O Mercador De Veneza

O Mercador De Veneza William Shakespeare

Resenhas - O Mercador de Veneza

Carolina 09/09/2020

Um livro mais que top, topper!!
Eu tô pirando que Ariano Suassuna bebeu da fonte de Shakespeare (O Mercador de Veneza) ao criar o Auto da Compadecidaaaa!

O Mercador de Veneza, comédia em cinco atos, figura entre aa obras mais famosas de Shakespeare. Bassânio, nobre veneziano que malbaratou seus bens, pede ao amigo Antônio, rico mercador, três mil ducados para poder prosseguir com dignidade o noivado com a rica herdeira Pórcia.

Antônio se dispõe a tomar emprestado o dinheiro a Shylovk, agiota a quem antes havia insultado por causa da usura que exercia. Este consente em emprestar o dinheiro sob uma condição: se a quantia não for paga no ptazo fixado, Shylock terá direito a uma libra de carne do corpo de Antônio.

Martony.Demes 26/02/2022

O diálogo agora é com William Shakespeare. As pequenas, porém gigantes, obras sao: 1. O mercador de Veneza

Quem não conhece esse grande clássico, que inspirou outros grandes escritores como, por exemplo, Ariano Suassuna.

A peça narra a história do personagem mercador Antônio, que consegue um empréstimo junto ao agiota judeu Shylock, para Graciano para obter a mão de Pórcia. Porém, a Antônio tinha como garantia seus investimentos que estavam em alto mar e por ultimo uma parte de sua própria carne! Logo Antônio perde toda sua fortuna, com naufrágio (ou sumiço) de todos os barcos.

Ao tempo em que Graciano se casa com Pórcia, ele descobre que Antônio está na pior e terá que dá uma pedaço de sua carne, próxima do coração. E com isso sua morte.

Apesar de Pórcia oferecer dinheiro para pagar a dívida de Antonio, que ajudou seu pretendido, Shylock não aceita e quer, na verdade a carne de Antônio. Nesse momento, Pórcia tem uma ideia genial para livrar a vida de Antônio. Quem sabe??

Como falei, foi uma obra que inspirou Ariano Suassuna, em o Auto da compadecida.

É uma peça um pouco polêmica, pelo tom antissemitismo! Porém, como li depois, todos os personagens estão errados, e não apenas de um só.

João 27/08/2021

Leitura reflexiva.
Mais uma grande obra do maior dos dramaturgos! Entendo perfeitamente o contexto histórico da época e a série de questões que podem trazer conflitos nos costumes da sociedade desta época, mas é preciso reconhecer os méritos e conceitos que são trazidos nesta.
A natureza humana e nossas falhas são muito bem retratadas nas escolhas dos escrínios.
A sabedoria de Portia é inspiradora.
Temas como vingança e amizade, em minha opinião, são os que mais se destacam.
A frase do famoso filósofo Seu Madruga: ?a vingança nunca é plena?.?,mais uma vez, mostra-se como norte.

Livia.Gabriela 25/06/2023

Em alguns momentos fiquei perdida. Achava que o livro era outra história totalmente diferente, mas, não deixa de ser boa. Adorei o final

João Vitor 12/04/2021

Shakespeare que me perdoe, mas não rolou pra mim...
A peça conta a história de Antonio, um importante mercador da cidade italiana de Veneza, que se vê no papel de emprestar uma bela quantia em dinheiro para seu amigo Bassânio, o qual precisa desse dinheiro para viajar e cortejar uma bela jovem que está prometida a casamento - Pórcia.

Porém, Antonio está passando por uma situação financeira complicada e por isso pede emprestado dinheiro a um agiota - Shylock, o qual aplica rígidas condições em cima de Antonio - quem ele despreza. Por conta disso, quando Antonio não consegue quitar sua dívida, o judeu Shylock o leva ao tribunal com muito prazer.

É a partir daí que a história toma várias reviravoltas.

Particularmente, não consegui me envolver com a história e com os personagens, parecia tudo muito distante e superficial para mim. Terminei com uma sensação de "ah ok, próximo" e nada mais.

Marcia 11/02/2024

Shakespeare! Mais um pra conta!
Livro curto, escrita muito agradável e dinâmica.
Nessa peça não encontraremos personagens que ficam filosofando e sim muita dinâmica entre eles.
O cenário é Veneza e também a fictícia Belmonte. Nessa história temos alguns núcleos que entrelaçam mas o principal é sobre uma dívida entre o cristão Antônio e o judeu Shylock.
Shakespeare não poupa nenhum dos dois e deixa claro defeitos tanto de cristãos como de judeus.
Eu li alguns textos sobre essa peça que dizem ser antissemita, mas, eu Márcia, não achei pois ha críticas sérias com os dois.
A dívida entre Antonio e Shylock era pra ser tranquila, um simples empréstimo que tudo indicava que seria paga sem transtornos. Mas... claro que revezes irão aparecer e muitas emoções surgir.
Quem mais se destacou para mim nessa peça foi a moça Pócia que se mostra muito destemida e inteligente. Gostei muito da ousadia dela.
Uma leitura rápida e muito prazerosa.
Recomendo a todos.
Valeu!!!

gi 27/10/2023

Esperava um pouco mais...
Considerando todas as obras que já li de Shakespeare, essa foi a que eu menos gostei. Temos aqui uma obra com vários enredos interligados e interessantes, mas eu fiquei um pouco insatisfeita com o desfecho da história. Um dos personagens principais sofre consequências que, ao meu ver, não condiz com seus erros. Agora entendo o motivo dessa ser uma das obras mais polêmicos do autor.

