Os homens que não amavam as mulheres

Os homens que não amavam as mulheres Stieg Larsson

Resenhas - Os Homens Que Não Amavam As Mulheres

04isac 01/07/2023

Um final perfeito
A história toda foi incrível, me surpreendeu em algumas coisas e em outras eu tive um palpite exato

Mas o jeito que acabou me deixou satisfeito, um final, na minha visão, perfeito. Não deixou pontas soltas e encerra de maneira muito competente toda a caminhada do Super Blomkvist
Ana Claudia Domingues 07/07/2023minha estante
Eba! Fico super feliz,

Julia 29/08/2020

Vão ler JÁ
Se voce ainda não leu, assim que tiver oportunidade, leia. Vc vai entrar em uma escrita que prende, que é bem séria, ao mesmo tempo cativante.

André "Pexapéu" Moreno 17/09/2021

O autor que não amava as mulheres
A trama geral do livro é muito boa. Enrolado no início até dar o panorama dos personagens, conforme o conflito principal se desenvolve o texto fica mais e mais envolvente. Minha crítica fica por conta de, apesar de ter um título, dados estatísticos e andamento que refletem a denúncia do desrespeito às mulheres, o próprio autor não escapou de cair em clichês machistas, desde o protagonista pegador, que estabelece relações sexuais com quase todas as personagens femininas com quem tem contato - muitas dessas relações irrelevantes para o enredo-, uma co-protagonista densa com grande potencial de desenvolvimento, mas que pro final assume papel acessório para caracterizar mais o parceiro, e por fim uma reprovação categórica no teste de Bechdel: nas duas únicas vezes em que duas mulheres conversam entre si (uma delas apenas referenciada), o assunto fora o protagonista.

Andie 18/12/2022

PERFEITO
Demorei um tempinho pra terminar esse livro por ter muito nome, e alguns acontecimentos difíceis de ler, mas gente que livro BOM. Fiquei muito apegada a Lisbeth, amei o mistério, fiquei louca tentando entender o que tava acontecendo e do meio pro final a história correu. Pisquei o livro acabou.
Um dos melhores do ano.

Andre.S 25/10/2021

Livro que inicia a série de livros Millennium. Muito bem escrito, com personagens envolventes e enredo que prende muito a atenção , só peca pelo excesso onde poderia ter sido encurtado numas 100 páginas ao final. Ja me preparando para o segundo volume!!
Fabi 25/10/2021minha estante
Eu adoro! Lisbeth melhor personagem! Vc vai continuar a série?

Andre.S 31/10/2021minha estante
Com certeza!!! Amei demais esse livro!!

Poliana.Martins 08/10/2020

Enredo envolvente!
Que história fascinante. O filme não faz jus a essa obra literária!

may.reader 01/03/2021

O mais interessante deste livro talvez seja o fato de o autor traçar muito bem o perfil psicológico dos personagens. A partir daí passamos a amar alguns e a odiar outros.

A história começa num ritmo um pouco lento justamente para que possamos conhecer os personagens, seus conflitos e seus problemas. A partir de 30% do livro, mais ou menos, já estamos envolvidos numa leitura vertiginosa.

O suspense, o ritmo e aflição causada com o desenrolar da trama é tão grande e cheio de detalhes que não dá pra largar o texto, você acaba comendo literalmente cada página para saber o que vai acontecer, mesmo já sabendo, por causa dos filmes, mas mesmo assim as surpresas devido aos pensamentos e reflexões dos personagens principais são imensamente melhores que no filme.

Sei que este é o primeiro de 6 livros, estou um pouco pensativa se quero ou não ler os outros, mesmo tendo gostado muito deste, pois achei o fechamento deste livro bem conclusivo.

Um Livro para Amar 10/09/2020

STIEG LARSSON É FANTÁSTICO!
Se você ainda não leu este livro, imploro que o faça. “Os homens que não amavam as mulheres” da série Millennium não é apenas sobre uma jovem desparecida. Os personagens principais são Mikael e Lisbeth. O primeiro é um jornalista que em seu trabalho luta contra a mentira e busca retratação pelo último escândalo que sofreu em sua vida profissional.

Já Lisbeth é um pouco mais complicada. No decorrer do livro vemos que é impossível encaixa-la em um estereótipo determinado pela sociedade, já ela rejeita esta e faz de tudo para te assombrar a cada ação adotada.

Além de ser extremamente inteligente e uma hacker excepcional, Lisbeth teve um vida muito sofrida, mental e fisicamente, e se recusa a deixar qualquer pessoa se aproximar e conhece-la. O seu físico nos atrapalha e defini-la como uma menina ou uma mulher. Pequena e de uma magreza extrema, sua raiva e revolta parecem não caber dentro dela. Cheia de ira e violência, as reações de Lisbeth nos assombram um pouco ao mesmo tempo que nos dá vontade de cuidar dela.

Mas talvez trabalhar nesse caso com Mikael mude um pouco as coisas.

A sua busca por respostas vai leva-los a descobrir uma série de assassinatos ligados ao caso Harriet e à família Vanger, e também vai coloca-los na mira de um perigoso homicida.

Mas o livro não é apenas sobre assassinatos e desaparecimentos. A sua profundidade nos leva à assuntos de ordem financeira, crimes do colarinho branco, invasão de privacidade, internet e violência sexual.

Não bastasse isso, o melhor do livro, na minha humilde opinião, é o desenvolvimento do relacionamento entre Mikael e Lisbeth, o que vai afetar profundamente o próximo livro.

