O Vampiro Armand

O Vampiro Armand Anne Rice

Resenhas - O Vampiro Armand

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Thalissa.Betineli 28/07/2021

Aquele que usa todos os meus panos (e ainda falta).
Armand é estonteantemente belo, um anjo... Com uma personalidade e gênio de demônio.

"Se eu sou um anjo, pinte-me com asas negras.“

Essa frase representa tanto deste livro, que eu a leio, releio, e sempre imagino a doce face de Armand, seus cabelos castanho-avermelhados, sua graciosidade em se portar como um anjo, e o seu lado mais perverso. Acredito que Armand é o vampiro mais cruel de toda a série. E também é o meu segundo personagem favorito.

Pouco apresentado em Entrevista com o Vampiro, apenas como um ser de aguçado interesse em Louis, além de uma crueldade que aplaudi hehe, em O Vampiro Lestat conhecemos uma parte da sua vida nas Trevas. Aquela que para mim, representa a sua degradação, a fase mais triste e retrógrada da sua vida.

E também, me leva a refletir que Armand é o que é, pela sociedade. O meio o moldou, a crueldade do mundo o fez se tornar esse ser tão sombrio, taciturno, cruelmente sedutor e belo.

Tirado de sua família em Kiev, acho sua história uma das mais pesadas, por envolver tráfico de criança, prostituição infantil e diversas formas de abuso. Nem entrarei na problemática Armand x Marius, pois infelizmente, eu os amo. Anne conseguiu me fazer passar pano para esse romance, pelo simples fato de que Marius ofereceu o mundo a Armand, e esse amou e quis Marius mais do que isso. Esse amor e carinho entre eles, de uma forma um tantinho distorcida, deu uma leveza ao livro, uma que... Assim como o palácio pegou fogo, também desabou quando entramos no período das Trevas de Armand.

Envolvido em uma sociedade tão cruel desde pequeno, transformado em vampiro pelo homem que ama, e arrancado dele de uma forma tão drástica, jogado na sarjeta, na escuridão dos cemitérios, e doutrinado a se achar o Filho do Satã, como é possível, um jovem ter uma mente sã?

Todos os meus panos são para ele, desde sua forma deturpada de tratar os outros, até sua sutil evolução nos livros finais das Crônicas. Armand sempre representará mistério, dor, sofrimento, crueldade e o mais puro do que é ser um vampiro criado na escuridão. Senti toda a sua miséria, sua dor, foi um dos livros que mais me marcou, e um dos personagens que mais me cativou. Amei-o do começo ao fim da sua história, desde criança pura e doce, para o vampiro secular lapidado para causar loucura.

Pâm 29/10/2021

Finalmente terminei esse livro.
Os livros da Anne Rice são muitos densos e tenho que ler com calma para absorver todo o conteúdo. O vampiro Armand especial foi o livro mais denso da autora p mim.

A história de Armand é ótima, mas confesso que não me chamou tanta atenção quantos o últimos livros Menmoch e Pandora..

De todos os vampiros das crônicas vampirescas acho que o vampiro Armand tem a personalidade mais peculiar para um vampiro, apesar da sua natureza assassina é um personagem amoroso e carinhoso e achei isso meio intrigante. Anne Rice sempre arruma um jeito de me surpreender, seja pela história em si ou pelo personagem.

GG 22/10/2021

Muita gente reclama do homoerotimos mas é literalmente a melhor parte ! É a característica principal dos vampiros da Anne Rice e gostei que nesse ela aprofundou mais. Agora, questão da religiosidade realmente me incomodou... Dá pra sentir de longe que a Anne Rice tá na fase crente dela e conseguiu se retorcer pra fazer o conceito do vampiro crente acontecer (kkk?) Por isso gostei mais da primeira parte do livro quando ele ainda estava em Veneza, depois ficou mais chato.

Cléo 07/02/2024

O livro mais cansado das crônicas
? O sexto livro das crônicas vampirescas foi uma das mais complicadas leituras que eu fiz recentemente.

? Contendo 372 páginas, sendo uma boa parte delas de uma história muito extensa e um pouco cansativa, o Vampiro Armand me deu diversos gatilhos e pra essa review vamos precisar dar alguns spoilers, mas nada que comprometa a história.

? A começar, o Armand passou por muita violência quando ainda era uma criança, e foi vítima de tráfico humano, vivendo diversas situações de abuso, e foi exatamente o pior gatilho pra mim durante a leitura.

? Além disso Armand é bastante melancólico e extremamente religioso, o que tornou a leitura um pouco repetitiva.

? Existe uma quebra da imagem dos vampiros que estamos acostumados a lidar durante as crônicas, o Marius por exemplo que ela um vampiro dos mais respeitados se mostrou imaturo e hiperpassional mesmo com todo tempo de vida.

? Por fim, o final me surpreendeu de uma maneira um pouco negativa.

? Em um geral esse livro foi bastante cansativo, e é o mais fraco das crônicas até agora. Não curti a vibe do Armand como narrador, o que é engraçado visto que muita gente o adora.

wendelwonka 07/01/2021

Amadeo/Armand
Uma ótima continuação das Crônicas Vampirescas. Uma pena q comece TÃO arrastado. A evolução do meio pro fim é incrível.

