Coração de tinta

Coração de tinta Cornelia Maria Funke

Resenhas - Coração de Tinta

ValAria34 26/12/2023

Li em 2015/14
Livro maravilhoso! Pretendo ler novamente no futuro e talvez adquirir todos os livros da saga.
Mortimer foi um dos meus primeiros crushes literários.

Jaqueline Martins 21/12/2023

O meu livro favorito, um dos livros que me fez entrar no mundo da literatura, esse livro sempre vai ter um lugar reservado no meu coração, perfeito pelo universo contado, os personagens e a história. A gente como leitor sempre imagina como seria entrar em um livro ou conhecer os personagens de um e esse livro trás exatamente isso.

thay 17/12/2023

Livros e seus poderes
Gostei dessa leitura, a magia nas páginas e a aventura nas entrelinhas!

Porém, acho que li no tempo errado porque não me prendeu tanto quanto pensei que me prenderia e em algumas partes do livro a leitura ficou pesada para mim.

Não acho que vou ler a continuação, mas não por ter achado esse ruim, mas apenas não é muito o estilo que estou acostumada.

clacsssssss 08/12/2023

Só não tankei
Achei que ia ser um livro muito bom,mas eu li e mal cheguei na metade sem ter uma ressaca literária,a idéia da historia é boa,mas a história é MUITO chata e não se prolonga bem.
A escrita é razoável mas não o suficiente pra me fazer gostar desse livro.

Rafaela Tulino 04/12/2023

Minha criança interior pode descansar em paz após finalmente eu ter lido esse livro que marcou minha infância.
Assisti o filme há muitos anos e só recentemente, numa das minhas idas a biblioteca municipal, descobri que era adaptação do livro ao vê-lo na estante ?
Acho que estou um pouco desacostumada com livros de fantasia então confesso que demorei mais que o esperado pra acabar o livro.
Acho que por não ter muita diferença (só cenas adicionais, a essência é a mesma) do filme, então meio que li com preguiça kkkk mas estou animada para os próximos ??

Sofia136 30/11/2023

Una leitura profunda, mas gostosinha
Esse livro é simplesmente maravilhoso!!!
Trama bem construida, vc sebte a tensao e o pavor no momenti certo e se identifica com cada pedaço qus compoe cada personagem, e eu amo quando um livro traz o conceito de "nn existe bem e mal, e sim lados que lutam por algo".
Eu amo como nesse livro o proprio escritor de coraçao de tinta esta nele e vemos o processo de criaçao e as consequencias de fenoglio (o autor) ter criado personagens perversos e crueis muito bem...

Isabele.F 29/11/2023

Farid, vc é um fofo ??
Meu amigo, que livro bom!! Eu concordo que a história é contada de um jeito devagar, porém isso não deixa a história pior! Eu entrei de mais na história, e achei ela muito interessante! Eu achei uma que ia ser meio infantil o livro mas os plot >>
Leiammm

Hleyna_iung 27/11/2023

Coração de tinta - Cornelia Funke
Fazer personagens dos livros se tornarem reais... que ideia genial, esse é o sonho de todo leitor, mas aqui, em coração de tinta, nós vemos que nem sempre ter aquilo que você sonha é a melhor coisa, as coisas são sempre mais fáceis quando estão escritas em folhas de papel, quando a gente pode simplesmente fechar o livro e dormir na nossa cama quentinha longe de todos os problemas que atormentam os personagens do livro.

Comprei esse livro como uma memória da minha infância, sempre gostei muito do filme e queria conhecer a história original.

Eu gostei muito da experiência de ler esse livro, não é clichê, na real eu não sei nem como explicar direito, mas ele é diferente, inesperado, e é cheio de referências literárias que enche o nosso coração de leitor.
O único problema é que eu diria que ele é meio sem emoção, não exatamente sem emoção mas sei lá, tem várias cenas que apesar de serem super importantes e dramáticas não tem muita reação e descrição dos personagens, enquanto outras cenas mais simples e normais tem descrição e drama até demais. Mas, apesar disso, é interessante porque deixa o foco da história mais nas coisas "cotidianas" ou simples dos personagens e não em Grandes acontecimentos, mas acaba que a história fica meio pacata também.

