Tudo é rio

Tudo é rio Carla Madeira
Carla Madeira

Resenhas - Tudo é Rio

Lu 28/03/2021

Viva a literatura brasileira!
Estou sem ar.
Um dos melhores livros lidos deste ano .
Uma escrita poderosa, envolvente , sensível , profunda .
Eu estou apaixonada !!!!!!!!!!!!!
Leiam ! Leiam!
Quero mais.
Andreza 11/04/2021minha estante
Um dos melhores livros que li nos últimos tempos!! Emoção a cada página ?

Lu 11/04/2021minha estante
Verdade !!!!!!!

Angel 26/04/2021minha estante
Um livro maravilhoso e poético! Um dos melhores que li esse ano. Indico pra todo mundo.

Lu 26/04/2021minha estante
Eu concordo e assino embaixo.

Vivi.Trentini 01/05/2021minha estante
Realmente, um rio (livro) que nós atravessa! Excelente ?

Lu 01/05/2021minha estante
Verdade !

Alanis 27/07/2021minha estante
Esse livro com suas descrições de sexo está mais para o pornográfico do que até mesmo um livro de Bukowski
Chulo, rasteiro, só se salva por algumas digressões inteligentes

Van 09/10/2021minha estante
Simplesmente maravilhoso! Poético e verdadeiro. Personagens viscerais. Recomendo demais!! Um dos meus preferidos da vida!

Heloisa.Agibert 16/12/2021minha estante
Uma escrita linda, gostei das personagens fortes femininas.O final não me agradou.

Branca 16/01/2022minha estante
Realmente uma excelente leitura! Acho que cada personagem nos apresenta algumas características que trazemos em nós. Podemos refletir sobre os relacionamentos, sentir o frescor do início, visualizar o tal tédio da rotina, ver a ousadia de uma personagem fora dos padrões também, nos faz refletir sobre nossos desejos! Nos tornarmos juízes, reavaliamos à sentença quase ao final. Sentimos a dor latente e a espera do que será? E o final bem aí é pra ler tudo!

Beatriz.Bezerra 26/01/2022minha estante
Maravilhoso!!!!! Leitura deliciosa

Lala 23/02/2022minha estante
Horrível? ? na verdade, achei a história até um pouco sem pé nem cabeça. Odiei

Maria.Tereza 28/02/2022minha estante
Muito fraco

Guilherme 01/03/2022minha estante
Eu entrei no Instagram do fotógrafo da capa, é uma foto bem aproximada da água e está de cabeça pra baixo.

Laura 04/03/2022minha estante
É um livro ambíguo, dei uma nota mediana justamente por isso.
Não sei ainda se gostei do livro, é uma história estranha e um tanto problemática. Há partes lindas e outras repugnantes. Mas eu devorei essa história em um dia e poucos livros fizeram isso comigo.

Tati 25/04/2022minha estante
Gostei muito do livro em si. Devorei quase numa sentada, se não tivesse que parar pra trabalhar Rsrsr. Mas, o final, pra foi forçado. Desnecessário aquela suavizada toda

camila.lustoza. 17/06/2022minha estante
Tô na metade do livro e não consigo parar. Ao mesmo tempo não quero que acabe rs

Adriana 18/08/2022minha estante
Estou impressionada com a escrita da Carla Madeira! Amei o livro, é imperdível! Estou tão orgulhosa de nossos escritores brasileiros?

Renata 27/09/2022minha estante
Gostei muito da maneira de Carla escrever. Fiquei fissurada pela narrativa, mas confesso que meu gosto pelo o que aconteceu com as personagens é dúbio: achei o final MUITO problemático, fiquei bem incomodada. Ao mesmo tempo, gostei muito da maneira como as personagens são descritas, como as ações das mulheres são moldadas ao longo da vida. Tô confusa, galera hahaha

AndrAa.Tostes 21/11/2022minha estante
Um livro poético ,com uma escrita linda e forte !

DELIA 30/12/2022minha estante
Concordo

Maria 04/01/2023minha estante
Esse livro é MARAVILHOSO!!!!!!
Hoje é 04/01/2023 e posso afirmar com certeza que é o melhor livro que já li!! Leiam vcs não vai se arrepender

Ari 13/01/2023minha estante
O tempo nesse livro é muito confuso. Não informa a idade dos personagens, quanto tempo se passou, fiquei muito perdida. O enredo todo é ótimo, mas o final deixou á desejar

Kirla 23/01/2023minha estante
Que livro!!! Sem palavras

Bruna.Zuqui 14/03/2023minha estante
Um livro muito bonito. Leitura rápida.

sarinha:-) 18/03/2023minha estante
simplesmente perfeito!

Kamilla 31/03/2023minha estante
Não gostei do final.

Mauro Silveira 06/04/2023minha estante
Terminei hoje e não sei se gostei. A leitura flui num ritmo acelerado, existem digressões muito interessantes, mas fica sempre um gostinho de que tem algo errado, talvez exagerado, talvez fora do lugar e o final beira a inverossimilhança.

Maria.Teresa 10/05/2023minha estante
Quando acabei abracei e beijei o livro! Forte delicado poético... tudo!

gabi 17/05/2023minha estante
não gostei do desfecho, mas é um livro incrível! Recomendo

Isabelle.Furquim 03/07/2023minha estante
Um dos melhores livros que ja li! A escrita tem uma poesia intrínseca. Perfeito!

Angélica 24/07/2023minha estante
Eu quero chorar de tão bom que esse livro é!!!!!!

