O Mercador De Veneza

O Mercador De Veneza William Shakespeare

Resenhas - O Mercador de Veneza

William LGZ 05/04/2022

"Uma metralhadora de frases icônicas"
Já estava ficando meio desanimado lendo Shakespeare achando que o melhor já tinha passado, pelo menos entre os livros que posso ler, mas fui surpreendido de forma grandemente positiva por este último aqui.

Antes de tudo, devo dizer que essa obra é uma metralhadora de frases icônicas genial! Acho que foi a peça do meu chará onde eu mais destaquei trechos, sem contar outros pontos excepcionais como cenas que encaixariam muito bem como parábolas atemporais além de personagens realmente fascinantes como o judeu Shylock, por exemplo.

Confesso que, ao começo, eu estava lendo sem dar a devida atenção, devido à uma certa trama de pretendentes que eu não via sentido algum de estar nesse livro (naquele momento), e algumas coisas me fugiram. Mas ao concluir e rever a trama em minha mente, percebi o quão bem engenhosa ela foi e aqui, um dia depois, apenas tenho boas opiniões à seu respeito!

Eu a recomendo demais, principalmente aos amantes de clássicos e para fãs de Shakespeare que ainda não tiveram a chance de pôr as mãos neste seu trabalho! Vale a pena demais.
ju 05/04/2022minha estante
passo mal toda vez com o "meu chará" kkkkk

William LGZ 06/04/2022minha estante
RHSHDJDDKDHSKDHHDKSHDJ
Eu sempre aproveito pra ressaltar!

I Love It Group 29/02/2016

Resenha de Quico Cordas
"O Mercador de Veneza" faz parte das maravilhosas obras do Bardo Shakespeare. Muitos, mesmo sem ter lido suas obras, o acham ultrapassado. Outros só conhecem "Romeu e Julieta". Para começo de assunto, ele é o poeta, ainda hoje, mais trabalhado do mundo e, por eu ter lido todas as suas obras e ser apaixonado por seus escritos, reconheço que seja uma linguagem rebuscada (embora já haja adaptações com vocabulário mais fácil), mas aconselho sua leitura. Para sua iniciação em Shakespeare, aconselho "O Mercador de Veneza" que é uma comédia-trágica muito atrativa e geniosa.

A trama se passa em Veneza, Itália, nos anos de 1596 a 1598, e se inicia quando um nobre veneziano, chamado Bassânio, resolve viajar para Belmonte, para se candidatar como um possível pretendente da dama Pórcia. O requisito-mor, estipulado pelo pai da dama, que permitiria a qualquer um se candidatar para futuro marido da jovem, era que se tivesse determinada quantia de ouro para dar à família da dama belmontense.

Bassânio, no entanto, não tinha dinheiro suficiente para oferecer ao pai da jovem, mas por estar interessadíssimo em um relacionamento com Pórcia, vai atrás de uma forma de conseguir a quantia necessária. Eis que Bassânio recorre a seu velho amigo Antônio que, infelizmente, não tinha o dinheiro para emprestar-lhe. Então, no intuito de ajudar seu amigo, Antônio leva Bassânio a Shylock, um agiota da época, para perdir-lhe um empréstimo. Shylock é semita e Antônio e Bassânio são antissemitas, ou seja, a negociação é calorosa e complexa, mas Shylock acaba aceitando fazer um acordo muito fora do convencional: ele emprestaria o dinheiro para Bassânio que, caso não o pagasse até o fim do prazo, teria que permitir que Shylock retirasse uma peça da pele de Bassânio.

O fim do prazo chega e Bassânio não tem o dinheiro para pagar o agiota e este vai lhe cobrar seu acordo não convencional. É aí que entra o gênio de Shakespeare, pois, até o final do livro você ficará ansioso e com uma expectativa muito grande para saber se e como Bassânio se livra da enrascada em que se meteu. Leiam e vocês vão ver o um verdadeiro "golpe de mestre".

site: https://www.iloveitgroup.com/resenhas/o-mercador-de-veneza-william-shakespeare
Laisemachado 21/06/2016minha estante
Não é de Bassânio que ele quer tirar a carne, e sim de Antônio, pois Antônio que fica sendo seu fiador.

Beatriz Campos 27/11/2016minha estante
undefined

Liliane 14/07/2020

Uma peça escrita por volta de 1596, conta a história de Antônio, fiador de uma dívida com Shylock, um judeu que praticava empréstimos com juros. O dinheiro foi usado para que Bassânio, amigo de Antônio, viajasse para cortejar Pórcia,uma bela jovem que receberá uma bela herança. Antônio não consegue quitar a dívida dentro do prazo e o caso é levado ao tribunal. A situação ficou bem feia pro lado dele, mas uma reviravolta fez com que se resolvesse de forma surpreendente. Pórcia foi figura fundamental no resultado, mas pra isso, precisou se passar por homem para conseguir tal feito. Uma peça que fala de amizade, amores, ódio, discriminação racial, dentre outros temas. O Mercador de Veneza nos coloca pra pensar e mais de quatro séculos depois, o que vemos, são nossos tribunais encharcados de ódio, pessoas sendo discriminadas devido a cor de sua pele, mulheres sobrecarregadas chamadas de guerreiras por aqueles que as subestimam, intolerância religiosa num Estado denominado laico, humanos que se transformam em animais violentos tentando justificar a defesa do "homem de bem".
"Como é belo o exterior da falsidade!"
JP 14/07/2020minha estante
????????????

