Tudo é rio

Tudo é rio Carla Madeira
Carla Madeira

Resenhas - Tudo é Rio

duda mello 24/03/2024

Emocionante, cru, real e poético
tudo é rio é um livro que tá vontade de ler todo de uma vez só, a história te prende e te cativa, os personagens são complexos e cheios de nuances, é um livro sobre a vida, reta final surpreendente e não sei o que falar sobre o final dele, não gostei mas não desgostei, acho que só entendi.
Letteles 24/03/2024minha estante
Senti a mesmissima coisa sobre o final

felix enrique 24/03/2024minha estante
creio que o livro todo já é uma bomba atrás da outra e o final foi só pra acalmar os animos

Fatima Borges 27/01/2024

Uma grata surpresa. Carla brinca com as palavras de uma forma que poucos escritores conseguem. Sua narrativa é fluida e prende o olhar do início ao fim.

Paulinha 06/03/2022

leiam esse livro e sejam levados pela correnteza
QUE LIVRO
sério, não sou nem capaz de descrever o sentimento após essa leitura. o livro não prometia nada e entregou tudo kkkkkk achei uma escrita semelhante com o a do livro Torto Arado, isso me fez ficar encantada desde o início.
E a narrativa de Lucy, uma história de vida que me fez ficar chocada e ao mesmo tempo sentir compaixão. A atrocidade cometida por Venâncio e que me fez querer chorar. O amor e como esse excesso pode ser doentio. Só digo uma coisa: LEIAM!! não vão se arrepender.
Naf 06/03/2022minha estante
O mundo inteiro deveria ler essa perfeição!!

Paulinha 06/03/2022minha estante
concordo supeeerr

Lorraine.Gomes 06/03/2022minha estante
Ahhh tive visto ontem ou anteontem mesmo, e pensando em comprar...

Paulinha 06/03/2022minha estante
compraaa, vc vai adorar

Julia.Asfora 06/03/2022minha estante
PERFEITO

Izabelle90 03/01/2024

Paciência tem limite!
Um livro que tem a leitura bastante desconfortável, não foi algo que eu achei que seria, mas tá tudo certo kkkkkk só não acho que merece o hype todo
Anne Gonçalves 03/01/2024minha estante
Concordo plenamente!

Ramilson.Nasciment 03/01/2024minha estante
Assustei? Não gostou ??

Nah 03/01/2024minha estante
Eu odeio o final desse livro com todas as minhas forças, acho muito problemático

Anne Gonçalves 03/01/2024minha estante
Achei péssimo e não entendo todo esse burburinho ?

Larissa1413 03/01/2024minha estante
Da leitura geral até que gostei, mas e esse final? Mds.. acabei de ler e ainda tô processando as informações, achei simplesmente péssimo. (Fiquei chocada com a coincidência de ter te encontrado numa resenha aleatória kkkkk)

Duda 02/01/2023

"Cada um, isolado na própria loucura, construiu o enredo que bem entendeu."
Primeira leitura do ano concluída com MUITO sucesso. Eu não esperava que um tema tão complexo e profundo seria abordado nesse livro, porém a autora o abordou com quase perfeição.
Assim como um rio, que a autora faz várias comparações durante a obra, a narrativa flui ora mais intensa, ora mais branda. E assim como o Rio Negro e Solimões, temos duas histórias que correm paralelamente, porém em um momento se fundem.
Devo dizer que não concordo com o rumo que a história tomou. Por ser uma narrativa bem realista eu consigo sentir como se fosse uma amiga me contando suas dores. A escrita da Carla é impressionante e poética, mas não um poético complexo, um poético reflexivo. Ela trás várias frases e pensamentos subjetivos no livro, o que achei bem interessante.
Os personagens são bem construídos, consegui sentir as dores e conquistas. A Lucy trouxe um lado mais "erótico" pra história, o que achei uma grande adição. Dalva traz doçura e paz. Venâncio traz a dureza da vida. Apesar de tentar, não consegui não julgar as atitudes dele, compreendo porém não entendo o perdão do imperdoável.
Fabricio 02/01/2023minha estante
Pior final de um livro que já li. Fora Lucy totalmente forçada e esteriotipada

