Os homens que não amavam as mulheres

Os homens que não amavam as mulheres Stieg Larsson

Resenhas - Os Homens Que Não Amavam As Mulheres

André "Pexapéu" Moreno 17/09/2021

O autor que não amava as mulheres
A trama geral do livro é muito boa. Enrolado no início até dar o panorama dos personagens, conforme o conflito principal se desenvolve o texto fica mais e mais envolvente. Minha crítica fica por conta de, apesar de ter um título, dados estatísticos e andamento que refletem a denúncia do desrespeito às mulheres, o próprio autor não escapou de cair em clichês machistas, desde o protagonista pegador, que estabelece relações sexuais com quase todas as personagens femininas com quem tem contato - muitas dessas relações irrelevantes para o enredo-, uma co-protagonista densa com grande potencial de desenvolvimento, mas que pro final assume papel acessório para caracterizar mais o parceiro, e por fim uma reprovação categórica no teste de Bechdel: nas duas únicas vezes em que duas mulheres conversam entre si (uma delas apenas referenciada), o assunto fora o protagonista.

Cottoncandy 12/05/2021

Que livro incrível
São tantas coisas que acontecem nesse livro que não sei por onde começar. Apesar do começo do livro ser bem arrastado e eu demorar para engatar na leitura, a partir de uns 40% do livro, eu começei a ler que nem água. Bom, eu achei incrível como o autor aborda muito assuntos pesados, ao ponto de me fazer passar mal algumas vezes, mais sei que foi necessário pois é uma perspectiva de como é a realidade para muitas mulheres. Gostei do desfecho do caso de Harriet, confesso que me surpreendi como o plot. Os personagens principais são bons, o Mikael é um jornalista cheio de ideias morais com mente aberta e amante de algumas mulheres (inclusive esse fato fez eu me irritar com o Mikael algumas vezes, por algo que acontece no caso de Harriet e por algo envolvendo a Lisbeth), e temos também a mulher que eu venero que é a Lisbeth, sério que personagem incrível, confesso que quando a Lisbeth aparecia eu devorava as páginas do livro. Mas não curti muito o casal principal do livro, ou um possível romance ou caso, se é se podemos chamar assim, não curti justamente pela vida que o Mikael já está acostumada a levar. Mas enfim, com certeza eu recomendaria a um amigo, mas tendo consciência das cenas pesadas do livro, mas esse livro é incrivelmente genial.

Lays 15/06/2021

Um dos melhores romances policiais que já li.

Fiquei totalmente chocada com cada acontecimento desse livro, desde os podres da família Vanger e a forma de como esconderam tudo de baixo de seu poder, dinheiro e influência, como também da vida privada dos investigadores, principalmente da Lisbeth.

Grifa.Textos 23/05/2024

Envolvente
"Os Homens que Não Amavam as Mulheres" é o primeiro livro da saga Millennium, escrita por Stieg Larsson. O livro combina elementos de mistério, suspense e crítica social, resultando em uma narrativa envolvente.

A história começa com o jornalista investigativo Mikael Blomkvist, que é contratado por Henrik Vanger, um influente industrial aposentado, para investigar o desaparecimento de sua sobrinha Harriet, ocorrido há quase 40 anos.

Paralelamente, somos apresentados a Lisbeth Salander, uma hacker brilhante com um passado problemático e habilidades excepcionais. Lisbeth é uma personagem complexa, marcada por traumas e abusos, mas extremamente inteligente e resiliente. Minha personagem preferida. Eventualmente, seus caminhos se cruzam com os de Blomkvist, e juntos, eles mergulham em um mistério repleto de reviravoltas que revelam verdades perturbadoras sobre a família Vanger.

Larsson utiliza a trama de mistério para explorar temas como a violência contra as mulheres, corrupção e abuso de poder, oferecendo uma crítica afiada à sociedade contemporânea. A narrativa é ágil, com personagens bem construídos e um enredo que mantém o leitor preso até o final.

