172 Horas Na Lua

172 Horas Na Lua Johan Harstad

Resenhas - 172 horas na Lua

Vanessa.Brizola 17/02/2016

Premissa boa, Livro medíocre.
Ainda bem que a minha expectativa não estava lá em cima. Ô livro ruim!

A ideia desse livro é empolgante para fãs de ficção científica e horror (como eu), mas a narrativa pobre do autor aliada a uma estrutura medíocre fazem da história dele um dos piores livros que já li.

Os personagens principais são três adolescentes insuportáveis, estereotipadas até o talo! As cem primeiras páginas do livro são uma provação para o leitor. Temos de ler toda a historinha de "aborrecentes" mimados, revoltados com suas vidinhas e seus papais, para então a parte na Lua começar. E quando achamos que o terror vai engrenar ele já terminou. Autor não soube segurar suspense nem manter tal atmosfera. E o final é aqueles fins típicos de filmes de terror de quinta categoria classificado com uma estrela no Netflix. Putz grila!!!

A premissa é muito interessante, e na mão de um escritor competente, ficaria boa. Afinal as dez páginas que explicam o motivo do terror todo, te prendem. E só. Acabou. É isso. Uma estrela bem merecida.

Não gastem seu dinheiro ou seu tempo. Se, como o que a orelha do livro diz, esse Johan Harstad é um dos autores escandinavos mais importantes da atualidade, isso sim é de assustar...

Fábio 01/03/2016minha estante
De todas as resenhas achei esta sua o máximo, sincera e divertida kkkkkkk. vc leva jeito para a crítica. Já estava meio desconfiado e quando você falou adolescentes mimados desisti kkkk.

livrosepixels 07/03/2016minha estante
Não li o livro ainda, mas pelo que já ouvi outras pessoas falar, o segredo do livro é o que você passa a pensar após lê-lo. Acho que seja essa a ideia do livro: fazer você pensar.

Se esta premissa é verdadeira, o livro mostra-se magnífico.

Vanessa.Brizola 12/03/2016minha estante
Reeiih , isso vai depender da sua bagagem cultural sobre o tema. Eu que já consumi muito do gênero, não vi nada inovador ou impactante o suficiente para me fazer pensar. Magnífico não chega nem perto da classificação dele, mas acho importante opinar, sobretudo, depois de lê-lo.

livrosepixels 28/03/2016minha estante
Van, ganhei o livro ontem de páscoa, lerei ele na próxima semana.
Vamos ver no que a história dá hehe *--*

Quanto a bagagem cultural do tema, amo esse tipo de tema, já li uns par de livros relacionados.. tomara que isso não seja um fator pra me decepcionar hehe

Mari 25/04/2016minha estante
Disse tudo! Isso na mão de um bom autor ficaria ótimo!
Parece que o cara queria fazer uma ficção científica, escreveu o final, lembrou que tinha que arrumar um jeito que colocar todo mundo lá na lua e escreveu um começo mais ou menos. Além do que, livros com adolescentes e casalzinho vendem mais.

Vitor 18/07/2016

O misterio da lua
Esse foi um dos melhores livros que eu ja lí em toda minha vida, terminei ele em 3 dias, pois gostei muito da historia.

Mia,Midori e antone, são 3 adolecentes que são sorteados para ir à uma viajem até a lua. Porém eles não sabiam que nesse mundo, haviam perigos capazes de destruir toda humanidade.

O livro é muito triste, todo pois antes do personagem morrer, é contado como foi sua vida, é como foi trabalhar na nAZA, o que torna o livro muito mais interessante.

Infelizmente, todo mundo morre no final =(

ESPERO que tenha uma parte 2 do livro
Pathy Oliveira 18/07/2016minha estante
Não há como ter uma "parte 2" do livro... a história já foi contada e mesmo ele não terminando aparece que todo mundo morre... não tem jeito

A não ser que alguém se esconda e consiga matar todos e reconstruir uma nova humanidade, mais o que ele não sabia era que essa humanidade não era tão boa quanto ele imaginava e, tinha certeza que era melhor morrer do que reconstruíla

Paty

@lidcomisso 27/07/2016minha estante
Por favor, sinalize sua resenha, pois ela contém spoiler!!!

Westlight_ 15/08/2016minha estante
PQP SINALIZA O SPOILER

Paula 18/08/2016minha estante
Mds, que merda de spoiler em.....

Guilherme 29/08/2015

Advertência: Esse livro causa insonia e vício!
Assustador.
Acho que não tem como começar essa resenha sem usar esse adjetivo para descrever essa leitura.

Sabe aquele livro que você estava esperando à meses o lançamento? Aquele livro que você estava louco pra ler e com as expectativas lá em cima? Então, esse é o meu caso com 172 Horas na Lua, sempre via o pessoal da gringa recomendando e quando soube do que ele se tratava a minha vontade de ler subiu mais ainda. Assim que fiquei sabendo do lançamento nacional pela Novo Conceito corri para solicitar e quando ele chegou tive que largar tudo para começar a ler. Mal sabia o que me esperava.

