172 Horas Na Lua

172 Horas Na Lua Johan Harstad

Resenhas - 172 horas na Lua

Ricardo 15/02/2024

O que eu sabia desse livro é que o que sustentava ele era o mistério do que há na lua, assim como o suspense e medo em volta disso. E eu tinha medo de isso não sustentar a história, por que quem eu vi falando desse livro gostou muito desse mistério na adolescência ainda. Mas pra mim, até que sustenta bem. Não há tanto tempo pra gente se apegar com os personagens, logo eles estão embarcando na viagem espacial, mas quando eles são confrontados com algumas das situações mais assustadoras que eu conseguiria imaginar, na solidão de estar tão tão longe de casa, é difícil não empatizar com eles.

RUDY 05/10/2015

Análise crítica e do autor:
A primeira coisa que vou falar é que sou fissurada por ficção científica, principalmente a ficção original que fala sobre vida em outros planetas e extraterrestres. Sou uma humilde estudiosa sobre o assunto e quem quiser pode até me criticar, porém acho muita prepotência de nossa parte, acharmos que somos únicos no mundo cósmico imenso.

Dito isso, nem preciso dizer quanto estava com expectativa alta para leitura desse livro, já que é o primeiro no estilo editado pela NC e por ser um escritor norueguês. E me decepcionei um pouco, espera mais, muito mais...Veja! O livro não é ruim, porém não é o que esperava...

O que mais me decepcionou foi o fato de o autor ter escrito metade do livro sobre os adolescentes que seriam escolhido para viagem e ter deixado a parte ficcional sobre a viagem, aterrissagem e estadia na Lua um pouco à parte.

Não posso deixar de dizer que o mistério lunar me deixou intrigada e bem curiosa para saber sobre a origem de tudo. A tensão dentro da estação Darlah, a busca de solução para os problemas, inclusive para o retorno à Terra e outros problemas que enfrentaram, deixaram meu coração na mão e era como se estivesse junto deles, passando por tudo e vivenciando todo terror a que foram impostos.

Algumas explicações foram até aceitáveis para uma ficção, agora a causa de tudo... isso na foi explicado e fiquei um tanto frustada.

Um ponto bem positivo são as fotos e ilustrações que estão por todo o livro e facilitam a visualização e imaginação de como pode ser o local onde estão ‘hospedados’.

Ainda assim recomendo a leitura para quem como eu é aficionada pelo tema e quer uma leitura tensa e eletrizante.

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2015/09/resenha-51-172-horas-na-lua-johan.html
Michelle 10/06/2022minha estante
parece interessante mas não é para mim

Angela Cunha 25/03/2023minha estante
Ficção científica nunca foi meu forte. Sempre me perdi demais nos enredos e acabei praticamente desistindo de ler qualquer livro do gênero,mas admito que adorei a premissa desta obra!!!
Beijo

Maria 04/02/2022

Parece um episodio de doctor who, só quem sem o doutor pra salvar o dia
Livro ótimo para se ler em um dia só, apesar de querer que ele fosse um pouco maior e assim conseguir focar mais na parte do treinamento deles (tipo eles não sabiam fazer nada la na lua). Os personagens são adolescentes então obvio que vão ser um pouco chatinhos no começo, mas no final você ta tão preocupada se eles vão sair vivos ou não que nem importa mais. Adorei o final apesar de achar que nos 80% tudo fica bem apressado.

Mandy 06/08/2020

Esperava mais
A premissa do livro é muito boa, e se tivesse sido melhor desenvolvida, eu o consideraria maravilhoso.
O começo é focado na vida dos adolescentes que se inscreveram no concurso e os motivos que antecederam essa decisão. No decorrer do livro a trama vai ficando lenta e cansativa, até chegar em um ponto onde as informações são jogadas rápido demais, terminando o livro com a sensação de que falta algo.

Dime 28/02/2022

Uma viagem à lua
Esse é o primeiro livro que eu leio com essa temática. Gostei bastante da trama e do final inesperado do livro. Baseando em fatos históricos, o autor conseguiu entregar uma história bacana!

Márcia 05/11/2015

172 horas de viagem
172 horas na Lua narra a expedição que a NASA resolve fazer para homenagear os 50 anos da chegada do primeiro homem à lua. A diferença aqui é que a NASA resolve fazer com que essa homenagem se torne um tipo de reality show escolhendo 3 adolescente aleatórios para ir com os astronautas nessa grande viagem. Tudo que você tem que fazer é se inscrever.
O que os adolescentes - nem o mundo - sabe, mas que você e a NASA sabem é que algo estranho, algo que ninguém sabe falar o que é, está acontecendo na Lua e essa é a grande razão por trás de toda essa expedição.