"Os Homens que Não Amavam as Mulheres" é mais do que um simples thriller; é um comentário social profundo que prende a atenção tanto pela trama envolvente quanto pela relevância de suas questões éticas e sociais.

Josi 17/10/2020

Excitante!
Uma trama surpreendente. A história principal demora para se desenvolver, no entanto, o autor consegue manter o interesse do leitor mesmo nos momentos mornos da narrativa apresentando os personagens de uma forma que nos leva a questionar os acontecimentos e possíveis suspeitos até o momento em que o mistério começa a ser desvendado.
Craotchky 17/10/2020minha estante
Excitante?! Gostei. Pretende terminar a trilogia?

Josi 17/10/2020minha estante
Pretendo sim. Vc leu?

Craotchky 17/10/2020minha estante
Sim. No meu modo de ver a trilogia é muito regular, desde o início até o fim.

feh oliver 06/12/2021

O melhor crime que eu já li
Stieg Larson realmente merece aplausos de pé por essa obra de arte.

Não existem adjetivos capazes de demonstrar a perfeição que esse livro é. Cada parte dele é envolvente, TODAS AS LINHAS. Ele é aquele tipo de livro (se é que existe um livro comparável) que traz complexidade de uma forma fácil de ler. Tudo é muito bem detalhado, mas de uma forma agradável! É comum que outros livros do gênero pequem muito no quesito narração dos fatos e detalhamento das informações, porém Os Homens que não Amavam As Mulheres segue a receita para fazer tudo isso perfeitamente.

O livro em si traz uma temática simples (alguém some, uma pessoa é chamada para o trabalho, a saga para a descoberta do crime começa), porém muito bem estruturada. Os fatos são muito bem encaixados, como se fosse um crime real!

Os personagens são apaixonantes, principalmente pelo fato de se parecerem pessoas reais. É muito interessante ver como as mentes deles funcionam diante de situações bem tensas. Os personagens principais são verdadeiros quebra-cabeças que eu não canso de tentar resolver.

O livro é bem gráfico sim. Tudo é muito bem narrado, de forma que algumas cenas contém muitos gatilhos. Aconselho a leitura para quem já está acostumado a ler livros com violência extrema e assuntos bem pesados, e mesmo assim indico certa cautela.

O único defeito do livro (bem pequeno, aliás) é o fato de ser muito extenso. Demorei 2 meses lendo. Obviamente que algumas coisas contribuíram para a leitura ser um pouco mais densa no meu caso, como o fato de eu estar em uma ressaca literária e também ter parado a leitura por um tempo depois de certas cenas (muito fortes). Mas acredito que o tamanho do livro seja bem justo. Cada parte, cada capítulo, cada parágrafo é necessário. Mesmo o livro sendo gigante, não tive vontade de pular nenhuma parte.

Estou muito ansiosa para ler a sequência, e espero continuar me impressionando com essa joia rara.

anabi 18/02/2022

Acho que coloquei muitas expectativas e infelizmente elas não foram alcançadas.
História com muitos detalhes o que fazia a leitura muitas vezes se tornar cansativa.
Mas a história em si é bacana, faz críticas a vários assuntos atuais e quando a história está realmente acontecendo prende muito o leitor.

