A Playlist de Hayden

A Playlist de Hayden Michelle Falkoff

Resenhas - A playlist de Hayden

mat 28/07/2020

Despretensioso
É um livro muito simples, mas fazer uma resenha dele me intrigou, o narrador tem tiradas interessantes, mas a construção de personagens secundários como Astrid e Ryan foi bem ruim, pecou pelo excesso de clichês, posso afirmar que a playlist do Hayden é muito boa, com Florence and the Machine e Bon Iver (além de outros grandes músicos), e talvez o mais interessante foi o final e a problematização do bullying na sociedade americana.
Gabriel Rodrigues 28/07/2020minha estante
O livro é 2.5, mas ainda bem que a playlist é boa vou procurar no spotify haha.

mat 28/07/2020minha estante
É um livro ok, a editora fez a playlist, é bem triste, vale a pena ouvir!

Douglas.Barreto 28/07/2020minha estante
Eu amo esse livro e escuto a playlist até hoje, tem ela toda no YouTube

Edu 28/09/2020minha estante
De toda a playlist, minha música favorita é a do Bon Iver

Queria Estar Lendo 15/07/2015

Resenha: A Playlist de Hayden
Eu queria ter gostado mais. Eu realmente queria que essa resenha fosse cheia de surtos. Queria ter me empolgado com o resto da Playlist de Hayden como o começo me empolgou, quando recebi a prova da Novo Conceito. Queria que a autora tivesse mantido o suspense bem trabalhado e aquele nervosismo de "meus deuses, e agora?", mas não foi bem o que aconteceu.

Depois do suicídio do melhor amigo, Sam encontra uma playlist deixada por Hayden para que ele "entenda" tudo que o levou a cometer aquele ato trágico. Em meio aos enigmas das músicas escolhidas por Hayden, Sam vai encontrar verdades e situações sobre o melhor amigo que ele não tinha conhecimento.

"- É, o Hayden fez uma playlist para mim. Antes de morrer. Eu conhecia várias das músicas que ele escolheu, mas tinha um monte de outras que eu nunca tinha ouvido antes. Ele disse que, se eu ouvisse, entenderia."

A leitura foi agradável, não posso dizer o contrário. Até a metade do livro, a autora conduziu uma trama bem simples, mas ao mesmo tempo misteriosa. Alguém está atacando a trifeta do bullying - como Sam e Hayden costumavam chamar os bullys que faziam da vida deles um inferno - e, parece, é alguém relacionado ao Hayden. Ou o próprio Hayden que voltou dos mortos para se vingar? Essa dúvida fica no ar durante o livro todo.

"O irmão de Hayden pegava no pé dele na escola, e os pais, em casa. Apesar de ainda ser muito novo naquela época, eu devia ter começado a entender que não havia outro lugar em que ele se sentisse seguro que não fosse ao meu lado."

É uma história sobre suicídio e sobre a superação, sim, mas também é sobre o que caminhou o Hayden a tomar aquela decisão tão forte. Estamos seguindo a trama pelo ponto de vista do Sam, então não sabemos exatamente o que o Hayden estava sentindo nas suas últimas semanas de vida - sabemos que algo horrível aconteceu com ele em uma festa, que ele sofria bullying pesado e que estava se afastando do melhor amigo com o passar do tempo, mas por que?

Foi o modo como a autora trabalhou esse "por que" que não me agradou. Veja bem, a história é tocante, é sutil e é bem escrita, mas pareceu... Rápido demais. Eu fiquei toda ansiosa o livro todo pra saber que diabos tava acontecendo e quem tava fazendo aquelas vinganças com os bullys, dai o Sam finalmente descobre e eu fiquei tipo... Ok? Não foi nada chocante porque durou umas duas páginas. Foi meio que "jogado" na nossa cara.

A personalidade do Sam não ajudou muito também. Não sei como me sinto em relação a ele ainda, e nem em relação ao seu interesse amoroso, a misteriosa Astrid, mas sei que não conquistaram meu emocional em nenhum momento do livro.

Os coadjuvantes, no entanto, me encantaram. O Hayden que só aparece em forma de lembranças e comentários do próprio Sam parecia um garoto muito complexado e triste, mas eu adorei conhecê-lo. O Eric, amigo da Astrid, que tem um background tão incrível - mas foi pouco trabalhado também. POXA, MICHELLE, EU QUERIA MUITO MAIS DO ERIC!

"Se havia alguma coisa que eu aprendera com a playlist, é que ouvir as pessoas pode ser importante."