Em 172 Horas Na Lua estamos em 2018 e a NASA está a procura de 3 jovens entre 14 e 18 anos do mundo todo para fazer uma expedição na lua. Isso mesmo, 3 adolescentes serão escolhidos para passar uma temporada de 172 horas (1 semana) na lua. Segundo a organização, a expedição tem como objetivo fazer novas pesquisas no solo lunar, além disso, a NASA está com uma visibilidade negativa e mandar adolescentes para lua com transmissão para o mundo todo pode mudar isso.
O que acontece é que ao chegar lá coisas estranhas começam a acontecer e eles descobrem que nem tudo o que eles sabiam sobre a lua é verdade. Nem um pouco.

O livro começa com uma reunião super misteriosa da NASA e então começamos a ver as perspectivas desses jovens que se interessaram em se inscrever no programa, são três pessoas de três lugares diferentes do mundo, Mia é uma norueguesa vocalista de uma banda e seu maior objetivo é ser bem sucedida na música com sua amigas. Ela fica chocada ao saber que seus pais a inscreveram mas acaba indo depois de muito refletir. Midori é uma japonesa que quer muito sair de onde está e conquistar o mundo. Antoine é um francês que depois de ter tido o coração partido pela ex-namorada só quer esquecer tudo e sumir.

A narração acontece em terceira pessoa sob o ponto de vista de vários personagens, ao longo do texto não ficamos presos somente na cabeça dos protagonistas e isso fez com que eu visse a história como um todo, o que foi muito legal.

A leitura é fluida e rápida, o começo do livro é lento pois estamos sendo apresentados aos personagens e eles precisam ser treinados e tudo mais, mas quando eles chegam na lua meus amigos, esse livro pega fogo!. Nunca li nenhum livro que tenha me deixado realmente com medo, quando certas coisas aconteciam eu ficava me lembrando "é só um livro, é só um livro!".

Eu sinceramente não sei porque 172 Horas Na Lua ainda não foi adaptado ao cinema.

Outro destaque positivo é a edição física que possui uma diagramação bem caprichada e várias imagens que integra ao texto uma visualidade maior, durante várias cenas temos fotografias das descrições feitas pelos personagens e isso só deixou o livro melhor, as imagens se encaixam muito bem e deixam a leitura ainda mais ágil.

As descrições da lua foram simplesmente impecáveis, é muito difícil descrever um lugar que nem o autor nem o leitor esteve mas garanto que o Johan Harstad fez isso com maestria, durante a leitura o tempo todo eu me senti imerso na história e consegua imaginar com perfeição as descrições feitas.

O livro também tem um lado todo político e tecnológico, e o meu lado nerd queria casar com o livro nesses momentos. O autor fez uma longa pesquisa sobre construções de naves, códigos, como é feito o processo, a lua, sobre as missões Apollo, sobre a briga espacial entre EUA X URSS, Guerra Fria e até mesmo a teoria de que os humanos já foram a lua mais vezes do que a humanidade sabe.

O desfecho da trama foi um dos melhores que já vi em um livro desse gênero, o autor não apela para continuações mas ainda assim cria um final chocante que me fez gritar um AI MEU DEUS!. Algumas perguntas ainda ficaram no ar na minha opinião mas acho que a intenção do autor seja que nós tiremos nossas próprias conclusões.

Sinceramente, 172 Horas na Lua foi tudo que eu esperava, tirando o fato de eu não ter me conectado aos personagens e não ter sentido por eles, a leitura correspondeu as expectativas.

Se você gosta de um livro que vai te deixar com medo e que você realmente não saiba o que vai acontecer na próxima página, eu recomendo esse livro imediatamente. 172 Horas na Lua além de ser visceral, vai fazer você nunca mais olhar para a Lua com os mesmos olhos.

site: http://leituraforadeserie.blogspot.com/2015/08/resenha-172-horas-na-lua-johan-harstad.html
Giu 04/01/2016minha estante
Olá Guilherme, estou terminando de ler este livro e estou gostando pra caramba!! Mas tem um único ponto negativo, eu achei q muitas vezes enquanto lia, o autor não descrevia o lugar em que estava por isso fiquei meio perdida em algumas partes haha mas talvez seja eu mesma!! Adorei sua resenha por vários motivos: 1- simplesmente vc escreve super bem e conseguiu colocar tudinho do livro ai (sem dar spoiler haha) 2- a sua resenha acho que foi a primeira que eu achei com a mesma opinião que a minha, porque muitas resenhas falam super mal do livro, oq eu acho errado porque é mt bom!! Bemm, é essa a minha opinião!! estou gostando bastante também do livro, até porque lua, astronauta e terror é comigo mesmo!! bj grandee

Guilherme 11/01/2016minha estante
Oi Giu, muito obrigado!, comentários assim sempre me motivam a continuar a escrever a minha opinião sobre livros.
Eu senti isso bem pouco viu?, concordo com voce, acho que algumas vezes ele podia ter descrito mais mas não foi algo que me incomodou.
Obrigado novamente!, espero que curta o final hahahah.

