Os homens que não amavam as mulheres

Os homens que não amavam as mulheres Stieg Larsson

Resenhas - Os Homens Que Não Amavam As Mulheres

Elis 17/12/2009

No inicio achei que não iria me apegar a história parecia ter muito detalhe e as coisas não se encaixavam até que cheguei a pagina 120 e tudo mudou, gente nem acredito que pensei em largar, uma história fascinante de suspense,drama e misterio, o desenrolar dos fatos faz o leitor ficar vidrado na história, a ponto de esquecer do tempo, da hora, do lugar onde se encontra, entrei na história de uma maneira que cheguei a sonhar que fazia parte de tudo aquilo. Também juntar Mikael a Lis foi como juntar, arroz com feijão, cada com sua inteligência e sexto sentido fazendo com que tudo se desvendasse de uma maneira calma e alucinante.Para mim eles são belos parceiros investigativos, alem de terem uma amizade invejável.

Stieg me surpreendeu com sua inteligenciae já estou louca para ler o próximo volume. E sei que já virei sua fã....essa triologia é de ler e reler, pois é impossivel enjoar.

Recomendadíssimo....nota 10...beijkas elis

Lays 15/06/2021

Um dos melhores romances policiais que já li.

Fiquei totalmente chocada com cada acontecimento desse livro, desde os podres da família Vanger e a forma de como esconderam tudo de baixo de seu poder, dinheiro e influência, como também da vida privada dos investigadores, principalmente da Lisbeth.

Andie 18/12/2022

PERFEITO
Demorei um tempinho pra terminar esse livro por ter muito nome, e alguns acontecimentos difíceis de ler, mas gente que livro BOM. Fiquei muito apegada a Lisbeth, amei o mistério, fiquei louca tentando entender o que tava acontecendo e do meio pro final a história correu. Pisquei o livro acabou.
Um dos melhores do ano.

Carmen Silvia 08/09/2009

Hummmm
Esse livro pode ser dividido em 4 partes..
Nas 2 primeiras...morninho
Na 3 empolga e diz a que veio o livro.
Já na 4 cai de novo pro morninho.
Para mim ficou devendo !!!!
Será q os outros da trilogia valem a pena????

Francisco240 01/02/2021

De tirar o fôlego???
Uma estonteante ESTÓRIA e uma das melhores tramas de romance policial já criadas.
Estamos nos referindo a Mikael Blokvist vivendo em meio a problemas políticos, à busca de uma moça desaparecida a 36 que o levará a  uma série de assassinatos aleatórios e outros com base nos castigos do livros de Levitico (esquartejamento, incineração, morte de animais, entre outras torturas atrozes).
Sem mais acréscimos, um triler de tirar o fôlego. Um livro fissurante. Nunca vi algo do gênero em questão de chamar a atenção de um leitor, seja ele iniciante ou mais calejado.

Marina 08/06/2010

Não sei quanto tempo esse livro ficou encalhado na minha estante até ter coragem de iniciar a leitura. Adquiri o livro meio que por impulso. Todo mundo estava falando dele há alguns meses atrás, toda hora via algum amigo do Skoob lendo... Precisava ter o meu! Quando ele chegou, não sei porque, o encanto se perdeu. Acabei passando outros livros na frente. Confesso que nem tinha me dado o trabalho de saber do que se tratava a história...
Ocorre que um amigo me propôs a troca deste livro por um dele que eu estava interessada. Como nunca troco livros sem antes tê-los lido, não restou alternativa: tive que enfrentar "Os homens que não amavam as mulheres".
Achei o início do livro insuportavelmente chato! Vai sendo contada a história de um processo que Mikael tinha sofrido e a sua condenação por difamação de um empresário. Fala-se sobre economia, política, finanças. E eu passando os olhos sobre as páginas e quase desistindo da leitura... Fui até mais ou menos a página 60 e peguei outro livro. Isso tudo aconteceu lá em março!
No finalzinho de maio, o amigo que tinha proposto a troca avisou que estava enviando o livro. Ele disse que não tinha pressa para que eu enviasse o meu, mas não gosto de deixar essas coisas pendentes! Então, decidi retomar a leitura.
Não lembrava mais de nada da história, então resolvi reler o início do livro. Quase desisti novamente! Antigamente, tinha uma política de nunca desistir de um livro. Ultimamente, já não faço mais isso, se o livro é ruim, fecho e pego outro melhor... No entanto, esse era um livro que não queria enviar sem antes ter lido, principalmente pela expectativa que tinha com relação a ele no início. E assim, avancei...
... E me surpreendi! Passada aquela parte introdutória sobre finanças, economia, etc., etc., Mikael aceita a proposta de um industrial idoso de viver um ano em uma ilha, a fim de investigar o desaparecimento de Harriet Vanger, ocorrido há quase 40 anos. Mikael acaba sendo auxiliado por Lisbeth Salander, personagem de personalidade marcante. No início, achei-a insuportável! Mas aos poucos, seus motivos vão sendo revelados e passei a simpatizar com ela.
Bom, conforme fui me me adiantando no livro, principalmente após a metade, não consegui mais largar a leitura... As últimas 200 páginas foram lidas em uma sentada só!
Recomendo fortemente a leitura, para quem conseguir enfrentar o início do livro. Mal posso esperar para ler as continuações: "A Menina que Brincava com Fogo" e "A Rainha do Castelo de Ar".