Estevao 26/08/2023minha estante
Antes de ler Tudo é Rio li várias resenhas e assisti a alguns vídeos , a maioria elogiando. As críticas que li foram mais no sentido do falso conservadorismo . Tudo é Rio me conquistou por ser uma história atemporal. Os "problemas" apontados por alguns leitores para mim não passam de verdades que a sociedade e muitas das "famílias tradicionais " tentam colocar para debaixo do tapete, e a exposição incomoda a alguns . Porém, não é uma exposição vulgar, é delicada, não é fantasiosa. Enfim , mergulhei no rio da leitura e deixei que a correnteza me levasse. E que venham os próximos ! E viva a literatura brasileira!

thaismdeirs 27/08/2023minha estante
Eu só não compreendi a necessidade de ressuscitar o Vicente..

thaismdeirs 27/08/2023minha estante
Além disso, achei algumas partes bem problematicas, a relação da Lucy com o tio, a questão da agressão e do ciúme doentio que não teve consequências além da repulsa de Dalva. O Venancio é extremamente problematico e um filho não resolve todos os dilemas, não ressuscita o amor e não deveria apagar tudo que aconteceu.

Estevao 28/08/2023minha estante
Esses problemas é que tornam o livro atemporal pra mim. São o que comentei sobre jogar pra debaixo do tapete . Ao invés de fazer um romance fofo, a autora dá um soco e sai da mesmice clichê no final , o que nos faz discutir sobre a história. Essa é a missão da literatura também, fazer com que a gente debata sobre temas que fazem parte do dia a dia .

JAssica137 30/08/2023minha estante
Gente, eu vou precisar ler esse livro de novo em outro momento. Pois eu detestei... Hahahaha comecei a ler por indicação e foi um suplício pra terminar, a história não me envolveu, foi bem difícil concluir.

Estevao 30/08/2023minha estante
O estilo de literatura que se consome às vezes influencia, ou então o momento . Por exemplo, eu li Orgulho e Preconceito com muitas expectativas, por ter gostado , no passado , de livros como Helena , Dom Casmurro , Lucíola , Diva , Senhora e A moreninha . No entanto , não me empolguei, achei um livro normal . Porém, lembrando com calma do que trata a estória , a época , como foi contada e a por quem foi contada, passei a valorizar e respeitar mais . Conclusão: muita expectativa e o nosso momento pessoal influenciam bastante no gostar ou não de um livro .

Helô 11/09/2023minha estante
É um livro arrebatador.

Liceli 21/09/2023minha estante
Incrível ver a literatura brasileira se fortalecendo cada vez mais. Livro profundo, lindo e feio ao mesmo tempo. Nos fala sobre amor, ciúmes, obsessão, perdão. A leitura me prendeu de uma forma diferente. Doida pra conhecer os outros livros da autora.

Cecilia331 05/10/2023minha estante
Li a carta de Aurora para Dora - estou sem ar, quanta profundidade !

Sara.Barbosa 22/10/2023minha estante
Que livro lindo, poético, sensível. Temos que ter maturidade pra ler e entender que o que acontece ali, são fragmentos da vida real.

ÃgathaMares 23/10/2023minha estante
A forma que a autora escreve é incrível e envolvente, estou lendo sem parar, mas sobre a história em si, tenho outra visão, algumas descrições me trouxeram repulsa e achei até uma ?normalização? de coisas problematicas..

Estevao 11/11/2023minha estante
ÁgathaMares,, mas literária é isso , não podemos nos apegar a expectativas de que todo livro seja phopho e que ignore realidades da nossa sociedade . A autora joga pro ventilador uma realidade , e que bom que nós identificamos ! Ela não normaliza , apenas cutuca , como se falasse na cara : ei, deixe de ignorar a realidade! Por mais que você não queira que exista , isso ainda existe e ainda é tratado de maneira comum. Exemplo: um famoso político que disse que pintou o clima entre ele e menores de idade . É muito o "clima " da personagem com o esposo da tia. O que gostei bastante foi o fato de que a história não é datada , o que faz com que a gente pare pra pensar qual o tempo real da história, por exemplo.

Gilmara.Pessoa 12/12/2023minha estante
Continua sendo um dos melhores livros dos últimos tempos!!

Thika 16/12/2023minha estante
Concordo! Livro poético, intenso que prende com a leveza da escrita.

LariCerqueira 17/12/2023minha estante
Gostei mas algumas passagens são muito chulas e grosseiras?

acriscarv_ 30/12/2023minha estante
Foi o melhor livro que li esse ano ??

Renata.Nunes 05/01/2024minha estante
esse livro é um furacão! um dos meus livros favoritos dos últimos tempos. me deixou sem palavras. que escrita, que história!

Wemerson22 12/01/2024minha estante
MEU DEUS!!!
Não me arrependo de ler esse livro, é incrível a forma de como o autor tira lições das vidas dos personagens e de suas ações fazendo o leitor pensar por horas e por dias seguidos, com certeza vou ler denovo.

Greysi0 12/01/2024minha estante
Que obra prima!! Que escrita!!

Jôsy 14/01/2024minha estante
Conclui a leitura em 3 dias . É um livro em que a história dos personagens são narradas de forma envolvente e poética, com um enredo que nos leva a refletir várias situações. Gostei, vou ler outros títulos da autora.

Mafilli 18/01/2024minha estante
fazia tempo que um livro nacional não me deixava assim, obrigada carla ? estou sem palavras

Tamyres.Diogo 24/02/2024minha estante
Não dava nada pelo livro e ele me entregou tudo. Uma escrita envolvente e poderosa. A quanto tempo não chorava tanto com uma leitura.

Karina.Marques 26/02/2024minha estante
Confesso que não foi um livro que me prendeu, achei pesado, com um enredo confuso, um desfecho ?? Enfim, esperava mais. Não me tocou.

Daniela642 15/03/2024minha estante
Apenas leiam! É simplesmente maravilhoso. Não sou apegada aos livros físicos, leio e empresto, dou, mas não vou conseguir me desfazer deste livro...é lindo.

Cris.Ramelo 19/03/2024minha estante
Carla madeira, boa demais li os três de uma vez só. E já tenho vontade de reler.

marcia277 01/04/2024minha estante
Nossa nada do esperado.. Que final horrível.

hwepinks 13/04/2024minha estante
quero ler pq a capa é linda, se eu comprar e for ruim eu estarei pedindo reembolso??

