Tudo é rio

Tudo é rio Carla Madeira
Carla Madeira

Resenhas - Tudo é Rio

Gusma 01/03/2023

"Ninguém precisa ajudar ninguém a sofrer"
?Tudo é Rio? é bem diferente do que eu esperava. Após muito ouvir falar do trabalho da Carla Madeira e da própria sobre seus livros, tive a curiosidade de conhecer seu trabalho e decidi começar pelo mais famoso, já que ela fala com tanto carinho sobre esse livro.

A escrita é visceral. Te conquista na primeira linha, em que a autora introduz a primeira protagonista da história. A ambientação ocorre em uma cidade de interior com tudo que tem direito: fofocas, puteiro, famílias grandes e uma imagem religiosa. A atmosfera criada e a construção dos personagens te transporta pra dentro das páginas e você se sente ali, como um observador em primeira pessoa, um membro da família de Dalva, uma meretriz na Casa de Manu, um morador confuso sobre o que aconteceu com o amor de Dalva e Venâncio.

O simbolismo do rio é o que dá vida ao enredo. Tudo é conexão e tudo passa. Aquelas pessoas interferem nas vidas umas das outras das maneiras mais inesperadas, cada uma tem uma história por trás, cada personagem é bem construído (mesmo com poucas páginas) e todos acabam se encontrando em algum ponto.

O livro proporciona muitas reflexões e um entendimento das origens dos sentimentos dos personagens. As frases são poesia pura, mesmo não sendo a poesia em seu formato tradicional. Dá vontade de grifar tudo e entregar uma cópia do livro até pra um maluco passando na rua. A mensagem que ficou pra mim é que a vida sempre dá um jeito de se encaixar, mesmo que a gente não concorde com isso.

Não sei se compreendi o que a autora quis passar com o final. Honestamente, eu passaria pano se o Venâncio não tivesse lá um dos finais mais felizes. Não gostei muito de como as coisas se resolveram.

Porém, mesmo com isso, eu recomendaria de olhos fechados esse livro pra quem tiver interesse.
Carolmoonreads 01/03/2023minha estante
Melhor livro?

driesvansteen 01/03/2023minha estante
concordo com tudo! também não gostei de como se resolveu. o Venâncio também não estava nos meus planos de final feliz.

Kalyne.Nunes 01/03/2023minha estante
Meu deus você resumiu absolutamente TUDO o que eu poderia dizer desse livro mas não tive palavras suficientes. Incrível! ??

Núbia Cortinhas 01/03/2023minha estante
Adorei a resenha! Parabéns!

Maria Cristina 01/03/2023minha estante
Vcoe disse tudo!

Isabely129 22/03/2024minha estante
Eu tenho vontade de ler, mas medo de me decepcionar. A maioria dos livros que ficam hypados acabam sendo superestimados

LetiCoelho 17/09/2023

Genial. Profundo. Forte. Despudorado!

Sabe aquele livro que retrata somente as virtudes, o dever-ser, os bons modos e as regras de etiqueta? Não espere isso de ?Tudo é Rio?.

Carla Madeira foi capaz de, cuidadosamente, selecionar as mazelas humanas, aquele lado da sociedade para o qual fechamos os olhos e torcemos o nariz, construindo um enredo envolvente, instigante, emocionante e repleto de empatia.

Ao longo da leitura, sorri, chorei, me enojei, senti raiva e pude sentir compaixão por personagens e situações inimagináveis.
Repleto de críticas sociais e um tapa na cara dos bons costumes. Recomendo!

caspaeletrica 05/11/2022

8/10: Tudo é líquido aqui: lágrimas, gozo e sangue*
Nojento, desconfortável, avassalador e necessário. Quatro palavras pra definir este livro que trouxe uma nova face pro cenário brasileiro.

O enredo é simples mas desenvolvido de uma maneira ótima. Confesso que pro meio do livro até (quase) o fim, a coisa foi saindo dos eixos um pouco, mas a escrita é impecável, assim como a mesma propõe no título do livro. Essa fluidez na leitura é presente sim e o que carrega realmente é a forma como o livro é escrito, de uma maneira muito bonita, sagaz e direita. Reconheço que faz um tempo desde que eu me prendo a um livro pela escrita e não necessariamente apenas pelo enredo. É um livro de se debulhar e pensar. Realmente uma jogada de mestre de Carla Madeira.