Camila 17/08/2017minha estante
Compartilho da mesma opinião. Li o livro há dois meses e ainda fico me questionando sobre todos os acontecimentos, logo pretendo relê-lo. 172 Horas na Lua é incrível! /gostaria de compartilhar essa notícia sobre o sinal espacial 6EQUJ5 http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2017/08/1910378-o-misterioso-sinal-espacial-detectado-ha-40-anos-que-ate-hoje-intriga-astronomos.shtml?utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_campaign=twfolha

Wolf 13/05/2016

Um dos piores que já li.
Sou fã de ficção científica desde pequeno, e raras vezes li algo tão sem noção.
Falta ao autor um conhecimento mínimo sobre a exploração do espaço, há passagens que fazem pensar em largar o livro pela metade (trocar as botas enquanto anda na Lua, a pegada de Armstrong não foi varrida pelo jato da decolagem da Eagle, toda a construção da base na Lua sem que ninguém tivesse detectado as decolagens para isso).
Como livro de horror também deixa a desejar, filminho classe B e olhe lá.
Não se deixe levar pelos meus comentários, tem gente que vai gostar.
Wolf 13/05/2016minha estante
Só para completar, a ideia inicial de levar três adolescentes para a Lua não tem qualquer explicação plausível.

Thalyta Nette 19/05/2016minha estante
Discordo de você Wolf. A explicação dada no livro é total e completamente relacionada ao Marketing/Publicidade e compreendo a explicação, não digo isso apenas por ser publicitária, digo pelo fato de que no inicio do livro a ideia era atrair investimentos; e qual é o melhor jeito de atrair dinheiro??? Concursos, divulgação, algo novo, excitante. Para ser bem sincera, adorei esse quê de mkt, claro que se for ver a estória em seu contexto geral, claro que nada a ver, mas a justificativa utilizada é total e completamente compreensível, plausível.

Vanessa.Brizola 30/07/2016minha estante
Esse livro é horrível mesmo. Parece uma fanfic sem os erros absurdos de português ¬¬'

Mono 16/01/2021

literalmente zero estrelas
Eu juro por Deus que não vou falar muito pq esse livro me estressa e o simples fato de eu lembrar que gastaram PAPEL com ele me deixa PUTA. Enfim ele é um lixo ambulante, persongens risíveis, as ações que a NASA toma são RIDÍCULAS, esse livro TODO é ridículo e um puta desperdício com um plot tão interessante. Enfim eu expliquei melhor e com mais detalhes nesse link caso você queira saber é só acessar https://twitter.com/mono_asatreides/status/1348071822726721536?s=21
Majubileuu 15/04/2021minha estante
KKKKKKK MEU DEUS-----
A BOMBA

Mono 15/04/2021minha estante
Vc foi logo nesse gdybyfg

Vitor Matteuzzo 18/04/2024minha estante
Puta que pariu, muito obrigado, você descreveu exatamente a minha reação ao ler esta bosta!! Eu fiquei extremamente puto por perder tempo lendo esse livro!! Um enredo sem nexo, história contada rápida demais, o final exageradamente idiota, pqp, horrível!!!!

Ana Luiza 27/04/2016

Resenha do blog Mademoiselle Loves Books - www.mademoisellelovesbooks.com
A LEITURA TRAMA E NARRATIVA
Comecei 172 Horas na Lua com boas expectativas. Estava procurando uma leitura diferente e essa ficção científica acabou sendo a pedida certa. Uma história intrigante do início ao fim, eu gostei do desenvolvimento da trama e fui surpreendida várias vezes. Minha única reclamação é que, do meio para o final, o livro ficou acelerado demais, o autor poderia ter prolongado mais o suspense e deixado as cenas e acontecimentos na Lua mais longos, sem prejudicar a obra. Contudo, ainda assim, 172 Horas na Lua é um livro muito interessante, recheado de segredos e teorias da conspiração que foram muito bem abordados e me soaram extremamente críveis, e instigaram a minha imaginação.

A narrativa em terceira pessoa do autor é boa e, mesmo sem ser muito descritiva, consegue nos passar bem as sensações e sentimentos dos personagens e todos os cenários o que me fez sentir que estava dentro do livro. Eu fiquei louca, claro, para viajar para o espaço e para a Lua e voltei a me intrigar com toda a polêmica sobre as viagens para lá (alguns defendem que o homem nunca pisou na Lua). Também achei interessante o autor abordar a questão da mídia e todo o circo que ela fez em torno do sorteio, algo muito realista, assim como o fato de que algumas organizações, como a NASA, com certeza escondem várias verdades de nós, pessoas comuns...

OS PERSONAGENS
172 Horas na Lua tem um bom número de personagens, alguns foram desenvolvidos mais superficialmente e outros de forma mais complexa. Os principais são, claro, Mia, Midori e Antoine, que são os personagens mais ricos da trama. Eu gostei bastante dos três e, apesar de me identificar mais com a Midori (e seu grande desejo por se mudar e conhecer o mundo), acabei gostando mais da Mia, talvez porque o autor deu mais espaço para o desenvolvimento dela do que dos outros protagonistas (o que não curti muito). Também gostei dos astronautas que acompanham os adolescentes na viagem a Lua e fiquei curiosa para conhecer melhor o Doutor (cujo nome é omitido na obra), mas que é quem bola todo o plano do sorteio.

