Os 13 Porquês

Os 13 Porquês Jay Asher

Resenhas - Os 13 porquês

ALAN 30/07/2021

UMA ÚNICA HISTÓRIA PARA TODA A VIDA, PARA TODOS.
AS 21:37 DO DIA 30 DE JULHO DE 2021
É UMA HISTÓRIA QUE MOSTRA QUE TODOS NÓS PRECISAMOS REFLETIR É UMA HISTÓRIA QUE MEXEU COMIGO DO COMEÇO AO FIM, CLARO TEM PARTES QUE FAZ NOS ABALAR E DEIXAR SEM REAÇÃO SEM COMO LIDAR E ESSA HISTÓRIA NOS FAZ PERCEBER COMO NÓS PRECISAMOS VER DE OUTRA MANEIRA É SIM UMA HISTÓRIA PRECISA SE VISTA POR + GENTE. VEJO QUE ESSA HISTÓRIA FALOU DE CERTOS FATOS REALMENTE PRECISA FAZER UMA MUDANÇA RADICAL QUE ESTÁ ACONTECENDO NESSES ADOLESCENTES, JOVENS QUE ESTÃO SE DESENVOLVENDO E A EDUCAÇÃO SENDO DADA POR AMBAS PARTES.
CLARO SÃO CERTAS COISAS QUE LI E VI NÃO GOSTEI, MAS NÃO FEZ EU SE IMPRESSIONAR COM ESSA HISTÓRIA, MAS RECOMENDO A TODOS OS LEITORES A LER COM A MENTE ABERTA SEM PRECONCEITO OU COLOCANDO DIFICULDADE APENAS OLHE COMO EU CONSEGUI VER UMA HISTÓRIA QUE MEXEU COMIGO E PODE MEXER COM VC, NÃO SEI SE DÁ MESMA MANEIRA, MAS TENTE COMO FOI ...
UMA ÚNICA HISTÓRIA PARA TODA VIDA E PARA TODOS.

Mands 29/11/2020

A história que o livro passa é boa. Mas admito que faltou emoção, principalmente por uma história assim. Faltou um acabamento, um desfecho. E tudo foi tão cru, se o autor tivesse trabalho mais nas emoções, tenho certeza que seria um livro mais legal. Admito, que gostei de não ter muita enrolação, mas fora isso, não me prendeu tanto assim.

Julliana.MendonAa 12/01/2021

Esse livro é impactante. Nele vemos Hannah Baker gravar em fitas cassete 13 motivos pelos quais ela decidiu acabar de vez com a sua vida.
Dá para ler o livro bem rápido porque vemos só a perspectiva de Hannah com as fitas e do Clay ouvindo-as pela primeira vez. Diferente da série que temos a perspectiva dos personagens secundários. Além de ver as modificações que foram feitas para adaptar o livro a uma série que posteriormente rendeu outras temporadas.

Yara 23/09/2012

Eu vi a sinopse desse livro e me bateu aquela curiosidade que é impossível resistir. Eu precisava saber os motivos da Hannah. Horas depois eu havia terminado o livro e concluído que esse foi um dos melhores que livros que li nos últimos tempos. Não por que é um livro grandioso, ou por que é um dos mais empolgantes. Mas por que ele mexeu comigo, como nenhum conseguia há tempos.
Lendo os motivos de Hannah se matar, você se vê ainda esperançoso de que alguma daquelas pessoas irá impedir ela disso, mas é em vão, você já sabe o final, mas isso não impede você de chorar, sentir a morte dela e odiar todas as pessoas que contribuíram a isso.
Mas o que torna o livro interessante e o faz pensar, é que essas pessoas fizeram apenas pequenas coisinhas, coisas bobas que teoricamente não afetaria a vida de ninguém. E esse é o ponto que mexeu comigo e imagino que deva mexer com os leitores do livro, você começa a pensar em tudo que disse e fez na vida, será que aquelas ações não marcaram alguém? Magoaram alguém, a ponto de ela não conseguir mais viver?
Você se pergunta e se existir uma pessoa “Hannah” próximo a você, dando sinais, pedindo ajuda, você iria perceber? E se percebesse iria mudar algo? Iria tirar do seu tempo para tentar trazer essa pessoa de volta? Dar-lhe um motivo? E se um dos “porquês” fosse você? Como se redimir? Existe essa opção será?
Enfim, é um livro para refletir e lhe incentivar a ter cuidado, com as ações, de ter consciência da influência que tem na vida dos outros. Pense antes de agir. Você não vai querer ser um dos "porquês"

