As veias abertas da América Latina

As veias abertas da América Latina Eduardo Galeano

Resenhas - As Veias Abertas da América Latina

Vanessa - @livrices 13/02/2019

Pra quem ainda insiste em pagar pau pros EUA
Considerado um clássico de história latino-americana feito por um não-historiador, As Veias deveria ser uma leitura obrigatória pra todos nós que nos dizemos politizados.
Galeano, de forma romantizada, destrincha todo o passado avassalador do povo latino. A 1a parte do livro trata do início da colonização e exploração espanhola e norte-americana, enquanto a 2a se dedica mais à consolidação capitalista e incorporação do servilismo (ou as revoluções) pelos principais países em questão: Brasil, Uruguai, Cuba, Venezuela, Chile, Colômbia, Peru, Argentina, Paraguai, Bolívia e México.

É um livro denso, que trata sobre geopolítica e economia, c/ pitadas de sociologia. Exige uma leitura atenta e anotações (pelo menos eu tive essa necessidade). Saber mais sobre o nosso passado é de expandir qualquer linha de raciocínio que você tenha. Ainda mais quando esse passado é mais presente do que nunca, como no caso de As Veias.

Galeano nos pega pela mão e mostra com detalhes e dados como a riqueza natural de países constituem a sua desgraça. Como o desprezo pela diversidade, aliado à ganância, causa a ruína de muitos e a ascensão de poucos. Como o subdesenvolvimento da América Latina não é um estágio de um futuro desenvolvimento, mas uma consequência do atual, dos países poderosos. Como as inúmeras chacinas, guerras e ditaduras estão sempre enraizadas em jogos político-econômicos e disputas por riquezas naturais, de sorte que solos férteis e climas propícios jamais terão paz na esteira do monopólio capitalista.

{Sempre que o imperialismo começa a exaltar suas próprias virtudes, convém revistar seus bolsos. P. 292}

{O desenvolvimento é um banquete de escassos convidados, embora seus resplendores enganem, e os pratos principais estão reservados às mandíbulas estrangeiras. P. 347}

Um livro para ser repensado, digerido, relido, relembrado, repassado, indicado, emprestado, compartilhado...

IG: @livrices

site: https://www.instagram.com/livrices/

Julio.Argibay 10/06/2021

Sim senhor
Bom, este livro eh imperdível, deveria ser obrigatório no ensino médio nacional. Você eh transportado através da história para compreender porque há tantas distorções socias nos países hermanos e também no nosso. O livro vai da conquista espanhola das civilizações pré colombianas aqui existentes e sólidas até a exploração das multinacionais dos países latino americanos. No meio dessa história, passamos por guerras, devido a interesses ultra mares. Golpes de Estado financiados pelo Tio San e pela jurássica rainha, dentre outras canalhisses q possibilitaram nosso estado atual de falta de esperanças e perspectivas, culminando com o Fascismo. Um sistema político anacrónico, viabilizado por mentes perversas e doentias. Deus nos livre. 500 mil mortos. ... Será que sempre precisará de ridículos tiranos?

Maia 31/01/2021

Um livro cheio de detalhes narrando a verdade dos acontecimentos latino americanos. Conteúdo muito enriquecedor sobre uma história que não é contada.
Entretanto, por ter tantos detalhes , não consegui extrair o quanto gostaria. Sinto que li vários livros em um. E muitas vezes isso para mim ficou confuso.
Não vou avaliar com estrelas porque acho que essa é uma obra para consultas e leituras posteriores para que se tire melhor proveito dela.

Vanessa 06/10/2022

?Todo latino americano deveria ler este livro?. Simon
Um amigo italiano me disse isso e, desde então, nunca mais me saiu das veias, desculpa, quis dizer da mente, essa auto cobrança de que algo de muito importante teria neste livro para um estrangeiro, casado com uma cearense me dizer isso. Um estrangeiro brasileiro, cheio de amor pela nossa terra e que fez dela sua terra também.

Então, antes de qualquer coisa, gratidão eterna a Simon, que em 2019 me abriu a possibilidade de conhecer o que as ditaduras do mundo tiraram de nós o direito de saber.