**rios presentes neste livro: lágrimas, sêmen, sangue, suor, pus, fogo e gozo!

Brenda1109 04/04/2024

Tudo é rio flui...
Ciúmes, dor e saudade navegam de mãos dadas nas páginas desse livro. A escrita da Carla é sensacional, existe uma poesia que desliza pelas linhas, páginas e capítulos.
Gostei de acompanhar o ponto de encontro entre as histórias de Dalva, Venâncio e Lucy, mas sinceramente que final ruim, péssimo.
Esse livro é literalmente sobre amar o processo de leitura, se deliciar nas páginas, porque o final é assim... tenebroso.
É isso.
kalli2 04/04/2024minha estante
gosto muito da escrita impecável da Carla, gosto do desenvolvimento da história e dos personagens fortes e completos que nos é apresentados. mas sim! o final da história é muito estranho

Elizabete3 04/04/2024minha estante
Concordo plenamente com vc! O livro é muito envolvente, mas o final? ?

Deise 26/03/2022

A escrita da Carla foi muito envolvente, li bem rápido. Apesar de ter gostado da escrita eu odiei a história. Tem várias coisas importantes que foi tratada de forma irresponsável. A romanização da prostituição, relacionamento abusivo, violência doméstica e a ridícula redenção de um homem desprezível. Eu li resenhas falando que é um livro forte e bonito. Forte até concordo, mas bonito? O que vocês viram de bonito? As frases? A poesia? Porque de bonito não vi nada. Fora o final que alguns dizem que é prefeito. Sério isso? ABSURDO! Insisti até o fim esperando um final digno depois de ler tanta desgraça, mas não rolou. Fui com maior expectativa pelo hype e por ser um dos livros mais recomendado, no fim quebrei a cara. Na minha opinião é um livro até que razoável(pela escrita fluida e frases), mas não merece o hype que tem. Não sei se recomendaria, mas leiam com consciência e NÃO ROMANTIZEM essa merd@.
"A morte põe um olho no passado e outro no futuro e deixa a gente cego na hora, no encontro do que foi e do que será, na tortura do que poderia ter sido. Impõe o desespero do definitivo, trava os movimentos. Embrulha o estômago indigesta. Faz frio nos ossos. A morte é vida intensa demais para quem fica."
"A verdade não tem dono, que é duro demais existir e que ninguém precisa ajudar ninguém a sofrer. O sofrimento vem sozinho, tem pernas, mais cedo ou mais tarde ele aparece; o que a gente tem de buscar é a alegria, essa se esconde delicada na correria dos dias, não se oferece de pronto, quer ser encontrada, surpreendida, amada."
"O amor, quando nasce forte, tem pressa de ser eterno."
"Deus não é um lugar de certeza, é só um pouco de esperança."
"O sofrimento é certo como a morte e tão inegociável quanto."
"Tudo passa, você vai ver, tudo passa. Ela tinha razão. A vida dá um jeito de manter a gente vivo mesmo quando a gente morre de dor."
Marcianeysa 26/03/2022minha estante
Adorei a resenha. Acho exagerada o hype em cima do livro.

Deise 27/03/2022minha estante
Obrigada ?. É bem exagerado mesmo

Gabi.Buenos 28/03/2022minha estante
Nossa vc disse exatamente tudo q eu pensei

Canoff 06/08/2023minha estante
Ótima resenha, Deise!

Deise 07/08/2023minha estante
Obrigada, Robson ?

Sindi.Balliego 07/02/2024

Maravilhoso
Esse livro tem uma escrita tão gostosa, você mergulha nele e nem percebe.
Personagens envolventes. (Dona Aurora é minha preferida).
Beatriz 07/02/2024minha estante
Dona Aurora é a melhor de todas!!!!