Liliane 14/07/2020minha estante
??

Jorisdana 23/03/2023minha estante
livro do shakespeare com final feliz? vou ter que ler

Caio Silva 24/03/2023minha estante
kkkkkkkkk então

Helena Eher 27/11/2014

Enredo ótimo, linguagem complicada
A história se passa em Veneza, quando Bassânio (sim, esse livro tem nomes bem diferentes) pede que Antônio, um grande amigo e mercador de Veneza, o ajude a conseguir dinheiro para pedir Pórcia em casamento.

Pórcia mora em Belmont. Antes de morrer, seu pai deixou um enigma envolvendo três baús. Quem quisesse casar com a moça, deveria acertar o enigma. Muitos pretendentes estavam vindo de diversas partes, mas nenhum conseguia o cargo de “marido”.

Antônio tinha embarcações espalhadas pelo mundo. Ele dependia da chegada de algumas delas para conseguir o dinheiro que ia emprestar a seu amigo. Bassânio, então, teve que pedir um empréstimo a Shylock, um judeu que emprestava a juros. Antônio seria seu fiador, ele e Shylock tinham muitos desentendimentos. Como Shylock não gostava de Antônio, ficou acertado que ele emprestaria 3 mil ducados que deveriam ser devolvidos em 3 meses ou então “se a quantia ou quantias não pagardes, concordais em ceder, por equidade, uma libra de vossa bela carne, que do corpo vos há de ser cortada onde bem me aprouver.”

Essa é a trama principal da história: a busca pelo futuro marido de Pórcia, suas aflições com cada pretendente que conhecia, a ida de Bassânio ao encontro de Pórcia e o pagamento da dívida entre Antônio e Shylock.

Confesso que, no começo, pensei em desistir do livro algumas vezes, porque ele é escrito como texto teatral e com uma linguagem bem difícil, o que acaba deixando a leitura mais lenta. (Acredito que a edição que eu li, também não tenha ajudado muito… é essa da foto e está sendo revisada pela Amazon).

Mas, como o enredo me envolveu, decidi continuar e relevar as partes que me atrapalhassem. Assim, deu mais certo. No final, já estava curiosa para saber como tudo se desenvolveria, na torcida de que acontecesse o que eu queria.

A história traz um certo sarcasmo e uma discussão sobre judeus e cristãos, mostrando um pouco do preconceito sofrido pelo judeu Shylock. A trama é bem desenvolvida e apesar de ser, em alguns aspectos, um pouco previsível, também traz algumas partes bem surpreendentes.

site: http://doslivrosumpouco.wordpress.com / https://www.youtube.com/user/helenacintraeher
Renata Cavalcante 01/04/2018minha estante
Eu notei isso também, aí decidi ler a versão da série reencontro. Está em forma de história. Sei que é uma coleção para adolescentes, mas valeu muito a pena ter lido. A história é muito boa me prendeu do inicio ao fim. Acho sinceramente que o importante é conhecer a história e, principalmente, se divertir com a leitura. Pegar um livro com linguagem antiga, difícil de compreender ninguém merece.

Fabiana 09/10/2022

História Cativante
Um livro leve e divertido de ler.

Claro que ficamos preocupados com o destino do comerciante Antônio diante do judeu Shylock, porém o desfecho ao longo das páginas ganhou meu coração.

Pórcia ainda mais sábia e culta do que imaginamos no começo dessa clássica comédia.

Antônio um amigo fiel.

E um final Shakespeariano brilhante.
Pedro 09/10/2022minha estante
De Shakespeare, eu só li Hamlet, mas não gostei tanto assim. Esperava mais profundidade.

Monique @librioteca 30/07/2023

Uma obra complexa e atual...
É impressionante que "O Mercador de Veneza", escrito há mais de quatro séculos, ainda aborde temas relevantes como preconceito, intolerância e violência, e seja capaz de provocar tanta reflexão (especialmente no famoso discurso de Shylock). Aqui, considerar o contexto histórico é essencial, pois a obra foi escrita durante o período elisabetano, com a Reforma Protestante estabelecendo uma nova religião oficial e o banimento dos judeus na Inglaterra, o que influenciou a forma como Shakespeare retratou personagens e situações (muitas vezes revoltante).

A linguagem é clássica, mas o texto é rico e atual, abordando uma ampla gama de temas significativos, como desigualdade e injustiça, tornando a peça relevante até hoje. É uma leitura que nos permite apreciar a genialidade literária de Shakespeare e refletir sobre a natureza humana e a complexidade das nossas relações sociais, sempre repletas de conflitos e dilemas morais. Ao final, com a indignação, surge também o questionamento: será que hoje vivemos em uma sociedade mais igualitária e justa do que a de Shakespeare?

