As veias abertas da América Latina

As veias abertas da América Latina Eduardo Galeano

Resenhas - As Veias Abertas da América Latina

Mau 20/10/2023

Um verdadeiro clássico para entendermos como o colonialismo explorou as nossas riquezas e como o imperialismo tem afetado o processo de formação econômico e político dos países latino-americanos. ?Aqueles que ganharam só puderam ganhar porque perdemos [?] Nossa derrota sempre esteve implícita na vitória dos outros. Nossa riqueza sempre gerou nossa pobreza por nutrir a prosperidade alheia: os impérios e seus agentes nativos?.

Filippini 09/10/2022

"O passado é mudo? Ou continuamos sendo surdos?"
"Nestas terras, não assistimos à infância selvagem do capitalismo, mas sua decrepitude. O subdesenvolvimento não é uma etapa do desenvolvimento. É a sua consequência. O subdesenvolvimento da América Latina provém do desenvolvimento alheio e continua alimentando-o. Impotente pela sua função de servidão internacional, moribundo desde que nasceu, o sistema tem pés de barro."
Vinicius 10/10/2022minha estante
Espero lê-lo antes de morrer

@realrisso 30/04/2021

As veias abertas da américa latina - Eduardo Galeano
"Uma contribuição muito importante para a compreensão do passado, que alimenta um presente ambíguo e incerto."
Assim definido por Peter Roman (Scince and Society).

Um livro maravilhoso para entender muito sobre a história da América Latina e como a cultura extrativista influenciou na maneira de se fazer política até os dias atuais.

O livro aborda o sentimento anticapitalismo e anticoronelismo. Porém, em 2014 foi contestado pelo próprio Galeano, aonde ele critica a própria obra. Dizendo que o texto não é tão bom, e que na época que o escreveu não tinha total preparação para tratar dos assuntos.

Analisei lendo o livro que apesar da ótima prosa e sensacionais detalhes do ponto de vista histórico, existe sim pontos escritos com uma narrativa um tanto rasa com tom de pessoalidade. Mas que não reduz o peso desta grande obra que eu adoro. Recomendo muito a todos a leitura desse maravilhoso livro, porém, com a compreensão da visão idealista de um jovem escritor na década de 70. Este "best seller" é reconhecido por alguns como a "bíblia da esquerda".
_

Thiago 01/06/2020

Livro obrigatório, para todos latinos americanos. Entender o que nos tornamos e porquê?

Bianca1771 27/05/2021

Que livro necessário, mas nem por isso menos doloroso e revoltante de ler.
A gente aprende pouco e de maneira muito parcial sobre a nossa própria história na escola.
Galeano fez aqui um trabalho incrível de tirar a venda e escancarar as feridas da América Latina.

"A causa nacional latino-americana é, antes de tudo, uma causa social: para que a América Latina possa nascer de novo, será preciso derrubar seus donos, país por país. Abrem-se tempos de rebelião e de mudança. Há quem acredite que o destino descansa nos joelhos dos deuses, mas a verdade é que trabalha, como um desafio candente, sobre as consciências dos homens."

romulorocha 28/03/2021

Veias abertas da América Latina - nota 9,0/10
Um livro extremamente instigante, cheio de gatilhos e realismo sobre nossa própria história.

Galeano é um daqueles autores que todo latino americano deveria ler. Ao ler suas obras, somos levados a um reencontro com nossa própria história, identidade e valores.

? Exportamos produtos ou exportamos solos e subsolos? [...] O passado é mudo? Ou continuamos sendo surdos?

Antônio 20/10/2020

A necessidade de reler As Veias Abertas da América Latina me veio no ano passado depois de inúmeras intervenções estadunidenses nos países latinoamericanos: o preocupante incentivo à "Iniciativa América Cresce", as intervenções militantes e econômicas na Venezuela durante todo o ano de 2019, o estreitamento das relações geopolíticas entre Brasil e EUA, dentre tantos outros exemplos que escancararam o interesse de Trump nos países daqui.