Leila de Carvalho e Gonçalves 18/05/2022

Sucesso De Vendas
Em 2021, um dos livros de ficção mais vendidos no país foi Tudo É Rio, de Carla Madeira. Sem dúvida, uma conquista auspiciosa de nossa literatura num mercado dominado por títulos estrangeiros, entretanto o que pouco se comenta é que o romance, a despeito de ser a estreia da autora, é um relançamento, isto é, ele foi lançado em 2014 por uma pequena editora, a Quixote, e passou praticamente despercebido pela critica e público. Somente após receber uma segunda edição, com o selo de uma grande editora, a Record, Tudo É Rio obteve o sucesso literário que hoje desfruta.

A bem da verdade, Carla Madeira começou a escrever o livro no final da década de noventa, porém a situação dramática exposta na narrativa paralisou sua escrita e ela só conseguiu retomar quatorze anos depois. Em linhas gerais, a história gira em torno de um triângulo amoroso formado por uma prostituta, Lucy, e um casal, a piedosa Dalva e o rude Venâncio, enfrentando uma tragédia familiar.

O resultado reporta a uma literatura provocativa, cujo proposta é atrair a reflexão do leitor para assuntos, como o ciúme, violência doméstica e pedofilia. Sinteticamente, por meio de uma trama folhetinesca, Madeira propõe uma instigante indagação: ?É possível perdoar o imperdoável??.

A resposta traz à pauta nossa condição humana, ou seja, as condições que impomos a nos mesmos para poder sobreviver e para tanto, a escritora situou a história numa cidadezinha atípica e numa época qualquer, permeada de uma atmosfera fabular.

Trata-se do pano de fundo ideal para redimensionar a noção de misericórdia, tendo como trunfo a prosa poética de Carla Madeira. Por sinal, uma prosa que revela domínio da linguagem e encaminha a narrativa para um desfecho pouco previsível, superficialmente conciliador e até perigoso, ao idealizar uma relação abusiva.

Finalmente, como afirma Cris Guerra no Prefácio, Tudo É Rio é um romance em que ?tudo é intenso, tudo é muito. E a vida, como metáfora de um rio, tudo traz, tudo leva, tudo lava. Menos o amor. O amor é uma verdade à prova do tempo?.

?De que é feita então a justiça divina? De mistérios que devemos engolir como saliva? Se Deus sabe o que faz, e sempre faz o que quer, para que servem a prece e o fervor de quem suplica? Será um capricho nos querer ajoelhados? A vida revela sem constrangimento que alguns são ouvidos, outros não. Acaso não somos todos iguais diante do Senhor? Se o exemplo vem de Deus, se devemos buscar ser sua imagem e semelhança, que exemplo Deus nos dá quando uns se tornam mais merecedores do que outros? Não estaria a justiça divina inspirando a injustiça humana?? (Página 62)

Andre.28 16/02/2024

Linguagem chula, lirismo barato, personagens detestáveis e plot ruim
Sendo bem sucinto, é uma história ruim escrita por uma autora que parece que tem uma obsessão pelo sexo, uma linguagem bem baixa, (linguagem chula pra não dizer ofensiva em muitos momentos) que normaliza traição e relacionamento abusivo, que é recheada de um lirismo mequetrefe tentando encobrir uma tentativa fracassada de escrever um soft porn tupiniquim. O plot é uma das coisas mais sacanas e mal escritas dessa autora, parece que ela teve preguiça de escrever por causa do enredo que não rendia nada e não levava a lugar algum. Uma redenção barata pra personagens esquecíveis. Ler esse livro pode ser uma das maiores percas de tempo, lendo eu torcia pra acabar logo
@Caroline 16/02/2024minha estante
Nunca li, mas sua resenha transmite o motivo de eu não ter vontade de ler, pois tudo o que já vi sobre o livro, me transmite exatamente essa visão sobre.

Aline MSS 16/02/2024minha estante
Tudo q aparece sobre esse livro me dá medo.
Parabéns pela resenha e obg por salvar nosso tempo com essa bomba.

Caroline.Factum 17/02/2024minha estante
Eu até tinha vontade de ler, mas agora passou...rs

Denise 17/02/2024minha estante
Eu dei risada com essa resenha, viu? E concordo demais!

Lira Juazeiro 17/02/2024minha estante
Finalmente uma resenha sensata. Odiei esse livro. A normalização do abuso, da prostituição e pedofilia escritos da forma mais barata ? , numa linguagem horrível. Ainda tem quem chame esse monte de palavrão misturado com frases de Instagram de linguagem poética. O pior livro de todos os tempos.