Mais resenhas em http://vivendovidasalheias.blogspot.com/
Karen Pereira 16/01/2012minha estante
Já tentei ler esse livro e não consegui, achei o começo chato demais. Quando me falaram que a história só pega ritmo perto da página 300, desisti de vez, hehe. Mas vou dar uma nova oportunidade para ele em breve.

Silvia 04/07/2014minha estante
Também achei o começo chato, mas depois gente amei este livro, não conseguia mais largar, pena que este ator morreu, li toda a trilogia e recomendo...

may.reader 01/03/2021

O mais interessante deste livro talvez seja o fato de o autor traçar muito bem o perfil psicológico dos personagens. A partir daí passamos a amar alguns e a odiar outros.

A história começa num ritmo um pouco lento justamente para que possamos conhecer os personagens, seus conflitos e seus problemas. A partir de 30% do livro, mais ou menos, já estamos envolvidos numa leitura vertiginosa.

O suspense, o ritmo e aflição causada com o desenrolar da trama é tão grande e cheio de detalhes que não dá pra largar o texto, você acaba comendo literalmente cada página para saber o que vai acontecer, mesmo já sabendo, por causa dos filmes, mas mesmo assim as surpresas devido aos pensamentos e reflexões dos personagens principais são imensamente melhores que no filme.

Sei que este é o primeiro de 6 livros, estou um pouco pensativa se quero ou não ler os outros, mesmo tendo gostado muito deste, pois achei o fechamento deste livro bem conclusivo.

Marcos 22/10/2009

Excelente! Com certeza um dos melhores livros do gênero.
Não é atôa que essa série vendeu mais de 15 milhões de exemplares em todo mundo. A narrativa é excelente, os personagens são cativantes e a história é muitas vezes assustadora, excitante e consegue fazer o leitor mergulhar nesse clima tenso onde um crime aparentemente sem solução ocorrido a décadas atrás, desencadeia uma série de acontecimentos bizarros que nos levam a descobrir que certas coisas são impossíveis de ficarem enterradas no passado para sempre. O leitor é premiado com um final surpreendente e aterrador.
Espero que os outros dois livros da Trilogia estejam no mesmo nível de "Os Homens que não Amavam as Mulheres".

Vania :) 05/11/2009

Brilhante!
Um dos melhores livros que já li.
Através de um enredo fascinante, Larsson prende o leitor até o fim com seus mistérios, dosando as revelações com um conta-gotas. Funcionou direitinho.
Além de entretenimento, Os Homens Que Não Amavam as Mulheres contém uma forte crítica social e Larsson se revela quase como um "homem feminista", mas na verdade é um defensor da justiça e da igualdade. Pena que os bons morrem cedo.
Esse livro é brilhante!

Evy 13/01/2011

Impecável e viciante!
Como dito no histórico de leitura, confesso que achei o início monótono e cansativo, mas sei bem que toda a descrição de personagens e momentos foi necessária para o desenrolar da história! Virei fã do autor logo nesse primeiro livro, assim como virei fã da personagem Lisbeth Salander, uma das mais marcantes em minha opnião, deste livro e do meu pequeno universo de leitura. Tornou-se uma das minhas personagens favoritas!

