Os 13 Porquês

Os 13 Porquês Jay Asher

Resenhas - Os 13 porquês

@mth.qrz 26/01/2023

? Quem fala aqui é Hannah Baker. Ao vivo e em estéreo. ?
? Foi o primeiro livro que li este ano, claro, comecei ele algumas vezes ano passado mas acabei deixando de lado por vários motivos tolos, sabia que queria ler e queria que esse fosse o livro que me tirasse da ressaca literária, sendo ele curto e com uma história que já conhecia algo, por causa da série, achei que seria o livro perfeito para isso.

? Devastado do começo ao fim, mesmo sabendo que o livro é sobre uma garota que se $uicid0u, tive alguns momentos de esperanças que tudo pudesse ser diferente (não é nenhum spoiler, tá na sinopse do livro).

? A cada "porquê" as coisas foram só ficando pior, e isso me deixou tão mal, MDS como eu queria poder ajudar ela, me senti um pouco no lugar do Clay (apesar de ter tido momentos em que eu quisesse destruir ele).

? Eu gostei bastante do livro, estou triste, mas gostei.

Isabelaalvarenga 23/03/2021

Recomendo
Foi muitooo melhor do que eu esperava porque a série passou dos limites do final da primeira tempora pra adiante. O livro é mais "fácil" de ler. E ao mesmo tempo senti falta de algumas respostas que talvez tenham sido deixadas de gancho para um segundo livro, mas tinha que ter mais coisa aqui também.
Só que assim gente, devido a coisas do autor que eu fiquei sabendo depois, eu não teria lido. Pelo menos não foi gasto dinheiro na versão física que eu tenho dele

Kxxai 31/12/2022

Sem palavras.

Passei a leitura inteira com um aperto no peito, uma angustia, uma tristeza por saber como as coisas terminam e "antecipando" o acontecimento.

Me apeguei a Hannah e ao Clay tanto, que não pude deixar de sentir uma tristeza na hora da despedida, compartilhar alguns dos sentimentos que sentiam, e até me reconhecer um pouco na Hannah, eu diria.

Uma leitura que me deixou com o coração e a alma pesados. Mas ainda assim, recomendo.

Marcos Dhonatha 21/09/2020

Durkheim definiu três tipos de suicídios: Anômico, Altruísta e Egoísta. No caso da Hanna foi o suicídio Egoísta, no qual o indivíduo não se sente parte da sociedade em que vive então tira a própria vida num ato de desespero. Outro fenômeno observável nesse livro é o famoso e perigoso efeito Werther o "gatilho", quando Hitler se matou houve uma onda enorme de suicídios em várias partes do mundo, a mesma coisa aconteceu com o de Vargas e com o de tantos outros.

A história começa duas semanas após Hanna estar morta mas msm assim eu ainda tinha esperança que no final ela estaria viva, mas ela n estava. Eu sei q é só um livro, mas nenhum livro é "só um livro", em algum lugar por aí existe milhares de Hannas e elas n estão vivas, nunca mais estarão. A mensagem do livro é sobre observamos os sinais e refletir sobre nossas ações e seus respectivos impactos na vida das pessoas

Anne331 07/03/2023

13 porquês, 13 fitas.
Os 13 porquês conta a história da vida de Hanna Baker, ou melhor dizendo conta a história da morte de Hanna Baker.
Hanna Baker cometeu suicídio, mas deixou 13 fitas explicando os 13 porquês e iniciou uma corrente indicando que todos os que estavam envolvidos soubessem o mal que lhe haviam feito, mas quando essas fitas chegam até Clay tudo toma uma proporção gigantesca.

Atlasantos 17/03/2022

Interessante
Me disseram que dá pra sentir raiva de geral aqui e literalmente da pra sentir raiva de geral aqui, nossa. Demorei pra terminar, mas posso dizer que "valeu a pena". Durante a leitura decidi (re)começar a série, mas de certa forma ambos são bem cansativos (pelo menos eu não consigo me sentir envolvida), mas de qualquer forma não deixa de ser uma leitura interessante.

"Eu odiava poesia até que me ensinaram a gostar dela."

Sabrina758 24/05/2020

13 Porquês - Jay Asher
Jay Asher nos leva a perceber o suicídio, a partir da percepção de uma adolescente- Hanna Baker. Traz a reflexão de que tudo o que fazemos afeta o outro, positivamente ou negativamente.

sof 04/05/2021

os 13 porquês
muito bom, trata sobre assuntos pesados, mas recomendo com certeza, me surpreendeu!

Rafa Mellark 18/06/2022

Incrivel
Lendo esse livro me despertou diversos gatilhos pessoais. Fico só imaginando quão difícil foi para Hannah por tudo isso sozinha. As histórias são pesadas, fortes e difíceis de lidar. Único defeito sinto q faltou um desfecho para os perosangens, mas de qlqr maneira não atrapalhou a experiência de ler.

Victor108 27/12/2020

Mais ou menos
A premissa é boa, mas acho que o fato de tudo se passar em uma única noite faz com que você não consiga se prender aos personagens, e não assisti a série toda mas a primeira temporada é bem melhor que o livro

Suellen.Hosoi 19/06/2021

Como é triste ver que boatos, podem fazer ou levar alguém desfazer a própria vida. Um livro profundo, perturbador e curioso. Ele relata ações e pessoas que contribuíram, para que uma adolescente cometesse suicídio, só pra dar fim a vida dela, que foi moldada por boatos. É triste ver, como as pessoas não se importam com sinais e não conseguem enxergar realmente umas a outras. Tantos pedidos de socorro foram feitos e ninguém enxergou.

Isabelle.Alves 13/06/2020

Esse livro não é de todo ruim, não vou negar, eu li ele so pra comparar com a serie e ver se ele me dava "força" pra finalizar a serie mas não, nao deu.
Pa. 13/06/2020minha estante
Eu comecei a ler, mas não terminei e decidi assisitir a série que também não terminei kkkk

jeffernandss 06/01/2021

Legal
O livro em si é bem escrito, mas esperava mais, acredito que criei uma expectativa bem alta. Porém, o livro é bem fluido e como um fã da série, fiquei bem feliz em conhecer essa obra.