A edição da Novo Conceito é linda! O livro veio junto com um kit adorável contendo um fone de ouvido e um bilhete para colocá-lo no computador, acessar um site e ouvir. Adorei a iniciativa da editora, o marketing foi incrível! Não achei erros de revisão nem nada, a diagramação tá bem simples e bem adorável.

Enfim, o livro diverte. A playlist, em si, guarda boas explicações e segredos, e a música de cada capítulo sempre condiz com os acontecimentos dele. E são ÓTIMAS músicas! Vale a pena se você quer uma leitura leve e sem muita dor emocional; o livro mostra bastante a superação do Sam e o entendimento dele a respeito do próprio melhor amigo.

Jackeline 26/05/2020

É muito triste ver que o suicídio mata não só a pessoa, mas também uma proporção de pessoas que estão ao seu redor. Hayden me ensinou o quanto ele foi forte por suportar o insuportável do seu dia a dia, tanto com seus pais, seu irmão e os amigos de seu irmão... mostrou que família também destrói, família também mata. É uma história sobre perda, raiva, bullying, suicídio, superação, enfim. É triste também ver que a única pessoa a qual você tinha como amigo e apoio(Sam), não fazia tanta certeza do que Hayden passava, mesmo ouvindo toda a playlist que ele deixou para o amigo antes do seu suicídio. Eu super recomendo, sabe? É história de adolescente? Sim, mas nos ensina muitas coisas.

Hadassa.Alves 21/06/2020

A Playlist de Hayden
O livro fala bastante sobre o bullying e o impacto que ele tem na vida das pessoas que sofrem diariamente com isso.
Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente. Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava. Esse livro é uma história sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.
A trama fica bem interessante, quando Sam descobre uma playlist que Hayden fez para ele antes de morrer e para mim, foi a parte mais interessante de todo livro.
Sam não é um personagem muito cativante, e eu entendo isso, já que ele acabou de perder seu melhor amigo, o que faz com que Astrid, seja a personagem mais interessante de toda história.
Depois de alguns capítulos, a historia se tornou cansativa para mim, porque parecia que a história não saia do lugar.
Eu esperava gostar bem mais desse livro, porém o final não foi muito surpreendente e a trama em si foi bem fraca comparada ao tema que ela aborda.

Arielzinha 11/04/2021

Eu não sei descrever
O livro é incrível porém tem a temática muito triste.
Eu amei, o livro é bem bonito e mostra como o bullying é prejudicial na sociedade isso foi o que eu mais achei interresante, nunca havia lido um livro que retratava uma forma tão clara de bullying, admito q me fez chorar no final.

Jotape 09/02/2022

Prometeu e não entregou
Odeio quando o livro se propõe a entregar um plot X e você fica esperando o desfecho para entender, e SIMPLESMENTE NAO TEM DESFECHO.
Granger Simões 09/02/2022minha estante
Já li esse livro e confesso que gostei porém compartilho da sua raiva do final pq mano só queria saber se ele vai atrás dela ou se só seguem a vida mesmo

Granger Simões 09/02/2022minha estante
Fora que a gente espera uma mensagem de Hayden né porém acabamos descobrindo oque levou ele a isso

Jotape 09/02/2022minha estante
Mano, o nome a PLAYLIST de Hayden, e a playlist nao tem MENSAGEM NENHUMA VAI SE FUD3333333

Simmmmmm

Granger Simões 09/02/2022minha estante
Mas as músicas são legais skskskksks

Debs 07/05/2021

Triste
Esse livro é necessário! Traz assuntos difíceis e delicados. Seguiu uma linha não muito surpreendente, mas mexe com o emocional perfeitamente. Gostei principalmente de como foi finalizado, foi real e nada muito fantasioso. É bem o estilo de livro que te faz refletir mais uma vez que sim, toda ação tem uma reação e nesse livro foi uma cadeia destrutiva e triste.

Juliana 09/04/2021

Não sei pq esse livro foi tão "flopado" !?, a leitura dele é tão boa e fluiu super bem? não tenho muito p/ comentar mas é uma ótima indicação.

anna2860 17/06/2020

comecei o livro gostando da história mas com o sentimento de que o final do livro seria horrível e pareceria com uma fanfic mal escrita e eu estava certa (mesmo não querendo).