Talita608 15/04/2024minha estante
O livro é bom, tem uma narrativa linda e poética, com ótimas reflexões e personagens densos e com tantas camadas que nos faz ficarmos sem ar.
O livro vai se tornando cada vez mais emocionante conforme você vai entendo a complexidade de cada personagem, mas não gostei do final, achei romantizando demais uma relação tóxica, o perdão é importante, tanto para quem perdoa quanto para quem é perdoado, pois liberta, mas voltar para aquilo que te machucou, que te matou... é romantizar demais uma relação tóxica.

Perdão é se libertar de toda mágoa e rancor, é seguir adiante, é não se permitir viver mais aquilo, permanecer no ambiente que te adoeceu é a mesma coisa que permitir que tudo aquilo ocorra de novo.

Lucas 11/09/2023

Releitura
Acho que nenhum outro livro vai me passar a exata sensação que tudo é rio me passa, lendo pela segunda vez tive certeza que é meu livro favorito. zero arrependimento de ter eternizado um trecho de tudo é rio com a letra da carla madeira na minha pele.
Carolina 19/09/2023minha estante
qual trecho?? fiquei curiosaaaa

Samy 01/10/2023minha estante
Li recentemente por sua indicação, quando terminei o livro fiquei pensando tanto sobre ele, e acabei dando 3 estrelas só. Acho que por causa da parte cristã, e pq eu senti muito raiva da romantização que teve com pedo., e com aquele final... Fiquei chateada

alaniel 16/10/2023minha estante
aos curiosos, o trecho é: "existe um certo milagre nos encontros".

Raih 01/12/2023minha estante
Eu odiei o final. Sério. Imperdoavel vei, não tem como. Eu amei o livro, sofri mto, mas o final?.

-Koraline 19/03/2022

Excepcional
Tudo é Rio traz uma das narrativas mais cruas, e uma mas histórias mais reais que já li. O livro aborda tantos, mas tantos assuntos de forma tão honesta, que a experiência de leitura chega a ser dolorosa, e a empatia pelas personagens femininas é simplesmente avasaladora. Sexo, machismo, maternidade, violência doméstica, abuso psicológico são alguns dos tópicos trabalhados em apenas 210 páginas que são duramente cruéis e extremamente sensíveis ao mesmo tempo. É impressionante a quatidade e complexidade de emoções que a autora me fez sentir em um livro tão curto, tão necessário e tão impiedoso. Não é uma história para qualquer leitor, e caso você só tenho tido experiências com livros "farofa" até agora, eu não recomento que você se introduza no gênero com esse livro, mas se você já leu Palácio de Papel, Um Lugar Bem Longe Daqui e outros livros que abordam a vida cotidiana e o passar de gerações, você com certeza precisa prestigiar a magnetude dessa história.
Cleber 20/03/2022minha estante
Tô gostando muito também

Spidwrpool 13/04/2024

Intenso
Um tanto diferente da maioria das minha leituras regulares, esse foi um livro que me fez sair um pouco da minha zona de conforto, mas posso dizer que valeu super a pena.
Ja estava bastante curiosa pra pegar esse pelos inumeros elogios que recebia

Esse é aqueles livros que você terminar, para, e fica processando por alguns minutos tentando digerir tudo. Ele te prende e te imersa na história do início ao fim.
É um livro profundo, cru e avassalador, provoca diversas emoções em tão poucas paginas e capítulos.
Com pessoas reais, cheias de defeitos e pecados, nenhuma pessoa ali é o herói da história.
O mais interessante é como a autora retrata a mais pura realidade naqueles personagens.
Fiquei emociada e com um nó na garganta constantemente, a maneira como a Carla escreve dá pra sentir a profundidade dos sentimentos dos personagens, suas dores, perdas e arrependimentos.

Personagens esses, que fizeram coisas imperdoáveis.
Que acaba nos fazendo ansiarmos pelas punições, mas por conta de uma certa humanização deles em determinado momentos, muitos de nós acabados nos deparando em querer, mesmo que minimamente, um final feliz pra essas pessoas.

Entendo claro a polêmica que gera tudo isso, tinha momentos em que eu ficava me questionando se eu deveria sentir ou não aquelas coisas. Entendo tbm que pode ter pessoas que não concorda com a redenção e perdão do personagem masculino principalmente.
E é exatamente isso que o objetivo da Carla ao criar suas histórias.

Como é uma leitura diferente do que estou acostumada normalmente, talvez mais no futuro eu possa acabar mudando minha visão sobre esse livro, pra melhor ou pior, quem sabe.
Mas já pretendo ler outros da Carla madeira em seguida, gostei muito desse e estou ansiosa pro proximo.
Regis 16/04/2024minha estante
Que resenha maravilhosa! ??

Spidwrpool 18/04/2024minha estante
Obrigada Regis!!??

Vania.Cristina 19/04/2024minha estante
Adorei sua resenha, Bea! Eu não acho esse livro perfeito mas acho que ele é muito especial. A história é impactante, os personagens envolventes. E eu acho que esse livro não está relacionado a um tempo nem a uma cultura específica. Como se tudo pudesse ter acontecido ontem ou a cem anos atras. E acho Dalva uma mulher quase mitológica. Ela é de uma sabedoria ao mesmo tempo ancestral e progressista. Acho que eu devia ter escrito tudo isso na minha resenha, mas é o tipo de leitura que deixa a gente muda, digerindo...rs

liaentrelivros 19/04/2024minha estante
Ahhhh já tem um tempinho que li esse livro e gostei demais, de verdade! Tem muito de você ser produto do seu meio, né? Eles fizeram coisas não aceitáveis, mas compreensíveis. Quem dera todos pudessem escolher ter um final feliz! Amei sua resenha!!! ??

Spidwrpool 22/04/2024minha estante
@Vania simm, concordo com tudo que vc disse, foi uma leitura muito impactante, até hj eu pego pensando as vezes, admiro demais a Dalva por tudo que ela aguentou, apesar de em alguns momentos desejar um futuro diferente pra ela. Mal posso esperar pra ler o próximo dela, que dizem que é tão profundo quanto.

