Corações de Neve

Corações de Neve Raphael Draccon

Resenhas - Dragões de Éter: Corações de Neve

Wendell 08/06/2011minha estante
Ah eu conheço muito mais séries em que o 2° livro é melhor que o primeiro .
Tipo:
Harry Potter, Senhor dos anéis, Crônicas de Gelo e Fogo . . . e muitas outras
A questão é que em muitas séries que fazem sucesso o autor não tem muito tempo para escrever e desenvolver a história, porque o prazo é curto e tem muitos compromissos e isso afeta a produção do segundo livro, mas esse não é o caso do Draccon, de todas as criticas que eu li eu percebi que o pessoal achou este bem melhor que o primeiro .
O meu tá emprestado vou ler depois pra ver se melhorou mesmo .

Muito boa sua resenha . Faça mais . :D

Vincent.Uriel 27/10/2020

A quarta leitura do melhor livro da saga
Quando fiz a primeira releitura de DdE e de ínicio eu tinha medo de não ser tudo o que eu lembrava, mas na verdade era exatamente o contrário. A cada releitura (essa é a terceira) o meu amor pela saga cresce ainda mais, especialmente por Corações de Neve.

Aline 20/05/2020

Decepcionante
Eu tive a sensação que o autor começou a escrever de qualquer jeito, quase que levando com a barriga.
Perdeu todo o charme, o estilo de escrita, que me conquistou no primeiro livro.
No final quem estava levando com a barriga era eu. Li só pra terminar mesmo, infelizmente.

Tati Freitas 21/02/2021

Escrevo com lágrimas escorrendo
Eu sou uma leitora emotiva, e esse livro me emocionou de todas as formas. A narrativa do Raphael Draccon nesse livro está mais madura, ele encontrou um ritmo hipnotizante, e as metáforas, os diálogos filosóficos de pontos de vista diferentes que fazem a gente refletir, foi uma viagem incrível.
Nunca pensei que eu fosse sofrer com a ansiedade de ler a narrativa de um torneio de boxe.
E preciso agradecer a Raphael Draccon por fazer eu me sentir uma semideusa olhando pelo Axel naquela luta.

Gabriela 26/11/2011

Dragões de Éter: Corações de Neve - Raphael Draccon
O livro segue no mesmo estilo do anterior, com várias estórias acontecendo ao mesmo tempo, mas o narrador deixa de ser aquele bardo que vai conversando com a gente. Para algumas pessoas isso foi uma vantagem em relação a "Caçadores de Bruxas", mas para mim não ficou nem melhor ou pior por causa disso. Eu havia gostado do narrador/bardo, mas não amei tanto assim a ponto de sentir falta. Mas falando da estória, ele começa com a coroação de Anísio e com Axel se preparando para disputar o Punho de Ferro - a competição de pugilismo que reúne os campeões de cada nação do continente Ocaso.

Ao ser coroado Rei, Anísio tem direito a fazer seus Três Desejos, desejos que dificilmente alguém ousaria negar. As coisas estavam indo mais ou menos bem, até que Anísio pede como seu Terceiro Desejo a libertação de Locksley, o Robin Hood de Nova Ether, gerando divergências entre os países. Ficando de um lado os países que apoiam Arzallum e do outro os que apoiam Minotaurus.

Logo, o Punho de Ferro deixa de ser uma mera competição entre pugilistas e passar a ser como um teste de forças entre as nações. E Axel sente cada vez mais a pressão de representar Arzallum. E é a partir daí que a estória vai se desenrolando. Vários personagens do livro passado reaparecem aqui, como Arianne, João, Maria, Liriel e Snail. Sem contar que chegam pelos céus um pessoal do outro continente, trazendo consigo uma tecnologia nunca antes vista no Ocaso.

Dentro do que eu gostei do livro posso citar: (i) o amadurecimento dos personagens, principalmente de João, o final dele foi um dos que mais gostei; (ii) conhecer um pouco mais sobre Anísio e sua relação com os pais e o irmão, pois no livro passado era apenas um coadjuvante e não se sabia o que diabos ele foi fazer na Sete Montanhas, mas aqui ele ganha a mesma importância de Axel e sua infância e razões para partir são reveladas; (iii) as bruxas más não são mais simplesmente devoradoras de criancinhas e passam a ser parte de uma organização mais poderosa, com interesses políticos; (iv) e adorei Ruggiero, o competidor do oriente.