Hazuki 20/01/2010

Não consigo gostar desse livro. Simplesmente não consigo. Para começo de conversa, só me senti na obrigação de lê-lo para que as crônicas dos vampiros não ficasse "solta". Nunca fui fã do Armand e este livro só me fez odiá-lo mais ainda. Eu até tentei enxergar a história sob perspectiva dele e do Marius, mas por mais que a idéia de um homem maduro preso eternamente no corpo de um rapaz de beleza angelical seja boa, a constante e exaustiva repetição desse fato simplesmente enche o saco. O próprio Armand se julga muito adulto, mas durante O LIVRO INTEIRO seus atos contradizem seus pensamentos. E tem muita coisa que o Armand faz que simplesmente não dá para entender e que nem os momentos de suposta "insanidade mental" são capazes de justificar, ao contrário do que acontece com o Lestat.

As ceninhas de flashback do vampirinho ruivo só serviram para fomentar meu ódio por este personagem aguado que só choramingou pelo mestre durante mais de metade do livro (para depois abandoná-lo de forma completamente infundada). O que fez o livro valer para mim foi o finalzinho, quando ele pareceu FINALMENTE ter caído em si depois das atrocidades que cometeu (e não estou nem mencionando a aparição do Louis, que é o meu personagem preferido desde o começo da série).

Horrível. Leio VIOLINO de volta, mas não leio Vampiro Armand novamente.

Ramon 21/11/2020

...
"Uma escola, um local de esperança, uma promessa de redenção suficientemente grande para acolher até a nós, os Filhos da Escuridão [...]" - Armand

"A história não pode ser contada sem que um elo seja ligado ao outro, e nós, pobres órfãos do tempo cronológico, não conhecemos outra forma de medir senão os de sequência" - Armand

"Talvez valha a pena fazer uma incursão ao mundo oficial de vez em quando [...]" - Armand

"Nas profundezas do Inferno [...] os demônios não se amam?" - Allesandra

- Mestre, o que acontecerá com nossas sombras se nossos corpos forem destruídos?
- Só Deus sabe, Amadeo. Eu não tenho esperanças de saber. Já vivi muito para pensar em me destruir [...] Que tenhamos vindo do nada e voltemos para o nada é algo inteiramente possível [...]

"Aproxime-se ao máximo da verdade, para mentir melhor" - Marius

"Entrei para o Mundo das Trevas com faculdades diferentes" - David

VdeVeruska 18/09/2018

Não deu...
Juro tentei...tentei de verdade....mas não deu....oh livro chato.
Cara que leitura forçada, odiei cada pagina, me frustei !
Parecia que eu estava lendo um romance hot de quinta categoria...serio, acabou com a imagem dos vampiros que eu tanto gosto.
Ainda tenho os outros livros da serie para ler...mas juro que estou sem pique nenhum...

Dudu.Bridges 02/09/2020

Amadeu também poderia ser o título do livro
Uma das coisas que me cansou no livro foi o excesso de luz o personagem que tem vários nomes fica mais da metade como Amadeu e seu complexo de édipo filosófico.
Sei que tava perto do final e eu me perguntava:
Porque chama Armand? Aí no final que ele se torna o próprio do título num ambiente mais escuro resumido.
Não foi meu favorito da Anne Rice, pontos positivos para a duplicidade de personalidade que ela consegue dar a ele e sua relação independente de sexo e amor com um superior sábio.

Mika 24/02/2012

Meu livro favorito
De todas as crônicas esse, ao lado de Sangue e ouro são meus favoritos.
Sexy, melancólico e muito bonito. Anne Rice se aprofunda em detalhes o que deixa o livro muito rico.
Adoro a complexividade dos personagens, e a relação armandXmarius.
Recomendo MUITO

Flavia_fernandes 23/02/2023

Mais um livro que a autora tenta dar uma profundidade forcada demais e só faz o personagem parecer chato.

Camila1856 19/08/2013

Ruim
Um personagem interessantíssimo e uma história de m***a. Um personagem ótimo, que se destaca desde o primeiro livro, e no seu próprio livro é digno de pena !
Chay3 26/11/2013minha estante
Concordo, o livro é ruim, a narrativa é por vezes entediante e o personagem é lamentável, prefiro continuar com a imagem do primeiro livro.

Bonaparte 13/01/2014

Vampiros servos de deus?
Não tenho nenhuma ressalva quanto à religião de Anne Rice ou a qualquer outro aspecto de sua vida pessoal. Mas sua conversão ao cristianismo prejudicou visivelmente sua obra. Nada contra sua religião, apenas mantenha-a longe das crônicas vampirescas. Se queria tanto escrever histórias sobre jesus, que criasse uma outra série literária.

A narrativa contém alguns elementos interessantes. Mas é ridículo e até infantil o modo como a mitologia dos vampiros é misturada com a história bíblica. Acabou com o personagem do Armand! Definitivamente, o última livro que leio das crônicas vampirescas. Estou decepcionadíssima.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6