Os homens que não amavam as mulheres

Os homens que não amavam as mulheres Stieg Larsson

Resenhas - Os Homens Que Não Amavam As Mulheres

CrisBauer 03/05/2010

“Jogou o Elvis num coletor de lixo”

São 6 horas da manhã e a cidade que nunca dorme ainda está quieta. O céu começa a clarear, o galo da “favelinha” já está rouco de tanto cantar e eu... bom eu estou completamente agitada - Acabei de virar a noite para ler o primeiro livro nota 10 do ano: Os Homens Que Não Amavam As Mulheres (Stieg Larsson).

Não preciso dizer que são 6 horas da manhã de uma segunda-feira, que teoricamente eu deveria ter aproveitado o final de semana para fazer isso e não a noite que inicia a semana. Mas estou de “férias” e nada melhor que começar a primeira semana de maio - MEU maio - com provavelmente o melhor livro do ano. Hoje eu não volto para casa sem o segundo volume da trilogia, mas isso pode esperar porque agora eu vou dormir.

A vocês que acordam, morram de inveja! Acabei de fechar a janela, escurecer o quarto, apagar o abajour e bom... vou curtir minhas férias. Bom dia a todos e um excelente sono para mim, e sonhos com homens que AMEM as mulheres e que de preferência, amem a mim!

#Recomendado !!!
spessoto 03/05/2010minha estante
Hahahaha, adorei a resenha...

Goth0 07/05/2010minha estante
Seria legal saber o pq de vc achar o livro essa maravilha toda... assim... não que isso seja importante em uma resenha nem nada ^^

CrisBauer 12/07/2010minha estante
Marcel, você tem toda razão. Fico devendo um resumo da minha percepção.

eufernandafreitas 19/04/2023

Bom demais, gente. Era tudo que eu precisava depois do livro péssimo que tinha lido anteriormente. E, felizmente, todos os desfechos que eu esperava aconteceram aqui e não ficaram para os outros livros da série.

Caio 07/11/2022

Demorado
Para quem gosta de ler livros de investigação, meu caso, sabe que muitas vezes a história demora para desenrolar. Aqui, demora um pouco mais do que o normal. Só consegui me sentir realmente interessado pelos acontecimentos depois de 40% do livro. Para um livro de investigação é muito demorado. Tem muitos personagens e detalhes que não fariam falta. Acertei quem era o assassino e também descobri o plot, não que seja muito inteligente, foi meio que óbvio. Gostei da Lisbeth... tinha que ter mais dela no livro. A escrita é bem feita e os personagens são bem reais. Recomendo, mas com a ressalva: parece um carro 1.0, demora pra pegar embalo.

MarcosQz 07/02/2020

As mulheres que se amavam
Esse primeiro livro da trilogia original é sensacional. Demorei anos para ler, mas apreciei cada página. Livros de romance policial tem aos montes, mas é difícil você achar um que te prenda do começo ao fim e que os personagens sejam cativantes. Mikael e Lisbeth são sensacionais, ótimos personagens, mas Lisbeth está acima de tudo.
Uma história cheia de reviravoltas, fascinante e que consegue ter um final maravilhoso. Duas histórias que se amarram e se complementam de forma grandiosa.
Não só isso é um poderoso livro de conteúdo feminista, o que torna a leitura ainda mais agradável, aqui as mulheres são donas de si e não se deixam abater. O final é ótimo, simples e direto. Ansioso para ler logo a continuação.
Luan 07/02/2020minha estante
Sdds dessa história

Gabriel.Chiquito 14/01/2022

Um thriller realmente muito bom
Meio lento no começo, mas depois que a história se desenrola, ela prende demais e as páginas vão passando sem a gente nem ver, abordando temas muito relevantes como abuso sexual e neonazismo. Os únicos problemas (depende da pessoa) é que tem uma passagens de violência sexual bem fortes, e algumas informações tem bastante foco, mas acabam simplesmente não tendo importância mais. Mas esses detalhes são mínimos, recomendo demais o livro (com a ressalva acima) e até já comprei os próximos pra ler.

PRETO 22/04/2024

Os homens...
Faz cerca de 15 anos que havia lido, e me lembrava de algumas partes, mas com a releitura pude colocar a mente pra funcionar melhor; fiz a releitura pq pretendo ler os demais. Não dei nota mais alta, pq achei um pouco chato as partes que diversas vezes citam "economias", acredito que a história se desenvolve muito bem sem tantas "informações " econômicas, bom, pelo menos é meu ponto de vista. Mas em geral o livro é bom.

Gabi 18/04/2022

Estava com altas expectativas para essa leitura, gosto muito de livros de suspense com investigação, e esse é extremamente bem falado no gênero. Não sei se foi por culpa dessas expectativas que me decepcionei, mas acabei não gostando da história tanto quanto esperava. Meu primeiro problema foi com o desenvolvimento dos personagens. Acho que algumas coisas sobre alguns personagens foram meio "jogadas" na história sem serem exploradas, talvez o autor tenha deixado para usar isso nos livros seguintes, mas me senti perdida. A segunda coisa que me incomodou foi a extrema sexualização de todas as mulheres que aparecem na história. Parece que o protagonista tinha que dormir com qualquer mulher com quem trocasse mais do que três frases, sem que isso acrescente absolutamente nada para a história. O livro tem mais de 500 páginas, e se tirasse todas essas cenas desnecessárias, teria um pouco mais da metade do tamanho que tem. E por fim, não achei a solução surpreendente. O(a) culpado(a) fica um pouco na cara, principalmente se a pessoa tem costume de ler livros do gênero. Não fiquei com vontade de ler os próximos livros da série.
Caio 07/11/2022minha estante
Acabei de ler. E concordo com tudo que você falou.