Porém, algumas coisas me incomodaram neste livro e a primeira delas é o caráter extremamente cristão que ele tem. Em "Caçadores de Buxas", a religiosidade ficava centrada no semideus criador e nas fadas que são seus avatares e eu havia gostado da "sacada" de fazer o escritor e os leitores semideuses responsáveis pelos mundos de éter. Também pode-se fazer um paralelo entre a caçada às bruxas em Nova Ether e aquela promovida pela Igreja Católica medieval, e isso ficou bem consistente no primeiro livro.

Só que achei que uma das lições que ficaria para este livro era de que a magia também pode ser boa, não há só bruxas más e que a caçada às bruxas, da forma que ela foi executada, foi um engano. Mas não é isso o que acontece em "Corações de Neve", não só os caçadores de bruxas ressurgem, como a cruz passa a ser um símbolo de Merlin, que é o "Christo" de Nova Ether. Eu não lembro exatamente como Merlin era citado no Livro 1, mas tenho certeza de que ele não tinha essa conotação tão forte de "Jesus Cristo, o Salvador". Para mim, isso fez o mundo perder um pouco de sua essência fantástica.

Outro aspecto que não agradou foi essa tecnologia dos gnomos. O mundo criado no primeiro livro tem aquele ar medieval e apesar de as crianças falarem gírias e as escolas serem como as escolas modernas, ainda assim, tudo casava bem. Mas essa coisa de naves voadoras, cristais, energia dos gênios e éter líquido não ficou bem resolvida dentro de Nova Ether. Ficou tudo muito artificial e pareceu que o autor simplesmente teve uma idéia e escreveu ela logo, sem nem pensar direito em como torná-la verossímil para o mundo criado.

Portanto, se fosse para dar uma nota entre 0 e 10, daria ao livro a nota 7,5. Assumindo que 3 estrelas daria nota 6, e 4 seria 8, eu preferi dar 4 estrelas.

Flavinha 03/11/2011

Dragões de Éter 2 - www.chatadoslivros.blogspot.com
ALERTA SPOILERS!!!

No segundo volume desta Trilogia, acompanhamos de novo o destino de personagens queridos, sendo traçado pelos semideuses.

Muitas surpresas nos são reveladas, e uma das mais importantes é o porquê de Anísio ter ido para as Sete Montanhas e ter tido uma quase transformação completa em sapo. Esse fato foi realmente muito interessante porque essa parte da história nos foi contada pelo meio no primeiro volume, e eu fiquei me perguntando o que diabos Anísio foi fazer ali, bom agora eu sei, e me decepcionei muito com Axel, não só pelo motivo egoísta de sua busca por seu irmão, como também pelo que aconteceu entre ele e Maria Hanson.

Já dizia Bob Marley "A maior covardia de um homem é despertar o amor de uma mulher sem ter a intenção de amá-la." E infelizmente foi quase dessa forma que aconteceu. Se Axel sabia que tinha uma noiva prometida, porque então se envolveu com Maria? Mesmo que ela fosse só uma aventura, ele deveria ter sido claro desde o momento em que percebeu que tinha se apaixonado por ela.

Bom, deu pra perceber que fiquei bem chateada com essa parte da história né? Mas apesar desse fiasco do casal que eu mais gostava na série, João Hanson e Ariane Narin ocuparam perfeitamente o lugar de Axel e Maria no meu coração. Que coisa mais fofa foi o começo do amor dos dois, com João se declarando pra ela e dando-lhe uma rosa, achei muito fofo. Ariane continua chatinha, mas acho que João vai dar a ela o equilíbrio que ela precisa.

João então se tornou meu xodó. Confesso que tenho um fraco pelos personagens sofridos que vão batalhando pra transformar sua dura realidade em uma coisa melhor, e com João não foi diferente, apesar das diversidades que este garoto passou, ele sempre buscou sua melhora, pensando mais nos outros do que em si mesmo.

Snail e Liriel foram a parte mais chatinha da história pra mim, todo aquele treinamento forçado e o recrutamento dos garotos órfãos foi bem tedioso. Eu esperava uma coisa grandiosa pro final deles com o Robin, mas acabou bem agridoce.

Um personagem novo, que eu suspeito que ainda vá trazer muitas coisas desagradáveis é o gnomo Rumpelstilzchen. Não fiquei muito segura daquela história toda de magia vermelha, acho que ainda vai ter uma reviravolta negativa em relação a isso no último volume, vou ficar na expectativa.