Dyllan.Johnny 17/08/2023

?Matando aos goles a sede de uma vida inteira?
Esse livro quase atingiu a perfeição na minha opinião. É uma obra excelente para ser apreciada nos momentos em que não se tem vontade de ler, quando a ressaca literária bate forte. Com uma trama crua e original, é uma história que entrega vidas reais, repletas de emoções e inseguranças. O desafio do leitor vai ser não julgar severamente os personagens, pois como todo ser humano, eles são naturalmente imperfeitos. A fluidez do livro é ótima. Minha única ressalva é que, em algumas partes, parece existir uma certa inconsistência nos pensamentos filosóficos, talvez a presença de alguns sofismas para intensificar o caráter melodramático da narrativa.
Gabryella27 17/08/2023minha estante
A natureza da mordida, na minha opinião, é a melhor obra da Carla. Quando tiver a oportunidade, leia!

nayaradias 03/12/2023

Não pesquisei absolutamente nada sobre a história, apenas segui a recomendação de uma amiga. Mas que enredo, que escrita. Um rio de sentimentos. Um livro com uma linguagem simples, que me demandou quase uma semana de leitura porque precisei de estômago, pausas e profundas reflexões. Consegui imaginar os personagens, a cidade. Tudo. Cheio de surpresas, de vida real. Recomendo a leitura mas adianto que é difícil digerir o final.
f.ricarla 03/12/2023minha estante
eu amei esse livro

Anderson.Colares 03/12/2023minha estante
Eu amei esse livro, Carla Madeira é única!

Paulo 20/09/2023

História onipresente
Mais de uma pessoa me indicou esse livro, então resolvi ler. É uma obra curta, de 35 capítulos curtos, escrita de forma fluida, sem se perder em descrições exaustivas ou detalhes irrelevantes; um livro em que cada frase, cada palavra parece necessária e selecionada para a história.

Mesmo pequeno, o enredo consegue mostrar uma enorme quantidade de personalidades marcantes, profundas, em detalhes. Personagens de características fortes e resultantes de experiências passadas, do contato com pessoas de seus ambientes, de forma que a atitude do adulto encontra raízes em algo vivido por ele ainda na infância. A riqueza da história também está na quantidade de assuntos abordados: o amor, o ciúme, a traição, o perdão, o desejo, a solidão etc, todos muito bem marcados pelas atitudes dos personagens.

Por fim, sempre que leio a literatura eu busco me situar em três eixos: as pessoas, as ações e o lugar/tempo. Em "Tudo é rio" os dois primeiros estiveram muito bem definidos desde as primeiras frases. Já o lugar e tempo em que a história se passa foram um mistério que achei prazeroso tentar adivinhar ao longo da leitura, mas sem sucesso. Não sei em que lugar do Brasil ou em que época a história se passa, embora eu tenha algumas suspeitas com base em pequenos trechos. A narração foge de toda e qualquer descricão sobre isso, podemos imaginar o que quiser de espaço. Como eu disse, cada frase desse livro foi selecionada. O estilo da autoria em omitir o espaço e o tempo é proposital. É uma história onipresente.
Kelly 20/09/2023minha estante
Li esse livro há quase um ano e ainda não superei aquela cena do bebê quando estava mamando ?

Eva Ev 23/01/2023

Tem como dar 1000 estrelas?
A real é que: eu, meu coração e minhas lágrimas não estavamos preparados para esse livro ???

Apenas obrigada Carla Madeira por essa perfeição chamada "tudo é rio".

Esse livro é uma mescla de sentimentos, eu nunca senti tanta coisa em uma leitura. Eu simplesmente li ele em 5h.

