A Playlist de Hayden

A Playlist de Hayden Michelle Falkoff

Resenhas - A playlist de Hayden

Bea Ribeiro 10/05/2024

Um livro para ler e ouvir
A história gira em torno de um garoto chamado Sam, da morte de seu melhor/único amigo e de um playlist deixada para ele escutar. É um enredo aparentemente simples mas com tópicos muito sensíveis como suicído, bullying e violência.

A autora consegue prender o leitor até o final do livro, pois vão surgindo mistérios a serem desvendados. E é interessante também ver as novas amizades e relações que o Sam vai construindo.

As músicas escolhidas para a playlist têm todo o meu coração, pois é o estilo musical que eu gosto bastante. Também amei as referências a filmes e jogos, uma coisa bem geek que conseguiu moldar as personalidades de Sam e Hayden.

O final não é surpreendente, acho que poderia ter sido mais aproveitado e desenvolvido. Os temas apresentados durante a leitura eram muito profundos e autora escolheu tratar de uma forma mais branda, acredito por se tratar de uma história com personagens adolescentes e para um público mais adolescente também, ainda assim, ela poderia ter explorado melhor.

Enfim, a playlist ajudou Sam a viver novas experiências e conhecer gente nova, e foi uma forma de Hayden dizer adeus para o amigo. O livro mostra que todos precisamos ser ouvidos e que não queremos ser sozinhos.

julrnzt 04/05/2024

Sinceramente, eu só comecei a ler pq tinha coisas sobre música e pq era o livro que mais chamava atenção naquela prateleira da biblioteca da escola. Até a metade do livro eu li só pra não abandonar, mas acho que eu só não tinha prestado atenção na mensagem real, eu queria era descobrir quem era quem e tals (não vou falar spoiler!!) e ver se ele ficava com a menina da capa.
Deve ter batido mais forte principalmente pq eu perdi uma pessoa muito importante por conta do suicídio há um tempo, mas ainda assim, não estava esperando, muito menos preparada pra página 277. Nossa, eu chorei muito, muito mesmo. Enfim, esperei muito pouco desse livro, mas me surpreendeu bastante. ?

Alasca Young 29/04/2024

MEU LIVRO FAVORITO ?
A Playlist de Hayden é um livro necessário que todos deveriam ler. Tem sido registrado um aumento no número de suicídios em todas as faixas etárias: crianças, jovens, adultos e idosos. E parece que estamos falando cada vez menos. Então precisamos cada vez mais de obras que trazem esse assunto. Em suma o livro é leve e chega até se perder em algumas partes, mas consegue passar sim sua mensagem. O bullying está longe de ser legal e tem jovem que banaliza o assunto. Mês de setembro é dedicado à prevenção ao suicídio, não estamos mais no famoso setembro amarelo, mas deixo aqui minha mensagem para que divulguemos mais livros como esse: Os 13 Porquês, O Último Adeus, As Vantagens de ser Invisível... porque bullying, abuso, depressão são assuntos que todos vivemos. Precisamos nos comunicar mais. É melhor sermos claros do que perder alguém por medo. Não acha? Depressão é uma doença, não uma forma de chamar atenção. Precisa ser tratada e não banalizada.

KeniaCandido 27/04/2024

Bom.
Com sabor agridoce A Playlist de Hayden trouxe uma história boa de acompanhar, mas tenho que confessar que perto do final o enredo ficou um pouco chato e acabou perdendo o foco principal. Sem rodeios, a história A Playlist de Hayden começa quando Sam Goldsmith chegou à casa de Hayden, seu melhor amigo e o encontrou deitado na cama. Na tentativa de acordar o amigo, Sam percebeu que Hayden estava morto e tinha um pen drive juntamente com uma folha de caderno com o último pedido de Hayden para Sam.

A história começa forte, porque Hayden sabia perfeitamente que seus pais e seu irmão não iria entrar em seu quatro antes de Sam. No pen drive havia uma lista de músicas escolhidas pelo Hayden. Músicas que Sam sabia que Hayden tinha costume de ouvir, mas por causa dos acontecimentos com Hayden, elas passaram ter outro significado. Com a ajuda de Astrid, uma garota que Sam faz amizade após a perda do amigo, Sam decidiu ouvir cada música na esperança de entender o motivo de seu amigo ter se matado em vez de pedir ajuda dele.

Ao longo da história, o leitor vai acompanhando a jornada de Sam ouvindo as 27 músicas e lembrando vários acontecimentos que contribuíram bastante para Hayden escolher à morte como saída. Sam e Hayden tinham algo em comum, ambos se sentiam sozinhos e foi através da amizade que encontraram o companheirismo que precisavam. No começo Sam está bem perdido, sem seu melhor e praticamente único amigo, mas ao conhecer Astrid, uma garota bem excêntrica, Sam começa entender a mensagem de Hayden.

A história deixou bem claro que Hayden também foi muito intimidado pelo seu irmão Ryan e os dois amigos de Ryan. Pode parecer uma história relativamente simples, mas a autora fez um ótimo trabalho ao explorando a relação do bullying, onde o agressor convivia com a vítima na mesma casa. O bullying não foi o único motivo que levou Hayden a tirar sua própria vida. Na noite anterior à morte de Hayden, ele participou de uma festa onde ocorreu uma briga. Os acontecimentos dessa festa foi o grande mistério e a autora consegue segurar o leitor até o final do livro. Pena que o final da história foi decepcionante, pois achei raso e sem profundidade. Acho que a Michelle perdeu uma ótima oportunidade de alertar o suicídio com adolescentes. Tinha potencial para oferecer um final menos artificial e obter um resultado melhor para a história.