Achei esse volume da trilogia melhor que o primeiro, e só não vou dar cinco estrelinhas pra ele porque toda aquela parte do torneio de pugilismo foi muito extensa e cansativa de ler.

Recomendo!

www.chatadoslivros.blogspot.com
Taty 03/11/2011minha estante
Oi Flavinha, gostei da sua resenha. E tenho que te contar que também tenho um fraco pelos personagens "sofridos"...rs... E olha, acredite em mim quando digo que o João ainda vai sofrer um bocado ao longo dessa história...

Flavinha 04/11/2011minha estante
Oi Taty! Valeu pelo comentário na minha resenha, acabei de ler Círculos de Chuva, realmente João sofre pra caramba né? Mas ainda é o meu personagem preferido =)

Beijinhos

Lets_Guatimosim 24/05/2021

3/5
O inicio é muito chato... Foi um sacrilégio
O narrador é menos irritante nesse livro mas ainda sim nn gosto muito ( é em 3a pessoa, se você gosta de narrações em 3a nn será um problema, mas na minha opinião atrapalha o dinamismo da história)
MUITO PROBLEMÁTICO. No primeiro livro eu relevei, mas o machismo desse livro me irritou profundamente... Não adianta vc colocar a chefe da guarda real uma garota, mas em todas as cenas dela ela esta com algum macho e toda hora falar como mulheres são complicadas escandalosas e pior falar "lutar como uma garota" como sinonimo de não saber lutar, etc... Nossa me irritou mto que nem consigo escrever direito...
Eu não sou de ação ent de verdade os capítulos das lutas (que tinham umas 20 páginas cada) eu meio que pulei, mas entendo que ai é minha preferencia. Quem gosta de ação detalhada vai gostar, mas pra mim foi um tédio
Os poucos capítulos da Ariane levaram o livro nas costas, de verdade eu li o livro inteiro só por ela. Amo a personalidade dela e ela entendendo mais sobre magia, gostaria que fosse mais bem explorado o por que ela é especial e é claro, o João e a Maria descobrindo que ela é uma bruxa
É o que eu falei no primeiro livro:
A história e os personagens tem potencial, você fica curioso para saber o que vai acontecer, a mistura de contos de fadas que vão se encaixando é bem feita e interesante, mas o jeito que é escrito é péssimo... Da muito foco em coisas que a gente não se importa, fica o livro inteiro enrolando, pra jogar tudo nas últimas 100 páginas...
Eu ganhei o box de aniversário, então lerei os outros livros (pq já tenho ne) mas não seria um livro que eu recomendaria a alguém, mesmo gostando da história e dos personagens, vejo muitas problemáticas, dependendo de como desenrolar os últimos 2 livros eu mude de ideia, mas pelos primeiros essa é a minha opinião
Mari 28/10/2021minha estante
Nossa, concordo 100% com tudo, só adicionaria o péssimo desenvolvimento da Maria

Mariana 14/12/2021minha estante
Achei a resenha desse livro onde concordo com tudo o que foi dito

Cleber.Laia 03/03/2023

Mais uma vez estou surpreso com a capacidade de unir os contos em romance que não se perde e faz você querer devorar cada páginas... Então que venha o volume III.

Markkjk 17/01/2023

Esse livro com certeza entregou algo completamente fora do que eu esperava. Esperava sim muita aventura e comédia, não que eu não tenha recebido, pq definitivamente recebi. Mas também li cenas com dramas de certa forma reais e acompanhei o amadurecimento de vários personagens. Ler esse livro me despertou diversas emoções. Das melhores às piores das mais comuns às que eu nem imaginava. Eu realmente amei ler esse livro. Muito mesmo.

10/02/2013

ATENÇÃO! SPOILERS SE VOCÊ NÃO LEU O PRIMEIRO LIVRO DA TRILOGIA!

Se eu já tinha adorado Dragões de Éter - Caçadores de Bruxas, esse eu amei, amei, amei. Se o primeiro é um livro delicinha, este é delícia plena. A história está ainda mais apaixonante, e evoluiu em relação ao primeiro.