Sâm 21/02/2024minha estante
pior que eu comecei ele e depois não consegui terminar e pretendo em breve começar outra vez, não espero muito mas vou enfrentar pra ter minha opinião sobre.

Nicole Dantas 22/06/2023

Eu li: ?Tudo é Rio?.
Me peguei pensando em como descrever ?Tudo é Rio?, uma explosão de sentimentos. A certeza de que é real mesmo sabendo que não é.

?Tudo é Rio? acontece todos os dias em muitos lugares no nosso país, uma peça a céu aberto. A arte imitando a vida. Nosso jornada é como correnteza.

Amei Dalva, tive vontade de defendê-la. Sua família é um tesouro, sorte de que tem uma Aurora como mãe.

Venâncio me deu raiva, asco e me causou uma decepção estrondosa, ele não merecia e fim que teve. Assim como Lucy, uma personagem genuinamente maldosa, seu melhor ato foi amar João longe dele.

O que mais me causou má impressão é como a autora passeia em corda bamba com a religião, me casou incomodo.

Favoritei ?Tudo é Rio? sabendo que não é perfeito para minha vida literária.

Quatro estrelas está de bom tamanho.
Cafeína 22/06/2023minha estante
Ainda nem li, mas baita comentário

kooh 25/06/2023minha estante
Mas pq achou q a autora anda em corda bamba cm religião? P mim os personagens só tem opiniões e momentos na vida diferentes, não a autora, e senti que foi algo deixado em aberto pq realmente não tem conclusão q alguém humano possa dar

Nicole Dantas 25/06/2023minha estante
Eu sou católica.
Quando falo da sua religião de uma maneira pejorativa você se sente ofendido, eu me senti e mesmo assim não tirei deixei de gostar do livro por isso, tirei estrelas.

Seria um livro 5 estrelas, porém, essa questão é o final me incomodaram?

louist.spring 11/01/2023

tudo é rio
não consigo descrever as sensações que é essa leitura, praticamente devorei o livro e me envolvi completamente com a história. é uma leitura cruel e fascinante aos mínimos detalhes.

recomendo pesquisar os gatilhos antes de ler.
Haiza 11/01/2023minha estante
To querendo mt ler esse

Eveline 11/01/2023minha estante
Esse livro é arrebatador

Lucas.Ribeiro 30/03/2022

Chorei
esse livro me derrubou véi, o final me pegou meio assim? achei que autora se apressou em terminar MAS perfeito véi, perfeito!

Aline Anjos 22/06/2023

O passado é para sempre
Que livro!
Curto, intenso e incrível.
Em cada capítulo vivi a angústia de cada personagem, sofrendo e sentindo cada sentimento expressado.
Esse livro não é fácil, mas sem dúvidas é belo e único.
Talita707 22/06/2023minha estante
Simmm, se tornou um dos favoritos de 2023 para mim.

Aline Anjos 22/06/2023minha estante
Para mim também.
A literatura brasileira está cada vez melhor

Cleber.Laia 22/06/2023minha estante
Está na minha lista

julya 21/05/2024

Sem palavras
Fui surpreendida de uma forma muito positiva, não sei o que eu esperava mas não era isso achei a escrita excelente, depois de me acostumar pq no inicio achei bem diferente por ser meio poética, senti que em mais ou menos 50% o ritmo desacelera mas logo volta, não curti muito o começo da historia da Dalva e do Venancio e acho que foi por isso, adorei a parte da Lucy achei super complexa, pq são coisas que não temos costume nem de ouvir e nem de ler sobre, o plot me pegou pq eu realmente não esperava mas adorei, com certeza um dos melhores do ano!!!!!!
Raquel 21/05/2024minha estante
Quero mto ler esse

Maria9012 22/05/2024

Tudo é rio
Uma boa leitura mas que não me prendeu de início. Eu não posso mentir que me colocaram uma expectiva muito mais do que a realidade nesse livro, não acredito que atingiu tudo isso. Mas definitivamente é um livro que te traz milhares de sentimentos: nojo, raiva, empatia. Livro bom é assim!