Os 13 Porquês

Os 13 Porquês Jay Asher

Resenhas - Os 13 porquês

Kemilly. 14/10/2021

Triste
Muito triste e necessário, me peguei chorando algumas vezes, acho que a Hannah merecia mais. O livro nos faz pensar e fala sobre temas que evitamos falar no dia a dia.

thalita gouveia 10/07/2023

Gostei do livro, mas prefiro a série
A maioria das pessoas preferem o livro por achar ele mil vezes melhor do que a série. Entretanto, eu, particularmente, gostei muito mais da série, porque ela conseguiu me cativar mais do que o livro.

Apesar disso, o livro não deixa de ser bom. Ambos são bons, mas com finais diferentes.

Vale ressaltar que o tema abordado é de extrema importância e o autor conseguiu abordar isso no livro com grande responsabilidade.
Jamilly.Genuino 15/07/2023minha estante
Nossa, eu pensei a mesma coisa!
O livro a gnt vê somente a relação Clay e as fitas, mas na série eles conseguiram expandir muito esse mundo! Ver como as fitas afetaram a vida de todos eles é incrivelmente doloroso.

Prof Edivânia 13/08/2023

Reflexão
O que fica dessa leitura é a reflexão sobre o modo como as pessoas lhe tratam e principalmente, o modo como você trata as pessoas.
Qual o peso que tuas palavras exercem sobre o outro? Por quantos momentos de dor e tristeza tu fosses responsável?
É um livro, que, se bem refletido, vai nos fazer pensar no que dizemos e como dizemos.

iamkayy 31/01/2023

bem não sei por onde começar a falar,achei ótimo a ideia do mapa me fez sentir que estava dentro da história,enquanto estava lendo acabava me esquecendo que hannah tinha morrido na verdade me negava a acreditar e difícil de explicar mas foi um livro em que me apeguei durante um bom tempo e vou guardar na memória.

ohnogus 29/06/2021

Definitivamente um livro que na época que li ( 14 Anos ) me prendeu e cogito ler denovo. Lembro de ter gostado de saber que o livro era diferente da série.

Ana Clara 24/06/2017

Os 13 porquês
É, definitivamente um assunto delicado de se lidar... Eu não sei se as minhas palavras vão soar certas aqui, mas eu queria meio que justificar a minha nota relativamente baixa para um livro que está tão em alta.

Enfim, vamos lá. Acho que todo mundo já conhece pelo menos a premissa dessa história: Hannah Baker está no no ensino médio, comete suicídio. Porém antes disso ela grava sete fitas e manda para as 13 pessoas, os 13 porquês. Aliás, ela manda para a primeira pessoa e faz essa pessoa ouvir tudo e depois repassar para o próximo da fila e assim sucessivamente.

O personagem que está ouvindoas fitas e quem é os nossos ouvidos no livro éo Clay.
Não sei se todo mundo notou isso, mas enquanto ele ouvia as fitas sempre tinha uma interrupção, ele sempre estava fazendo alguma coisa paralelamente enquanto ouvia. O que me fez pensar: "nem depois de morta, ela não iria ser ouvida?"

Muita gente pode achar que os problemas que Hannah enfrentou são muito bobos e que não éo suficiente para chegar a esse ponto. Eu mesma julguei alguns motivos superficiais. Porém não cabe a ninguém julgar os motivos porque ninguém estava na pele dela pra saber e só a gente sabe o que sente.

Foi exatamente isso o que eu achei de problemático no livro. O fato de só Hannah saber o que ela sentia. Ela não procurou ajuda, não explicitamente.

Eu entendo o quanto deve ser difícil pedir ajuda e colocar pra fora tudo o que ela passou. Mas também não acho certo responsabilizar treze pessoas por uma atitude tão extrema.

Mais para o final do livro o Clay fala algo do tipo "estava claro o tempo todo. Nós é que não quisemos enxergar".
Não, não estava claro. Em momento algum ela deixou claro para alguém o que ela estava sentindo.

Isso que eu acho errado no livro (lembrando que não vi a série); mostrar que não tem solução. Que a personagem principal não pede ajuda, se mata e no fim resta um punhado de gente com remorso.

Tudo isso só para dizer que o bullying e o machismo são coisas horríveis. Não estou dizendo que não são mas acho que existem outras formas de retratar isso sem precisar passar a ideia de que não vale mais a pena viver por conta disso.
Paulo Xavier 24/06/2017minha estante
Concordo com você, Aninha..

