Os 13 Porquês

Os 13 Porquês Jay Asher

Resenhas - Os 13 porquês

Ceecii 22/12/2021

Depois de concluir o livro fiquei refletindo sobre ele, minha vida e as pessoas que conseguem de fato tirar a própria vida. Infelizmente não sou capaz de expressar aqui minha experiência com o livro porque não seria apropriado numa simples resenha compartilhar algo tão profundo e importante.

Só posso dizer que, de modo geral, há neste livro algumas diferenças importantes entre a ficção apresentada e a realidade, mas a mensagem no final que é transmitida é necessária para todos.

Se você que está lendo pensa em desistir, não desista. Chame alguém pra desabafar, caso não tenha pode me chamar. A sua dor é tão importante quanto a sua vida, e você precisa ser ouvido(a).
Caio 22/12/2021minha estante
Bonito se colocar a disposição do próximo assim. Parabéns!

Jass 05/04/2021

"tudo afeta tudo"
Um livro que nos proporciona reflexões, para ler com calma e absorver aprendizado.

Mine Castro 26/03/2017

História superficial
Dentre os 13 motivos que levaram Hannah ao suicídio, apenas 2 ou 3 foram realmente impactantes para mim. O autor poderia perfeitamente ter focado neles e criado uma história mais complexa, com maior gama de sentimentos conflitantes do que fazer uma salada mista com motivos que chegam a despertar pena, de tão rasos que são.

Acredito que faltou ao autor uma pesquisa de campo mais ampla sobre motivos que levam jovens ao suicídio, incluindo fatores que potencializam depressão.

Outro fator que me incomodou é que a história começa e termina sem nenhuma grande reviravolta, nenhuma justiça, nenhum momento epifânico.

Leitura penosa, tive que terminar o livro o mais cedo que pudesse para evitar que eu o abandonasse. Esperava bem mais.

ALAN 30/07/2021

UMA ÚNICA HISTÓRIA PARA TODA A VIDA, PARA TODOS.
AS 21:37 DO DIA 30 DE JULHO DE 2021
É UMA HISTÓRIA QUE MOSTRA QUE TODOS NÓS PRECISAMOS REFLETIR É UMA HISTÓRIA QUE MEXEU COMIGO DO COMEÇO AO FIM, CLARO TEM PARTES QUE FAZ NOS ABALAR E DEIXAR SEM REAÇÃO SEM COMO LIDAR E ESSA HISTÓRIA NOS FAZ PERCEBER COMO NÓS PRECISAMOS VER DE OUTRA MANEIRA É SIM UMA HISTÓRIA PRECISA SE VISTA POR + GENTE. VEJO QUE ESSA HISTÓRIA FALOU DE CERTOS FATOS REALMENTE PRECISA FAZER UMA MUDANÇA RADICAL QUE ESTÁ ACONTECENDO NESSES ADOLESCENTES, JOVENS QUE ESTÃO SE DESENVOLVENDO E A EDUCAÇÃO SENDO DADA POR AMBAS PARTES.
CLARO SÃO CERTAS COISAS QUE LI E VI NÃO GOSTEI, MAS NÃO FEZ EU SE IMPRESSIONAR COM ESSA HISTÓRIA, MAS RECOMENDO A TODOS OS LEITORES A LER COM A MENTE ABERTA SEM PRECONCEITO OU COLOCANDO DIFICULDADE APENAS OLHE COMO EU CONSEGUI VER UMA HISTÓRIA QUE MEXEU COMIGO E PODE MEXER COM VC, NÃO SEI SE DÁ MESMA MANEIRA, MAS TENTE COMO FOI ...
UMA ÚNICA HISTÓRIA PARA TODA VIDA E PARA TODOS.

esquisiticespacial 23/03/2023

"eu deixei que ela se esquivasse"
É estranho, mas eu meio que passei o livro inteiro inconscientemente esperando que a Hannah não fosse morrer no final, por mais que ela já tivesse começado o livro morta. Mas aí ela morre mesmo e quando o Clay vai falar com a Skye no final eu pensei "já?" porque é como se ela tivesse morrido agora para mim. E foi aí que eu percebi, até algum tempo atrás, era como se ela "tivesse morrido agora" pro Clay também, mas ele percebeu que ela já estava morta. Morta de verdade. E não poderia deixar tudo acontecer de novo.

ohnogus 29/06/2021

Definitivamente um livro que na época que li ( 14 Anos ) me prendeu e cogito ler denovo. Lembro de ter gostado de saber que o livro era diferente da série.