A EDIÇÃO
A edição do livro é um luxo só! Ao longo da obra, encontramos várias fotos e até mesmo algumas ilustrações que nos ajudam ainda mais a entrar no clima do livro e nos sentir dentro da obra. Também amei o detalhe das estrelas no início de cada capítulo. A tradução está excelente e não encontrei nenhum erro no texto. Eu gosto bastante da capa de 172 Horas na Lua. Ela combina muito com a história, não só por trazer um astronauta em terreno lunar, como também por causar uma sensação de desconforto e estranhamento, que também está presente na história.

CONCLUSÕES FINAIS
Uma obra de ficção científica com uma bosa dose de suspense e drama, 172 Horas na Lua foi uma boa leitura, excelente para dar um tempo dos romances. Apesar de ter alguns detalhes que poderiam ter sido melhores desenvolvidos, a obra é intrigante, do tipo recheada de segredos e teorias da conspiração que mexem com a nossa imaginação. Apesar de não ter vontade de reler o livro, fiquei curiosa para ler mais obras do autor.

QUOTE FAVORITO
A isso seguiu-se outro pensamento que ela nem tinha ideia de onde viera, mas abriu caminho à força em meio à sua consciência e deixou-a apavorada: No espaço, ninguém pode te ouvir gritar. Pág. 137

LEIA A RESENHA COMPLETA E VEJA FOTOS DO LIVRO NO BLOG:

site: http://www.mademoisellelovesbooks.com/2016/04/resenha-172-horas-na-lua-johan-harstad.html
Lillo 27/04/2016minha estante
Adorei o que vc escreveu, vou ler esse livro logo...

Ana Luiza 27/04/2016minha estante
Obrigada Lillo! ;D Espero que goste da obra!

Ellie 07/06/2020

Ideia boa mas mal executada
A ideia desse livro foi muito boa mas muito mal executada, inclusive veio com umas imagens muito legais que ajuda a explicar (gosto quando livros vem com mapas), mas não consigo explicar as partes ruins sem spoilers.

SPOILERS A FRENTE

Umas coisas foram meio bobas e sem lógica, por exemplo a escolha dos adolescentes, não fez sentido pra mim que dentre os três escolhidos nenhum deles era um nerd viciado nessas coisas da NASA, tinham que ter feito um teste pra ver se os adolescentes tinham um conhecimento mínimo e interesse na Lua, até porque muita gente ia querer ir. A Midori quase tirando os sapatos no meio da Lua sendo que ela teve um treino intensivo por 3 meses e sabe que não dá pra simplesmente tirar um sapato na Lua foi bem bobo também. A explicação do sapato do astronauta estar na Lua até hoje foi porque ele tava jogando em alguma coisa pra ele conseguir escapar foi ainda mais sem lógica, até porque os sapatos pela descrição pareciam estar perto um do outro como se alguém tivesse tirado cuidadosamente. Tem vários desses detalhes que me deixaram meio irritada porque a história podia ter sido bem melhor. Os cenários de suspense foram bem mantidos, só acontece mais pro final, mas não reclamo. O final me deixou meio sem entender, acharam a Mia perto do Darlah 2?? Ela não chegou ao 1?? Não marquei essa resenha como spoiler pra ficar mais visível que alguém leia isso e me responda, se quiserem pode me chamar por mensagem, sou legal, juro.
Ellie 21/04/2021minha estante
Só um adendo, tão fazendo uma promoção pra fazer uma viagem em volta da lua, só eu acho que isso pode dar ruim?

Thiago 29/06/2021minha estante
Eu aqui nas resenhas procurando alguém que me explique como o corpo dela foi encontrado próximo ao II se claramente houve duas Mia no I. E que diabos estava escrito na carta do Sander? O que aconteceu depois? Pelo visto os humanos sobreviveram já que houve outra expedição em 81. Droga!

livrosepixels 09/04/2016

172 Horas na Lua: O que dizer?
Olá. Terminei de ler o livro agora pouco. Ganhei de Páscoa da minha namorada. Ao primeiro contato com o livro tinha me interessado pela história, e após procurar alguns vídeos falando dele, decidi lê-lo. E então segue a resenha.