Ly Moura 24/06/2017minha estante
Eu geral concordo com vc, mas acho que se vermos de um outro ângulo vemos também como coisas que não devem ser feitas. Exemplo: não abusar do próximo, mas também não se retrair como ela, e procurar ajuda pq no fim das contas, não mudou em nada pra ela

Ly Moura 24/06/2017minha estante
null

Tânia (@ritmoliterario) 24/06/2017minha estante
Concordo com seu ponto de vista. Primeiro: achei sim esses 13 motivos relativamente bobos, mas não dá da pra julgar. Segundo: ela nunca deixou transparecer, então não achei certo apontar o dedo e responsabilizar os outros.

Renata 24/06/2017minha estante
Posso dizer com propriedade que não é fácil para quem tem depressão ou pensa em tentar suicídio conversar com familiares, porque assim como já estive no lugar de alguns porquês, eu também já estive por muito tempo no lugar da Hannah. Existem sinais que podem parecer bobos é simplesmente passam despercebidos mas são sinais e muitas vezes são só o que podemos dizer ou demonstrar, Hannah faz muito isso na série e no livro, mas as pessoas ao redor dela não se importam o suficiente para escuta-la e buscar saber mais a fundo o que aqueles sinais de fato significam. Se alguém tivesse se importado de fato, não era certeza que o final seria diferente, mas poderia ser e essa possibilidade é o que poderia salvar a vida da Hannah e de muitas outras pessoas hoje em dia. :(

Renata 24/06/2017minha estante
Posso dizer com propriedade que não é fácil para quem tem depressão ou pensa em tentar suicídio conversar com amigos ou familiares, porque assim como já estive no lugar de alguns porquês, eu também já estive por muito tempo no lugar da Hannah. Existem sinais que podem parecer bobos e simplesmente passam despercebidos mas são sinais e muitas vezes são só o que podemos dizer ou demonstrar. Hannah faz muito isso na série e no livro, mas as pessoas ao redor dela não se importam o suficiente para escuta-la e buscar saber mais a fundo o que aqueles sinais de fato significam. Se alguém tivesse se importado, não era certeza que o final seria diferente porque os impactos das doenças da mente são diferentes para cada pessoa, mas poderia ser e essa possibilidade é o que poderia salvar a vida de Hannah Baker e de muitas outras pessoas da realidade hoje em dia. :(

Rue 06/01/2021

Os 13 Porquês ?
Então, quando comecei a ler, eu estava numa fase onde eu queria entender os motivos da Hannah Baker ter se matado. Comecei a assistir a série pela 3° vez... isso mesmo, terceira vez. No final, acabei entendendo tudo, e sentindo tudo o que a Hannah sofreu. Obrigada Jay Asher por ter escrito essa história maravilhosa! ??

Julliana.MendonAa 12/01/2021

Esse livro é impactante. Nele vemos Hannah Baker gravar em fitas cassete 13 motivos pelos quais ela decidiu acabar de vez com a sua vida.
Dá para ler o livro bem rápido porque vemos só a perspectiva de Hannah com as fitas e do Clay ouvindo-as pela primeira vez. Diferente da série que temos a perspectiva dos personagens secundários. Além de ver as modificações que foram feitas para adaptar o livro a uma série que posteriormente rendeu outras temporadas.

Frankenstein 16/07/2022

Refrigerante na calçada
Esse livro aborda um assunto muito delicado e perigoso de ser escrito, mas na minha opinião sem sombra de dúvidas é trabalhado de um jeito melhor e consciente do que a série!
Não sei se leria hoje em dia, mas foi um livro importante para a "eu" do passado.
Talvez recomendo para os leitores. :/

vivz_zi 02/10/2022

precisamos falar sobre suicídio
Eu comprei o livro na época em que a série foi lançada e acabei assistindo antes de ler. Com certeza isso influenciou minha experiência, praticamente tudo foi sendo relembrado na minha cabeça.

O novo do livro, na minha experiência, foi um Clay que eu não vi muito na série, senti um pouco de julgamento da parte dele, sendo que não teria mais volta da parte da Hannah.

Não posso deixar de dizer que é um livro cheio de gatilhos, e não me arrependo de estar lendo agora com a minha idade, provavelmente seria mais pesado e traumático, como a série foi, se eu tivesse lido antes.