O ponto alto continua sendo a escrita envolvente e equilíbrio entre drama e comédia que somente o Shakespeare consegue fazer. Ele é um mestre nisso e aqui não é diferente. Pena que os personagens não me encantaram no mesmo nível que a parte técnica da obra.

Uma_leitora_qualquer 06/08/2023

Uma excelente obra Shakespeariana
A obra "O Mercador de Veneza" faz jus a sua relevância entre os escritos do ilustre William Shakespeare.

Acredito que a leitura no formato original seja ainda mais emocionante, mas em prosa já demonstra a mestria dessa obra, pois ela é capaz de te cativar através das personagens.

Confesso que em alguns momentos a tradução pode não ter ajudado, mas nada que prejudique o relacionamento com essa leitura.

Resumidamente, a história trata do acordo feito entre Antônio (um respeitado mercador de veneza- por isso o nome) e Shylock (um credor ganancioso), por causa de uma aventura de Bassânio, amigo de Antônio, para casar-se com Pórcia, uma bela jovem de Belmonte, mas algo inesperado acontece com Antônio...

O que me chamou muita atenção é que existem várias sub-tramas e de modo muito natural, todas conseguem se conectar ao enredo principal.
Sendo assim, recomendo muito investir tempo apreciando a leitura desse livro!

Obs: Dêem uma atenção especial à abertura fabulosa do capítulo "O Julgamento"!!
Dani.Pivatelli 06/08/2023minha estante
Agora eu quero ler

Dani.Pivatelli 06/08/2023minha estante
Comentei ontem q nunca li Shakespeare e queria escolher um

cinnamonb0y 21/12/2022

Finalmente acabei!!!
Demorei 3 dias pra ler só 96 páginas(leio o dobro disso por dia normalmente)
Foi uma leitura cansativa e forçada. Muitos personagens começaram a aparecer e um quebra-cabeça se formou no meu cérebro.

Três pontos que eu quero ressaltar, que foram as únicas partes do livro que me deixaram "interessado".

1. Bassânio e Pórcia, e Graciano e Nerissa(os casais que ficaram juntos, e os diálogos deles são bonzinhos)

2. Shylock e a intolerância religiosa que ele sofre(E uma fala dele que é muito dolorosa e que reflete a vida de muitas minorias hoje em dia).

3. O plot da Pórcia e da Nerissa no fim, que confesso que foi legal.

De resto, só me cansou, mas mesmo assim terminei.

raposoreads 21/03/2021

O QUE EU ACHEI DO LIVRO O MERCADOR DE VENEZA
Do ano passado para este resolvi me aprofundar um pouco mais na literatura inglesa, apesar de já conhecer os clássicos de Shakespeare (Romeu e Julieta, a Megera Domada) por cima, resolvi começar pelo Mercador de Veneza como leitura. Eu realmente me surpreendi, não achei que fosse gostar tanto quanto gostei, é um livro de fácil compreensão, também fica bem evidente os aspectos jurídicos que são relatados no decorrer da historia, ao pesquisar um pouco sobre a historia me chamou bastante atenção a ver que o livro foi construído em cima de um brocardo latino ?pacta sunt servenda? que signica que ?os pactos devem ser respeitados?, posso dizer também que o autor souber expressar muito bem todos sentimentos que foram descritos como amor, ódio, vingança, orgulho e amizade.

site: https://www.instagram.com/raposoreads/

Sjapa019 08/05/2024

O mercador de Veneza
Antônio para ajudar seu amigo Bassânio a sair com uma mulher pediu 3 mil ducados a um agiota mais conhecido como seu inimigo Shylock.
No contrato, Shylock reduziria os juros mas em troca teria um bom pedaço de carne de Antônio, que aceitou de bom grado já que possuía bens para dispor caso acontecesse.
Até que seus barcos naufragaram, perdendo seus bens e tendo que doar uma parte da sua carne como estava escrito no contrato.

Canteli Marcio 13/01/2024

Copiou uma esquete do Auto da Compadecida, ops... pérai... é o contrário rsrsrs
Na minha opinião Shakespeare e Ariano Suassuna estão no mesmo patamar.

. J e n n i . 06/04/2021

Gostosinho
Embora achava que seria apenas a história do mercador de Veneza, gostei de ler as coletâneas de Shakespeare, mas foram histórias breves, reunidas em formas de narrativas rápidas, e não peças detalhadas.

Analu 10/03/2022

Resenha
Achei bastante interesse o projeto "Reencontro literatura".
Tenho dificuldade em compreender os clássicos por conta da linguagem difícil, e sem perder a essência, a obra ficou de mais fácil compreensão.

Leonhard 20/09/2020

Acho que "shakespeare" já "adjetiva" a qualidade do trabalho
Deliciosa de ler (imagino que se você não for judeu), com uma riqueza de detalhes para serem observados, estudados e desenvolvidos que me fascinou. Ri, pensei e novamente, tal qual em Otelo, me deu uma vontade louca de interpretar no teatro.