Spidwrpool 22/04/2024minha estante
@liaentrelivros obg!! Simm, é compreensível algumas coisas, a maneira como eles lidaram, mesmo não dando pra perdoar, vc se pega querendo fazer isso, acho que o final foi o melhor possível naquela situação, sem ter muitos danos

Tainateixeira92 27/08/2023

Leitura impactante e visceral!
Carla Madeira domina a habilidade de envolver o leitor de maneira profunda e arrebatadora. Essa história transcende as camadas da realidade humana, expondo suas facetas mais cruas e intrincadas com intensidade avassaladora. A cada passagem do livro, mergulhei em reflexões profundas sobre a complexidade da vida, compreendendo certas ações enquanto discordava veementemente de outras.

A narrativa se desdobra em uma trama pesada, crua e desprovida de artifícios, mas carregada de uma escrita magistralmente construída. Além da clareza e transparência da linguagem, transporta o leitor diretamente para as entranhas da história. Consumi cada página vorazmente, alimentando ao mesmo tempo a apreensão de um desfecho imprevisível e a fascinação por cada reviravolta. Minhas opiniões oscilaram freneticamente, vivenciando e revivendo os dilemas dos personagens em um turbilhão emocional.

Os protagonistas, com destaque para mim, foram Dalva, Venâncio e Lucy, arquitetados com tal maestria que transmitem uma montanha-russa de sentimentos. Foi através da Dalva que experimentei uma jornada que me forçou a praticar a paciência, o perdão e uma gama de emoções que me levaram ao extremo. Além das complexas discussões sobre a prostituição, habilmente entrelaçadas na trama, encontram-se as críticas da sociedade que critica essa profissão. Ao mesmo tempo em que é um mercado rentável e uma das mais antigas da civilização, é trazida à luz de maneira provocativa e inquietante no livro.
Vania.Cristina 27/08/2023minha estante
Livro incrível né

Tainateixeira92 28/08/2023minha estante
Sim, amei a leitura!

Nadia.Duarte 28/08/2023minha estante
Liz faz pouco tempo, quando comecei e não conseguia parar

rfalessandra 24/12/2023

Achei o livro extremamente surpreendente. A autora conseguiu me guiar pelas narrativas quase que sem me cansar. O livro fluiu como um rio de fato.
Uma coisa muito interessante também tirei desse livro é: nunca teremos o perdão do outro se não nos perdoarmos primeiro. Enfim, vou parar de falar aqui para não dar spoilers. Só leiam o livro!

Tata 25/12/2023

Tudo é rio
Se você busca um romance clichê, caia fora, tudo é rio possui romance, mas não é romântico, é intenso, é doloroso, fala sobre o mais alto grau de perdão e realidade
Anderson730 25/12/2023minha estante
Estou lendo , é incrível mesmo !!

Tamires.Zanelatto 25/12/2023minha estante
Pois é, terminei esse livro sem saber se gostei ou não do final. Nos faz questionar muito...

Steh18 25/12/2023minha estante
Um dos melhores livros que li esse ano! Devorei em 1 dia pq não consegui parar de ler até descobrir o desfecho! Kkkk Carla Madeira roubou meu coração.

camilasabrinas 25/12/2023minha estante
??

miri.miri 11/02/2024

"Somos feitos do bom e do ruim em porções imprevisíveis"
Duas mulheres, duas histórias que se encontram... Lados totalmente opostos: Lucy, uma mulher que desde cedo provou da indecência e nunca mais quis parar, que encontrou sua profissão dos sonhos que para muitas é um pesadelo doloroso e o fundo do poço... Mas que para ela é puro prazer, ser prostituta!

E Dalva, uma mulher de um amor só, que encontrou o amor e o prazer em apenas um único homem. Mas esse homem não é perfeito, e o casamento deles se torna uma tragédia por causa de algo que é bem mais do que um erro terrível e cruel.

É por causa desse homem, Venâncio, que Lucy e Dalva entram num conflito unilateral. Mas sem spoilers! Vemos a história das duas, o passado, e as diferenças. E até mesmo o ponto de vista do Venâncio, que também tem suas dores profundas. E o final, eu não esperava...

A prostituição, a violência contra mulher, as dores da vida, a religiosidade, amor e ciúmes doentio, o perdão... "Tudo é rio" consegue trazer tudo isso pra narrativa de maneira reflexiva sem deixar de ser interessante, é uma trama com altos e baixos e parece que cada capítulo tem um bilhão de informações diferentes, cada capítulo é totalmente carregado de tudo. Não tem como ler esse livro rápido, é preciso realmente ler ele devagar para absorver tudo o que está acontecendo.

"O sofrimento vem sozinho, tem pernas, mais cedo ou mais tarde ele aparece; o que a gente tem de buscar é a alegria, essa se esconde delicada na correria dos dias, não se oferece de pronto, quer ser encontrada, surpreendida, amada."

A escrita da autora é muito bela, cheia de leves pitadas de poesia. Sabe embelezar as descrições e graciosamente tornar encantador o que nas mãos de outro escritor ficaria simples. Ela conta a história voltando na linha do tempo quando é necessário, tudo embaralhado do jeito certo.

"O problema não é Deus, é o que inventamos Dele. As pessoas têm certeza demais sobre as vontades de Deus, acho até que algumas criaram Deus em vez de terem sido criadas por Ele. Deus não é de pensar, é de sentir. É um colo de braços fortes e delicados, ninando a gente num mar furioso, esquenta seu coração nesse colo, respira com Ele. Deus não é um lugar de certeza, é só um pouco de esperança."
Gessyka.Loyola 11/02/2024minha estante
Esse livro foi sensacional. ???

miri.miri 11/02/2024minha estante
Foi mesmo ??

b.menezes18 01/04/2024minha estante
Uau, que resenha linda, eu comecei ele hoje

leiturandressa 31/12/2023

E o perdão faz o que por todos nós? Faz esquecer?
Nada me preparou pra carga pesada que foi esse livro. Do meio pro final, só consegui ler chorando.

No prefácio diz :
?Carla não escreve, borda.?