No fim eu gostei do livro e fiquei bem curiosa para saber como será que a história vai continuar, porque eu não tenho ideia.

"?Meu Deus, o que você pôs aqui dentro? Tijolos? ? perguntou Mo enquanto carregava o baú de Meggie para fora.
?Você mesmo sempre diz que os livros têm que ser pesados, porque o mundo inteiro está dentro deles." ~Coração de tinta

Thif, Niko 25/11/2023

Ótimo livro!
Eu particularmente amo este livro. Eu facilmente o leria novamente. Ele é uma Aventura gostosa de ler, as descrições dos momentos de ação são boas, o drama é legal de se ler e as questões exploradas nele também são boas.

Os personagens do livros são bem desenvolvidos e facilmente gostáveis ou odiáveis. Também recomendo vocês a verem o filme que tem o mesmo nome.

Keilinha5 24/11/2023

Todos deveriam ler!
"Coração de tinta" não só te faz sentir como se estivesse entrando no livro, mas também que a aventura é transportada para fora dele. Maravilhoso, apaixonante, cativante, direto e criativo. A trama conta algo incrível como a capacidade de um homem de trazer personagens e histórias à vida com apenas o poder da leitura em voz alta, uma premissa que sempre me intrigou desde que ouvi falar sobre o livro, mas que demorei para me decidir ler. E que bom que finalmente li! Os personagens são palpáveis de tão reais e imperfeitos como todo ser humano em um livro ou fora dele, as descrições são incríveis, tudo nesse livro é incrível! Deixou sim curiosidade para te fazer desejar continuar lendo a continuação, mas também deu um ótimo fechamento na minha opinião para satisfazer o leitor que quiser apenas ler o primeiro livro. Virou um favorito sem dúvida!!! Apenas leiam!

isajeronymo 23/11/2023

Coração de tinta
DE-TES-TO esse livro do fundo do meu coração, não indicaria nem para a pessoa que eu mais odeio, tortura psicológica?

C.K. 18/11/2023

Fui transportada pela magia, diretamente à minha infância
Eu dei um tempo para digerir algumas leituras, e com esse não foi diferente. Eu fiquei presa do começo ao fim. A escrita dessa autora é simplesmente única; tudo é muito mágico, as personagens são maravilhosas. Uma das coisas que levo muito em consideração na hora de avaliar uma narrativa é a profundidade da personalidade das personagens; e aqui eu me surpreendi bastante.
Confesso que ao iniciar a leitura, pelo fato do livro ter um público alvo mais jovem, eu imaginava conversas mais rasas e sem um final tão impactante, mas me enganei. As personagens, seus pensamentos, suas peculiaridades, me confortaram. Esse livro se tornou um dos meus favoritos justamente por me relembrar da magia de ser criança. Para quem é fã de HP, recomendo bastante ler esse livro, pois possui a essência bem parecida.
Não consegui encontrar um único furo de enredo, uma única fala fora de contexto. Eu achei esse livro simplesmente perfeito. Eu me senti no meio da família, ao lado deles nas viagens, caminhando pela mata. Quero muito ler os próximos.
Me identifiquei muito, chorei, ri; essa leitura foi um misto de emoções inexplicável. Espero que você que lê essa resenha agora, possa experimentar isso também.

Wagner Fernandes 15/11/2023

Meu mais novo "Livro Favorito da Vida"!
Que livro delicioso! Uma ode à literatura! Lembro de assistir ao filme anos atrás. Gostei bastante, e as cenas e personagens que me veem à mente durante a leitura são os do filme. Não consigo me desvencilhar deles. Ainda assim a leitura foi muito agradável. O ambiente do filme, o clima e tudo o mais ficam no imaginário. Não sei se atrapalhou ou não neste caso, já que gostei de "Coração de Tinta" do cinema.
Tenho o livro desde fevereiro de 2019 e só agora tirei-o do plástico. Eu tinha receio de não gostar por já conhecer a história, mas me surpreendi com a escrita de Cornelia. Bem, fiquei feliz por ter escolhido este livro para o mês de agosto.