Rue 06/01/2021

Os 13 Porquês ?
Então, quando comecei a ler, eu estava numa fase onde eu queria entender os motivos da Hannah Baker ter se matado. Comecei a assistir a série pela 3° vez... isso mesmo, terceira vez. No final, acabei entendendo tudo, e sentindo tudo o que a Hannah sofreu. Obrigada Jay Asher por ter escrito essa história maravilhosa! ??

pedr.santos 26/02/2023

Razoável.
Não sei o que esperava deste livro, muito falado quando lançou a série e achei que seria algo mais UAU. Sobre o assunto abordado, realmente é pesado para um livro e deixou bem explícito neste livro, Asher foi muito bom em descrever os sentimentos de Hannah e foi um livro de surto atrás de surto. As, enfim, fitas... Gostei de como ele pôs Hannah para gravar essas fitas para que “todos” soubessem o que se passava na cabeça dela. Sobre Clay... acho que gostei da figura que ele passou no livro. Alguns furos nessa história, eu senti, tipo, do nada Tony? Kkkkk Sei lá. Mas é isso! Quem já viu a série ou leu o livro, tamo junto rs.

tangerina4 05/06/2023

Ok
É uma leitura ok, razoável
Achei que eu iria odiar a história, mas não foi bem assim
Me prendeu bastante, tanto pela escrita, tanto em parte pela história que tinha muito potencial, mas acho que o enredo não foi muito bem aproveitado como poderia ter sido

Maygeek7 01/05/2017

Mórbido
Não achei tudo isso.

emy 22/10/2021

Caraca
Primeiramente tenho que falar que este livro aborda um assunto pesado, e pode sim trazer gatilho para algumas pessoas.

Eu tava com uma expectativa bemm grande no livro e não me decepcionei, isso é um ponto importante. Cara eu amei a escrita realmente, você lê e nem percebe que está lendo sabe, esquece totalmente.

Esses livro traz uma reflexão tão grande que é inexplicável. As vezes tem pessoas ao nosso redor que super aparenta bem como a Hannah,mas não tá. E se você é essa pessoa,procure ajuda, por favor.

Eu achei os personagens muito bem desenvolvidos, gostei bastante.Ameii o jeito que o/a autor/a mistura as falas da Hannah junto com a do Clay, pensei que iria ficar um pouco confuso mas não ficou.

Eu amei o livro realmente, me apeguei muito na Hannah só com a fala dela naquelas fitas,e queria muito ajudar ela sabe, naquele momento que ela tava falando, e queria dar um abraço de proteger ela de todo mundo. Também me apeguei muito no Clay, enquanto ele tava sentindo aquelas emoções parece que eu também estava, tipo, realmente dentro nada história sabe?!.

Leiam,e é isso amor dmsss. Obrigada autor/a por ter dado essa experiência realmente inexplicável!!

Julliana.MendonAa 12/01/2021

Esse livro é impactante. Nele vemos Hannah Baker gravar em fitas cassete 13 motivos pelos quais ela decidiu acabar de vez com a sua vida.
Dá para ler o livro bem rápido porque vemos só a perspectiva de Hannah com as fitas e do Clay ouvindo-as pela primeira vez. Diferente da série que temos a perspectiva dos personagens secundários. Além de ver as modificações que foram feitas para adaptar o livro a uma série que posteriormente rendeu outras temporadas.

VickyB 30/10/2021

A série é tão boa ou até mesmo melhor que o livro!
Eu pensei que não havia possibilidade de eu falar uma coisa dessas, mas é verdade.

Porque no livro nós vemos somente a perspectiva da Hannah e do Clay além de uma breve explicação do Tony, já a série abre outros caminhos e outros pontos de vista também, tornando-se mais rica.

Rafa 01/02/2021

Esse é o tipo de livro que quando termina a gente precisa de uma dias para refletir!
Quanta gente não passa por isso, quanta gente já não pensou, já tentou, e até mesmo já conseguiu cometer um suicídio!
É a visão somente da Hanna e do Clay, diferente do seriado!

Nina 13/06/2021

A verdade crua
Não é um livro fácil de ler, tem descrições que são difíceis de ler, a destruição de dentro para fora de alguém que só estava vivendo a sua vida, assim como eu e você. Os gritos mudos por ajuda de Hanna, os sinais sutis.

Ela se perdeu, não sabia como fazer para sair do que estava vivendo nem sei conseguiria e as coisas envolta dela não paravam para que ela tivesse um tempo para pensar e tentar descobrir.

Ao mesmo tempo que alguns não tiveram culpa por não saberem o que estava acontecendo dentro dela, todos era culpados por não se darem ao trabalho de olhar uma segunda vez, por serem cruéis sem razão com todos ao seu redor, especialmente com ela.

É cruel, é cru. Depois de morta ela não tem mais que esconder nada ou escolher as palavras corretas. A mágoa, a dor, a destruição, estão todos lá.

É uma leitura difícil, mas que vale a pena. Cruel e genial.

Alerta temas sensíveis abordados: suicídio, pensamentos suicidas, assédio sexual, estupro, bullying, violência.