Uma mescla perfeita de baixaria com poesia (da vontade de sublinhar tudo). Ódio e amor. Horror e leveza. Repulsa e piedade. Sonhos e a vida crua. Eu não sei expressar. É tudo lindo e terrível, assim como um bom e velho roteiro da vida que encontra beleza no imprevisível.

Leiam!!! E preparem os lencinhos.
Wassu 23/01/2023minha estante
"É tudo lindo e terrível" sintetiza muito bem o que essa leitura fomenta. Fui desavisado ler e me vi vidrado em cada linha

Keully.Faro 20/04/2024

Forte
História forte e horrenda.
Só me deleito a uma pergunta, o que de fato é amor?
Fraqueja imaginar como é o perdão, não enxergo que toda e qualquer tragédia deve ser incentivada para a pureza inócua.

O conto desta história é tão visceral que a cada página lida me incomodava saber o quão romantizado se enquadrou tal violência.
Mireille 21/04/2024minha estante
Demais um impacto enorme a leitura tbm dei 4 estrelas

Juliane Raquel 11/08/2022

Não funcionou pra mim...
Em primeiro lugar me frustrei com altas expectativas, fiquei esperando o tempo todo por aquele plot bombástico que todos mencionavam, mas não aconteceu. E acho que todo o hype em cima do livro tenha prejudicado ainda mais minha experiência.

Não posso negar que a autora tem uma boa escrita e que inúmeras vezes me peguei refletindo. Mas eu achei que muita coisa nesse livro ficou forçada, cheio de frases de efeito, e o maior problema pra mim foi passar pano pra algumas situações, como se as coisas que acontecem ali não fossem erradas.

Eu entendo que tudo que se passa no livro são situações que tanto podem acontecer, como infelizmente acontecem na vida real. Entendo muito bem que as pessoas cometem erros, se arrependem, e devemos sim dar uma segunda chance, mas nesse livro eu não senti que a autora buscou uma retratação para os erros que Venâncio cometeu. Gostaria que ela tivesse de alguma forma tratado o tema com um pouco mais de cuidado, buscando explicar um pouco as motivações de cada personagem, e talvez de alguma forma ter conscientizado e debatido um pouco melhor a temática.

Eu acredito que se a autora tivesse trabalhado a temática de forma um pouco mais aprofundada, ou até mesmo tivesse explicado quais foram as motivações para Dalva sofrer calada depois de tudo que passou, ou o que levou Venâncio a se arrepender pelo que fez, eu poderia até ter gostado do livro.

Infelizmente senti que ela acabou romantizando coisas que não podem ser romantizadas.

Mas a autora tem uma escrita crua, e eu sofri junto com a Dalva, e para mim a Aurora foi o ponto forte dessa história.
Queria ter gostado mais do livro, mas infelizmente não foi isso que aconteceu, vale a experiência.
Lets 12/08/2022minha estante
Desculpa mas se você leu esse livro e achou que a autora romantizou isso você leu de olhos fechados. Talvez não seja um livro pra você,mas claramente se a pessoa sabe distinguir ficção e realidade esse livro é isso, ficção, que nos dá muitos ensinamentos e reflexões,e uma delas é a reflexão do quanto isso é tóxico,se você viu isso a autora conseguiu oq queria

Juliane Raquel 13/08/2022minha estante
Desculpa, mas se eu tive uma percepção diferente da sua, não quer dizer que li o livro de olhos fechados, apenas que eu vejo um grande problema em romantizar situações que jamais deveriam ser romantizadas, sem contar que retratação é completamente diferente de romantização. Se a autora tivesse buscado outros caminhos, talvez deixado palavras de conscientização, e debate, minha opinião poderia ter sido outra, inclusive tinha tudo pra ser um bom livro, mas fechar os olhos e fazer de conta que os problemas não estão ali, não dá, isso vai contra tudo que eu acredito.