"Coração de Tinta" é mais um livro onde a protagonista é uma garota! Por que histórias com meninas adolescentes são sempre empolgantes? A quantidade de garotas protagonistas (e mulheres) que encontrei em minhas últimas leituras - "Pulp à brasiliana", "As Brigadas Fantasma" e "A Última Colônia", e "O Cirurgião" - é absurda! Bom, particularmente, EU gosto. Mesmo nos livros onde meninos são os principais, a presença de garotas coadjuvantes que são essenciais à trama é grande (veja "O filho do vento" e "O jovem Sherlock Holmes"). Aqui, os últimos livros que li com meninas no protagonismo:
1. Coração de Tinta (Meggie)
2. A Batalha por WondLa (Eva Nove)
3. O Mapa de vidro (Sophia Tims)
4. A guerra que salvou minha vida (Ada Smith)
5. O boticário (Janie Scott)
6. Nevernight (Mia Corvere)
7. Amanhã: quando a guerra começou (Ellie)
8. Trono de Vidro (Celaena Sardothien)
9. Flavia de Luce (Flavia)
10. Os filhos de Venn (Rayna Iv)
11. Mistborn (Vin)
12. Sr. Ardiloso Cortês (Stephanie)
13. Crônicas do Mundo Emerso (Nihal)
14. Jogos Vorazes (Katniss)
15. Rastro de Sangue: Príncipe Drácula (Audrey Rose)
(E tem mais! Bom, as meninas não podem reclamar que não têm espaço na Literatura!)

Voltando a "Coração de Tinta", o filme é muito fiel ao livro. Não consigo tirar da cabeça a imagem dos atores. Mas mesmo conhecendo a história, a leitura fluiu agradável. Que escrita gostosa a da Cornelia Funke.
Adorei os personagens: Meggie, Mo, Elinor, Dedo Empoeirado, Farid e o divertido Fenoglio. Maravilhosos.
Meggie é uma garotinha bem esperta. Ela aprendeu a falar élfico no livro "O Senhor dos Anéis" e troca mensagens secretas com o pai, Mo, ou Mortimer (ou ainda Língua Encantada), um restaurador de livros.
O que é legal também é a grande referência a várias obras da literatura. Cada capítulo começa com citação de uma delas, uma epígrafe.
O livro é cheio de aventura, tensão e reviravoltas. Reviravoltas atrás de reviravoltas! Definitivamente é um dos livros mais legais que li e fiquei encantado por ele.
Claro, eu adoraria ter lido "Coração de tinta" em meus 12-14 anos. Mas também está sendo divertido mesmo depois dos... hum... 30!  😁 (E, claro, eu já não era mais criança nem adolescente quando este livro foi publicado, em 2014). Então, caros juvenis e adolescentes, aproveitem para viver esta grande aventura enquanto ainda são jovens!  São MEMÓRIAS preciosas que vocês guardarão na mente.
Janeiro já quero começar com a sequência, "Sangue de Tinta". Acho que também vou gostar desse.
Alguém já leu?
Deborah Jäger 15/11/2023minha estante
Muito bom! Mas só li o primeiro há muitos anos.

Wagner Fernandes 15/11/2023minha estante
Consegui a trilogia na mesma época, 2019, mas os ficaram aqui na estante esperando pacientemente por mim. rs
E agora que li o primeiro, estou ansioso pra saber o que acontece a seguir.

Luana 15/11/2023

Os personagens são incríveis, a história também, porém ele é um livro bem lento e em algumas partes um pouco enrolado oque me fez demorar tanto para terminar....

Duda1340 05/11/2023

Adorei
Um livro envolvente. com personagens fofos, uma história diferente e interessante. fiquei envolvida pela história desde as primeiras páginas.
esse livro traz um conforto enorme para o coração, indico muito!