RESENHA
Pois bem, a história conta sobre um plano da NASA para ganhar notoriedade (já que nos últimos anos anda em crise) e verba para financiar a mineração de Tântalo setenta e três, um material raro e muito necessário aqui para nós na Terra, e que, supostamente, havia em abundância na Lua. O plano envolvia a ideia de enviar uma nova missão à Lua para fazer as pesquisas. Porém com a baixa popularidade, temia-se que não conseguissem investimento. Até que alguém (que o livro não cita) dá a ideia de enviar três adolescentes juntos, o que chamara a atenção da mídia internacional. Todos concordam com a ideia. E assim segue-o plano. Já logo nessa reunião uma das pessoas comenta que havia motivos para não voltarem a Lua, já que algo havia sido encontrado lá na missão Apollo, porém o diretor disse que não havia risco algum. Além disso ele menciona que os astronautas e os jovens ficaram na base lunar DARLAH 2, uma base construída nos anos 70 e até agora desconhecida de todo mundo. Com o plano aprovado, a Nasa lança um concurso mundial onde apenas três jovens entre 14 e 18 anos seriam escolhidos. Então conhecemos os três personagens da história: Mia, Midore e Antonie.
Mia é uma norueguesa meio rebelde que tem uma banda chamada Rogue Squadron junto com outras meninas. Ela parece ser um pouco hiperativa, e não é do tipo que aceita qualquer discurso. Tem um relacionamento um pouco conturbado com os seus pais, e gostaria de viajar o mundo em turnê com a banda. Seus pais falam para ela se inscrever no concurso de ir para a Lua, mas ela não faz isso. Seus pais então a inscrevem.
Midore é uma japonesa carismática e um pouco reprimida, que sonha em sair do Japão e possivelmente do "sofrimento" que o pais causa. Ela gostaria de ir embora pra Nova York ou qualquer outro lugar longe do Japão. Quando algumas amigas comentam com ela sobre o concurso na Lua, ela logo vê a oportunidade que procurava para ir embora do Japão e nunca mais voltar.
Antonie é um francês que está desiludido, pois há poucas semanas sua namorada Simone terminara o relacionamento com ele. Isso porque ela já tinha outro. Ele estava desanimado, porém quando fica sabendo do concurso, vê a oportunidade de esquecer a ex namorada e começar uma nova fase da vida deles.
Passado alguns meses, Mia, Midore e Antonie são os selecionados entre milhões de jovens para irem a Lua na nova missão. E assim começa a se desenvolver a história, até coisas estranhas começarem a acontecer antes mesmo de irem à Lua.

MINHAS IMPRESSÕES
O livro é divido em três partes: A Terra, O Céu e Depois.
Na primeira parte, temos uma narrativa mais arrastada e um pouco cansativa, pois é a parte introdutória do livro. Achei bacana a forma trabalhada desde a seleção dos jovens até o dia de irem para a Lua. Pouco a pouco vamos conhecendo a mente e anseios de cada personagem na história. Também somos apresentados a alguns outros personagens, como um mendigo, o senhor Himmelfarb e também o capitão da missão, Nadolski.
O que eu achei um pouco desnecessário nessa primeira parte é a aparição, por exemplo, do senhor Himmelfarb, que na minha visão em nada contribuiu para a história, exceto apenas pelo fato de ele escrever um código que mais tarde apareceria também na Lua. Mas fora isso ele é um personagem que se fosse tirado, não interferiria na história.
Também achei um pouco desnecessário a parte do romance perdido do Antonie, que ficava "vigiando" a ex. Fora isso, tudo certo.
Na segunda e terceira parte temos os acontecimentos do livro. Ao meu ver o livro poderia criar um pouco mais de suspense, mas a história é boa e te deixa apreensivo. A forma como foi explorado os personagens durante o momento de tensão foi bem representada. E o final... poxa, que foi aquilo? O que acontece no final é tipo "como assim? Em que parte que eu me perdi que não notei isso antes?". Tudo bem que o propósito do final ficou meio incerto, mas a forma como a história se desenrola é boa.
Tive dois grandes "Uau" na história. Uma foi quando perto do fim da história o sinal WOW (não vou dizer como, nem o que é, quem leu vai entender hehe) se conecta com os eventos estranhos que os três adolescentes testemunharam antes de decolarem para a Lua. Até lá não tinha prestado atenção na importância destes detalhes. O segundo Uau foi quando de fato descobri o que aconteceu no final e em que parte havia acontecido (sim pois você só percebe depois que passa umas 8 páginas daquele ponto).
Resumindo, o livro é bom, não é do tipo "nossa que livro top" mas é bom, de fato, e a história bem desenvolvida. Entretanto fiquei um pouco entendiado algumas vezes com os diálogos e pensamentos dos personagens. Acho que o autor poderia ter trabalhado melhor a descrição e a narrativa. Claro também é a primeira obra publicada com grande alcance, então é considerável. E também porque estou acostumado com a leitura mais detalhada de alguns autores, como Dan Brown, Veronica Roth (a narrativa dela é tão detalhada e complexa que, se fosse enxugar, cada livro da série Divergente daria no máximo 300 páginas hahha), Rick Riordian, etc.
Mesmo assim a quantidade de informações e teorias que o livro nos apresenta faz você ficar se questionando e pensando sobre tudo o que sabe e, até onde o que você sabe é de fato verdade. Merecidas 4 estrelas. É a primeira vez que leio um livro de ficção onde apresenta um suspense dentro da trama.