Não tem verdade maior que essa. A Carla Madeira fez arte aqui, quem dera ter 1% do talento que ela tem de usar as palavras.

O livro é cruel e real, a ambientação de cidade pequena foi facilmente imaginável. Os personagens tão reais que despertam muito ódio, amor e empatia.

A história gira em torno do casal Dalva e Venâncio, e da prostitua Lucy. Além deles, a autora de aprofunda na história de muitos outros personagens, o que deixa tudo tão mais bem construído ainda.

Eu não sabia que o livro tinha plot twist, mas ele tem e eu não estava preparada.

O final foi um divisor de águas, não um daqueles finais que a gente quer que aconteça, mas que simplesmente acontece e é isso mesmo. Na verdade, acredito que o livro inteiro é isso, nada acontece para agradar o leitor, apenas acontece para acontecer porque essa é a vida dos personagens e de muitas pessoas fora da ficção.

Recomendo para que leiam com a mente aberta e em um momento em que estejam preparados para a carga emocional do livro, pois é pesado mesmo.

Rosangela Max 19/12/2021

Maravilhoso!
É um conto de fadas ao avesso com direito a príncipe, a princesa e a vilã. Só que os perfis se misturam e não sabemos se existe realmente uma vilã ou vilão.
A história foi bem construída, com muita sensibilidade.
O que achei que faltou foi um final estendido. Não bastou dar a entender o que se desenrolou dali para a frente. Merecia algumas páginas a mais de história para concluir com chave de ouro. E essa falta pesou pra mim, impactando a nota.
Tinha potencial para ser um 5 estrelas.
Recomendo a leitura!
Janaina 19/12/2021minha estante
Já ouvi falar muito bem desse livro. Vou incluir na minha lista

Camila 19/12/2021minha estante
Eu amo esse livro! Recomendo pra todo mundo kk

olivia.tomazela 19/12/2021minha estante
Eu pirei neste livro!
E eu li depois de ?Véspera?
O final, para mim, foi excelente ahahhaha

Michela Wakami 21/12/2021minha estante
Tá na minha lista! ?

Sara 27/04/2023minha estante
Mulher, todo livro que eu vejo tu estás! Kkkkkk

Ana Sá 04/04/2022

Um livro inacabado de uma boa escritora
ATENÇÃO: Se você é muito sensível a informações sobre enredo/personagens, este texto pode conter spoilers e eu não tenho Serviço de Atendimento às Consumidoras. Siga por sua conta e risco!

Li este livro num intervalo de 24 horas. Ele flui mesmo, acho que quase ninguém tem/terá reclamações quanto a isso. Ah, e também é daquelas obras nada mornas! Dificilmente uma leitora sai indiferente a este romance; por uma razão ou por outra, fica uma sensação de: "o que é que eu acabei de ler?". O livro incomoda e esse incômodo, por si só, pode fazer valer a leitura.

Para situar quem não faz ideia do que trata "Tudo é rio", são três suas personagens principais: Dalva, Venâncio e Lucy. Os dois primeiros casados, sendo esta última uma prostituta que se envolve com Venâncio quando seu casamento é abalado por um ato gravíssimo de violência doméstica por ele praticado contra a esposa e o filho recém-nascido (isso acontece nos primeiros 10% do livro, nem conta como spoiler!). E justamente devido à complexidade do tema, "Tudo é rio" levantou e continua a levantar um debate fervoroso sobre uma suposta romantização (ou não) da violência contra a mulher. É este o bafafá da vez e foi ele, também, que me fez antecipar a leitura desta obra... Mergulhei no rio de Carla Madeira com a intenção de dar muita atenção a esse ponto: "Há romantização? Não há romantização?"... Mas eis que, para a minha surpresa, esse aspecto acabou se tornando secundário. Antes de chegar a ele, fui acumulando outras inquietações ou, para ser precisa, outras insatisfações...

Na minha humilde opinião, a autora escreve bem. Há muitos elementos que provam isso. Contudo, seu estilo, cheio (mas muito cheio mesmo) de aforismos me cansou! A gente não consegue seguir com a leitura sem tropeçar numa frase de efeito. Há quem goste, já eu me canso quando percebo excessos. Tive vontade de poder dizer para a autora: "amiga, eu já entendi que você escreve muito bem, que você faz coisas lindas com as palavras, agora me deixa respirar um pouquinho! guarda alguma metáfora pro próximo livro!". Por exemplo: tem um momento que para anunciar que Venâncio vai 'mijar' (verbo usado logo em seguida), tem-se a frase: "...já estava lá fora no portão, quando pôs sentido na bexiga cheia e pesada". Então... me cansa. Quebra o ritmo. Eu encaro como um excesso. Pode ser meramente questão de gosto, mas o fato é que: ai que preguiça!

Pois bem, mas mais grave, a meu ver, são as lacunas que o romance coleciona:

[Lembre-se, eu não tenho Serviço de Atendimento às Consumidoras, e a partir daqui eu posso mesmo ferir os olhos de quem é sensível a spoilers!]

* Dalva opta por uma postura silenciosa e retraída após sofrer a violência doméstica. Por quê? Que elementos de sua personalidade e trajetória explicam essa escolha?

* Lucy é prostituta por escolha (o que é, de início, um ponto forte da narrativa, pois nos traz uma visão pouco usual da prostituição), mas como foi construída sua sexualidade? De onde vem tanto desejo, tanta sensualidade, desde cedo? Aliás, de onde vem esse profundo ódio de Lucy por Dalva, num momento em que elas nem sabiam direito uma da existência da outra?

* Venâncio supostamente se arrepende? Como, quando, onde começou esse arrependimento?

Enquanto lia "Tudo é rio", eu tive uma sensação recorrente de "mas DO NADA isso?". Há afirmações genéricas, sugestões, indícios de respostas, mas será que esses temas, será que essas personagens permitem uma narrativa de superfícies?