para mim a playlist de hayden tinha tudo pra ser um livro maravilhoso já que tem uma boa história, personagens interessantes e alguns "mistérios" que prendem dando vontande de descobrir o que aconteceu mas não entrega nada do que promete. minhas expectativas não estavam elevadas quando comecei mas depois de algumas páginas pensei que as pessoas que falaram mal eram loucas, pobre anna, minhas expectativas elevaram mas no momento em que deveriam ser supridas a autora fez "haha, coitada de você!", ela pisoteou em tudo!! a porcaria do suspense todo foi resolvido em D U A S páginas, eu li aquilo, ri e pensei "não, não e não, não é só isso, tem mais coisa, NÃO PODE SER SÓ ISSO" e de fato não poderia ser, o nome do livro é a playlist de hayden, a playlist que o hayden deixou pro sam antes de se suicidar com um bilhete escrito que "iria explicar tudo", não acho que pulei páginas mas em momento nenhum aquela PORCARIA EXPLICOU ALGUMA COISA (a playlist não é ruim, felizmente (ou infeliz mesmo) é a única coisa que presta), pessoas que já leram, eu sou burra? alguém entendeu alguma coisa? a explicação seria as músicas da playlist dele com *??? O QUE EU PERDI (além de tempo)?????

as 2,5 estrelas são pelo começo do livro porque o final... kk

Izzy/Garota Wifi 08/08/2021

Esse livro é um dos melhores livros que eu ja li na minha vida, vcs não tem noção do quanto me destruiu e o quanto eu surtei, Amazon vc vai pagar minha terapia!!!!

Aline Michele 20/06/2023

One Step Closer
A Playlist de Hayden é um livro de leitura rápida, que está disponível no Kindle Unlimited, eu vi a capa e resolvi ler. Não me arrependi.

O livro conta a história de Sam, um rapaz do ensino médio que tem que lidar com o suicídio de seu melhor amigo Hayden, que lhe deixa uma playlist com um bilhete “escuta, você vai entender.”

Apesar do teor delicado, o livro é bem tranquilo, pelo menos eu já li livros sobre o tema bem mais pesados que este.

A playlist que o Hayden faz dá nome aos capítulos, algumas músicas eu já conhecia, outras já tinha ouvido muito, algumas eu ainda escuto (a que eu coloquei como título da resenha é uma das minhas favoritas do Linkin Park), mas todas tem a letra meio triste, pesada.

Os personagens são legais, a mãe do Sam é uma figura muito engraçada e não tive nenhum personagem que eu tenha detestado, já que os personagens que faziam bullying com o Hayden não tem tanto destaque, não teve como pegar ranço.

Acho que o tema aqui mesmo era lidar com a culpa. A decisão de se matar foi do Hayden, mas quem fica sempre fica com a sensação de que poderia ter feito alguma coisa para evitar ou que tenha feito algo que foi a gota d’água. E neste livro a maioria das pessoas teve que lidar com isso, já que todos diziam ter um motivo para se culpar.

O livro faz um certo suspense com uma festa, e todos que tiveram uma participação na festa dão a sua versão do que aconteceu lá, já que é na manhã seguinte a ela que o corpo de Hayden é encontrado. Gostei desse suspense.

Mas gostei mais do suspense sobre quem era a pessoa que andava se vingando da chamada Trifeta do Bullying, apesar que a revelação de quem era eu não ter gostado.

Obviamente que não recomendo o livro para quem já passou por uma situação parecida ou está passando por uma fase difícil, mas para todos os outros sim, eu acho que a leitura compensa. Fora que é um livro curtinho, sem tanto drama, sem milhares de páginas gastas com nada sabe?

É um bom livro, não ótimo, mas bom.

Anne 31/07/2022

A playlist de Hayden ?
Bora pra mais uma resenha...
Eu demorei mais do que o espero pra terminar esse livro e acredito que foi pelas músicas. Cada capítulo tem uma música que tem alguma ligação com a história e eu queria viver isso, mas não é algo que eu tô acostumada e levei um tempo pra me adaptar.
Comecei a gostar mais de ler enquanto ouvia as músicas, que são incríveis por sinal (as músicas dos capítulos finais são incríveis, a melodia começa a ficar um pouco mais animada e já puxa mais pro meu estilo, mas sempre mantendo as letras depressivas soco no estômago maravilhosas).
A história é totalmente incrível, a forma como o luto é apresentado e como cada pessoa lida com ele, como todo mundo se sente culpado e gostaria de ter feito mais porém não pode. A gente percebe como o tempo passa e as vezes é tarde pra fazer alguma coisa...
Um ponto muito importante que eu amei, foi que a violência/vingança não leva a nada e a gente não pode fazer justiça com as próprias mãos.
Leiam pq o livro é fod@

telefone 18/06/2021

Me lembrou bastante "os 13 porquês" :v
As músicas dos capítulos são ótimas e condizem com os capítulos! então se for ler, pega uma playlist pronta com todas as músicas que tem no youtube e ouve a música de cada capítulo enquanto lê!