Gratidão eterna a Eduardo Galeano e todos os corajosos e compromissados com a verdade, autores de tantas obras que têm por objetivo responder as centenas de perguntas sobre o porquê de um continente tão rico, que tinha tudo pra ser próspero vive, constantemente, na miséria, fome e marginalização do seu povo.

As Veias, como Galeano chama, mostra as tramas, maquinações planejadas e arquitetadas pelo imperialismo americano e europeu para dominar, saquear e usurpar a possibilidade dos países do sul do globo serem donos de si mesmos.

Mostra de perto, quase dá pra estar na mesma época (como se fosse diferente de agora?) em que às privatizações mais absurdas aconteceram e arrancaram dos países latinos bilhões de dólares como se fossem chagas, que eles estavam fazendo o favor de carregar.

As guerras antigas das quais os países esquecem de contar nas escolas, quando o Norte e a Europa jogaram-nos uns contra os outros e, ignorantemente, lutamos, matamos nossos irmãos e ajudamos esses sangue-sugas a destruir pra sempre a possibilidade de uma vida digna pra os seus cidadãos e a prosperidade que hoje eles continuam arrancando das sempre ricas terras latinas.

Sem mais demora, sim, é revoltante. Parei de ler por duas vezes porque me doía perceber que sou um único ser humano e incapaz de mudar essa realidade, mas me neguei continuar ignorante por mais anos.

Eduardo Galeano, Josué de Castro, Audálio Dantas e tantos outros que escreveram pela prosperidade do nosso continente, dos exilados da industrialização imperialista e pelas injustiças cometidas por entidades, governos e guerras deveriam ser leitura obrigatória das escolas.

A ignorância é o chicote que, sim distinção de cor, joga toda a América Latina na mesma senzala.
May 06/10/2022minha estante
Livrão! ??

Caio.Batista 14/06/2021

alguém fecha as veias abertas da américa latina pf ngm aguenta mais isso ?????

Giulia299 19/10/2021

Absolutamente INCRÍVEL
O livro sistematicamente demonstra os problemas enfrentados pela America Latina desde sua invasão por mãos estrangeiras.
A obra de Eduardo Galeno continua tristemente atual com o Neoliberalismo que domina o mundo atual.

Camila.Santos 28/07/2020

Um livro difícil, duro, cru e cruel sobre a realidade latino americana. E por isso mesmo, muito necessário.

Nathalye 18/09/2020

Esclarecedor
Iniciei desprenteciosamente essa leitura. Linguagem acessível, traz fatos, dados e acontecimentos históricos que ajudam a entendermos como viemos parar nessa m****.
O livro foi escrito em 1970: mas como ele é cruelmente atual.
A América latina é tão rica, que daqui, com as mais diversas explorações, surgiu a base da riqueza mundial, e consequentemente, grande parte da desigualdade existente.
Às populações indígenas e negras: sinto muito. Sangrei diversas vezes na leitura.

Hofschneider 20/10/2020

alguem fecha as veias por favor
livro acessível para o público que trata a economia política com uma linguagem fácil, buscando com textos curtos e referenciados colocar em debate o papel do imperialismo na américa do sul e como ele agiu.
escrito no contexto político dos anos 60, onde galeano fugiu do uruguay por causa da ditadura, e num momento em que outras ditaduras estavam em vigor, por conta de golpes militares imperiais. há mais alguns textos escritos nos anos 70 e 78, devido ao sucesso do livro, houve outras edições.
recomendo grandemente, para uma análise histórico-politica de nossa américa do sul, que não é tratada com devido valor nas instituições básicas de ensino, por serem meras reprodutoras das ideologias vigentes.

