Aniquilação

Aniquilação Jeff VanderMeer

Resenhas - Aniquilação

John.Spectrum 08/09/2023

Weird Fiction na Veia
- Uma expedição formada por quatro cientistas (todas mulheres) ingressa num território onde ocorreu um evento misterioso e de consequências bizarras, a fim de analisar alterações na fauna e na flora local, além de entender o que houve com a equipe anterior. Durante essa missão, perigos e segredos ameaçam a integridade das cientistas.

- A narrativa, dividida em 5 partes e com 196 páginas, é feita em primeira pessoa pela protagonista, uma bióloga de personalidade forte. O texto, escrito com esmero, apresenta um enredo bem elaborado, uma ambientação com ares lovecraftianos e um ritmo que segue o fluxo de pensamentos da protagonista, havendo alternância entre cenas do presente e eventos do passado. Essa novela fabulosa mescla elementos que remetem a antigas histórias de aventura, ficção científica e horror, sendo reconhecida como um belo exemplo do subgênero "weird fiction". Vale ainda mencionar que esse é o livro 1 de uma trilogia (Comando Sul), cujos outros livros não possuem o mesmo esplendor.

BellPolveres 31/08/2023

Um mistério que te suga, mas não te dá respostas.
Começo dizendo que o nivel técnico muito bom, a escrita não é leve, mas não é difícil a o ponto de te afastar; pode ser densa as vezes e por isso me fez divagar em alguns momentos e acabar tendo que reler páginas, mas ainda assim conseguiu me sugar com suas descrições intrincadas de sensações, texturas, cores, luzes e formas daquele lugar tão estranho que é a Área X, que ao parar de ler eu as vezes me sentia desorientada e letárgica.

E acho que isso é importante: Aniquilação me parece sobre as experiências, as sensações, não sobre a "história" em si. Porque é isso, o livro não te dá respostas mesmo no final, apenas especulações, e mesmo que elas deem a sensação de poderem ser certas, são também inacabadas, inconclusivas; e talvez essa seja parte da essência do livro, o não saber constante e as perguntas que deixam em nós a mesma sensação dos personagens dentro dela. Mas, pessoalmente, não senti a necessidade de respostas, ao mesmo tempo tudo parecia óbvio e inexplicável em uma dualidade estranha que me foi única dessa leituras e até satisfatório de um jeito esquisito.

Mas, também, eu já vim sabendo que não receberia respostas por conta de uma resenha que assisti, então talvez uma pessoa que venha experando que a última parte do livro traga clarificações para todas as infinitas perguntas que o livro levanta, isso seja um incômodo enorme.

Duas outras coisas que gostei muito foram a narradora e a forma de sua narração, que foi contada em forma de um diário, um relato, uma forma que gosto muito de ler. A bióloga em si é uma personagem muito interessante; assim como todos os outros personagens presentes, não sabemos seu nome, mas descobrimos muito dela e de sua personalidade complicada ao longo do livro com uma mistura do mais "presente" e o mais "passado" antes de sua entrada na Área X; por boa parte da leitura fiquei me perguntando o quão confiável ela era como narradora tanto pelo quantos dos seus sentidos eram verdadeiros ou não, e por seu próprio caracter em partes a torna para nós leitores tão "estranha" quanto os mistérios da Área X; a forma como ela lida com tudo ou o que prioriza ou não, dando a sensação de que talvez ela pertencesse mais àquele lugar desde o começo do que ao mundo fora dele.

Ah, tenho que colocar um adendo para falar de que também gostei muito da relação dela com o marido e como isso nos foi explicado ao longo da história, chegando a me deixar triste por eles.

Acho que um ponto ruim é que eu esperava sentir medo ou aflição em algum momento, mas tudo o que senti foi curiosidade e o sentimento de estar hipnotizada pela história, envolvida, nenhuma apreensão.

Não sei se vou continuar e ler os outros dois da série porque não sinto realmente a necessidade de respostas, e algumas críticas me deixam hesitante, mas vi que tem um filme, e quero assistir, mesmo que o trailer tenha me dado a impressão de ser algo completamente diferente do que li.

julia 22/08/2023

São poucas as vezes em que eu digo esse tipo de coisa mas infelizmente nesse caso vai ser inevitável: o filme é muito melhor do que o livro.

Michelle.Ohlweiler 05/08/2023

Leitura estranha e misteriosa
Antes de tudo, eu já havia visto o filme, então de certa forma, esperava ver o desenrolar que acontecia nele, porém este livro, apesar de ter algumas similaridades com o filme, é bem diferente.
Gostei muito de toda a história ser uma espécie de diário, de os personagens não terem um próprio nome, apenas a identificação de sua profissão.
Achei que iria abandonar a leitura no início, porém quando dei por mim, já estava quase no final, querendo saber o mistério por trás da Área X.
Espero que os próximos livros também continuem mostrando a estranheza e mistério deste local, e talvez algumas respostas.