Lets 13/08/2022minha estante
Não foi pela percepção que eu disse isso,e sim pelo lance de ter romantizado, é diferente retratar um relacionamento tóxico e romantizar ele

Lets 13/08/2022minha estante
E segundo q tá na cara pra todo mundo que lê que não é saudável,a autora deixa isso claro várias vezes,agora ela não precisa trazer esse debate no livro pq não é um livro de auto ajuda ou coisa do tipo,somente uma ficção que tem casos o livro todo de pessoas totalmente transtornadas e vários acontecimentos horríveis que na história não teve consequências,como na vida real,mas não foi romantizado pela autora,dizer isso acaba cancelando um livro que traz uma reflexão de tudo isso que você disse pras pessoas,e é sobre isso o livro,a autora queria fazer a gente ficar indignados com o final,era o propósito

Juliane Raquel 13/08/2022minha estante
Não, isso não está na cara de todo mundo, pois pouco se vê falando desses pontos problemáticos na história, sem contar que não foi isso que senti da autora, infelizmente em nenhum momento senti que ela trouxe isso como um problema. De toda forma lamento que você não consiga aceitar que as pessoas tem opiniões distintas, e que a minha é diferente da sua. Fico feliz que tenha gostado do livro

Marrenta_literaria 13/08/2022minha estante
Amei seu ponto de vista, vejo poucas pessoas falando sobre essa problemática, sou de acordo com tudo o que você disse, esses temas por avisam ser tratados no livro sim, não pode ser romantizado e muito menos passar pano, porque nem todo mundo consegue ver problema nisso, nós que já somos leitores a mais tempo conseguimos ver que aquilo é errado, mais tem muita gente que não vê, é tanto que tem centenas de pessoas que amaram esse livro e nenhuma delas fã lá a respeito da problemática.

Lets 13/08/2022minha estante
PQ A AUTORA NÃO ROMANTIZA, é um livro +18,se a pessoa não vê a problemática q tá escrita com todas as palavras pela autora a culpa não é da autora,tem muita gente amando esse livro pq ele é muito bom,n tem pra que dizer q ele romantiza só pq no final o casal fica junto, literatura não tem q ter o final q a gente acha certo

Juliane Raquel 13/08/2022minha estante
Olha, se você não entendeu meu ponto de vista, o problema não é meu, segundo eu não disse que eles não poderiam ficar juntos, mas que faltou desenvolvimento de alguns pontos na história. De toda forma não tem o que debater com pessoas como você, que acham que só o seu ponto de vista é válido, e que só você está certa, sendo assim, eu li o livro errado e não sei interpretar o que a autora quis mostrar. Ok que assim seja então, eis o principal motivo pelo qual muitas pessoas têm medo de expressar suas verdadeiras opiniões, pq tem um bando de gente que não sabe respeita a opinião alheia

Lets 13/08/2022minha estante
Eu respeito super o seu ponto de vista,só tô te mostrando que por a história ser assim não significa que a autora romantiza essas coisas entende?

Spoiler....

E agora sendo bem sincera, desde quando o cara espancar a mulher e quase matar seu próprio filho, e no final eles viver um felizes para sempre, como se nada tivesse acontecido, desde quando isso não é romantizar? Sendo que a mulher ficou mais da metade do livro sem falar e nem poder olhar pro marido e aí do nada, Deus entra na vida deles, mostra que pode existir amor e tá tudo certo? Ah me poupe né, não gostou, atura ou surta, pois a minha opinião é essa e pronto, não vejo a dificuldade em aceitar que tivemos visões diferentes de um livro!