Yuri Camejo 21/10/2020

Sarando as feridas do imperilismo
Eu tinha lido esse livro uns quatro anos atrás, evidentemente, não tinha maturidade para entender a análise cirúrgica que Galeano apresenta nesse livro, apesar de o livro ter envelhecido em algumas questões - pois não havia como ele prever as mudanças suis generis do inicio do século 21- suas criticas ao modo como o capitalismo moderno pautou suas bases em estruturas de dominação imperialista são vitais, uma vez que ajudam a compreender o quadro das nacionalidades abordadas na contemporaneidade. Uma sugestão interessante, é pesquisar as conjunturas latino americanas dos anos 2000 a 2008, durante a ascensão dos populismos, e posteriormente estudar as posturas desses países após a crise de 2008 até os dias de hoje, assim pode-se compreender em um âmbito geral as condições de nossos conterrâneos

site: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/4723/1/BEPI_n2_exito.pdf ;https://www.brasildefato.com.br/2020/07/22/analise-bolivia-a-batalha-continental-a-vista

Danielle Bambace 02/06/2021

Ler para compreender passado, presente e futuro
A América não está condenada a um presente complexo e servil por acaso: um verdadeiro compêndio de usurpações, de tristezas, de vidas ceifadas em nome do dinheiro. Além das iniciais questões da ocupação europeia, a tragédia se completa geração após geração, com a continuidade do espólio humano e natural. Nunca li algo tão completo sobre o meu continente. Transformei minha visão sobre quem sou e onde estou.

Anienne 25/12/2020

As Veias Abertas da América Latina
Essa é uma leitura necessária. Nesse livro vamos encontrar História de verdade.

Não é fácil olharmos a situação da colonização e de toda exploração que nos foi imposta desde o início. É muito difícil encarar todo o desrespeito direcionado ao nosso povo, nossos antepassados, a nós...

Fomos e contonuamos capachos. Um povo explorado e desrespeitado e o nosso lugar saqueado em prol das nações imperialistas.

Ediardo Galeanp escreve de uma forma acessível e até poética em algins momentos. Isto torna a leitura mais palatável, mas o conteúdo é tão duro...Senti raiva, ódio, revolta, desgosto, depressão, desesperança...

Enfim, há uma frase que diz, mais ou menos, assim: "conheça a verdade e ela lheclibertará". É bem isso.

Mais que indicado!!!!!

Jana 28/12/2020

Excelente panorama econômico e político da época, mas que permanece atual, pois continuamos sendo a fossa e o quintal dos países imperialistas. Quem diz que o livro é raso tá precisado ler mais porque muita coisa é tratada em outros livros. As pessoas querem tudo mastigado e têm preguiça de procurar outras fontes, como se o cara tivesse que falar sobre tudo em um livro só.

No fim do livro onde ele escreve 7 anos depois da edição inaugural, eu amo o item 2 dos seus comentários: "sei que pode parecer sacrílego que este manual de divulgação fale de economia política no estilo de um romance de amor ou de piratas. No entanto, repugna-me ler algumas obras valiosas de certos sociólogos [...] ou historiadores que escreve em código".

Ele critica a linguagem intelectual dita revolucionária, mas que pode esconder uma incapacidade de comunicação. É como as críticas que fazem a alguns setores da esquerda cuja linguagem é deslocada das massas.

De que adianta escrever de forma rebuscada se poucos te entendem? Essa pessoa está escrevendo apenas para sua bolha afagar seu ego gigante. Isso é puro elitismo.

Marina 30/12/2020

Eu pensei que se tratava de um livro com reflexões sobre o cenário da América Latina, mas é um livro muito mais "histórico" que "teórico", no sentido de trazer mais fatos que ocorreram na América Latina ao longo dos séculos, do que uma reflexão propriamente dita em cima disso. Ainda assim, é uma leitura importante para entender o que ocorre e vem ocorrendo em nosso continente, e como isso influência até hoje no nosso cenário político e nas nossas culturas. Infelizmente o livro se torna um pouco maçante ao longo das páginas, principalmente porque a história vai se repetindo em todos os países, mudando apenas alguns detalhes, o que só serviu para ressaltar o quanto a gente está fodid*. Ainda assim é uma leitura que eu recomendo e que vale a pena, principalmente para quem (como eu) está ingressando agora nos debates políticos. Explica muita coisa

site: https://marina-menezes.blogspot.com/