A problemática dele é muito importante, as pessoas ainda não tratam o suicídio como deveriam, é bem nítido em como o setembro amarelo acaba sendo algo banalizado hoje em dia por exemplo. Por isso considero uma leitura válida, porém, é bom falar sobre a passada de pano que todo mundo resolveu passar pro Jay Asher, recentemente fiquei sabendo das acusações de abuso contra ele, e a obra acabou perdendo um pouco da essência já que não dá pra separar a obra do autor.

ALAN 30/07/2021

UMA ÚNICA HISTÓRIA PARA TODA A VIDA, PARA TODOS.
AS 21:37 DO DIA 30 DE JULHO DE 2021
É UMA HISTÓRIA QUE MOSTRA QUE TODOS NÓS PRECISAMOS REFLETIR É UMA HISTÓRIA QUE MEXEU COMIGO DO COMEÇO AO FIM, CLARO TEM PARTES QUE FAZ NOS ABALAR E DEIXAR SEM REAÇÃO SEM COMO LIDAR E ESSA HISTÓRIA NOS FAZ PERCEBER COMO NÓS PRECISAMOS VER DE OUTRA MANEIRA É SIM UMA HISTÓRIA PRECISA SE VISTA POR + GENTE. VEJO QUE ESSA HISTÓRIA FALOU DE CERTOS FATOS REALMENTE PRECISA FAZER UMA MUDANÇA RADICAL QUE ESTÁ ACONTECENDO NESSES ADOLESCENTES, JOVENS QUE ESTÃO SE DESENVOLVENDO E A EDUCAÇÃO SENDO DADA POR AMBAS PARTES.
CLARO SÃO CERTAS COISAS QUE LI E VI NÃO GOSTEI, MAS NÃO FEZ EU SE IMPRESSIONAR COM ESSA HISTÓRIA, MAS RECOMENDO A TODOS OS LEITORES A LER COM A MENTE ABERTA SEM PRECONCEITO OU COLOCANDO DIFICULDADE APENAS OLHE COMO EU CONSEGUI VER UMA HISTÓRIA QUE MEXEU COMIGO E PODE MEXER COM VC, NÃO SEI SE DÁ MESMA MANEIRA, MAS TENTE COMO FOI ...
UMA ÚNICA HISTÓRIA PARA TODA VIDA E PARA TODOS.