Isa 05/08/2023

Gostei mais ou menos
Foi uma boa leitura mas algumas coisas me incomodaram muito. O começo do livro e todo o suspense em torno da área X é muito envolvente mas depois o autor aposta em uma narrativa de imersão que não me agradou muito, ele começa a descrever cheiros e sons e texturas, enfim, começa a ficar um pouco maçante. E no fim, na hora de descrever a criatura ele tbm aposta no extraordinário, como se a gente não pudesse compreender o que era aquilo, e passa páginas narrando a luz, os sons, o que a bióloga sentia mas no fim, não consigo visualizar o que era a criatura e isso me fez perder a curiosidade com a história. Se uma só criatura eu não sei o que é, nem como é, não consigo entender nada sobre ela, como será o resto dos outros mistérios da área X? Também serão essas abstrações? Enfim, não sei se vou continuar a trilogia

Julia.Bessa 27/07/2023

Muito perturbador
A história é contada em forma de relatórios, portanto é muito focada em biologia e é isso que trás a magia e o mistério perturbador por trás do livro.

Vou me poupar de fazer uma sinopse desse livro pq se vc quer ler ele provavelmente viu o filme dele. O que eu posso dizer é:

É muito interessante, os personagens com certeza não são o forte do livro mas como é um relato pessoal a visão é particularmente de bióloga. De certa forma é muito tranquilo de ler, e a forma que ela conta as coisas é bem didática e nada confusa, exceto pelas coisas que não fazem sentido que acaba virando um terror psicológico/biológico.

Eu fiquei muito perturbada, tava muito confusa e curiosa mas ao mesmo tempo queria jogar o livro longe. Nem vou começar o segundo livro mas é interessante!

Cáss 23/07/2023

O incrível caso em que o filme é muito melhor que o livro.
Vi o filme primeiro e gostei tanto que acabei descobrindo que era baseado em livro e ai veio a decepção ao longo da leitura. A história como um todo é incrível e eu gosto mt de alguns detalhes que deixaram de fora no filme mas a escrita faz a leitura ser mt arrastada e pensei que não ia acabar nunca esse livro tão pequeno

Fernanda631 05/07/2023

Aniquilação (Trilogia Comando Sul #1)
Aniquilação (Trilogia Comando Sul #1) foi escrito por Jeff VanderMeer.
Ficção Científica é um gênero peculiar e que é necessário ser muito bem trabalhado, pra não passar dos limites da razão e da realidade provável com o que nossa mente consegue suportar.
Na história, em determinada região dos Estados Unidos, o governo e as Forças Armadas criam uma divisão chamada “Comando Sul”, cujo objetivo é investigar a Área X, um local de surgimento subido, isolado por terra e ar forças incompreensíveis, e onde as leis da natureza não funcionam como deveriam e que, para piorar, esta se expandindo. Para investigar a área de tempos em tempos, envia expedições que entram no local por meio do único acesso disponível, a fronteira. Porém todas as expedições fracassam, sendo marcadas por acontecimentos violentos tais como assassinatos entre os integrantes e desaparecimentos.
A obra se concentra na decima segunda expedição, composta por quatro mulheres: uma bióloga, uma psicóloga (a líder), uma topografa e uma antropóloga.
Em aniquilação temos um mundo devastado pela “mãe natureza” em que ela assume a posição de “um ser mortal” e coloca os humanos à deriva. O termo que conhecemos como natureza selvagem com as famosas expedições a savana africana é distante do tipo selvagem que o autor apresenta. Os humanos são presas.
A história tem uma narrativa feminina em que acompanhamos uma bióloga com um grupo de mais três mulheres, que são enviadas a uma área para expedições de rotina. Mas, como nem tudo são flores e mel, as coisas vão tomando rumos perigosos e riscos precisam ser assumidos.
Aniquilação retrata uma expedição de quatro mulheres em um local misterioso e isolado, chamado de Área X. As expedições anteriores terminaram de formas muito suspeitas – mesmo bizarras – e a tensão aumenta à medida que passam os dias. Descobertas medonhas, desconfiança dentro do grupo e fatos do passado permeiam o relato da Bióloga, a protagonista da trama.
A bióloga é uma personagem especulativa e que gosta de ter respostas e para tanto não se importa em assumir riscos, no entanto, tem ciência de que os riscos são inevitáveis e que pode custar a vida.
O livro possui uma história arrastada, lenta e muito detalhista. Possui muitas pontas soltas e mal resolvidas, entretanto é especulativa e traz à tona discussões importantes, como por exemplo: O que estamos fazendo com o mundo?
A narrativa em primeira pessoa, através do diário deixado pela bióloga cujo marido esteve na expedição anterior, na função de medico, sem nunca ter retornado. Na medida em que as mulheres vão adentrando a Área X fenômenos estranhos e assustadores vão ocorrendo a elas. Após um intenso treinamento e condicionamento mental elas podem entrar na Área X.
O grupo não pode carregar nada que seja eletrônico, tudo é antigo, usado, ultrapassado. Seus nomes não importam e a psicóloga usa de intenso condicionamento hipnótico para manter o grupo, o que logo vemos que não parece surtir o efeito desejado.
O grupo logo encontra uma construção que não consta do mapa, uma torre que desce pelo subsolo, onde estranhas frases estão escritas nas paredes com material biológico. Apesar da cautela em mexer no desconhecido, a bióloga comete um erro ao investigar tal lugar e coisas estranhas passam a acontecer com ela.
A bióloga, sem dúvida, é uma personagem bem construída e mesmo sem saber seu nome, sabemos sobre seu passado, sua solidão, o casamento falido, sua inaptidão para relações sociais.
É uma leitura agradável aos fãs do gênero e que estão acostumados a digerir coisas estranhas. Aos que não estão acostumados, vale a pena o risco de tentar ler a história.
Essa obra é do gênero “New Weird” subgênero literário que unifica elementos do Horror, da Fantasia e da Ficção Científica, causando um certo estranhamento proposital no leitor.