Sabe quando você pega um livro, lê a sinopse e fala: "Esse livro parece ótimo. QUERO!"? E quando você vai ler é uma grande sequência de "??????????????"? Então, é isso que aconteceu comigo lendo 172 horas da lua.

De princípio, o plot do livro realmente é muito interessante, e você se pega questionando onde está a vibe "dark "do livro, até que ele fica massante. Por incrível que pareça, o livro não é massante por ser rápido, ao contrário, o autor acelera tanto a história que ela fica fluída até demais e você sente que tá perdendo muitas partes do conteúdo principal do livro. A coisa que realmente me deixou desgostosa com o livro foi a falta de profundidade dos personagens, porque em nenhum momento você se apega a algum deles, e apesar de detestar dizer isso sem saber realmente qual é o problema, esse livro falta algo, ele simplesmente não se encaixa para mim. Talvez a falta de melhor desenvolvimento tenha sido a razão. Não sei ao certo, infelizmente.

Pontos positivos de 172 horas na lua, com certeza são a sua edição que simplesmente é maravilhosa, você realmente sente a vibe do marketing da NASA e dos projetos que eles oferecem e, apesar de ter seu lado negativo, a escrita fluida do autor facilita que você termine o livro rápido mesmo que você não esteja aproveitando tanto.

Ao final, meus sentimentos com relação à 172 horas na Lua é que ele tinha tudo para ser um livro fantástico, mas que se perdeu no caminho.

Luciana.Lira 11/07/2023

Misterioso
Que livro interessante! Trouxe uma proposta muito boa para desvendar o mistério. Recomendo a leitura pra quem gosta de ficção científica.

Vanessa.Nascimento 05/05/2021

Pior livro que já li
O começo do livro tinha tudo pra ser um plot incrível sabe, uma aventura de jovens escolhidos para ir a lua, mas a partir da metade o plot muda muito pra uma coisa meio sobrenatural, eu achei horrível o final, pior livro que já li.
Vanessa.Nascimento 11/05/2021minha estante
??? só pelo começo ser legal

eudeferraz 06/09/2022

172 horas na lua
Esse livro começou bem lento, mostrando aos poucos os personagens e quando vi já tava na metade pro final.
Chegou num ponto que tudo aconteceu tão rápido que sinto que ficou faltando mais profundidade, poderia ter tido um desenvolvimento melhor.

Laisa 23/01/2021

Fiquei com receio de ler esse livro com tantas avaliações negativas, mas fui em frente. Com certeza entrou nos meus favoritos, foi uma história que me prendeu do início ao fim, não é perfeita, mas eu gostei como o autor desenvolveu. Fica um pouco de curiosidade sobre o final e dúvidas sobre algumas partes que ficaram vagas, dando as impressão que o autor correu pra terminar logo. Enfim, se alguém vai ler esse livro meu conselho seria que em alguns momentos do livro vc precisa lembrar que é um livro de ficção e tem coisas que precisam acontecer para dá ênfase na história.

anselmo.pessoal 26/07/2020

Atentado à inteligência
Que decepção. O livro até que começa bem, mas a partir de um determinado ponto a estória é tão absurdamente forçada que fiquei pasmo e só fui até o fim por que ?sou brasileiro?.
Desde o início li com medo de que fosse infanto-juvenil. Ao terminar preferia que fosse.
Espero muito sinceramente que outros leitores discordem de mim, mas se forem minimamente exigentes em relação à plausibilidade do enredo, creio que vão perceber o absurdo do plote.

Katty.Winne 10/12/2015

O Inimigo que existe em nós.
"172 Horas na Lua" tem tudo para se tornar um daqueles filmes de suspense com muita ficção científica.
Muito me admirou toda a importância que o autor deu a trazer fatos históricos para o livro, como por exemplo, a primeira vez que o homem chegou a lua.
Entendo que o livro pode ter sido meio decepcionante para alguns, pois certos temas e personagens poderiam ter sido melhor explorados, assim como outros assuntos ficaram sem explicação. Mas tudo bem. O final do livro foi meio que de arrepiar. Me deixou pensando no quão estranho isso seria se fosse real. Pois quase nada sabemos sobre o espaço, e o que sabemos é mesmo verdade?