L. Murphy 15/12/2020

Antes de assistir a série, leia o livro
Os 13 Porquês é aquele tipo de livro que você lê e quer passar adiante, porque a mensagem que o livro transmite mexe com a forma que você pensa. Apesar das muitas criticas dizendo que o livro é de suspense e mistério, acredito que ele é sobre o suicídio. Não é fácil alguém tomar essa decisão, deixar todos que ama, tudo o que conquistou, eu pensava diferente sobre o suicídio achava que as pessoas tinha medo de enfrentar seus problemas. Depois desse livro a pessoa que comete suicídio é muito corajosa e com certeza sofreu muito traumas e humilhações perdendo sua dignidade para cometer tal ato.(Vou parar de comentar o que penso porque vou falar mais sobre o “ suicídio” do que o livro em si).
Hanna Baker se matou e Clay recebeu um pacote misterioso, contendo fitas cassetes gravado por Hanna ela conta que alguém a influenciou a tomar tal decisão, e se Clay recebeu essas fitas é porque ele faz parte da história dela.
A Trama de Jay Asher retrata os conflitos escolares e o bulling. Como um simples comentário pode destruir a vida de uma adolescente e como os jovens podem ser cruéis, sem limites levando seus atos ao extremo do inimaginável.
Ser adolescente é algo muito complexo, é uma passagem da infância para o mundo adulto,
você conhece seu corpo, você descobre o mundo, você busca a sua individualidade, seu caráter, sua própria personalidade. Acredito que o termo mais correto para o período da adolescência seria “mudança e descobertas”. Você vai se decepcionar vai sofrer vai se arrepender, aprender e refletir.
Já a “fase da adolescência” é complicada, cheia de conflitos entre a “sociedade adolescente”. O jovem tenta se enturmar em um determinado grupo, tenta tirar boas notas, tem a pressão dos professores, tem a pressão dos pais, têm as paixonites, as brigas. Existe tanto conflitos que nem tem como citar tudo aqui. Mas o que com certeza mexe com o psicológico do adolescente são os “boatos inventados”. As reputações que nem sempre são verdadeiras como: “ A Fulana que vive se jogando para os garotos.” “O Ciclano que se acha o gostosão, mas nunca pegou nenhuma menina.” São essas “fofocas” que mexem com os jovens. Fofocas, que nem sempre são verdadeiras. Você fica sabendo sobre a vida das pessoas que, muitas vezes, você nem se quer conhece. Isso é constrangedor por que da mesma forma que existem fofocas sobre pessoas que você não conhece, também tem as fofocas sobre você.
O leitor ira acompanhar todas as mentiras inventadas sobre Hanna, todas as vezes que ela foi traída  usada e enganada. O leitor não vai conseguir parar até descobrir tudo o que ela passou.
O Livro mexe com o emocional do leitor e do  personagem principal é chocante ver o que um simples comentário causou na vida de Hanna. Talvez no começo o autor acha que ela esta fazendo drama, mas depois com certeza se surpreenderá com o rumo que os problemas tomam.
O Autor consegue nos surpreender com as duas narrativas simultânea, como enquanto a voz de Hannah está saindo do toca fitas, Clay está lembrando de uma situação diferente. A Narrativa do livro é em primeira pessoa narrado pela perspectiva de Clay Jensen  e de Hanna Baker pelas fitas. Jay consegue ser realista nos mostrando o que aconteceu com ela e o que estava acontecendo com Clay. É fantástico, porque você quer saber o que aconteceu com Hanna pra ela tomar tal decisão,  e quando vamos chegando ao final da história tudo se torna mais agoniante, desesperador. Mesmo sabendo que Hanna morre queremos que alguém a salve, e ela conta como quase se salvou e isso se torna frustrante para o leitor e para Clay.
Os Personagens do livro são todos bem descritos sendo de fácil definição de caráter. Você odeia os personagens ou se apaixona, mas nunca vai achar esses personagens chatos. O leitor vai amar Clay, vai odiar Bryce e vai se frustrar com Hanna.
O Livro tem como publico alvo os jovens, mas todos devem ler. Porque o livro oferece uma visão diferente do convívio dos jovens, sobre os conflitos na escola e como o bulling começa. Professores, pais diretores, psicólogos todos deveriam ler esse livro e tentar compreender melhor o que se passa com os adolescentes.
Jay Asher é um escritor americano contemporâneo de romances adolescentes. Ele nasceu em Arcádia, Califórnia em 30 de Setembro de 1975. Cresceu numa família que o encorajou em todos os seus hobbies, de t
ocar guitarra à escrever histórias. Ele escreveu o livro "Os 13 Porquês" (Thirteen Reasons Why).

Minha Conclusão
É um livro fantástico no momento em que você para de ler para ir a escola, trabalhar ou sair você não vê a hora de continuar a leitura para descobrir o que acontece. O autor retrata sobre drogas, brigas, prostituição, suicídio, sexo, reputação dos alunos na escola e mais um monte de outros assuntos que, em geral, são complicados de serem trabalhados. Eu amei o modo como a tragédia é retratada, ele não teve piedade com a personagem Hanna fazendo ela passar por todos esses conflitos, conflitos esses que muitos jovens passam e conseguem superar ao contrario de Hanna. Me frustrei um pouco com o final queria saber se as fitas são reveladas, o que acontece com Clay, e com todos aqueles que causaram a morte de Hanna. Mas que leitor não que mais respostas que são oferecidas?

site: https://garotanerdgeek.wordpress.com/

Raissa.Gabriely 01/11/2022

Interessante
O livro é retratado da mesma maneira que a série, talvez as questões mais fortes venham ser elevadas mais no contexto do aprimoramento do roteiro de cada episódio.
Um livro que desenrola a curiosidade e permanece trazendo incógnitas referente a protagonista.

Dessah 22/09/2021

O livro que me fez escrever.
A primeira vez em que li esse livro senti que estava sendo puxada para algo maior que eu. Não sei explicar o porquê mas não conseguia parar de ler, talvez porque quisesse, tão desesperadamente salvar Hanna Baker, tanto quanto Clay Jensen queria. Caminhei por todas aquelas ruas, pelo parque, pelo café e pela a escola a procura da garota suicida. Foi um livro especial, não pude lê-lo novamente desde aquela época, então não posso escrever sobre ele, afinal, sequer lembro de minha primeira análise. O que tenho a dizer é que alguns livros nos marcam muito e Thirteen Reasons Why foi um deles.

?Na minha opinião, existem dois tipos de morte: se tiver sorte, tem uma vida longa e um dia seu corpo para de trabalhar e acabou. Mas se você não tem sorte, você morre um pouco de novo e de novo até que perceba que é tarde demais.? - Thirteen Reasons Why