Neste primeiro volume da trilogia, o jornalista Mikael Blomkvist e a genial hacker Lisbeth Salander tentam desvendar uma trama verdadeiramente escabrosa. Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, por coincidência ou não, o acesso à ilha onde ela e vários membros de sua família se encontravam, estava fechado por um acidente com um caminhão. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o avô de Harriet e patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada - o mesmo presente que a neta lhe dava até desaparecer. Ou ser morta. Pois Henrik está convencido de que ela foi assassinada e que o assassino é alguém da família.

Passam-se quarenta anos desde esse incidente e Henrik decide contratar o jornalista Mikael Blomkvist para conduzir a investigação como última tentativa para desvendar o que aconteceu com sua neta. Henrik descobre que Mikael está passando por problemas em sua revista e se propõe a ajudá-lo caso ele aceite a investigação. Mikael aceita e com a ajuda de Lisbeth Salander e sua memória fotográfica, passa a buscar a verdade por trás dos mistérios da família Vanger.

Tenho uma teoria de que Larsson ao escrever esse livro se deu conta do potencial de Lisbeth e só então resolveu escrever os outros dois. O protagonista de sua história sequer é Lisbeth. E sim o jornalista Mikael Blomkvist, que na minha opinião fica como secundário, pois ela rouba toda a cena!

História impecavelmente escrita e extremamente empolgante, além de viciante. Leitura mais do que recomendada!
Roseli Camargo 13/01/2011minha estante
É só o começo rsrs. Eu " comi os outros dois com farinha" Muito bom. Vc viu a divulgação de que a mulher do Stieg quer escrever o quarto livro ? Será que rola ?

Evy 13/01/2011minha estante
Jura Roseli??? Não to sabendo disso não, mas vou agora pesquisar... será que vai ficar bom? Bom ou não, se lançar, certeza que vou querer conferir! rsrsrsrs

Sra Spider Girl 16/06/2022

Um dos primeiros livros que li.
Pretendo reler e ter novamente aquele gostinho de nostalgia da primeira leitura. Adicionei na minha lista de próximas leituras ??

Guilherme k 14/07/2020

História boa mas só começa acontecer algo do meio para o final, um pouco frustrante num livro de mais de 500 páginas, fora isso é excelente.

Cottoncandy 12/05/2021

Que livro incrível
São tantas coisas que acontecem nesse livro que não sei por onde começar. Apesar do começo do livro ser bem arrastado e eu demorar para engatar na leitura, a partir de uns 40% do livro, eu começei a ler que nem água. Bom, eu achei incrível como o autor aborda muito assuntos pesados, ao ponto de me fazer passar mal algumas vezes, mais sei que foi necessário pois é uma perspectiva de como é a realidade para muitas mulheres. Gostei do desfecho do caso de Harriet, confesso que me surpreendi como o plot. Os personagens principais são bons, o Mikael é um jornalista cheio de ideias morais com mente aberta e amante de algumas mulheres (inclusive esse fato fez eu me irritar com o Mikael algumas vezes, por algo que acontece no caso de Harriet e por algo envolvendo a Lisbeth), e temos também a mulher que eu venero que é a Lisbeth, sério que personagem incrível, confesso que quando a Lisbeth aparecia eu devorava as páginas do livro. Mas não curti muito o casal principal do livro, ou um possível romance ou caso, se é se podemos chamar assim, não curti justamente pela vida que o Mikael já está acostumada a levar. Mas enfim, com certeza eu recomendaria a um amigo, mas tendo consciência das cenas pesadas do livro, mas esse livro é incrivelmente genial.

Ozzy 18/04/2022

Só o melhor suspense investigativo que já li (agora relido)
Perfeito. Não importa quantas vezes eu leia ou assista essa história, a sensação de prazer ao terminar vai ser sempre a mesma. Um dos meus favoritos da vida.
Se você é fã de romances investigativos não existe motivo para não ler esse.
Os personagens bem escritos, a trama bem amarrada, a temática e o cuidado ao retratar todos os temas, esse primeiro capítulo da trilogia 'Millennium' deixa muitos livros desse gênero comendo poeira (e como fã esse tipo de livro eu já li vários)... E pensar que ele é o mais fraco dos três...