Gabriele Talaia 25/01/2012

Da primeira vez que tentei ler "Os Homens Que Não Amavam as Mulheres", tenho quase certeza de não ter passado da sétima página, no máximo. O diálogo estranho entre dois senhores não me chamou a atenção, e o livro acabou esquecido na minha estante junto de tantos outros. A questão é que com a adaptação cinematográfica, trailers e resenhas começaram a pipocar na internet e em comerciais. Então lembrei do livro há muito abandonado e resolvi dar-lhe uma segunda chance. Foi a melhor coisa que fiz. Demorei seis horas para lê-lo inteiro. A história é cheia de reviravoltas, e o mistério pra descobrir quem era o culpado me fez lembrar dos clássicos de Sidney Sheldon. Não vejo a hora de pegar com minha prima o segundo volume, e de ver a adaptação do primeiro para o cinema.
Altamente recomendado.
Glenda 28/07/2012minha estante
Haha! Como você, não me atraí muito pelo livro nas primeiras páginas, mas, não demorei tanto a dar continuidade. E que graaande coisa perderíamos se tivéssemos abandonado de vez esse romance excelente, né? A Lisbeth, sem dúvida, é uma das minhas protagonistas favoritas, uma personagem muito forte. Amo ela.
Você vai adorar os outros dois, Whupy, tenho certeza! Vou aguardar as resenhas sobre eles.
Abraços!

Michel.sts 17/12/2021

Achei que ia ser bom e foi melhor
O livro é incrível do começo ao fim, não sei nem como descrever o brilhantismo do autor com essa história. A narrativa te prende do ínicio ao fim, os personagens são extremamente fáceis de indentificar (até porque o autor não poupa escrever o nome deles completos) e os Plots twists são impressionantes. Como já tinha visto o filme, que aliás é extremamente fiel ao livro e uma bela obra também, eu já sabia exatamente o que iria acontecer, mas o livro é bem mais rico em detalhes, que vale muito a pena ler.

Em suma, o livro é sensacional, com certeza o meu favorito de 2021 e já vou começar o segundo.

Thais.Santos 12/03/2022

Melhor que o filme!
Achei o livro muito detalhista e pude ver a fundo todas os mínimos detalhes de Lisbeth.
Referente ao assassino serial o livro dá detalhes q o filme não mostra.
Ansiosa para o próximo livro.

Nycole 23/10/2021

Já quero ler o próximo livro
Um thriller de tirar o fôlego com personagens muito bem construídos. Neste primeiro livro da série Millenium, o autor incrementa a narrativa com personagens problemáticos, nazismo, crimes não resolvidos e esoterismo.

Não senti a leitura cansativa em nenhum momento, foi instigando do início ao fim e já tô querendo ler o próximo livro!

Carol 06/07/2011

INRROLAÇÃO do começo ao fim!
Muita enrolação, muita informção desnecessára, porém a estória em si é legal, o livro é muito grande, não é impolgante porém o final é bem legal, e a parte da menina que não me lembro o nome e seu tutor é uma parte legal tbm porém que se não tivesse não faria diferença porém é fundamental para o segundo.
Junior 05/07/2011minha estante
"Inrrolação"
"Impolgante"
"O livro é muito grande"
Hehehe, excelente resenha.

Carol 06/07/2011minha estante
o msn faz isso com as pessoas!

Raul Oliveira 16/12/2009

Irresistível
Se você é daqueles que tem sérios problemas com tempo, recomendo que inicie a leitura dessa trilogia em um momento que você disponha de algum dele para dedicar-se inteiramente ao livro. Li-o em duas noites. Um romance policial envolvente que não deixa você se cansar da leitura e a todo o momento conta com uma reviravolta.
Vale muito a pena. Não vejo a hora de iniciar o segundo volume.

Charlie 19/09/2010minha estante
Até tentei compreender esse livro. Mas simplesmente achei um lixo. Um saco, apelador.
Vou até ler de novo pra ver se encontro a luz que TODOS veem nesse livro

Áida Varela Ana 16/12/2009

Um livro inteligente
Apresentando uma trama inteligentemente enredada (na verdade, são várias tramas perfeitamente encadeadas ou paralelas), narrativa sem monotonia e personagens bem delineados, Stieg Larsson prende a atenção ininterruptamente. Um livro imperdível, sem dúvida.

Pam 09/12/2009

Li o primeiro capítulo e achei mó sem graça...;//

Júnior 20/12/2009minha estante
Lê o segundo, terceiro e assim por diante! O livro é genial e vai te prender!