O Mercador De Veneza

Resenhas - O Mercador de Veneza

Livro e Neblina 22/05/2013

Homenagem ao autor do mês - O Mercador de Veneza
i Galera :)

A leitura de hoje, eu fiz pelo livro ser sempre indicado dentro do meu curso. Faço Direito e o Mercador de Veneza, foi um dos primeiros livros a retratar um tribunal em sua história.
Vou tentar resenhá-la e acrescer na resenha alguns pontos jurídicos de destaque que consegui notar.
( ainda estou no segundo ano do curso, então se faltar algo, não me matem. rs) Vamos lá!

Resenha completa no blog: http://livroeneblina.blogspot.com.br/2013/03/o-mercador-de-veneza.html

(TF)

Emanuely 14/06/2013

OMERCADOR DE VENEZA
o mercador de Veneza é um livro muito interessante, que tem um homem chamado Antonio, Antonio era um homem que viajava muito, cruzava o oceano, mas Antonio sofria muito porque ele procurava muito cuidar do mundo e acabava esquecendo de se mesmo, ele achava que cada pessoa tinha que fazer sua parte, ou seja tinha seu próprio papel no mundo.Antonio sempre quis por em pratica seus projetos, ele sempre ajudava e aconselhava seus amigos Antonio era um homem muito rico, mais ele sempre dizia que suas riquezas e formosura sempre esteve no mar Antonio também tinha seus inimigos. um dos seus inimigos era Sherlock, Antonio tinha navios ruindo a tripule e grande comercio de especiarias, aos olhos de Sherlock, Antonio fazia empréstimos e juros baixos,Sherlock achava que diminuía os ganhos, Sherlock e seu povo sempre humilhava o povo de Antonio os venezianos, sempre ouve conflito entre seus povos, só que nesse conflito o povo venezianos venceu. E como Antonio era um homem bom ele perdoou Sherlock, Antonio sempre representou o desprendimento, o amor e a caridade cristã.

Fim.

Canal Gostosa Leitura 26/11/2017

Crispim 22/02/2014

"Terás mais justiça do que querias".
Encantador. Obra que inspirou belíssimas cenas nos filmes Ó pai ó e O auto da compadecida.

Bia 06/03/2014

2014

Gizalyanne 06/06/2014

A história é boa,fala sobre amizade. No entanto gostaria de ter lido uma adaptação pois o texto que li era como falas de teatro e as palvras são muito antigas o que exigiu um dicionário a o lado.

Lueny.Morais 02/04/2015

Muito Bom e interessante!
Muito lindo, mas vocabulário complexo que pede interesse e atenção especial. Além disso belíssima ilustração, sem dúvidas sou fã.

Iagoh 12/04/2015

Antonio: Um mercador de Veneza
Jessica; Filha de shylock
Lonceloto Gobbo: Criado de Shylock
O príncipe de Aragão, Pretendente de pórcia
O príncipe de Marrocos: Pretendente de pórcia.
Pócia: Rica herdeira.

A história se dá em Veneza, A trama toda gira em torno de um contrato entre um judeu rico.
O mercador caminhava pelas ruas com seus amigos eles passeiam pele Riva e eles caminhavam com seus lampiões ao longo de cada um dos lados no caminho que eles andavam. Eles queriam que todos desdobrassem ad velas para que intimidassem um aos outros. O mercado sempre perguntava o seu amigo Antonio, se você estivesse nessa situação meu amigo o meu coração esta no mar e o seu amigo sempre respondia eu apagaria o vento.
O primeiro e o segundo pretendente escolhem, respectivamente, os baús de ouro e prata, e são rejeitados. Já Bassânio escolhe o baú de chumbo, sem se deixar enganar pela aparência pomposa dos outros dois baús, e recebe a mão de Pórcia em casamento.
Enquanto isso, em Veneza, ele decobre que seus navios se perderam em alto-mar. Agora, ele não tem mais dinheiro para pagar Shylock, que resolve vingar-se ele é preso e levado ao tribunal. Bassânio, após seu casamento com Pórcia, descobre o problema em que seu amigo se encontra e parte imediatamente para Veneza; já Pórcia, na tentativa de ajudar o marido e seu amigo..