O livro terminou de ser escrito por Eduardo Galeano nos últimos dias de 1970. Eu o li pela primeira vez em 2015 e hoje, em 2020, a obra continua extremamente atual, como uma das grandes referências anticapitalistas dos nossos tempos. A razão disso se evidencia logo no início do livro quando o autor fala que "a história é um profeta com o olhar voltado para trás: pelo o que foi, e contra o que foi, anuncia o que será".

Recontando a história de exploração, colonização e genocídio dos nossos povos originais e das nossas terras, o livro perpassa pela febre do ouro e da prata, pelos castelos de açúcar, o investimento norte-americano nas empresas de extração do petróleo até chegar na industrialização e no crescente número de bancos estrangeiros em solo latinoamericano. Quando Eduardo Galeano escreveu o livro, a maioria dos países latinoamericanos eram atravessados por ditaduras financiadas pelos Estados Unidos.

O livro nos remonta ao passo a passo que levou ao subdesenvolvimento das nossas terras. Desenvolvimento que "não é uma etapa do desenvolvimento. É a sua consequência. O subdesenvolvimento da América Latina provém do desenvolvimento alheio e continua alimentando-o".

Rodrigo Leão 28/07/2023

Incrível
Uma leitura essencial para quem quer entender o que é o papel de um colonizador e quais suas influências em uma cultura!

Italo 04/08/2021

Deixou o capitalismo peladinho
Esse livro é magnífico e atemporal! Eduardo Galeano, com uma linguagem bastante acessível e sem ser superficial, desmascara completamente o sistema capitalista desde os seus primórdios até os dias de hoje (mesmo o livro sendo de 1970, afinal de contas, essas veias nunca pararam, ou pararão, de sangrar)

Alexandra.Tavares 21/10/2020

Necessário!
Excelente livro e com certeza deveria ser leitura obrigatória em algum momento da vida. Esclarece muito sobre nossa história e porque a miséria é tão presente nos países dessa região desde o nascimento destes.
Thiagookling 23/11/2020minha estante
Esse momento já deveria ser no ensino médio né?

Alexandra.Tavares 23/11/2020minha estante
Com certeza!

Victor 27/11/2020minha estante
Eu li na sexta série, hora de ler de novo.

Karol 05/07/2022

Orgulho da minha América Latina
Eu queria agradecer a vida pela oportunidade de ter lido este livro. Eu me senti extremamente conectada com as minhas raízes e orgulhosa do meu sangue latino. A América Latina é fruto de muita exploração e consequentemente o seu povo acaba sendo sofrido. Acho que reconhecer isso e tentar mudar cada dia mais o sistema capitalista e exploratório que nós vivemos para mudar nossa realidade é essencial. É isto.

NETO 07/12/2023

História do capitalismo começa nas colônias sul-americanas
Só posso comentar uma coisa: LEIA ESSE LIVRO! ELe deveria fazer parte do curriculum das escolas de toda a América Latina.

Eduardo 15/07/2023

Leitura obrigatória para todos latino-americanos
As Veias é um livro quase biográfico. Narra e descreve o "desenvolvimento" da América Latina, detalha como as fagulhas de esperança e unidade foram estranguladas pelo imperialismo europeu e norte-americano desde o princípio de sua história mundial.

Com linguagem acessível, a leitura torna-se muito mais revoltante, aproximando o leitor que à todo custo era distanciado dos fatos apresentados pelo livro.

"[...] a primeira condição para mudar a realidade é conhecê-la."

gab 09/08/2022

Completamente necessário. Apesar de ser massante em alguns momentos, o livro não falhou em me relembrar o quanto eu odeio os Estados Unidos e a Europa. Incrível!!

MIRANDA 06/05/2022

... a verdade da colonização , exploração e massacre sanguinolento desses invasores nas terras sul americanas ...
palavra para o livro : Ganancia