tão emocionada , foram tantas emoções e acontecimentos e esse final com gostinho de quero mais.
Aelin e Rowan são meu TUDO e não achei q fosse amar tanto esse casal , juro q eles estão nos meus tops tops tops , perfeitos