Chega a ser paradoxal porque são personagens marcantes mas que, ao mesmo tempo, acabam ficando rasas pois a complexidade de suas trajetórias e ações nunca é devidamente trabalhada (repito, na minha humilde opinião!). E por isso dei o título que dei a esta resenha: "um livro inacabado de uma boa escritora". Carla Madeira escreve bem, mas parece que seu livro sofreu de certa desatenção por parte da editora, parece que faltou ali uma profissional para sugerir, por exemplo, que a linguagem fosse lapidada ou que o conteúdo fosse expandido. Raras são as vezes que fecho um romance com a sensação de quem faltaram páginas. E neste eu senti isso. A força do enredo e dessas personagens não cabiam nessas 200 e poucas páginas.

Sei que pode parecer pedante ou oportunista, mas, assumindo o risco, acho que vale compartilhar aqui um relato pessoal bastante sincero: parte dessas reflexões foram guiadas pela minha própria experiência de escrita. Ano passado, eu decidi publicar de forma independente um livro de contos. E precisamente por não ter editora, e precisamente por escrever sobre temas delicados, tive muitos receios envolvendo o excesso ou a falta na minha escrita. Eu sabia o que estava (e estou) a perder por não ter um editora. E é por essa razão que às vezes eu encaro bem algumas críticas negativas que eu recebo... Às vezes, uma leitora pega num ponto de excesso ou de falta em um dos contos e eu penso: "você tem toda razão... se você tivesse sido minha editora, e me criticado antes da publicação, teria sido bom!". Foi um pouco disso que senti em "Tudo é rio": "poxa, que pena que a obra não caiu nas mãos de uma boa editora" (e aqui não falo de editora no sentido de empresa, mas de uma boa profissional/crítica literária mesmo, sabe? que inclusive são difíceis de encontrar!).

E para não dizer que não eu falei da tal "romantização":

[Eu avisei dos spoilers... amiga, ainda dá tempo de você fechar o Skoob!]

Para mim, também essa chave de leitura, a de que o livro romantiza o "irromantizável", cai de novo na questão das lacunas deixadas pela autora. A priori, a premissa da punição que vem do remorso do agressor e da indiferença passivo-agressiva da vítima, seguida de redenção, que é o que Venâncio experimenta, é muito válida artisticamente e, se bem trabalhada, poderia nos entregar uma baita personagem! Há verossimilhança possível num crime de violência doméstica que passa despercebido ou ignorado numa cidade pequena. E haveria, imagino eu, caminhos para se construir um sofrimento e um arrependimento à altura de uma violência tão bárbara. Na arte, haveria. Crime, perdão, redenção, amor, ódio, o humano e suas contradições... Quer mais literatura do que isso? Mas aí é que está... Uma vez mais, lá estava eu, me perguntando: "mas DO NADA isso?" (o desfecho do Venâncio foi, para mim, o famoso "de cair o c* da bunda!"). Ou seja, na minha humilde leitura, nem chega a ter romantização, pois até para isso teria sido necessário escrever mais! Ou então, quem sabe, há margem pra essa crítica à romantização justamente por causa daquilo que não foi dito.

Fechei a minha avaliação de leitura num "bom" (3.5 estrelas), pois como é de se esperar de uma boa escritora, como é Carla Madeira, há passagens, capítulos, descrições muito autorais e interessantes. Algumas, quando não pecam pelo excesso, são belíssimas! Eu lamento que a autora tenha deitado a caneta tão antes do fim.

Agora, com licença. Já escrevi demais e estou apertada... preciso "pôr sentido na bexiga cheia e pesada" (ah, gente, sério?! rs).
Joao 04/04/2022minha estante
Resenha sensacional, Ana!!

@voulerdenovo 04/04/2022minha estante
Adorei a resenha!!
p.s.: a pessoa aqui não sabia que tu era escritora! ?

Dhewyd 04/04/2022minha estante
Resenha muito boa, fiz críticas fortes e sinceras, que refletem bem o que a obra nos mostra, mas, acredito que a predileção por enfeitar a narrativa não atrapalhou minha leitura, assim como o título do livro, para mim foi bem fluída e ágil, terminei em um dia, e gostei... Achei até algumas passagens com um toque de poesia, mesmo tratando de assuntos tão complexos.

Douglas Finger 04/04/2022minha estante
Excelente resenha Ana, me fez revisitar varias questoes abordadas pelo livro? parabens!

Fer Paimel 05/04/2022minha estante
Adorei a resenha, Ana!! Seu olhar crítico é fundamental para o debate! Obrigada pelas reflexões? eu, particularmente, tive uma experiência bem diferente lendo kkkk acho que um mérito desse livro foi justamente isso: a infinita possibilidade de debate pelo que a autora preferiu obliterar? sua resenha me fez pensar mais sobre isso, adorei!

Paloma 05/04/2022minha estante
Muitas de seus questionamentos me foram surgindo ao longo da leitura, mas acabei adotando a chave de leitura - muito pela escrita arrebatadora - de fazer aquela leitura pelo que ela era e não pelo que eu queria que fosse, e se tornou um favorito.
Até o final - extremamente incômodo - deixei ele ser lido pelo que era, pelo que estava ali (apenas um exemplo da realidade?escolha da autora? Não sei.)
Acho que pode ser tbm uma daquelas leituras em que cabe ao leitor "preencher as lacunas", nos fazemos elaborar cenários e destinos a partir de nossas próprias vivências e visão de mundo.

Excelente resenha. Extremamente assertiva.

luamagnetica 05/04/2022minha estante
ótima resenha, ana!

eu nem lembrava da frase usada pra mijar confesso que quando leio obras escritas de forma mais poética ou cheias de frases de efeito eu me deixo levar por aquele universo e raramente me incomodo, mas agora que você levantou a questão, é engraçado mesmo! kkkkkkk

Estante.Naiara 06/04/2022minha estante
Adorei a resenha, Ana! Muito obrigada! Digo isso porque li o livro, me incomodei do início ao fim e lendo as boas avaliações e a repercussão positiva do livro fiquei pensando que péssima leitora eu sou que não consegui apreciar uma boa obra..
Agora vc me deu um pouco mais de sentido e entendimento.
Gde abraço!