Essa foi a minha primeira experiencia com a literatura sueca e eu amei! A literatura britânica e sueca são muito diferentes da norte-americana e talvez seja difícil no inicio se acostumar com o ritmo da narrativa, mas sempre vale a pena. Nos faz parar de querer uma história fácil e rápida, onde tudo sempre termina bem e os personagens são tão bem definidos que parecem não reais. Stieg Larsson não é apenas mais um autor.

Outros autores suecos tem me encantado e espero aos poucos poder dividir eles com vocês!

Para quem não sabe, “Os homens que não amavam as mulheres” já foi adaptado para o cinema primeiro na versão sueca, tendo hoje 3 filmes, e somente depois na versão norte-americana, como o astro Daniel Craig, sendo que neste apenas o primeiro livro foi adaptado.

site: https://umlivropamar.blogspot.com/2020/09/os-homens-que-nao-amavam-as-mulheres.html

Flávia 25/10/2020

Quase um livro didático
Esta é uma história com muitos personagens e, diferente do que imaginei quando percebi isso, é um livro que faz o leitor conhecer cada um deles em várias camadas. Temos um elenco grande na família Vanger, funcionários da Millenium, familiares de Mikael e Lisbeth e todos eles tem problemas, ambições, tem grandes desafios, medos e fragilidades, sem que isso se justifique por alguma característica biológica, o que me chamou muito a atenção. Mikael Blomkvist e Lisbeth Salander partilham suas qualidades físicas e intelectuais de forma muito natural e tornam evidente a dependência que possuem das habilidades, um do outro.
É difícil falar do livro sem fazer um grande resumo e expor parte do que imagino que seja vantajoso descobrir e entender no decorrer da leitura, mas acho interessante ressaltar alguns pontos: o primeiro é o do quanto é uma leitura que traz tanto sensações de náusea e repulsa, como de afeto e força (sensações também sentidas na adaptação, que ao meu ver, foi bem fiel).
Outro ponto é o de ser extremamente bem escrito e amarrado. O autor trafega entre conceitos feministas, estatísticas sobre violência contra a mulher na Suécia, aspectos nazistas, motivações da mídia e do mercado financeiro de forma leve, não deixando de lado uma investigação instigante. Além disso, detalhes que podem ser julgados como irrelevantes, com certeza serão trazidos em algum outro momento do livro e serão importantes em alguma situação.
Por último, como um detalhe que eu talvez mudaria, fica a distribuição das resoluções. Faltando cerca de 100 páginas para o fim do livro, apenas um problema ainda precisava ser resolvido. Para mim, esse final foi um pouco arrastado (porque o que eu queria saber realmente, eu já sabia) e acredito que essa resolução poderia ter sido encaixada de alguma forma entre as demais.
São mais de 500 páginas que contém cenas de estupro e muita violência contra a mulher, com rispidez e muita tristeza. Entretanto, nas mesmas 500 páginas também existe muita parceria, superação e muitas evidências de que a fragilidade feminina é uma imposição social que está longe de ser revertida. Lisbeth entrou para a minha lista de mulheres favoritas e os demais personagens do livro, sou muito feliz por te-los conhecido e por terem me ensinado tanto.

Francisco240 01/02/2021

De tirar o fôlego???
Uma estonteante ESTÓRIA e uma das melhores tramas de romance policial já criadas.
Estamos nos referindo a Mikael Blokvist vivendo em meio a problemas políticos, à busca de uma moça desaparecida a 36 que o levará a  uma série de assassinatos aleatórios e outros com base nos castigos do livros de Levitico (esquartejamento, incineração, morte de animais, entre outras torturas atrozes).
Sem mais acréscimos, um triler de tirar o fôlego. Um livro fissurante. Nunca vi algo do gênero em questão de chamar a atenção de um leitor, seja ele iniciante ou mais calejado.

Cássia 03/02/2020

null
Em uma palavra, SENSACIONAL.

Só leiam e conheçam um dos livros mais bem escritos e construídos que já tive o privilégio de ler.

Victor Rios 29/01/2021

Depois de anos na coleção, apenas agora consegui iniciar a leitura desse clássico. O que falar sobre ele?

Primeiramente, o início eu achei meio chato, sem muita informação que me fizesse continuar e ter sede por mais e mais leitura. Mesmo assim continuei lendo porque não gosto de deixar as coisas pela metade.

Quando chegou exatamente em 30% da leitura as coisas começaram a se encaixar e tudo melhorou. Muito interessante a forma como desenvolveram Mikael e Elisabeth. As mudanças de direções e reações dos personagens no decorrer do livro.

Sem mencionar o apelo forte aos acontecimentos tristes e violentos que são expostos durante o livro, muito conteúdo para se refletir.

No mais, foi uma excelente leitura e já estou ansioso para dar continuidade e ler os outros dois da trilogia.

Fati 02/05/2011

Esperava mais
Tem uma trama bem amarrada e o suspense é muito bem elaborado, mas no geral, é um pouco cansativo, com histórias paralelas que cansam um pouco. Se o autor tivesse focado apenas na trama que dá o suspense ao livro, teria ficado excelente.

Sra Spider Girl 16/06/2022

Um dos primeiros livros que li.
Pretendo reler e ter novamente aquele gostinho de nostalgia da primeira leitura. Adicionei na minha lista de próximas leituras ??

Fabiane 15/01/2022

O livro é muito bem escrito e a história é envolvente, além disso os personagens são complexos e bem construídos. O mistério apresentado desperta a curiosidade e instiga a imaginação, me fez ficar presa ao livro e criar várias teorias, a história aborda temas pesados porém de extrema pertinência que foram tratados como tal.
Deborah Jäger 15/01/2022minha estante
Eu gosto dessa trilogia