Infelizmente, sabemos que a resposta é: NÃO!

OBS.: Recomendo fortemente assistirem à adaptação do discurso de Shyrock em uma cena de "Ó Pai, Ó" (2007), com Lázaro Ramos e Wagner Moura. A interpretação é de arrepiar... Vou deixar o link.

site: https://twitter.com/olazaroramos/status/1116078755544469504
wagnerlb 10/08/2023minha estante
acabei de ler essa parte e lembrei do Lázaro kkkk

e pior é que dizem e acreditam que ele inventou na hora essa fala

Jaqueline 25/02/2020

Ruim
História sem graça, com anti-semitismo e distorção do povo cristão também pela cristianizacão. Pela época escrita é possível imaginar que as pessoas ainda toleravam isso.
Pedróviz 02/09/2020minha estante
Agora realmente fiquei curioso para ler. Não vou esperar para comprar, vou procurar o PDF logo.

Addie 26/02/2022

Otimo
Ótima trama. O autor é especialista nesses enredos dramáticos, engraçados e românticos, misturando tudo com única mestría.
Cantinho dos livros 26/02/2022minha estante
Foi daí que surgiu o nome Jessica. fiz a leitura para conferir a origem do meu nomezinho! Bom livro ??????

Jojo Cristine 19/05/2020

Este é um livro resumo da história, mas gostei da leitura. Espero ler outros clássicos
Marcos.Azeredo 04/06/2020minha estante
O segundo livro do Shakespeare que estou lendo. Um dos maiores nomes da literatura mundial. O Mercador de Veneza tem cinco atos. Fala de emprestar dinheiro, muito bom, mas tem que ler devagar e saborear este escritor da Inglaterra que nasceu em 1564--1616. Eu li Macbeth e gostei bastante. Mas melhor que ler sempre assistir um filme, porque ele influenciou toda cultura ocidental.

Pedrohp 06/03/2024

Me diverti muito lendo esse livro, não fazia ideia que ele tinha servido de inspiração para o Auto da Compadecida. Me surpreendi bastante no final kkk
Dani 06/03/2024minha estante
Menino fiquei sabendo agora

Paula.Mello 27/04/2020

Mercador de Veneza
Pano de fundo Veneza e o desenrolar de avareza, amizade lealdade e preconceitos ! Shakespeare mais um vez majestosamente !
Luiz Henrique 03/05/2020minha estante
Bom dia.
Tenho uma dúvida: o livro é em forma de ?história? ou divididos em atos teatrais?

Alvinho 08/07/2021

Uma boa distração!
Essa foi a primeira obra de Shakespeare que li. É uma obra muito bonita, com refinada estética na redação e conteúdo de fácil acesso e divertido. Me distraí bem lendo o livro e, claro, em se tratando dele, sempre pescamos umas pérolas para guardar no coração.
O enredo em si trata de amizade e compaixão. Trata das profundezas do encanto romântico. Ao mesmo tempo em que toca questões importantes da época, como o papel das mulheres, conflitos religiosos e a ideia de Justiça. Vale a pena!!! Quero reler um dia e refletir um pouco mais.
Soph 08/07/2021minha estante
Tenho medo de ler pela escrita ser mt formal sabe kkkk

rfalessandra 28/12/2023

Muito cômico
Achei a leitura bem tranquila, bem estruturada e com uma trama bem desenvolvida. O final de certo modo me surpreendeu kkkkk.
Recomendo para os iniciantes em direito. O livro conta a história de um contrato envolvendo uma libra de carne como pagamento de dívida, gerando um debate sobre o que é justo e compassivo, explorando como a lei pode ser rígida e as vezes cruel, e a sua aplicação na prática na idade média.
Além de ser um clássico!!!
Boa leitura.
Udson3 28/12/2023minha estante
Com Shakespeare ( pelo qual adquiri fissura e frisson na adolescência), tive contatos ora pelo cinema ( nas ótimas adaptações de Kenneth Branagh), ora pelos livros. Das poucas peças dele que não li, essa é uma, mas vi o filme com Al Pacino. Amei o texto. As questões morais e jurídicas levantadas são polêmicas para tempos modernos, já que essa obra é comumente apontada como de conotação pejorativa á imagem do judeu.

kassya 28/07/2009

"Não sei, realmente, porque estou tão triste. Isso me enfara; e a vós também, dissestes. Mas como começou essa tristeza, de que modo a adquiri, como me veio, onde nasceu, de que matéria é feita, ainda estou por saber. E de tal modo obtuso ela me deixa, que muito dificilmente me conheço".

Como toda leitura Shakespeare, requer tempo e paciencia, afinal e uma viagem bastante profunda.
Gabriel1075 01/12/2020minha estante
Ler seu comentário me fez pensar que esses sentimentos de Antônio foram uma ''antecipação'' pelo que estava por vir(no caso, a injustiça contra ele). É como se um fardo pesado caísse sobre ele antes mesmo de se tornar Fiador de Bassânio ...