Outro detalhe que senti falta é A Playlist de Hayden não teve nenhuma reviravolta surpreendente, mas a Michelle conseguiu explorar as relações dos personagens de forma bastante realista. Mesmo achando o final decepcionante, não quer dizer que a história seja totalmente ruim, entretanto ela teria ficado bem melhor se a Michelle tivesse explorado melhor os assuntos importantes para alertar as pessoas que precisam de ajuda. Entendo que é um assunto forte e difícil de lidar, contudo precisa ser tratado mais abertamente. O índice é alto.

Enfim, no geral posso dizer que A Playlist de Hayden contém um enredo importante para ser refletido e até pesquisado depois de terminar a leitura. Os temas são tratados com mais leveza e dessa forma a leitura contém um desenvolvimento rápido. Recomendo A playlist de Hayden para todos os leitores que gostam de histórias que abordam assuntos sensíveis, mas sem grandes profundidades nos temas.

site: https://consumidoradehistorias.blogspot.com/2024/02/a-playlist-de-hayden-michelle-falkoff.html

Itsnathyliaa 16/04/2024

"Você nunca conhece uma pessoa até descobrir oque ela gosta"
Uma leitura que me deixou bastante reflexiva.Que me fez perceber que devemos sim ouvir o ponto das pessoas e não sair as julgando pelas atitudes que ao seu ver foram ruins,pq nos não sabemos oq se passa na cabeça da pessoas e muito menos o motivo pela qual elas fizeram tal ato.
Recomendo muito!!

Gi Lôpo 12/04/2024

A playlist em si é ótima!
não gostei do final, acho que esperei mais, achei pouco desenvolvido. demorei bastante pra terminar de ler, não foi uma leitura que me prendeu pois achei o início um pouco monótono, não sei.

Carlos398 19/02/2024

Neutro
Ah, acho que eu esperava mais. Foi uma história entre "ok" e "decepcionante", nada te prende muito na história e falhou em criar algum apego emocional com os personagens, em um livro que a ideia é tratar de temas pesados, pareceu superficial e indiferente.

As músicas foram muito boas, mas também não houve a conexão entre elas e a história de forma satisfatória. Também foi fraco a discussão das razões do suicídio de Hayden.

Já o final foi decepcionante.

Enfim, não odiei o livro, só me sinto indiferente a ele. Talvez outras pessoas possam gostar bastante, mas não funcionou para mim.

Nu e As 1001 Nuccias 09/02/2024

Sick-lit legalzinho
O livro fala mais da relação entre o protagonista e sua nova amiga. Claro, também fala do que levou o melhor amigo ao suicídio. Dá uma boa volta, um climinha de suspense, toda uma jornada. Funciona.

Em alguns momentos achei o protagonista chatinho, do tipo egocêntrico, mas daí lembrei que era adolescente no auge de uma crise existencial sobre vida e morte, então...

A leitura foi gostosinha, fluiu, chegou onde deveria, apesar de não ter um daqueles finais que satisfazem.

É drama, tristezinho, mas n é pesado. Tem alguns gatilhos, obviamente. Vai de cada um.

Maria:) 03/02/2024

A playlist de hayden
Bom, esse livro fala sobre o luto e superação, me forcei a terminar ele, não acho que a escrita é envolvente e tals, mas também não é horrível.

Sammy 02/02/2024

Gostei, porém não tem nada de mais. É um livro bom pra curar uma ressaca literária ou pra só ler se nn tiver nada em mente.

Babizita 25/01/2024

Me identifiquei muito
Essa história é tão real e chegou muito em mim. A gente se culpa mesmo, "eu podia ter falado alguma coisa" "eu podia ter obrigado a ter ficado comigo" "eu podia ter feito mais" MAS as coisas da vida de outra pessoa não são assim. Esse livro me fez pensar MUITO e foi ótimo pra mim pensar e repensar sobre tudo.

shoriboo 17/01/2024

Radiohead porr*
Achei lindo a composição do livro feita a partir de uma playlist (na verdade, não sei a ordem das coisas se foi o livro que foi escrito ou a playlist que foi criada primeiro, mas ME deu a parecer que foi a segunda opção).
o livro tem uma pegada de as vantagens de ser invisível (que eu adoro), mas não posso deixar de falar que parece mto com algo que o john green escreveria (que eu não adoro).
é uma escrita muito simples (o que não é uma crítica), mas é cheio de expressões de 2015 (o que data um pouco o livro).
esse livro me deu curiosidade pra poder chegar no final, mas, quando chegou nele, não entregou o que eu esperava (coitada da leitorakkk).
é bom livro, recomendo muito pra quem gosta de música e quem tá precisando de uma leitura rápida.

Milena 09/01/2024

Uma história bem intensa
Um livro que trata muito sobre suicídio, culpa, homofobia e também nos mostra o quão importante é ter empatia pelas pessoas, pois nunca saberemos o que cada um enfrenta

I . 06/01/2024

Recomendo o livro. Ainda que tenha seus pontos foras, acredito que a obra retrata bem sobre o suicídio, bullying, e a visão das pessoas próximas sobre o
corrido.