Bê09 09/11/2012

E você, que é o felizardo número treze, pode levar as fitas direto para o inferno.
"É o único correio da cidade. Será que foi a mesma funcionária que atendeu as mesmas pessoas da lista, as que receberam o pacote antes de mim? Será que elas guardaram o recibo como um souvenir bizarro? Esconderam na gaveta de meias? Pregaram nos seus murais de cortiça?"

Ao voltar do colégio Clay Jensen encontra um pacote na porta de sua casa, uma encomenda direcionada a ele, um pacote com misteriosas fitas cassetes enumeradas até o treze, ao ouvi-las uma súbita mistura mórbida de medo, surpresa, e pânico toma conta dele, é a voz de Hannah Backer naquelas fitas, isso parece improvável pois Hannah Backer está morta. Hannah Backer cometeu suicídio.
Hannah Backer gravou em fitas os "treze por quês" dela ter ceifado sua vida e cada motivo que a levou essa decisão irrevogável está relacionada a uma determinada pessoa e cada pessoa que a levou a isso receberá as fitas, as regras são simples: você ouve as fitas até encontra "seu número" e depois repassa pra pessoa seguinte ao seu, caso contrário haverá consequências para todos, todos estão sendo observados.
Porém Clay não sabe o por que é um dos responsáveis por sua morte, ele tinha um bom relacionamento com ela apesar de não ser íntimo e não tinha feito nada em sua concepção que pudesse levá-la a isso, até chegou a amá-la em segredo.
Quais serão os treze por quês de Hannah Backer?
Quem são os responsáveis por esvair sua vida?
Um romance incrível, narrados simultaneamente pelos personagens Clay Jensen e Hannah Becker, um livro encantador, épico, emocionante, apaixonante, você ao mergulhar nessa universo acaba se entregando completamente nas angustias dos dois personagens, você sente os "por quês" de Hannah em cada fita cada vez mais intensificado, e o sentimento de incapacidade e de desespero de Clay, a tristeza profunda ao terminar o livro com uma belíssima ressaca literária, um dos meus livros preferidos, Jay Asher escreve maravilhosamente bem.