Terapiadolivro 25/10/2015

Não consegui terminar
Ainda não consegui terminar de ler. A história é interessante mas a leitura é cansativa. Sei q é o autor mas mesmo assim não foi sua melhor história pra mim

Sudan 30/05/2009

O Mercador de Veneza(To be or not to be )This is the question...
Trata-se de uma das obras mais polêmicas
do célebre dramaturgo inglês. Escrito no findar dos anos 1500, época em
que os judeus estiveram ausentes da Inglaterra (foram expulsos em 1290,
e só seriam novamente aceitos em 1655), capta as chocantes caricaturas
feitas pelos ingleses.
Em O Mercador de Veneza, o personagem que mais chama a atenção
não é o mocinho, e sim o vilão, criado para dar um tom cômico à peça.
Trata-se do agiota e judeu _ daí a polêmica _ Shylock, retratado como
indivíduo desprezível. A vítima, o cristão Antônio, cidadão bem
sucedido de Veneza, faz um contrato atípico com o agiota, penhorando
453 gramas de sua própria carne. Agora, o vilão faz questão de tal
medonha extração, o que levaria Antônio a morte. O que se observa é a
velha e infeliz máxima anti-semita. O judeu ?do mal?, quer sangue do
?bom cristão?.
Durante anos, tal peça foi encenada, sempre ascendendo
discussões, ou mesmo pregando o anti-semitismo. Nos territórios
nazistas, por exemplo, essa se tornou a peça mais popular de
Shakespeare nos anos 30 e 40. Após a Segunda Guerra Mundial, a história
tornou-se constrangedora e passou a ser exibida somente com
interpretações mastigadas, tentando expor inclusive as mazelas do
preconceito sofrido pelo próprio Shylock.
O autor, em seu original, também busca trabalhar com o
emocional do vilão, o mostrando como humano em suas características
sentimentais. O fato é que o dramaturgo inglês foi certamente
influenciado pela onda deletéria aos judeus, presente em sua época.
Todavia, é a índole e as convicções ideológicas do leitor ou do
expectador de O mercador de Veneza, que vai relativizar ou aceitar a
pilhagem anti-semita integralmente.

Marcos de Padua 12/01/2016

O MERCADOR DE VENEZA
Pessoal. Não tenho como descrever a alegria que senti por compulsar este compêndio.
William Shakespeare conseguiu compreender com muita eficiência a leitura da alma do ser humano.
Tanto com relação a amizade entre António e Bassanio. Como também entre o amor de Bassanio e Porfia.
Ele criou os personagens. Financiou o pleito e deu a nos leitores uma história real de um verdadeiro amor, e principalmente de uma verdadeira amizade.

Mayda Ribeiro 26/08/2016

O Mercador de Veneza
Muito bom.

Roberta Galdino 24/10/2016

O Mercador de Veneza
Faz um tempinho que li O mercador de Veneza, mas vale muito a pena falar dessa peça... uma comédia shakespeariana, que nos fala de valores! Valores do tipo ter ou ser!

Esse trecho, pode ser interpretado por muitos ângulos. ... mas o que mais me afeta, é o fato de cada dia mais perceber que não importa o quanto se tenha em valores materiais (claro que todo mundo quer ter conforto, pagar dívidas, comprar coisas que lhe agradam) ... Contudo, não é o dinheiro que preenche um espírito vazio...
"Nem tudo que reluz é ouro, proclamam sábios em couro. Muita gente acaba em choro, por só procurar tesouro" Muito bom nota 10!

Sil 29/01/2017

Quero todos!
Preciso ter Shakespeare na minha estante o quanto antes.