Lets 13/08/2022minha estante
Nem toda história vai ter o final que a gente quer,como eu disse,ele saiu impune,a mulher deu outra chance,e a autora fez isso propositalmente pra dar essa indignação na gente,ela mostra o livro todo como isso é doentio. Você não é obrigada a gostar,mas eu acho errado dizer que a autora tá romantizando uma coisa que ela não tá,só pq a história é desse jeito,pq faz com que muita gente veja isso e cancele um livro muito bom atoua,pela história ser pesada

Lets 13/08/2022minha estante
Mas é isso,só meu ponto de vista,não vou mais incomodar vc

Juliane Raquel 13/08/2022minha estante
Eu não entendi dessa maneira, pra mim a autora não fiz isso propositalmente, mas né, cada um entende do seu jeito

Sim

Marlonbsan 30/03/2023minha estante
Tenho uma opinião parecida com a sua, o fato de não pontuar que pode ter algum erro ocorrendo ali em várias situações do livro, acaba romantizando sim a história, já que há vários pontos positivos, como falar sobre amor na relação deles, o livro termina com "Deus estava de volta" que são construções positivas, mas em nenhum momento fala-se sobre nenhuma atitude negativa ou que há algo de errado acontecendo ali

Janinha 17/06/2023minha estante
Não compreendo como alguém pode gostar desse livro. O que tem pra gostar aqui, a não ser a escrita poética?

Yasmin.Amaral 20/07/2023minha estante
Concordo 100%!

Juliane Raquel 27/08/2023minha estante
Vejo muita gente amando esse livro, mas pra mim também não funcionou muito bem, faz parte né

m.cIara 12/01/2024

Narrativa que flui como um rio.
Esse é um livro denso em que a história dos personagens vai nos sendo apresentada como um rio ? em que a água passa a levar as histórias adiante. A narrativa é de uma leitura envolvente, apesar de trazer aspectos amargos e, por vezes, indigestos. A ela é adicionada uma parte poética que nos faz refletir sobre a vida. Ao avançar pelas páginas do livro eu me senti como se estivesse lendo um grande conto, com reviravoltas e situações impossíveis, mais ou menos no estilo das obras de Nelson Rodrigues. A leitura avança de uma forma bem rápida e a escrita é, de fato, muito envolvente. Por várias vezes me senti no rio descrito por Carla, seguindo o curso da vida.

Leka 13/08/2023

Um livro de tirar lágrimas e o fôlego
Ele começa lento e vai se intensificando rapidamente. De uma hora para outra somos destruídos e impactados pela história.
Ele é curto mas não consegui ler rápido porque em alguns momentos eu precisei parar para poder recapitular tudo ou tomar fôlego depois de uma cena tão intensa.
Sofri demais com a Dalva e ela é a personagem mais forte que já vi e infelizmente sei que é o retrato de tantas pessoas.
Que livro?
Luiza 13/08/2023minha estante
esse é muito bom, acho que vc vai gostar de véspera também

Laís 13/08/2023minha estante
Dilacera demais esse livro. Perfeito

Amanda3913 10/04/2023

Que livro incrível!!
Para começar, queria poder desler para ler pela primeira vez novamente. Amei tudo. A história, a escrita, o contexto? foi como ouvir uma música que eu não conseguia parar de me emocionar.

?De longe, era como se as flores do seu vestido no seu caminhar bailado dançassem pelo campo, a poesia acompanhava seus movimentos. Pensou se uma mulher tem o direito de perdoar um homem que bate nela. Não encontrou a resposta, talvez não houvesse uma resposta.?
Jessica610 10/04/2023minha estante
Esse livro está entre meu ?top 3? ??

Amanda3913 10/04/2023minha estante
É perfeito!

Igor Azevedo 10/01/2023

Por que adiei tanto esse livro?
Minha história com Tudo é Rio é bem antiga... Sempre tive a curiosidade de conhecer a escrita de Carla Madeira e sempre julguei muito essa obra pela capa, que sempre me trouxe curiosidade em conhecer o enredo. Hoje, me arrependo de não tê-lo lido antes, porém tudo tem seu tempo. Tudo é processo, igual ao enredo desse livro. O que dizer de Dalva? Sempre será uma heroína para mim. É sobre perdão, sobre saber que a vida nunca será um mar de rosas. Porém devemos, sim, saber navegar nele.
sosodecampos 10/01/2023minha estante
amei a resenha!! é sobre isso. essa obra é incrível