Ana Sá 06/04/2022minha estante
Gente, eu adorei os comentários porque tem rolado mesmo uma troca legal entre quem gostou mais e quem gostou menos do livro...

Não é fácil escrever uma resenha com críticas a uma obra que é tão querida por muita gente, então é bom saber que meus apontamentos somaram alguma coisa ao debate!

Agora estou pensando no que Paloma disse... No quanto 'Tudo é rio' se divide entre o que é, o que não é e o que a gente queria que fosse rs...

Ana Sá 06/04/2022minha estante
Alba, eu não me considero escritora não rs... É uma palavra forte demais! rs Sou só uma pessoa que escreveu uns contos e criou coragem de jogá-los na Amazon... ?

Ana Sá 06/04/2022minha estante
E vendo os comentários de vocês, tem um ponto que não frisei, mas que não pode ser menosprezado: gosto! Não é? Tem gente que curte mais, tem gente que curte menos esse estilo que pesa na prosa poética... E talvez a pobi da Carla Madeira não tenha culpa de ter gente, como eu, que se contenta com o "mijar", né? rs

Paloma 07/04/2022minha estante
Verdade Ana. Eu acho que antes de qualquer coisa falar sobre a experiência de leitura é começar pela questão do "gosto", que é extremamente subjetivo. Cada pessoa é um universo. Determinada escrita, enredo, etc., vai conversar com algumas pessoas e outras não. E tá tudo bem! Muitos debates sobre isso nem teriam início se começasse a partir dessa premissa.

Jamile.Almeida 26/04/2022minha estante
Eu particularmente gosto da prosa floreada, é meu estilo. Mas fiquei com a mesma sensação de que ela parou antes de acabar? de que muita coisa deixou de ser dita e que eram importantes na construção dos personagens. Eles começam como leoes na selva e terminam como gatinhos domésticos. Mas gostei. Acho q a Carla tem muito a nos entregar ainda.

Ana Sá 26/04/2022minha estante
Jamile, adorei essa imagem do leão versus gatinho doméstico... Você resumiu o que senti sobre as personagens!
Fiquei desmotivada a ler mais da autora, mas concordo com você sobre ela ter mais a entregar... Escrever bem ela escreve!! Vou ficar de olho nas resenhas de outros livros dela, quem sabe...

Beatriz 23/12/2022minha estante
Muito obrigada por essa resenha, ana! isso aqui irá agregar muito nos debates sobre esse livro. Eu, particularmente, gostei bastante do livro, mas muitas vezes, durante a leitura me peguei pensando "de onde esse sentimento surgiu? como a construção desse personagem chegou até ali? como ninguém da cidade soube do crime? por que venâncio não foi preso?". e, ao ler sua resenha, descobri e conclui junto contigo: a escritora "deitou a caneta" cedo demais. Isso não atrapalhou minha experiência, massssss poderia ter sido melhor.

gabriel 29/12/2022minha estante
Você foi generosa. O livro é ruim mesmo. Se a Madeira é escritora, eu sou o Papa. Mas não avacalhei na nota mesmo assim, pois pelo menos ela foi criativa (com a escrita "poética" e tal).

Arianna Machado 24/04/2023minha estante
Amei sua resenha!! Fechei o livro também cheia de dúvidas. Por que raios Dalva permaneceu na sua casa e não foi morar com a amiga e o filho???

Alê | @alexandrejjr 22/08/2023minha estante
Eu gosto de usar o Skoob, mesmo com todos os seus crescentes defeitos, por uma única razão: poder ler textos de leitores atentos, aqueles que sabem o valor do tempo dedicado a uma leitura. E Ana, toda vez que dedico tempo ao teu olhar criterioso e expansivo, sei que saio um leitor melhor do que era antes de me deparar com os teus apontamentos. Obrigado! E parabéns por essa resenha singular.

Ana Sá 23/08/2023minha estante
Alexandre, a recíproca é totalmente verdadeira: suas resenhas são sempre uma aula de leitura e, assim como vc, eu insisto no Skoob apesar do app ser muito precário, o que limita às vzs bons encontros e interações... Obrigada pelo comentário tão gentil! :)

Gustavo Carnelós 27/08/2023minha estante
Excelente resenha, muito bem expostas e justificadas suas impressões, as quais eu tive também, especialmente sobre o excesso de frases de efeito e trocadilhos, dos quais eu gosto, porém realmente são tão frequentes num mesmo texto que chega uma hora que cansa. Sobre a profundidade ou motivações dos personagens, não demorou para eu perceber que seria melhor ler esse livro como uma fábula, aquelas histórias que são compostas de algum exagero, fantasia ou sobrenatural (como O Auto da Compadecida, Incidente em Antares, etc), com aquele velho cenário de uma cidade onde tudo o que acontece envolve a toda a população ou se oculta deles todos. Pois, como exemplo, uma prostituta que encanta e domina todos os homens, fazendo de seu comportamento um espetáculo orgulhoso, acabou caindo na caricatura - mais parece uma bruxa que está lançando um feitiço em cima da cidade (lembrei do conto O flautista de Hamelin - aqui, com os homens indo atrás da mulher que os seduz como mágica, tipo um canto de sereia). Ou seja, acionei esse modo de ler, flexibilizando a realidade, relativizando a verossimilhança, sem questionar para onde os personagens vão, e sim apenas me propondo a ver para onde a autora quis levá-los.

Julie 08/11/2023minha estante
Concordo muito e o que muito me incomodou diversas vezes foram as descrições exageradas e que se excediam muito. Tenho um pouco de preguiça dessas descrições exageradas quando se fala de relações sexuais, acho que fica muito apelativo.

Fernando 24/11/2023minha estante
Compartilho de várias das suas reflexões sobre esse livro.

Elly 06/12/2023minha estante
Resenha muito boa e realista. Me senti exatamente como você em diversos momentos e não soube explicar tão bem quanto você!