EDIÇÃO E DIAGRAMAÇÃO
Tenho a mania de avaliar muito bem os livros que seleciono para ler e também as vezes de escolhê-los pela capa. A capa deste livro não é das mais bonitas, porém ao mesmo tempo ela é ótima. Ela cria todo o suspense da história, toda a trama misteriosa dentro do livro. Então a capa cumpre seu objetivo com a história. Nota 4.
A edição está bem feita, e devo dizer que amei as páginas extras do livro, contendo as fotos, diagramas e ilustrações que complementavam a narrativa. Não poderia imaginar a DARLAH 2 sem aquele gráfico. Além disso, cada capítulo (apesar de não ter numeração) tinha uma tarja mostrando uma parte do céu, o que achei muito legal também. Nota 5.
Andressa 06/08/2016minha estante
As suas impressões são exatamente as mesmas que as minhas. Haha, incrível; não?!

livrosepixels 06/08/2016minha estante
hahah, incrível mesmo ;) mas é bom quando encontramos alguém que tem opiniões iguais ou parecidas com as nossas, fico bem feliz em saber que as suas impressões tenham sido iguais as minhas hahaha

ROBERTO468 14/08/2017

Quando adicionei o livro nas minhas metas de leitura, eu já esperava algo grande, por se tratar de uma premissa um tanto quanto pretensiosa. Gosto de histórias que se passam no espaço, esse tema para mim é quase como ler meus gêneros favoritos.
O livro vai falar sobre um concurso que a Nasa lança, pela qual 3 adolescentes tem a oportunidade de conhecer a lua, mas a questão aqui é que apesar de todo esse enredo bonitinho sobre pessoas viajando pelo espaço na verdade é outro, por algum segredo que não sabemos, essa viagem tem outros propósitos. E você só vai saber lendo.
Veja bem : Aqui temos essa premissa magnifica, vi várias resenhas boas do livro, até pegar para ler.
O livro demora a se desenrolar, somente depois da página 130 que eles vão realmente para lua, antes disso??? O livro foca na relação de cada um dos personagens, relações familiares mesmo, e é legal ver que o autor explora isso perfeitamente, temos uma diversidade de culturas e até mesmo em personalidades. Acho que isso contribuiu para dar vida ao livro, e essa humanização aos personagens foi sim importante.
Após essa chegada a lua, a narrativa fica apressada, e percebe que o autor faz tudo muito rápido para chegar a um final.
Sobre o final... ???!!!!????!!! WTF. Ridículo, ainda penso sobre qual necessidade ele deixou um final tão chato e nem um pouco relevante.
Senti falta de mais ação, mais medo, mais conhecimento sobre as criaturas que vivem na lua. Seria uma história perfeita se fosse mais trabalhada. Ao meu ver ele tinha tudo em mãos, mas conseguiu estragar esse plot maravilhoso.
Não estou falando que o livro é totalmente ruim, a narrativa do autor é legal, ele sabe sim narrar uma história, apenas não soube desenvolver a mesma tão bem.
Ah, e eu gostei das imagens que tem no livro, ajuda a contextualização com a história.
Esdras 14/08/2017minha estante
Uma pena não ter sido melhor.

ROBERTO468 15/08/2017minha estante
Sim ?

RUDY 05/10/2015

Análise crítica e do autor:
A primeira coisa que vou falar é que sou fissurada por ficção científica, principalmente a ficção original que fala sobre vida em outros planetas e extraterrestres. Sou uma humilde estudiosa sobre o assunto e quem quiser pode até me criticar, porém acho muita prepotência de nossa parte, acharmos que somos únicos no mundo cósmico imenso.

Dito isso, nem preciso dizer quanto estava com expectativa alta para leitura desse livro, já que é o primeiro no estilo editado pela NC e por ser um escritor norueguês. E me decepcionei um pouco, espera mais, muito mais...Veja! O livro não é ruim, porém não é o que esperava...

O que mais me decepcionou foi o fato de o autor ter escrito metade do livro sobre os adolescentes que seriam escolhido para viagem e ter deixado a parte ficcional sobre a viagem, aterrissagem e estadia na Lua um pouco à parte.

Não posso deixar de dizer que o mistério lunar me deixou intrigada e bem curiosa para saber sobre a origem de tudo. A tensão dentro da estação Darlah, a busca de solução para os problemas, inclusive para o retorno à Terra e outros problemas que enfrentaram, deixaram meu coração na mão e era como se estivesse junto deles, passando por tudo e vivenciando todo terror a que foram impostos.

Algumas explicações foram até aceitáveis para uma ficção, agora a causa de tudo... isso na foi explicado e fiquei um tanto frustada.

Um ponto bem positivo são as fotos e ilustrações que estão por todo o livro e facilitam a visualização e imaginação de como pode ser o local onde estão ‘hospedados’.

Ainda assim recomendo a leitura para quem como eu é aficionada pelo tema e quer uma leitura tensa e eletrizante.

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2015/09/resenha-51-172-horas-na-lua-johan.html
Michelle 10/06/2022minha estante
parece interessante mas não é para mim

Angela Cunha 25/03/2023minha estante
Ficção científica nunca foi meu forte. Sempre me perdi demais nos enredos e acabei praticamente desistindo de ler qualquer livro do gênero,mas admito que adorei a premissa desta obra!!!
Beijo