Depois que o Rei Primo Branford morreu num ritual de magia negra, Anísio, agora livre do feitiço que o havia transformado em homem-sapo (eu não mencionei isso na resenha anterior, pra não dar spoiler), é coroado Rei e está determinado a levar adiante, ou melhor, retomar, o plano de seu pai, de caça às bruxas, e para isso, resolve restituir os Cavaleiros da Ordem de Helsing. Anísio volta determinado a se vingar das bruxas que o aprisionaram. Pra mim, ele está mais sombrio, e não sei bem porquê, mas não confio muito nele, acho que há algo errado com ele, e não sei explicar o quê. Mas não posso negar que ele é inteligente, e perspicaz, não´dá ponto sem nó. E ele até tem razão para agir como age, já que está carregando o fardo de preencher o lugar deixado por seu pai, que, convenhamos, é não é coisa fácil. Ele precisa estar à altura do Maior de Todos os Reis, mas não sabe se conseguirá. Ainda assim, tenho a impressão que há mais nele do que é mostrado. Só mesmo esperando o terceiro.

Por outro lado, Axel está mais maduro. Ele, na qualidade de campeão de Arzallum tem que representar seu povo no torneio de pugilismo mais competitivo e prestigiado de Nova Ether: o Punho de Ferro. Esse torneio, além de tudo que falei, também é potencialmente mortal, e seu resultado final pode alterar a história. Axel está bem focado no torneio, e perdeu um pouco de seu tom sarcástico. Na verdade, como eu disse, amadureceu. Sabe que agora que é Primeiro Príncipe tem responsabilidades das quais ele não pode fugir como antes. Responsabilidades que podem afetar diretamente sua vida pessoal e seu relacionamento com Maria Hanson, que por sinal está mais firme.

Ou será que está mesmo? É o que Maria, agora professora da Escola do Real Saber de Arzallum se pergunta, enquanto tenta lidar com o peso que é namorar uma celebridade como Axel, e conflitos familiares. Não se engane, ela é até bem segura, mas as circunstâncias levantam questionamentos sobre sua vida e o papel de Axel nela. Sim, os dois se amam muito, mas será que isso é suficiente? Além, é claro, de ver seu namorado esmurrado diariamente no ringue. Mas ela segura bem.

Já João, agora um adolescente de catorze para quinze anos, continua enrolado com Ariane Narin, mas ao mesmo tempo que ainda tem aquela inocência de menino, ele é obrigado a amadurecer rápido. Isso porque ele presencia seu pai em uma atividade que ele nunca imaginaria possível, e ali ele vê seu herói caindo por terra. E aí, claro, a revolta adolescente bate forte, e ele briga com todo mundo. Por outro lado, os hormônios em ebulição também entram em ação, e seu namorinho com Ariane, que é muito fofo, aliás, tem rumos inesperados e bem engraçados. Mas João tem um segredo, que só será revelado no final, e que pode mudar seu destino. De todos os personagens, ele é o que mais muda.

Sua cara-metade Ariane Narin continua firme nos estudos para ser bruxa (do bem). Também está um pouco insegura quanto a João, coisa normal de uma menina de 13 anos, mas também mostra muita maturidade e continua língua-solta, falando o que dá na telha.

Lembra que eu falei para ficar de olho em Liriel Gabbiani e Snail Galford? Bom, neste, seu papel está maior. Snail começa a treinar Liriel, para expandir seus poderes, e tenho que dizer que seu método é bem tough love, e tem horas que dá um pouco de medo. Mas tem motivo. Snail agora é o líder de um bando de adolescentes de rua, que treina também, para a Revolução. Mas não é bem ele que quer fazer a Revolução, ele só treina esse verdadeiro exército das ruas para outra pessoa.

E essa pessoa é ninguém menos que Robert de Locksley, que você talvez conheça como Robin Hood (que eu imaginava sempre como Russel Crowe). No começo ele está preso, mas ao ser coroado, o Rei Anísio tem 3 desejos que devem ser realizados, e um desses desejos foi a soltura dele. Como eu disse lá em cima, Anísio tem um objetivo, e pensa muito à frente do presente. Robin é um idealista apaixonado. E é um tanto turrão também, tenho que admitir. E claro que junto com ele aparecem na história John Pequeno, Will Scarlet (que também vai puxar amizade com Axel, não por acaso), Lady Marion e Frei Tuck.