Ana Sá 15/04/2024minha estante
Pessoal, o Skoob não tem me enviado direito as notificações de comentários em resenhas mais antigas... Cruzei agora com os novos (já não tão novos) comentários e fico muito feliz com a troca! Legal saber que a resenha faz sentido pra mais gente... :)

Ana Sá 15/04/2024minha estante
Gustavo Carnelós, gostei muito da sua chave de leitura... Se eu cogitasse reler o livro, tentaria ir por esse caminho com certeza!

Vivi 01/02/2024

Dedo no cool e gritaria
Posso definir esse livro como "Caótico e problemático do começo ao fim".

Esperava reflexões e recebi, mas juntamente com as reflexões recebi sexo e depressão???

Achei o final sem graça.
Doodu 01/02/2024minha estante
Kkkkkk ótimo título para a resenha

carolindesar_ 01/02/2024minha estante
O AMG KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK nossa eu amei esse livro para

Vitóriathalia 01/02/2024minha estante
"Dedo no cool e gritaria" kkkkkk ainda não li o livro, mas tô rindo com sua descrição!

luiza luiza 01/02/2024minha estante
KKKKKKKKK melhor resenha desse livro que eu vi

Leticia 01/02/2024minha estante
Kkkkkkkk Obrigada pela resenha, essa foi a primeira avaliação ruim que vejo e que provavelmente seria minha avaliação tb rsrs

charlie54 01/02/2024minha estante
eu também.

Canoff 01/02/2024minha estante
Esse livro é um problema. A autora não soube abordar um tema problemático no Brasil. Esse livro romantiza crimes sexuais e outros problemas que assolam ferozmente o Brasil.

Vitoria.Zurc 01/02/2024minha estante
Amei tanto esse!!!

Zandoteri 01/02/2024minha estante
que resenha incrível kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Raiany44 01/02/2024minha estante
Melhor título kkkkkk eu ainda nao li mas está na minha lista

Marlonbsan 14/02/2023

Tudo é Rio
ALERTA PARA POSSÍVEIS GATILHOS NO LIVRO

As vidas de Dalva, Venâncio e Lucy se cruzam num emaranhado de fios impossíveis de serem desatados.

O livro é narrado em terceira pessoa com uma escrita em forma poética, o que não me agrada muito, já que sempre prezo pela objetividade, mas é uma leitura fluida.

Seria um bom livro de fantasia, mas como não havia nada disso na premissa base, li e o analisei como sendo de ficção, considerando o mundo real.

Um dos problemas do livro está em não dar o contexto, não sabemos onde se passa, nem em que período e isso dificulta muito analisar a história, já que poderia abrir concessões sobre comportamentos inerentes à época, assim como se fosse escrito em primeira pessoa. E é passado pano pra muita coisa, outras são banalizadas e até romantizadas.

Por exemplo, Lucy era menor de idade, hoje, analisando o que acontece, já haveria algum crime, e também atitudes completamente questionáveis em torno dela, e isso nem é cogitado, mas sim reverenciado, como um ato de poder, de liberdade, já que ela é uma personagem dona de si e consegue o que quer.

Já Venâncio, é um dos personagens mais asquerosos e repugnantes que já li, não só pela brutalidade e violência expostas nas primeiras páginas, mas pelo contexto criado em torno dele, é imperdoável o que ele fez, até mesmo com Bambu, enquanto todo mundo demonstrou apatia.

O livro também é cheio de facilitadores de roteiro para funcionar, no momento exato todo mundo desaparece ou surge um personagem aleatório para dar progressão desejada. Durante todo o livro, há uma insistência em se falar de amor no relacionamento deles, mas é algo que não consegui enxergar, houve posse, dotada de um ciúme doentio que cerceia relações e isola.

E falando em coisas doentias, todas as motivações de Venâncio, eram baseadas nisso, sua atitude com Bambu, com o filho, com Dalva, com Lucy, em dois momentos. Por fim, o livro termina de forma questionável, tanto pelo plot, quando pelo desfecho, que não traz beleza alguma. Para temas delicados o cuidado ao tratar deles é multiplicado.

site: https://www.youtube.com/watch?v=zv7Jj4zCbXA
jane 30/03/2023minha estante
FINALMENTE ALGUÉM QUE SENTE O MESMO QUE EU SOBRE ESSE LIVRO

Marlonbsan 30/03/2023minha estante
É, então, tem algumas coisas complicadas aí no livro ?

Juliane Raquel 06/06/2023minha estante
Falou exatamente o que eu senti lendo esse livro! Infelizmente eu achei que esse final deixou muito a desejar e em vários sentidos, acho que é a primeira pessoa que vejo falando sobre isso.

Marlonbsan 31/07/2023minha estante
Ah pois é, tanto o final, quanto vários aspectos são complicados ?

Fernanda 22/12/2023minha estante
Pela quantidade de estrelas da maioria, achei que tinha entendido de outra forma. No caso como vc descreveu. E vendo os comentários a sua resenha, ufa......ainda bem que não sou só eu.

Yasmin.Lutz 11/01/2023

Esse livro é tudo que promete e mais um pouco.
Uma das melhores leituras que ja fiz
É um livro que se lê atenta, você engole com gosto e desgosto cada palavra ali escrita, das mais belas, as mais tristes, as que acolhem e na mesma medida ferem a alma.
A escritora sabe te envolver na narritiva, te faz mergulhar profundo nesse longo rio.
Tatynobre.Almeida 11/01/2023minha estante
Quero!

sofia 11/01/2023minha estante
quero mt ler

Gissele 11/01/2023minha estante
Já tá na hora minha lista, quero sentir essas mesmas sensações.

#Caju 11/01/2023minha estante
Yasmin concordo em tudo com vc! Ficou no 3? lugar em 2022 p mim no meu top 3 de 50 livros

Pedro1474 11/01/2023minha estante
Tão me obrigando a começar esse, vale muito a pena?

Silvia124 11/01/2023minha estante
Concordo em tudo! Perfeito!

Dri 11/01/2023minha estante
Eu amo esse livro

Julia 11/01/2023minha estante
estou muito ansiosa para essa leitura!