Danielle 31/08/2015

Assustador, tenso e agoniante
Muito antes do lançamento desse livro no Brasil, um dos meus booktubers favoritos, Victor Almeida, mencionou em um de seus vídeos a sua leitura do livro “172 hours on the moon” e eu fiquei muito interessada na leitura, de acordo com ele o livro seria assustador, triste e com um final arrebatador.
Logo que a nossa parceira Novo Conceito anunciou ele nos lançamentos do mês de agosto, eu solicitei a cortesia e comecei a leitura muito ansiosa e com expectativas nas alturas. Llogo de início o livro me pareceu um pouco enfadonho, pois o autor quis que conhecêssemos um pouco mais a fundo os personagens e que o leitor se ambientasse nesse cenário todo de viagem a Lua e NASA, mas contribuiu para um melhor aproveitamento do livro.
O livro inicia com uma reunião secreta na NASA, onde eles resolvem fazer uma expedição na Lua para poderem verificar uma base de pesquisas inativada e desconhecida pela população, e para conseguirem o apoio da mídia e investimentos para o projeto, resolvem incluir na expedição três adolescentes para uma espécie de reality show em comemoração aos 50 anos da primeira expedição à lua. Adolescentes de todo o mundo estão participando da seleção e os três selecionados são:
Mía – Norueguesa de 16 anos, vocalista de uma banda junto com algumas amigas, foi inscrita pelos seus pais contra sua vontade, mas acaba aceitando quando é sorteada, acreditando que sua banda possa ficar conhecida.
Midori – Japonesa de 15 anos, sofria bullying na escola e sonhava em ir para Nova York, a expedição na lua pareceu um passaporte para realizar seu sonho.
Antonie – Francês de 17 anos, após sua namorada terminar com ele para ficar com outro, resolve se inscrever para tentar ficar o mais longe possível dela pois ainda a ama, e não teria lugar melhor que a lua para isso.
A seleção ocorre no ano de 2018 e os adolescentes irão precisar de uns meses de preparação, para em 2019 partirem em um foguete com a mesma aparência do primeiro, rumo à lua.
Já quase chegando na segunda parte do livro, estamos envolvidos com os personagens e autor antes da viagem ao espaço já começa o terror psicológico em dois acontecimentos que me deixaram arrepiada. Mas tudo começa a ficar realmente tenso quando eles chegam a Lua e coisas estranhas começam a acontecer e a trama começa a ficar realmente agoniante e muito assustadora.
Do meio para o fim do livro é impossível parar de ler, o leitor fica completamente envolvido com os problemas enfrentados pelos personagens, algumas cenas também me cortaram o coração. Quando o livro foi chegando ao fim parecia que o final seria igual um dos filmes do gênero que já vi, só que o autor conseguiu surpreender e inovar, fechou com chave de ouro, simplesmente sensacional. Pesquisei sobre alguns fatos abordados no livro e foi bem como relatado pelo autor, não posso revelar muito sobre, pois engloba o mistério do livro.
O livro não é apenas uma ficção científica, ele é muito mais que isso, engloba mistério e um pouco de terror, com certeza vai encantar muitos leitores.
Esse livro daria um excelente filme, se bem adaptado.

site: www.ciadoleitor.blogspot.com.br
Cleyton 01/09/2015minha estante
pela sua resenha fiquei bem animado com a leitura. vou adicionar na minha lista de prioridades.

Alisson 07/09/2015

Expectativa frustrada
Bem, estive a ponto de comprar este livro em inglês dadas as resenhas que ouvi por aí. Criei uma enorme expectativa pela história e mal podia esperar para ler, no entanto, consegui aguardar a edição em português. Dos males o menor, pois não gastei tanto quanto teria gasto numa edição importada. Enfim, o livro chegou e me apressei logo em colocá-lo na fila de prioridades. Pois bem, hoje terminei de ler e o que posso dizer eh que tem gosto para tudo, por isso às vezes não gosto de expressar minha opinião para não desestimular alguém que ao contrário de mim poderá ter uma percepção diferente e é óbvio que respeito quem gostou, mas para mim o livro não atendeu à expectativa que criei. Primeiro, o suspense criado é bem fraco e confuso em certos momentos, segundo, até chegar ao X da questão, que é a ida à Lua, o livro passa muitas páginas contando a vida dos 3 personagens adolescentes, que por sinal, não contribuem em nada com o enredo das 172 horas na lua. Outro ponto fraco são as descrições que poderiam realmente ter causado mais aflição e medo (leiam Perdido em Marte para saber do que estou falando) e as cenas de maior tensão não conseguiram me causar o menor pavor. O livro na verdade foi enfadonho, com poucas passagens interessantes, especialmente depois de ficar claro que tudo girava em torno de duplicadas, e eu só conseguia lembrar do filme A Coisa. Para piorar mais a situação, só posso lamentar pela tradução da Novo Conceito que seria cômica se não fosse terrível, embora a edição, a diagramação, capa, projeto gráfico estejam muito bons. E o que seria aquele final??? Sem comentários! Enfim... Não pretendo que ninguém deixe de ler este livro na verdade espero que todos leiam e tenham suas próprias opiniões à respeito.
Jella 27/09/2015minha estante
Tenho as mesmas impressões. Esperei tanto por essa leitura que não posso evitar o desapontamento. Esperava mais suspense, mais angústia, mais terror e nada. Foi um clímax fraco, embora cheio de potencial (inexplorado, que é o que mais me choca) e há mais monólogos do que explicações coerentes. Decepcionante.

Andressa | Baú Literário 21/09/2016

172 Horas na Lua
A história se passa em um futuro não tão distante, em 2018, quando a NASA, uma organização já não tão bem vista e desacreditada, resolve enviar uma equipe de astronautas para a Lua.