Camila Ramos 07/04/2020

Vale sim esse tempo na Lua
172 horas na Lua é uma boa surpresa. Apesar da nota ruim, não deixei me influenciar e fui dar uma chance a leitura. Ainda bem que resolvi tirar minhas próprias conclusões.
Sinopse a parte (só ler aqui no skoob), o livro foi tenso do começo ao fim. Eu não sou acostumada a ler livros com muita suspense ou que beira ao terror, pois odeio esse tipo de história. Mas mesmo quando percebi que era esse o caminho do livro, não consegui largar.
Desde o começo já vemos os mistérios que a Nasa não revela. Quando os adolescentes são selecionados, os sinais para eles não irem a lua já começam na terra. A minha apreensão já se deu início aí. E minha curiosidade foi senso aguçada a cada página.
A leitura me prendeu muito. Super fluida, com gostinho de quero mais a cada final de capítulo, do jeito que faz você dizer "vou ler só mais esse" e quando vê, já terminou o livro. Pois foi exatamente assim comigo. Minha curiosidade pra saber quem eram aqueles seres ou o que eram foi do mesmo tamanho do meu medo. E olhe, sou medrosa mesmo e o livro me passou bastante isso e angústia.
O final me deixou só um pouco decepcionada, pois eu preferia que a explicação tivesse feito um pouco mais de "sentido". Achei que o autor pecou só nessa parte. Pelo menos pra mim. Entendo o motivo de a maioria dos leitores não ter gostado, mas fora o que eu falei, achei que foi um final válido e que eu não esperava.
Acho que vale a pena a leitura, ainda mais sendo uma leitura que flui facilmente e faz com que seja rápida.

Lu 03/05/2016

Realmente, não sei como começar a resenha desse livro. 172 Horas na Lua foi um livro que comecei a ler assim que chegou, mas larguei a leitura no meio do caminho por outros motivos e quando retomei, precisei recomeçar, o que não foi nada ruim porque eu precisava relembrar os personagens e o que havia acontecido até onde eu me lembrava de ter parado.

A primeira parte do livro resume a vida dos nossos três aventureiros Mia uma norueguesa que sabe o que quer e seu maior sonho não é, nem de perto, ir para a lua, Midori é uma japonesinha que vê na lua a oportunidade de fugir de uma sociedade opressora e, por fim, Antoine um francês que precisa ir o mais longe possível para esquecer um grande amor.

Essa primeira parte do livro é um pouco lenta, já que conhecemos a vida de cada personagem e um pouco de suas famílias, sonhos e ambições. Confesso que foi lento para mim porque eu queria ver ação logo, queria lua, mistérios e ação, eu já disse ação? Queria isso porque o prologo do livro é tão cheio de segredos e de pequenos detalhes que você se vê curioso por aquilo durante todo o livro.

Na segunda parte do livro começamos a ver nossa viagem a lua um pouco mais perto. Os personagens viajam com suas famílias para a base da NASA onde receberão o treinamento necessário para enfrentar 172 Horas na Lua, ou seja, sete dias e quatro horas sem contar a viagem de ida e volta da terra para a lua e da lua para a terra.

Bom, quando chegamos na parte mais emocionante vulgo, pouso na lua e chegada na estação DARLAH 2, que até pouco tempo ninguém conhecia a existência além da 172 Horas na Lua NASA, as coisas começam a acontecer.

Confesso que fiquei ASSOMBRADA pelos acontecimentos inexplicáveis que Mia, Midori e Antoine começam a enfrentar junto com os outros membros da missão. Por muitas vezes me peguei ansiosa ou nervosa com o que poderia acontecer a cada um deles.

Apesar do livro ter várias e várias páginas dedicadas a contar a história de cada personagem, 172 Horas na Lua foca um pouco mais em Mia, a personagem que senti menos empatia. Mesmo torcendo por ela, não querendo que nada de ruim acontecesse, senti que Mia não era tão real, não era tão crível quanto eu gostaria que fosse. Talvez o autor tenha se preocupado demais com os mistérios envolvendo a lua, a missão e as bases DARLAH 1 e 2 que tenha esquecido de tornar os personagens mais humanos e reais. Para mim, eles ficaram levemente superficiais.

Agora precisamos falar do final. 172 Horas na Lua tem um final emocionante, angustiante e muito chocante. As páginas finais te deixam com aquela sensação de estar vendo um filme de ação em que cada piscada que você dá, se perde um pedacinho essencial de toda a história e ao chegar nas ultimas páginas e ver o que acontece com todos os tripulantes e a Terra é de se ficar de queixo caído.

Apesar do início lento e dos personagens pouco cativantes, 172 Horas na Lua é uma ficção leve com um final inesperado que vai te marcar de alguma maneira.

site: http://lumartinho.blogspot.com.br/2016/03/172-horas-na-lua-johan-harstad.html