L. Murphy 15/12/2020

Antes de assistir a série, leia o livro
Os 13 Porquês é aquele tipo de livro que você lê e quer passar adiante, porque a mensagem que o livro transmite mexe com a forma que você pensa. Apesar das muitas criticas dizendo que o livro é de suspense e mistério, acredito que ele é sobre o suicídio. Não é fácil alguém tomar essa decisão, deixar todos que ama, tudo o que conquistou, eu pensava diferente sobre o suicídio achava que as pessoas tinha medo de enfrentar seus problemas. Depois desse livro a pessoa que comete suicídio é muito corajosa e com certeza sofreu muito traumas e humilhações perdendo sua dignidade para cometer tal ato.(Vou parar de comentar o que penso porque vou falar mais sobre o “ suicídio” do que o livro em si).
Hanna Baker se matou e Clay recebeu um pacote misterioso, contendo fitas cassetes gravado por Hanna ela conta que alguém a influenciou a tomar tal decisão, e se Clay recebeu essas fitas é porque ele faz parte da história dela.
A Trama de Jay Asher retrata os conflitos escolares e o bulling. Como um simples comentário pode destruir a vida de uma adolescente e como os jovens podem ser cruéis, sem limites levando seus atos ao extremo do inimaginável.
Ser adolescente é algo muito complexo, é uma passagem da infância para o mundo adulto,
você conhece seu corpo, você descobre o mundo, você busca a sua individualidade, seu caráter, sua própria personalidade. Acredito que o termo mais correto para o período da adolescência seria “mudança e descobertas”. Você vai se decepcionar vai sofrer vai se arrepender, aprender e refletir.
Já a “fase da adolescência” é complicada, cheia de conflitos entre a “sociedade adolescente”. O jovem tenta se enturmar em um determinado grupo, tenta tirar boas notas, tem a pressão dos professores, tem a pressão dos pais, têm as paixonites, as brigas. Existe tanto conflitos que nem tem como citar tudo aqui. Mas o que com certeza mexe com o psicológico do adolescente são os “boatos inventados”. As reputações que nem sempre são verdadeiras como: “ A Fulana que vive se jogando para os garotos.” “O Ciclano que se acha o gostosão, mas nunca pegou nenhuma menina.” São essas “fofocas” que mexem com os jovens. Fofocas, que nem sempre são verdadeiras. Você fica sabendo sobre a vida das pessoas que, muitas vezes, você nem se quer conhece. Isso é constrangedor por que da mesma forma que existem fofocas sobre pessoas que você não conhece, também tem as fofocas sobre você.
O leitor ira acompanhar todas as mentiras inventadas sobre Hanna, todas as vezes que ela foi traída  usada e enganada. O leitor não vai conseguir parar até descobrir tudo o que ela passou.
O Livro mexe com o emocional do leitor e do  personagem principal é chocante ver o que um simples comentário causou na vida de Hanna. Talvez no começo o autor acha que ela esta fazendo drama, mas depois com certeza se surpreenderá com o rumo que os problemas tomam.
O Autor consegue nos surpreender com as duas narrativas simultânea, como enquanto a voz de Hannah está saindo do toca fitas, Clay está lembrando de uma situação diferente. A Narrativa do livro é em primeira pessoa narrado pela perspectiva de Clay Jensen  e de Hanna Baker pelas fitas. Jay consegue ser realista nos mostrando o que aconteceu com ela e o que estava acontecendo com Clay. É fantástico, porque você quer saber o que aconteceu com Hanna pra ela tomar tal decisão,  e quando vamos chegando ao final da história tudo se torna mais agoniante, desesperador. Mesmo sabendo que Hanna morre queremos que alguém a salve, e ela conta como quase se salvou e isso se torna frustrante para o leitor e para Clay.
Os Personagens do livro são todos bem descritos sendo de fácil definição de caráter. Você odeia os personagens ou se apaixona, mas nunca vai achar esses personagens chatos. O leitor vai amar Clay, vai odiar Bryce e vai se frustrar com Hanna.
O Livro tem como publico alvo os jovens, mas todos devem ler. Porque o livro oferece uma visão diferente do convívio dos jovens, sobre os conflitos na escola e como o bulling começa. Professores, pais diretores, psicólogos todos deveriam ler esse livro e tentar compreender melhor o que se passa com os adolescentes.
Jay Asher é um escritor americano contemporâneo de romances adolescentes. Ele nasceu em Arcádia, Califórnia em 30 de Setembro de 1975. Cresceu numa família que o encorajou em todos os seus hobbies, de t
ocar guitarra à escrever histórias. Ele escreveu o livro "Os 13 Porquês" (Thirteen Reasons Why).

Minha Conclusão
É um livro fantástico no momento em que você para de ler para ir a escola, trabalhar ou sair você não vê a hora de continuar a leitura para descobrir o que acontece. O autor retrata sobre drogas, brigas, prostituição, suicídio, sexo, reputação dos alunos na escola e mais um monte de outros assuntos que, em geral, são complicados de serem trabalhados. Eu amei o modo como a tragédia é retratada, ele não teve piedade com a personagem Hanna fazendo ela passar por todos esses conflitos, conflitos esses que muitos jovens passam e conseguem superar ao contrario de Hanna. Me frustrei um pouco com o final queria saber se as fitas são reveladas, o que acontece com Clay, e com todos aqueles que causaram a morte de Hanna. Mas que leitor não que mais respostas que são oferecidas?