Leticia.sc 03/07/2023

A beleza do inexplicável
O livro Aniquilação fala sobre a décima segunda expedição que foi enviada para pesquisar a Área X, um lugar de natureza esplêndida cercada de mistérios. A história é narrada do ponto de vista da bióloga que participa da expedição que já foi antecedida por outras que não tiverem muito êxito.
A história tem muitos detalhes, principalmente termos de biologia, por conta da narração da bióloga, o que pode ser um pouco cansativo, mas há momentos de suspense que se contrapõem e tornam a leitura fluída.
O final ficou meio em aberto para mim, mais dúvidas do que respostas e espero que sejam respondidas nos próximos livros.

astereads 27/06/2023

Agonizante do melhor jeito possível
É um livro bem "cabeça", com termos um pouco complicados de acompanhar se você não sabe muito de biologia. Eu me vi tendo que recorrer ao google para pesquisar algumas palavras, e ainda assim foi uma leitura incrível que eu recomendaria para qualquer um (contanto que a pessoa não se incomode com um gore leve).

Falei um pouco antes que a única coisa que me prejudicou mesmo foi ter visto o filme da netflix antes de ler, porque me deu ideias que eu não necessariamente sei se vão seguir a mesma lógica aqui. Tem várias diferenças entre os personagens e como tudo é tratado, o livro tendo uma profundidade ainda maior para alguns momentos e evitando descrever a natureza contra as personagens, deixando o leitor sempre com a pulga atrás da orelha sobre o quão verdadeiro o relato é. Tô muito empolgado pra continuação!!

Flavio.Vinicius 19/06/2023

Aniquilação
Gostei da história e da personagem principal. Tem um clima de terror misturado com ficção científica. Fiquei com vontade de ver o filme.

Yasmim 19/06/2023

Uma obra de arte incompreendida?
Ao iniciar a leitura vi várias resenhas negativas sobre o livro, mas continuei lendo e gostando.
Esta obra foi muito bem escrita, os personagens muito bem definidos, a segurança e maestria que o autor escreve faz não querermos parar de ler e nos deixa imaginando o que irá acontecer quando não estamos lendo.
Já aviso que a história nos dá poucas respostas para os acontecimentos, o que é de se esperar, visto que é uma trilogia. Leia-o com a mente aberta, porque não é uma história comum e com certeza será uma das melhores que já li sobre fantasia e sobrenatural.
Jeff Vandermeer também é editor, o que deixa a escrita maravilhosa. Como diria Stephen King, editar é divino.

Sox 11/06/2023

Estranha do começo ao fim, é a melhor maneira de definir a leitura desse livro. A Área-X pode ser tudo menos um local onde se fazer descobertas, a bióloga deveria ter pensado nisso.

Flávia 01/06/2023

Leitura rápida e envolvente
Gostei da ideia dos personagens sem nome, apenas identificados por suas profissões.
A leitura flui muito bem e prende a atenção.

BlakByus 18/05/2023

A biologia curando ressacas...
Aqui está um livro que, mesmo possuindo uma densidade impar e por vezes se aprofundando de maneira arrastada em certas coisas banais e sem muito impacto no desenvolvimento como um todo, conseguiu, surpreendentemente, fazer por passar uma ressaca literária que já perdurava desde o ano passado.
Contradizendo o que disse acima, é um livro fluido graças à boa escrita e a personalidade de uma bióloga que sente mais emoção em observar uma mini biosfera moldada num terreno baldio do que na vida cotidiana com outros seres humanos. (Não que eu discorde, muito pelo contrário).