Como forma de arrecadar fundos para a missão e elevar o prestígio da companhia, é definido que será feito um jogo na mídia, promovendo-se um sorteio mundial para escolher três adolescentes, de até 18 anos para ir para a Lua.

Os ganhadores do sorteio são três adolescentes que nunca se viram. Mia tem 16 anos, é vocalista de uma banda, mora na Noruega, não está afim de ir, mas por relutância dos pais e amigos acaba indo. Midori, também com 16, é japonesa e vê a oportunidade de ir para a Lua como a chance de fugir da ditadura de seus pais e regras rígidas de seu país. O francês Antonie tem 17 anos e um coração partido. A oportunidade para ele é perfeita para fazer com que seu coração sossegue e ao mesmo tempo chamar a atenção de sua ex-namorada, Simone, que a deixou por outro rapaz.

A missão é muito simples: eles passarão 172 horas na Lua, pouco mais de uma semana. Ficarão na DARLAH 2, uma base lunar e desenvolverão as atividades de apoio à pesquisa que os demais astronautas vão desenvolver.

O problema é que ao chegar lá, as coisas começam a não dar muito certo...

A narrativa do livro é bem lenta nessa primeira etapa, com muita descrição excessivas da vida dos adolescentes e já colocando alguma pitadas de suspense (não tão bem trabalhados), alguns detalhes colocados são extremamente desnecessários e muitas vezes nem serão explicados pelo autor.

O clima de suspense e ritmo mais acelerado da história só chegará lá pela pág 115, enquanto isso temos que acompanhar os adolescentes e seus "dilemas de vida".

Depois que descobrimos o mistério que ronda o livro, não temos mais muitas páginas e nem história, o autor vai levando o livro com poucas explicações (quase nenhuma), e isso fez com que eu me sentisse um pouco perdida na história.

Achei que ficou um pouco jogado demais e acabou sem sabermos de algo a mais, principalmente de coisas já colocadas no começo que não vemos o porque de estarem ali.

Um lado positivo é que ao longo do livro todo temos várias imagens, que vão desde fotos de lugares até mapas e plantas de naves, o que nos situa melhor no ambiente.

Foi um livro mediano, não me surpreendeu muito, mas valeu a leitura. Se você está procurando um livro de suspense com pitadas de terror e não liga de pesquisar um pouco mais a fundo na internet depois da leitura, esse livro pode fazer seu gênero.

site: youtube.com/bauliterario
Amanda 29/11/2016minha estante
Tô na página 23 e odiando... Lendo sua resenha, ao tá aumentando a chance de largar esse livro -_-

Gabi 12/09/2016

A ideia tinha potencial
Peguei o livro para ler sem saber nada dele, não esperava que fosse um livro extraordinário mas também não pensava que seria tão ruim. Tudo bem que eu nem sabia que era um YA antes de começar a ler mas, ainda assim, achei a escrita do autor extremamente infantil. Os três adolescentes são os personagens mais sem graça e superficiais que já encontrei. As reações deles na hora que descobrem terem sido sorteados é algo que não dá para engolir. O livro não conseguiu me surpreender em momento algum e essa história dos clones foi ridícula. A ideia do autor tinha potencial sim, (claro, ter alguma espécie de ser que não conhecemos na Lua e como isso pode ser assustador) só que o autor não soube desenvolver bem essa ideia e não foi muito bom na hora de construir seus personagens. O livro tem muitas falhas mas acho que vou parar por aqui para não ser TÃO chata com um livro jovem adulto. Mas de qualquer forma acho que as pessoas deveriam ser mais críticas, mesmo quando é um livro jovem adulto...
Amanda 29/11/2016minha estante
Olha... E que tipo de pais inscrevem.a filha pelas costas num negócio desses? Os pais querem (ao menos geralmente) proteger os filhos ao máximo. Como assim insistem para a menina ir numa expedição à Lua, em que não se sabe muito sobre o que existe lá simplesmente porque acham que vai ser bom.pra ela?
Realmente achei que ia encontrar uma leitura estupenda, mas tá um negócio tão clnada a ver que tô a fim de largar.

Fernanda Machad 09/09/2016

Ótima ideia, extremamente mal explorada
A ideia do livro é bem legal e poderia ter sido super bem explorada, mas não foi. Senti falta de explorar mais a preparação e treinamentos para a ida à lua. O romance do livro é mal feito, você mal percebe que estava rolando e de repente... pá! um personagem beija o outro e convida para dormir junto (?).
Também achei várias incoerências e/ou pontos sem explicação, por exemplo: qual motivo a NASA alegou ao mundo para levar os adolescentes? Ela simplesmente diz que vai levar e ninguém questiona? E quanto às diferentes nacionalidades (lembrando que a maioria dos jovens do planeta quiseram se candidatar) mas todos vão pros EUA sem que seja citada a facilidade em falar a língua inglesa? Simplesmente se assume que todo o planeta fala bem o inglês?
Ruim, ideia boa jogada no lixo. Decepção define.
Amanda 29/11/2016minha estante
Nossa, comecei a ler hoje, ro odiando, vim ver as resenhas pra ver se ajudava, mas os delitos só aumentam...