site: https://garotanerdgeek.wordpress.com/

pedr.santos 26/02/2023

Razoável.
Não sei o que esperava deste livro, muito falado quando lançou a série e achei que seria algo mais UAU. Sobre o assunto abordado, realmente é pesado para um livro e deixou bem explícito neste livro, Asher foi muito bom em descrever os sentimentos de Hannah e foi um livro de surto atrás de surto. As, enfim, fitas... Gostei de como ele pôs Hannah para gravar essas fitas para que “todos” soubessem o que se passava na cabeça dela. Sobre Clay... acho que gostei da figura que ele passou no livro. Alguns furos nessa história, eu senti, tipo, do nada Tony? Kkkkk Sei lá. Mas é isso! Quem já viu a série ou leu o livro, tamo junto rs.

esquisiticespacial 23/03/2023

"eu deixei que ela se esquivasse"
É estranho, mas eu meio que passei o livro inteiro inconscientemente esperando que a Hannah não fosse morrer no final, por mais que ela já tivesse começado o livro morta. Mas aí ela morre mesmo e quando o Clay vai falar com a Skye no final eu pensei "já?" porque é como se ela tivesse morrido agora para mim. E foi aí que eu percebi, até algum tempo atrás, era como se ela "tivesse morrido agora" pro Clay também, mas ele percebeu que ela já estava morta. Morta de verdade. E não poderia deixar tudo acontecer de novo.

dgallinucci 23/04/2020

História Envolvente
Apos conhecer a série da Netflix quis conhecer melhor a historia de Hanna, e nada melhor do que o livro que originou a série. Do meu ponto de vista no livro conseguimos ver como adolescentes podem ser maldosos e difícil de lidar. Porem, se comparado com a série no livro percebi que a Hanna não teve culpa das ações tomadas por seus colegas, enquanto que na série me mostrou que para cada ação inconsequente ou pensada de Hanna traria apenas coisas ruins depois.

Ana 18/11/2021

Na época que li, eu era mais nova e geralmente nem tinha o costume de criticar livro nenhum, e mesmo assim não gostei, tanto que até hoje não sinto vontade de reler pra ver se continuo com o mesmo pensamento.

Dayse.Carla 03/12/2021

A série!
Comecei a assistir a série porém achei muito enrolada, da qual não terminei, então fui prática e li o livro. É um tema cheio de gatilhos e não tenho muito o que opinar pois o sentimento ao ler é diferente para cada pessoa e situação em que está vivendo. Gostei da leitura mas fiquei com um sentimento de que deveria ter um algo a mais.

Jass 05/04/2021

"tudo afeta tudo"
Um livro que nos proporciona reflexões, para ler com calma e absorver aprendizado.

ohnogus 29/06/2021

Definitivamente um livro que na época que li ( 14 Anos ) me prendeu e cogito ler denovo. Lembro de ter gostado de saber que o livro era diferente da série.

vivz_zi 02/10/2022

precisamos falar sobre suicídio
Eu comprei o livro na época em que a série foi lançada e acabei assistindo antes de ler. Com certeza isso influenciou minha experiência, praticamente tudo foi sendo relembrado na minha cabeça.

O novo do livro, na minha experiência, foi um Clay que eu não vi muito na série, senti um pouco de julgamento da parte dele, sendo que não teria mais volta da parte da Hannah.

Não posso deixar de dizer que é um livro cheio de gatilhos, e não me arrependo de estar lendo agora com a minha idade, provavelmente seria mais pesado e traumático, como a série foi, se eu tivesse lido antes.

A problemática dele é muito importante, as pessoas ainda não tratam o suicídio como deveriam, é bem nítido em como o setembro amarelo acaba sendo algo banalizado hoje em dia por exemplo. Por isso considero uma leitura válida, porém, é bom falar sobre a passada de pano que todo mundo resolveu passar pro Jay Asher, recentemente fiquei sabendo das acusações de abuso contra ele, e a obra acabou perdendo um pouco da essência já que não dá pra separar a obra do autor.