E claro que há os vilões. Aqui representados pelo Imperador Ferrabrás, o governante de Minotauros. Ele parece um tirano, e com sede de poder, mas não dá para saber muito mais dele, porque ele na verdade não aparece muito. Só que ele é a maior ameaça a Arzallum e Stallia, o reino vizinho, e com quem Arazallum mantém uma aliança, já que a princesa Branca Coração-de-Neve é noiva de Anísio. E ela também tem uma participação maior neste. E posso adiantar que este foi a preparação do que está por vir no terceiro. E é bom também ficar de olho em Rumpelstichen, um lorde-duende que vem do Oriente trazendo novas tecnologias que podem mais uma vez mudar o mundo. E no lutador que ele traz, Ruggiero. Não vou falar mais para não dar spoiler.

De modo geral, o livro mostra uma evolução na escrita do autor, o ritmo é mais rápido, há mais ação e romance. Como eu disse antes, a história está mais apaixonante e envolvente. E neste a gente tema grande revelação de que os personagens realmente vivem dentro do livro, como acontece com A história sem fim e a Trilogia de Tinta. Esqueci de mencionar no anterior o narrador, um contador de histórias que realmente conversa com a gente, como um velho amigo. Há também as várias referências pop, que não vou mencionar para não estragar a delícia que é descobri-las. E, antes de ir embora, só uma coisinha, que o Vitor, o Guardião da Muralha, me lembrou: galera viciada nas Crônicas do Gelo e do Fogo, agradeçam a Raphael Draccon, porque foi graças a ele que essa série maravilhosa chegou por aqui. E leiam esse livro apaixonante.

Trilha sonora

Pra começar, We wil rock you (que assistiu Coração de Cavaleiro vai saber porque, mas fica evidente no livro também) e Under pressure, do Queen, This is war, do 30 seconds to Mars, Ordinary, do Train, We are, da Ana Johnsson, Send the pain below, do Chevelle (principalmente por causa de uma coisa no final), Save me, do Remy Zero, Nerve damage, do meu amado Lifehouse, Could it be any harder, do The Calling (nota pessoal: acho muito surreal que Alex Band tem esse vozeirão e é um varapau assim, não corresponde) e finalmente Lucky, do Jason Mraz com a Colbie Caillat.

Se você gostou de Dragões de Éter – Corações de Neve,pode gostar também de:

A Crônica do Matador de Rei – Patrick Rothfuss;
As Brumas de Avalon – Marion Zimmer Bradley;
As Crônicas de Artur – Bernard Cornwell;
As Crônicas do Gelo e do Fogo _ George R. R. Martin;
As Crônicas de Nárnia – C. S. Lewis.

Originalmente postado em: natrilhadoslivros.blogspot.com

Clara1924 01/03/2023

Depois de 5 meses finalmente terminei (socorro)
esse aqui veio pra confirmar que eu não tinha nenhum senso crítico quando li pela primeira vez
não gosto da escrita, do apelo espiritual em absolutamente qualquer oportunidade, tem ainda mais problemáticazinhas nesse do que no primeiro, e o Axel me irritava toda vez que aparecia pq sempre tentavam o colocar num patamar que não faz jus a ele
mas a história ainda é incrível e eu ainda surto toda vez que aparece um personagem novo, Liriel tá perfeita aqui??

Cristina Huang 02/12/2021

Fofocas
Sabe quando você abre o livro e no primeiro capítulo já começa com fofocas e tretas? Bom esse livro todo se resume a isso.
A história é completamente empolgante!!!! Simplesmente amo e na minha humilde opinião, chega a ser melhor que o primeiro livro.
Recomendo muitíssimo e simplesmente leiam!

Ana 18/08/2021

Sem palavras para expressar...
Acho que esse foi o livro mais lindo que já li na minha vida. Sério, quantas passagens lindas, discussões incríveis e de tocar a alma. Cada personagem importa e faz você se importar com ele também. História muito bem construída e com uma narração perfeita que só nos faz ficar mais animados e sem conseguir parar de ler, afirmo que meus surtos foram intensos ksksksk. Senti tanto e aprendi tanto com esse livro, com certeza se tornou um dos meus favoritos da vida, recomendo!

Loba Literária 11/08/2021

Eu quis sumir
Sem dúvida, o pior da série inteira. Um torneio de luta chato pra caramba, cheio de termos que só quem luta entende (adivinhem: eu não luto), ou então explicações de golpes maçantes. Uma desgraça do início ao fim, eu deveria ter abandonado a série quando tive chance.