Lays 02/05/2022

Direto pra lista de favoritos
Eu tinha altas expectativas com esse livro pois eu sou totalmente apaixonada pelo filme e foram superadas com sucesso.
As relações entre os personagens são incríveis e críveis, a trama e o mistério te surpreende do começo ao fim e você senti que os personagens são tão bem desenvolvidos que você acredita em cada atitude que eles tomam.
Sem dúvidas recomendo.

Lua 14/04/2021

Parece que fazia anos que eu não lia um livro bom. Depois desse livro, muitos outros parecem preguiçosos de narrativa ou de desfecho.
Eu tinha espectativas tão altas para ler, e me surpreendi por elas serem superadas.
Essa história é marcante em mostrar como as mulheres são vistas e tratadas como objetos descartáveis dentro de uma sociedade machista + capitalista: patriarcal, como a nossa.
A personagem da Lisbeth desempenha um papel muito importante na trama, demonstrando como podemos ser desqualificadas, mistificadas, taxadas como loucas desequilibradas, quando não atendemos aos patrões que nos exigem.
Vou pontuar a personagem da Erika, pois ela faz um paralelo com a Lisbeth. Duas mulheres inteligentes, fortes, decididas, mas uma segue os padrões e a outra não. E qual a diferença de tratamento entre elas?
Já Mikael, faz outro paralelo muito interessante, que apesar de ser o mocinho da história, podemos reparar que o jeito dele amar as mulheres, é transando com elas. (Teve alguma mulher solteira que o Mikael não transou nesse livro?) (Seria Mikael um esquerdomacho?!)
Já os personagens que odeiam as mulheres, odeiam em muitos níveis, em muitas escalas, mas odeiam de qualquer forma. Odeiam as raças das mulheres, seus pensamentos, suas roupas, odeiam sua vida e sua sexualidade. Odeiam simplesmente por terem nascido sem depender exclusivamente deles para viver (ou para morrer).

No modo geral, claramente há dois livros num mesmo. Duas histórias que poderiam estar separadas, mas que caem bem juntas. Não achei o livro arrastado. Acho que o autor fez um bom trabalho apresentando os personagens e as empresas/instituições muito bem, afinal, era tanta gente envolvida que se não houvesse essas apresentações, íamos ficar perdidos.
Entrou na minha lista de favoritos.
Vamos para o próximo da trilogia agora ??
Iury 17/05/2021minha estante
O segundo é tão incrível quanto o primeiro, terminei há 4 dias e continuo extasiado. Vá ler, você não vai se arrepender.

Magasoares 09/03/2020

Recomendo
O Homem que não amava às Mulheres.

LuisIV 16/05/2021

Fantástico, repugnante e avassalador...
Não vou conseguir descrever a profundidade desse livro em algumas palavras... Aqui você encontra política, economia, mistério, intriga familiar, sadismo e muito mais.

O Stieg conseguiu abordar temas não tão populares - como economia - de forma muito didática e se atendo aos detalhes que importam. É incrível quando você vê cada peça que foi citada páginas antes se encaixando lá na frente.

Vou precisar de um tempo para digerir tudo. RECOMENDADÍSSIMO!!

Ana 22/01/2012

Correndo o risco de dizer o que muitas outras pessoas que fizeram uma resenha para esse livro já disseram, ele não me agradou muito. A impressão que tive foi a de que o autor enrola demais.
O livro começa a ficar interessante lá pela página 200, que é quando as coisas realmente começam a acontecer. Antes disso, o autor nos enche de detalhes excruciantes sobre o caso Wennerstrom, sobre a família Vanger, e sobre vários personagens e histórias paralelas que poderiam não estar lá.
O livro poderia ter muito menos páginas e ser muito menos cansativo, sem perder nada do que o faz interessante.
Ganha pontos pela trama principal, cujo desfecho apesar de não ter me surpreendido muito, foi bem planejada e bem desenvolvida.
Perde pontos pelos detalhes demasiados e repetições.

Stefania 22/03/2021

Incrível
Um livro envolvente, fluido, rico em detalhes e com ótimos personagens!

Li pela primeira vez em 2012 e não conseguia largar!!

Durante a releitura, mesmo lembrando de quase tudo, consegui me apegar novamente.

Não é um livro fácil! Com o desenrolar do enredo, conforme vamos entendendo o que está acontecendo, a leitura exige mais, pois aborda temas terríveis.

É um dos meus favoritos!

Elis 17/12/2009

No inicio achei que não iria me apegar a história parecia ter muito detalhe e as coisas não se encaixavam até que cheguei a pagina 120 e tudo mudou, gente nem acredito que pensei em largar, uma história fascinante de suspense,drama e misterio, o desenrolar dos fatos faz o leitor ficar vidrado na história, a ponto de esquecer do tempo, da hora, do lugar onde se encontra, entrei na história de uma maneira que cheguei a sonhar que fazia parte de tudo aquilo. Também juntar Mikael a Lis foi como juntar, arroz com feijão, cada com sua inteligência e sexto sentido fazendo com que tudo se desvendasse de uma maneira calma e alucinante.Para mim eles são belos parceiros investigativos, alem de terem uma amizade invejável.

Stieg me surpreendeu com sua inteligenciae já estou louca para ler o próximo volume. E sei que já virei sua fã....essa triologia é de ler e reler, pois é impossivel enjoar.

Recomendadíssimo....nota 10...beijkas elis

Carmen Silvia 08/09/2009

Hummmm
Esse livro pode ser dividido em 4 partes..
Nas 2 primeiras...morninho
Na 3 empolga e diz a que veio o livro.
Já na 4 cai de novo pro morninho.
Para mim ficou devendo !!!!
Será q os outros da trilogia valem a pena????